16 novembro, 2010

7º aniversário do Estádio do Dragão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Estádio do Dragão foi construído para substituir o velho Estádio das Antas que abriu as portas em 1952. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o FC Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do campeonato do Euro 2004, foi palco do jogo inaugural deste grande evento desportivo, disputado entre Portugal e a Grécia no dia 12 de Junho, onde a equipa anfitriã foi derrotada por 2-1. Aqui também tiveram lugar os jogos da fase de grupos Alemanha - Holanda e Itália - Suécia, a 15 e 18 de Junho, respectivamente, e ainda o jogo dos quartos-de-final entre a República Checa e a Dinamarca, e a meia-final que opôs a Grécia e a República Checa.

O estádio teve uma construção conturbada. Durante a construção, conflitos entre o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa e o presidente da autarquia, Rui Rio, levaram a sucessivas paragens na obra e adiamentos. O estádio foi projectado pelo arquitecto Manuel Salgado e custou cerca de 98 milhões de euros, dos quais 18,5 milhões pagos pelo Estado.

Durante a construção, houve uma viva discussão sobre o nome a dar ao estádio. "Estádio das Antas", "Novo Estádio das Antas" e "Estádio Pinto da Costa" foram alguns dos nomes propostos. Pinto da Costa recusou o seu próprio nome e escolheu "Dragão" por referência ao Dragão que figura na presidência do clube.

O Estádio do Dragão, pela sua excelência, tem servido de inspiração para construções similares noutros países. Dois exemplos: um dos projectos para o novo estádio nacional da Irlanda do Norte, a construir em Maze (perto de Lisburn), tem o Dragão como modelo; no âmbito do Campeonato do Mundo de 2014 uma delegação constituída por empresários, arquitectos, representantes de clubes, do sector da construção e de governos estaduais e perfeituras visitou os estádios do Euro 2004, tendo elegido o Dragão como o "mais bonito", "harmonioso" e "interessante" dos visitados e um caso "a copiar" no Brasil.

Estádio do Dragão, um local onde todos nós no sentimos em casa, e onde partilhamos muitas alegrias!

13 comentários:

  1. Tenho muito orgulho no estádio do Dragão e naturalmente jamais poderei esquecer o momento histórico da sua inauguração.

    Ainda assim, digo-vos uma coisa: ainda hoje evito subir a Alameda pois custa-me muito olhar para o antigo espaço ocupado pelo Estádio das Antas. Autenticamente, cresci e fiz-me homem naquele espaço. Passei lá muitas horas a ver treinos, muitas horas á espera de um autógrafo, muitas alegrias e muitas lágrimas.

    Ainda sem saber que poucos anos depois aquele espaço desapareceria, prometi a mim mesmo que a mítica passagem de milénio de 1999 para 2000, seria passada junto do estádio das Antas. Assim a passei dentro do meu carro a olhar para aquele monumento, como que a pedir muitas alegrias para o milénio seguinte.

    Até sempre, BELÍSSIMO ESTÁDIO DAS ANTAS!!!

    ResponderEliminar
  2. Quando entrei pela primeira vez no Estádio do Dragão peguei na mão da minha filha e, assim, ambos chorámos, emocionados. Estávamos na nossa CASA, a CASA do DRAGÃO, uma obra ímpar que consubstancia a força e o dinamismo dum Clube.
    É o palco dos nossos sonhos, o berço da nossa alegria, o refúgio dos nossos corações azuis-e-brancos. É belo, único, é nosso. É o FC Porto!
    BibÓ Dragão! Bibó Porto!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Uma data que diz muito a todos os Portistas, como, no caso pessoal, também recordo
    em

    http://longara.blogspot.com/

    Aquele dia, apesar daquele frio... tantas imagens... parecendo que estávamos num outro sítio... Quem não tem suas recordações disso tudo, desse dia, daquele acontecimento?!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Faz hoje 7 anos, aquele que é para mim ( eu sei que sou suspeito...), o mais belo Estádio do Mundo!
    Não é fácil falar do Estádio do F.C.Porto, sem repetir aquilo que já tantos disseram: é lindo, fascinante, maravilhoso, fantástico... uma verdadeira obra prima.
    Assim, nesta data, cantando os parabéns ao Dragão, fica o agradecimento a todos os que tornaram possível a construção daquela obra notável, fica também, um pedido que é simultaneamente um desejo, aos responsáveis portistas: Meus senhores, façam os possíveis, para que o nosso clube tenha sempre, jogadores e equipas, capazes de honrar o deslumbrante palco que pisam.

    Escrevi isto para o 4º aniversário, acho que não fica mal repeti-lo para o 7º.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Ainda me lembro do 1ºjogo que assisti no dragão...foi contra o leiria e salvo erro foi a estreia do novo estádio para jogos do campeonato...aquele relvado era uma miséria :-)

    Não me esquecerei nunca das Antas pois foi lá que comecei a ver jogos pela mão do meu pai, mas é um prazer indiscritivél assistir aos jogos no Dragão pois é o estádio mais belo do mundo !

    Também é especial para mim o Dragão pois o facto de passar diariamente na VCI e ,na companhia do meu pai ou de um grande amigo que me dava boleia para a faculdade, aproveitar o tormentoso trânsito matinal para observar as obras de construção do estádio e acompanhar a sua evolução…

    Parabéns Estádio do Dragão :-)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao nosso belo estádio do Dragão, a nossa linda casa!

    E estive hoje de manhã no treino ;)

    ResponderEliminar
  7. Alegria dos Cirque du Soleil era a música dessa noite de Novembro de 2003... foi qq coisa de inesquecível...

    Mas as Antas ficaram para sempre no meu coração. Tal como o Norte tb foi lá que fui crescendo como homem e Portista.

    ResponderEliminar
  8. Tive pena de não poder ter estado no treino mas tive aulas.

    Lembro-me de assistir a jogos quando era ainda muito miudo no Estádio das Antas mas foi sem dúvida no Dragão que comecei a sentir o que é verdadeiramente ser do F.C.Porto.

    O dia da inauguração foi inesquecivel!

    Já agora, ja viram que num estádio com apenas 7 anos já lá foram derrotadas as melhores equipas do mundo?

    Manchester,Chelsea,Arsenal(mais do que uma vez),Inter,Barcelona,Lyon.

    É obra!

    Parabens Estádio do Dragão.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao palco de todas as emoções e onde já se realizaram muitas alegrias e noites enesqueciveis.

    Também sofro do mesmo problema que o Norte, saudades de um estádio das Antas.

    Mias uma vez parabéns FC Porto, Parabéns Dragão.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Dragão!

    Faz hoje 7 anos que, apesar de doente e com febre, estive presente nesse momento marcante da vida do nosso clube.

    Um estádio de uma beleza ímpar e que nos tem proporcionado imensas alegrias.

    Obrigado a todos aqueles que tornaram possível a construção deste estádio!

    PS: Saudades das Antas? Muitas, muitíssimas!

    ResponderEliminar
  11. em duas frases:

    O estadio do dragao é fantastico, lindo, já nos "deu" vitórias inesqueciveis e foi o passo que faltava para chegarmos onde chegamos, principalmente a nivel de infras estruturas no que diz respeito a administraçao, que como sabemos, é a base de tudo.

    Mas se me fosse dado a escolher, nao pestanejava!
    quando vou a loja do cidadao, prefiro parar o carro para o lado dos combatentes. para mim aquele espaço nunca será um parque, nem predios, muito menos uma rua. ...
    já incontáveis vezes dei por mim ali de pé, parado, a reviver imagens inapagáveis.falta é o cheiro..
    o que eu dava para voltar a ter as antas!
    ao escrever isto vêm-me imagens de tardes e noites encharcadas da cabeça aos pés, de treinos, das bilheteiras com filas intermináveis a 10 min do jogo começar, das antigas bilheteiras em frente aos cativos, de esperas apoteoticas aos jogadores e explosivas aos traidores, de...
    ...

    Que o dragao continue a honrar a verdadeira e antiga catedral: a das ANTAS

    abraço, Rodrigo

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao nosso estádio, ao nosso F.C.Porto e a todos os sócios, simpatizantes e adeptos que fazem deste clube, um clube diferente, um clube único... Um grande abraço.
    PS-Saudades das Antas? Muitas! Era onde chegavamos de manhã para os jogos das camadas jovens e só saiamos a noite... Mas acho que não se põe isso em causa, mas isto era um estádio de futuro na época e nós à muitos anos que estamos na frente a nível do futebol nacional!
    PS- Tripeiro, tiveste lá de manha e de tarde!lol

    ResponderEliminar
  13. pois, parece que foi ontem ainda, naquela noite gélida de 16 de Novembro de 2003, mas já se passaram 7 anos, c'úm carago!!!

    perante 52.000 almas Portistas, era hora de celebrar e festejar esse momento mágico e sublime de uma obra monumental e imponente, de mostrar ao ‘mundo’ o espirito do ser Portista, de sermos diferentes e de sermos únicos em Portugal!!!

    já as Antas, óh pá, nem me falem nesse local sagrado :(

    tal como muitos de nós, foi ali, no velhinho e mágico Estádio das Antas que tb cresci, aprendi e me fiz Portista para toda a vida... foram tantas e tantas as alegrias ali vividas, tantos momentos de glória, tantas tardes/noites mágicas, que um dia, se me concedessem uma única oportunidade de poder voltar atrás no tempo, era lá que gostaria de «regressar» só pa matar saudades dos bons velhos tempos ;)

    ResponderEliminar