15 setembro, 2010

Velho Estilo

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Desde o "Tempo Extra" de Domingo com o caracolinhos, até ao "Zona Mista" de Sábado com mais dois ilustres entendedores da ciência que é o futebol, todos os dias da semana, sem excepção, temos variadíssimos programas na televisão a falar sobre o mesmo: o futebol. Eles falam sobre profundidade da defesa, a consistência do meio-campo a dinâmica do ataque, a técnica, a táctica e mais uma série de parâmetros. Ouvimos vezes sem conta discussões sobre “se é ou não penalti”, “se é ou não fora-de-jogo”, “se é ou não expulsão”. Isto preenche a semana de muita gente, antes da próxima jornada e de novo leque de casos.

Vou admitir que vejo alguns programas desses, e que até me suscita algum interesse. Mas não apenas isso. Quem me conhece sabe perfeitamente, fascino-me bastante pelo “outro lado”. O que dá colorido a um estádio de futebol. Da muita opinião a que tive acesso do que se passou no último fim-de-semana, já li e ouvi que o FC Porto – SC Braga foi um enorme jogo de futebol! Duas grandes equipas que lutaram para ganhar do início ao fim, grandes golos e um jogo sem casos. Até aqui tudo bem, mas falta mais qualquer coisa. A tal que me fascina, os adeptos. Não ouvi muita gente falar que estiveram quase 48.000 pessoas a assistir a este grande jogo, que criaram um ambiente brutal ao longo dos 90min e apoiaram as suas equipas. Não ouvi que as claques do FC Porto continuam a aparecer em grande número, que estão em grande forma e a dar “show” na bancada. Não ouvi que o SC Braga levou 2.500 adeptos ao estádio do Dragão, juntando-se no “top” de equipas visitantes que mais adeptos trazem. Sem eles, nada seria igual. Sei até, que a TVI não aproveitou nenhum momento em que o jogo estivesse parado para filmar as bancadas ao rubro!

Poucos, muito poucos mesmo, falaram da fantástica fumarada que os "Super Dragões" fizeram antes do início do encontro! Uma intensa fumarada azul e branca, que começou atrás da baliza e rapidamente se espalhou por grande parte do estádio. Já é muito raro nos dias de hoje ver uma fumarada daquelas, as que há de vez em quando são pequenas e não naquela proporção. Há muitos anos que não via uma coisa assim e mais uma vez recordei-me do estádio das Antas, daí também o título que escolhi para hoje. A única coisa que ouvi acerca disto, foi criticarem a coreografia pois poderia ter atrasado o início do jogo!!



Tenho pena que não tenha sido dado o devido destaque, pois tenho a certeza que se tivesse havido incidentes, teria sido o tema de abertura dos telejornais do dia seguinte e quiçá de todos esses programas ao longo da semana. Mas cá estou eu para elogiar quem merece.

Sábado a meio da tarde começa o nosso dia de apoio ao FC Porto. Encontramo-nos à porta do Dragão Caixa onde iríamos assistir ao primeiro jogo do campeonato nacional de andebol, contra o Madeira SAD. Os nossos bicampeões nacionais merecem a nossa presença, ainda para mais depois daquela fase de apuramento para a Liga dos Campeões, que na semana passada aqui relatei. Festival do FC Porto que venceu categoricamente o conjunto madeirense sem margem para dúvidas. O pavilhão nem meia casa teve.

De seguida, a voltinha habitual, comer e beber pelas redondezas, passar nos sítios de sempre e por a conversa em dia com os amigos. Tal como estava previsto, saiu oficialmente no passado Sábado a nova revista dos Super Dragões e logo tivemos oportunidade de a ter em mãos. Já tinha saudades de uma revista que tratasse do mundo Ultra em geral e da claque em particular. Basicamente contém a prestação da claque em todos os estádios onde o FC Porto joga, com fotos e crónicas, em casa ou fora, em Portugal ou no estrangeiro!

Depois de umas cervejinhas no Lagoa Azul e no Porta 29, lá entrámos. Estádio do Dragão “à pinha”. Sectores dos Ultras do mágico Porto completamente cheios, tanto na Superior Norte como na Superior Sul. Muitas bandeiras, cachecóis e estandartes a dar vida às bancadas. Rebentaram alguns petardos. O destaque, obviamente, é a coreografia dos "Super Dragões". Uma fumarada tomou conta do estádio minutos antes do jogo começar, que juntamente com o agitar das bandeiras, ao som do hino do nosso clube, criou um verdadeiro inferno do Dragão.

O sector visitante estava completamente cheio, "Red Boys" e "Bracara Legion" marcaram forte presença. Foram abertas tochas pelos bracarenses.

Durante o jogo cada grupo tentou apoiar com as armas que tinha, sobressaindo obviamente os grupos da casa. Um poder vocal muito forte estremeceu o Dragão, principalmente a partir da Curva Sul. Algumas picardias de um lado para o outro, tanto na primeira como na segunda parte. Os momentos após os golos de Varela e o de Hulk foram indescritíveis, tamanha foi a festa que se fez.

Mais um jogo e mais uma prova da relação afectuosa entre a equipa e os portistas.

Juntos rumo ao título!

Amanhã às 20h05 estreia na fase de grupos da Liga Europa contra o Rapid de Viena, no estádio do Dragão. Na 5ª jornada da Liga ZON Sagres o FC Porto viaja até à ilha da Madeira. O jogo está marcado para segunda-feira às 19h45, o que se por um lado facilita na recuperação dos jogadores, por outro prejudica os adeptos que lá se queiram deslocar. Mas contem com uma boa presença na Choupana, certamente!

Um abraço Ultra.

P.S - Tal como escrevi, já está à venda a nova revista dos "Super Dragões". Tenho algumas em minha posse. Quem estiver interessado que me avise para eu as levar para o Porta 29 amanhã, por volta das 19h30.

11 comentários:

  1. Grande Tripeiro, ser Ultra é isso mesmo, é sentir o clube, apoiar condicionalmente e estar com o pessoal que partilha o mesmo espirito que tu. Está com o Porto nas vitórias ou nas derrotas e fazem tamanhos sacrificios para apoiar o Porto em qualquer estãdio.

    Só os mais fortes sobrevivem, nós seremos Eternos ! SdLx86

    ResponderEliminar
  2. Tripeiro, tirando uma coisita que ia dizer, mas não digo, porque o teu pai também frequenta o BiBó-PoRtO e os fumos - desculpem lá, mas não gosto -, acho que de facto os Ultra - é assim que se diz, não é Tripeiro? -, estão em grande e no sábado provaram-no de forma que não deixa dúvidas.

    Um abraço para o homem da bandeira, um Ultra do Carago!

    ResponderEliminar
  3. De facto velho estilo.

    APoio, paixão, sem qq foco de violência e sempre com muita fé e devoção ao nosso Porto.

    O velho estilo das Antas, como dizes.

    E que venha para ficar ao longo da temporada.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Não creio que os fumigéneos, tochas, etc., sejam um mais para um espectáculo de futebol.

    E o jogo Porto-Braga foi um grande jogo e, certamente por isso, passou de novo em diferido na "ma chaine sport".

    Pensava aliás que estes eram proibidos nos estádios que ostentam as cinco estrelas, como é o caso do estádio do Dragão.

    O canal referido não mostrou essas imagens. Se calhar para não afugentar os jovens que são asmáticos ( infelizmente em número crescente na Europa ) da modalidade.

    Apoio sim ! Poluição Não !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Jorge da Silva15 setembro, 2010

    Tripeiro,tem toda a razão naquilo q
    diz na sua crónica!Ninguém dá valor
    ao q se passa nas bancadas,a n ser
    q sejam factos negativos,ai até se
    abrem os telejornais!Hoje em dia,se
    n existissem os Ultras,qts adeptos
    o nosso FCP levaria aos jogos fora?
    Poucos,Muito poucos,digo eu ! Qual
    seria o ambiente no nosso estádio sem as claques?Deprimente,digo eu!
    Sou a favor dos potes sim senhor,e
    sendo em azul e branco,meu Deus que
    Lindo!...Por mais que se queira mt
    o Futebol Moderno(jogos na tv,jogos
    á semana,fazer dos estádios salas de cinema,etc!)enquanto Nós(Ultras)
    vivermos o jogo terá de ter sempre
    um colorido especial nas bancadas,podem crer!!!

    Ultra FCP - Sócio nº:11168

    ResponderEliminar
  6. Tripeiro ainda bem que esses ditos programas não falaram sobre adeptos ou sobre o mundo ultra, se já dizem tanta asneira em relação ao futebol imagina opinarem sobre o mundo ultra...

    Quanto ao fumo, tochas e outros artefactos respeito a opinião de todos mas não concordo, todo o colorido e o inferno causado pelas bancadas contagia a equipa por isso nada como Tochas, Fumo e até uns petardos (que apareceram no futebol com uma razão, é que num factor de medo neste caso susto ajuda muita gente a cantar mais alto e mais forte daí o seu uso) para ajudar à festa.

    Futebol para mim é isto e tem de ser assim, fanatismo, inferno, loucura e vitórias se assim não fosse eu trocaria pela missa de Lamas ao domingo de manhã.

    Jock Stein uma vez disse:

    "Football is Nothing Without its Fans."

    Bill Shankly completou:

    “Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.”

    O Futebol para mim é isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=B4X3jsLAtZU&feature=related

    Tripeiro na quinta no Porta 29, pagas tu.

    ResponderEliminar
  7. sou adepto das claques, canticos e todo o apoio que entregam ao espectáculo mas fumos ...
    não, obrigado

    ResponderEliminar
  8. Caro Tripeiro:
    Sempre achei que as claques têm um papel insubstituível no apoio à equipa e que são o expoente máximo de amor ao Clube. Já colaborei com um núcleo dos Super Dragões o que demonstra o meu carinho por estes dedicados adeptos.
    Adoro as coreografias das claques, os seus cânticos o seu empenho contagiante no princípio, durante e no fim dos jogos. Admiro a sua entrega total e o acompanhamento que fazem à equipa nos jogos fora de casa. Numa palavra, fantásticos!
    Contudo não concordo com o arremesso de objectos para o relvado e muito menos com o uso de tochas e/ou “very lights”. Primeiro porque não são inócuos, em segundo lugar (razão que deveria se decisiva pois o clube é que paga) porque não é permitido. Por esta razão também não aprecio os fumos (por mais bonitos que sejam) e, além disso, há pessoas que podem ser gravemente afectadas com a sua inalação. Sobretudo asmáticos. Eu, que sofro de uma sinusite aguda, tive de sair de um recinto desportivo e receber assistência médica num hospital.
    Desculpa a franqueza mas estamos num blogue democrático (graças a Deus) em que podemos expressar o nosso parecer. Aliás á a falar que a gente se entendo. Ok, amigo Tripeiro?
    Um abraço e as minhas saudações para os fantásticos Ultras Portistas.

    ResponderEliminar
  9. Mais uma tarde bem passada a ver Andebol com o pessoal do costume :) não sei se eram muitos ou poucos, sei que eram muito bons a apoiar o PORTO!
    Depois quanto ao futebol, que grande jogo Grande ambiente! Fumos, bandeiras, tochas....fazem parte do espectáculo.
    Pois é meu caro Amigo Tripeiro: as tuas palavras quase que descrevem o que se passa naquela bancada....mas meus Amigos aquilo só visto, ali respira se PORTO lembro me quando o Braga marca o segundo golo, foi a tristeza total...mas apenas 2 segundos porque estão ali para apoiar a cantar até que falte a voz.....quando o PORTO marca o 3 golo LOUCURA essa é a palavra mas acertada :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. nota 10 para o apoio vindo da bancada ultra do fcPorto... bem acompanhada, mas mto bem acompanhado por todo um estádio a uma só voz.

    quanto à já tão famosa «fumarada», bem, simplesmente, fantástico... neste regresso aos bons velhos tempos do já «saudoso» Estádio das Antas.

    há quem goste, há quem não goste... se o «outro» que foi o «outro» não agradou a todos, porque razão a «fumarada» haveria de agradar?

    como se diz na gíria, quem gosta, come... quem não gosta, arruma pró lado.

    e a vida continua na paz do Senhor!

    ResponderEliminar
  11. Um grande abraço ao Tripeiro, ao Jorge da Silva, e todos aqueles que não vêm nada demais nos fumos.

    Jogar em casa tem que ser sinónimo de vantegem, criando um ambiente "hostil" q.b. ao adversário. Todos sabemos que isso pode ser determinante. Foi o que aconteceu...nada mais do que isso!

    Portanto, venha mais uma, e duas, e tres gandas tochadas e / ou fumaradas para recriarmos o grande ambiente das Antas, onde aí sim, começavamos a ganhar 2-0 porque os adversários "cagavam-se" todos.

    ResponderEliminar