11 novembro, 2010

É só querer ouvir

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Elogiei várias vezes neste espaço Jesualdo Ferreira. A principal razão relacionava-se com a sua capacidade de melhorar os jogadores à sua disposição. Também aqui escrevi que, para mim, esta qualidade era um dos mais importantes traços distintivos entre um bom e um excelente treinador.

Depois duma noite, ou melhor, manhã bem dormida, já que faço questão de comemorar como deve ser as nossas vitórias, enquanto tomava o pequeno-almoço na Juquinha, ali para os lados da Foz, pus-me a pensar no crescimento espectacular, sobretudo, de três jogadores: Sapunaru, Maicon e Bellushi.

Estou convencido que não há nenhum portista que não esteja surpreendido com a evolução destes rapazes, já para não falar de outros em que o crescimento é menos notório mas amplamente visível.

Não há outra forma de o dizer: mérito total do André Vilas Boas. Não cabe aqui opinar se os métodos de treino mudaram especificamente para os citados jogadores, se a confiança depositada nas suas qualidades fizeram a diferença. O facto é que estão jogadores diferentes e que grandes jogadores são.

Este é um aspecto fundamental da excelente forma da nossa equipa, mas há também “pormaiores” que fazem a diferença. Será que alguém reparou que o Christian Rodriguez não foi convocado, depois de ter sido titular contra o Besiktas? Pois é. O Cebola portou-se mal com o grupo e o líder não hesitou em mostrar que não há mais nada mais importante que a equipa, que não se admitem infantilidades nem maus feitios que possam pôr em causa os objectivos definidos.

Deus e o diabo estão nos detalhes. Tem sido este o segredo das nossas vitórias: um cuidado especial com os detalhes, e André Vilas Boas já mostrou que o percebeu.

O seu grande desafio, porém, começa agora. Será muito fácil cair em euforias e deslubramentos. É ele que tem de nos fazer regressar à terra: a nós e aos jogadores. Ainda nada está ganho.

Quanto ao jogo. Bom, é fácil: somos melhores e apenas o mostramos. Exibimos a diferença que há entre um clube que está habituado e que faz tudo por ganhar, e outro que está rotinado em derrotas e que só ganha muito esporadicamente. Entre um clube que faz do trabalho, da dedicação e do profissionalismo o seu lema, e outro que se perde em intrigas patéticas e jogadas de bastidores.

Os nossos adversários gostam muito de escutas, e ganhavam muito se escutassem o que há para escutar. Se estivessem estado atentos podiam ter apreendido. Foi ali, domingo, ao lado da VCI, que nós gritamos o nosso segredo: o terrível grito do Dragão. O grito do querer, da garra, da vontade indómita.

Eu sei, é demasiado ensurdecedor para eles conseguirem escutar.

14 comentários:

  1. Gostei... juquinha é o melhor
    Porto é dedicação

    pessoal que para nesta confeitaria

    tem bom gosto.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Pedro. Também eu dormi magnificamente e acordei com um sorriso nos lábios para ir trabalhar.

    Por muito que defendas o Jesualdo, Villas-Boas devolveu o gosto do adepto em ir ao Estádio do Dragão não só pelo Porto mas também pelo bom futebol.

    Se desde o início achei que Maicon tinha grandes aptidões, se Sapunaru já tinha mostrado na sua 1ª época bons apontamentos, Belluschi tornou-se, para mim, a grande revelação. E quem dizia q não defendia, é vê-lo correr atrás da bola (nem o matulão do J.Garcia lhe ganhava a bola) e depois tem uma qualidade de passe notável, sem esquecer que tinha feito 80 minutos no jogo de 5ª feira.

    ResponderEliminar
  3. Pedro, há muita gente à espreita de apanhar um facilitismo, um relaxamento, um deslumbramento e por isso todos os que têm jogado mais não vão abrandar, nem descontrair, pode custar-lhes caro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Dragão66 agora é que disseste tudo.
    O maior mérito do AVB foi devolver ao adepto o gosto de ir ao estádio do Dragão. Ir ver os jogos, e agora falo por mim, deixou de ser uma obrigação de apaixonado pelo meu clube para ser um prazer em ir ver bom futebol.

    ResponderEliminar
  5. Penso q a principal diferença de uma época para outra, no essencial, traduz-se nisso mesmo:

    "Villas-Boas devolveu o gosto do adepto em ir ao Estádio do Dragão não só pelo Porto mas também pelo bom futebol"

    Este empolgamento é fundamental pq passa da assistência (e do treiandor em 1ª instância) para os jogadores e eles estão de facto imparáveis.

    ResponderEliminar
  6. “É demasiado ensurdecedor para eles conseguirem escutar.” Os tímpanos deles rebentaram na balbúrdia dos túneis e com a alarido dos pasquins da capital do Império.
    Também não têm faro (os rafeiros não são de raça); os 5 sentidos deles foram, mais uma vez, abalados com o escaldão do fogo do Dragão. Coitados!

    Excelente texto, como sempre. Obrigado, Pedro Lopes. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Excelente post mais uma vez Pedro.

    E além de ter devolvido esse gosto ao adepto pelo bom futebol,o André consegue juntar a isso a sua paixão pelo F.C.Porto que é muito importante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Não sei do que se fala aqui, eu continuo a ir ao Dragão com a mesma vontade dos anos anteriores.

    Villas Boas tem sim senhor todo mérito no futebol que equipa apresenta e os resultados que obtém, mas eu agora peço a todos para equipararem os números e este arranque com o passado a ver se encontram um arranque igual ou parecido.

    Se calhar nem Mourinho entra nessas contas.

    ResponderEliminar
  9. O que se fala aqui:

    Não é da vontade de ir ao dragão mas sim da forma como as pessoas saem do dragão. O aborrecimento e o dever cumprido em mts vitórias das últimas épocas foram substituidos por empolgamento, por um futebol dominador sem estar restringido e limitado aos adversários.

    Sei que custa dizer e ouvir mas o CICLO ainda bem q terminou.


    Respira-se outra atmosfera, própria do ardor da juventude de AVB mas tb do q ele passa aos jogadores e do q o professor já não passava nem a ele próprio.

    os jogadores acreditam na msg pq ela é passada de forma inteligente e mt positiva...

    é isso q está aqui!

    abraço Antas! :)

    ps- agora o amor ao clube esse n aumentou, continua no máximo como sempre

    ResponderEliminar
  10. LINDO:

    A bofetada de Hulk a Luís Filipe Vieira

    Demorou mas chegou e a estalada foi grande. Hulk esperou um ano e respondeu às perguntas dos jornalistas que estes não têm coragem de ir fazer ao presidente do Benfica. Embrulhe Sr. Vieira.

    Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

    11 de Novembro de 2010

    É certo que a vingança se serve fria e que Hulk até tem nome de super-herói da BD, mas a luva branca a bater cinco vezes na face de Luís Filipe Vieira foi sentida em todo o lado. E desde que o clube da luz saiu de rabo entre pernas do estádio do Dragão que ninguém houve um pio do presidente do Benfica. O tal que adora cantar de galo sempre que lhe dão oportunidade, ou as que o próprio cria com entradas intempestivas em programas de televisão em directo.

    Houvesse coragem no jornalismo desportivo, que não existe salvo raras e honrosas excepções, pois escreve tendenciosamente para o mesmo lado e com a mesma cor de tinta na pena, e a pergunta a fazer a Luís Filipe Vieira no final do jogo em que este viu a sua equipa ser esmagada por 5-0 seria a óbvia: já consegue identificar ou reconhecer Hulk se o vir na rua, na paragem do autocarro, ou até a jogar futebol? E já agora saber se a opinião que tem sobre este jogador, e que partilhou com o mundo no passado ano (com aquele ar de intelectual das câmaras-de-ar) se mantém?

    Mas não. Os jornalistas preferem andar a bajular o senhor por terras de Angola, como se de uma visita papal se tratasse, a confrontá-lo com as suas próprias afirmações. É o jornalismo desportivo que temos, e são seis milhões dizem eles, há que fazer pela vida. Compreendo.

    Hulk é o jogador que Vieira considerou "vulgar e que apenas se distinguia no campeonato português por ser o jogador que mais bolas perdia dentro de campo". Disse ainda na altura, com a bazófia habitual, "não entender tanta polémica em relação ao castigo (a Hulk), pois considerava não ser este um jogador fundamental para a equipa do Porto".

    Pois é, Hulk foi castigado na época passada da forma que sabemos. Castigo que cumpriu na íntegra e afastou o FC Porto definitivamente do título. Castigo que mais tarde se veio a revelar mal aplicado por instâncias superiores às que haviam tomado a patética decisão em qualquer parte do mundo onde se pratique futebol. Desde que Hulk voltou aos relvados, ainda decorria a época transacta, o FC Porto não mais voltou a perder. Nem um jogo sequer.

    E agora finalmente a chapada de Hulk, com a mão bem aberta, e com os cinco dedos à mostra, após o jogo de domingo passado: "Se ele (L. F. Vieira) não me conhecia, vai abrir o jornal e eu estarei lá. Só eu sei o que passei e sofri por ficar três meses sem jogar. É muita coisa para um jogador. Se na temporada passada tivesse jogado teria ajudado mais... Foi uma injustiça, mas é passado" Hulk

    Nada a acrescentar. Não ouvi qualquer declaração do presidente do Benfica em relação ao jogo ou a Hulk em particular. Deve ter engolido uma bola de pelo. Batam-lhe nas costas, não vá o homem ficar verde. E não o queremos sufocado, só mesmo pela pressão de ver o FC Porto voltar ao lugar de onde nunca devia ter saído, sem nada poder fazer. Na frente. Até ao fim.

    ResponderEliminar
  11. É sempre com um prazer renovado ler o que escreve o Senhor Pedro Marques Lopes. Numa prosa cristalina nos seus argumentos, desmonta com elegância a maledicência endémica dos escribas tacanhos e sectários da dita imprensa desportiva, principalmente aquela que está dominada pelos apoiantes do clube que a ( 5 a sec) passou a patrocinar desde domingo passado.
    Tem inteira razão, o nosso grito foi de tal maneira vibrante, que os ouvidos de quem só está acostumado a ouvir balelas, terá forçosamente dificuldades em captar e mesmo que o conseguisse não o iria entender nunca.

    ResponderEliminar
  12. recomendado.
    Ministro Suiço comenta jogo no Dragão

    http://www.youtube.com/watch?v=AGfERB5j3Fk&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  13. Para mim, o sucesso desta excelente equipa é do treinador!

    EU vou como sempre fui ao Dragão, como ia as Antas, com a mesma vontade e entusiasmo, a unica diferença é que depois dos jogos saio com outro animo, e com sorrisos de orelha a orelha! ;))))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. "Não sei do que se fala aqui, eu continuo a ir ao Dragão com a mesma vontade dos anos anteriores."
    Sou da mesma opinião porque sei que o Porto mesmo estando a jogar mal num ano (que não foi o que aconteceu na totalidade do ano passado, pois viram-se grandes vitórias), no ano aseguir vai trabalhar em conjunto para voltar à ribalta. É isso que desde pequeno tenho observado, e o Pinto da Costa é muito culpado dessas viragens, este que correu o risco que poucos presidentes correriam ao apostar num treinador com pouca experiência mas com um potencial enorme e uma cultura fora do normal para liderar uma equipa top!
    As comparações entre Jesualdo e o André são desnecessárias na minha opinião, embora haja sempre uma tendência para que isso aconteça.

    PS- Nessa ilustração o que se passou com o Estádio do Dragão?
    Eu sei que os lampiões são mais que as mães, mas eu tive no Dragão no dia do jogo e não dei por eles :D

    ResponderEliminar