02 novembro, 2010

Fim de semana a prometer emoções fortes...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

As modalidades de pavilhão do FC Porto têm pela frente um fim de semana importante. No andebol vamos à Luz (domingo, 17h, RTP2), no basquetebol vamos ao Barreiro (domingo, 17h), enquanto no hóquei temos também uma deslocação à Luz (sábado, 20h, benficaTV), tudo isto num fim de semana em que no futebol há no Dragão um FC Porto/Benfica (domingo, 20h15, sporttv1). Será, de facto, um fim de semana de emoções fortes!



ANDEBOL

FC Porto joga na luz com 2 pontos de vantagem sobre o seu rival...
( 1º FC PORTO-22 pts e 8 jgs; 2º Benfica-20 pts e 8 jgs; 3º ABC Braga-20 pts e 8 jgs...)

No pavilhão da Luz (domingo, 17h) o andebol do FC Porto procura defender a sua liderança isolada num jogo que promete emoções fortes e que acontece 18 dias após a última ronda. Também já está confirmado que os 2 jogos com o Dunaferr serão no dragão caixa (taça EHF, 26 e 28 Novembro). A nossa selecção "A" perdeu na Eslovénia (34-31) mas conseguiu um empate frente à Polónia (27-27). Agora em Março de 2011 haverão mais jogos desta fase de apuramento e logo se verá até que ponto este empate terá sido positivo ou não num desafio onde foi mais uma vez notória a falta de liderança e astúcia de Matts Ollsson...



BASQUETEBOL

FC Porto perde supertaça nos pormenores e não só...
(1º FC PORTO-4 pts e 2 jgs; 2º Ginásio-4 pts e 2 jgs; 3º Benfica-3 pts e 2 jgs...)

  • Benfica, 66 - FC Porto, 63
Numa final disputada em Albufeira (Algarve), no dia de ontem, feriado, com um pavilhão cheio de adeptos adversários e com 3 árbitros de Lisboa (sempre a inclinarem o jogo) o FC Porto aguentou-se de forma heróica e podia mesmo ter vencido esta final da XXVI Supertaça Nacional se não tivesse cometido vários turn-overs no período final (mesmo assim Stempin e J.Santos podiam ter obrigado ao prolongamento no último segundo quando falharam um triplo) . Julian Terrell com 18 pontos, C.Andrade com 13 e J.Santos com 11 foram os nossos melhores jogadores sendo seguidos por Marçal e Stempin com 8 pontos cada. Ficou claro para mim que Sean Ogirri não é o base que precisamos e não tem a categoria necessária para ocupar a importante vaga de 3º americano no nosso plantel e também por "este pequeno pormenor" se perdem finais (podem-me também falar na dualidade de critério dos árbitros e para isso basta atentar no nº de lances livres para um e outro lado). Está na hora de se tomarem decisões importantes se queremos mesmo ser campeões 7 anos depois.... Perdeu-se a 2ª final da época depois de termos ganho a 1ª /Trofeu António Pratas, logo na abertura de 2010/11. Domingo às 17 horas há deslocação ao Barreirense para a 3ª ronda do campeonato.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto vence Portosantense e desloca-se agora à Luz...
( 1º FC PORTO-15 pts e 5 jgs; 2º Benfica-15 pts e 5 jgs; 3º Oliveirense-15 pts e 5 jgs...)

  • FC Porto, 5 - Porto Santo SAD, 1
Vitória justa do FC Porto diante de um valoroso adversário que só se rendeu quando a 3 minutos do fim Emanuel Garcia marcou o 4-1. Estive no dragão Caixa (menos de 600 espectadores) e assisti a um bom jogo em que o FC Porto teve no guardião adversário um opositor de excelência que foi adiando de forma impressionante o dilatar da vantagem Portista (o 3º golo da autoria de Pedro Moreira também foi muito importante a 9 minutos do fim). Neste desafio Emanuel Garcia bisou enquanto Pedro Gil, Filipe Santos e Pedro Moreira marcaram os restantes golos. Agora segue-se a deslocação à Luz onde está também um dos líderes deste campeonato (sábado, 20h).



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

JULIAN TERRELL (BASQUETEBOL)

Foi o nosso melhor jogador na final da supertaça com 18 pontos e 5 ressaltos no seguimento do excelente jogo que já tinha executado nos Açores. Carlos Andrade e João Santos também estiveram em bom nível tal como Emanuel Garcia no hóquei ao bisar no jogo de sexta feira. Mas esta semana Julian Terrell (na foto, na posse de bola) merece mesmo esta nomeação, ele que, mais que qualquer outro, não merecia perder a supertaça.



Saudações Portistas,
Lucho.

21 comentários:

  1. No HÓQUEI, vitória justa e já com algumas melhorias em relação ao jogo de Cambra, apesar de ainda um pouco abaixo do nível a que estamos habituados. Encontrá-mos um guarda-redes que ocupava a baliza quase toda, daí as muitas dificuldades na concretização.
    Avizinha-se um jogo importante, mas não decisivo. Palpita-me que vem aí vitória em terras da capital do império, e desta forma começar a colocar as coisas nos seus devidos lugares! FORÇA CAMPEÕES!!!

    No ANDEBOL, fim de semana sem jogos. A selecção passa-me ao lado.
    Na próxima semana outra deslocação á capital do império. É naturalmente um jogo importante, principalmente para o nosso adversário, dado que se perder fica já muito longe. Coloque-mos a pressão do lado deles, e jogue-mos ao nosso nível. Se assim acontecer, estou certo que alcançaremos os 3 pontos.

    No BASKET, jogo fraquinho, equilibrado, com derrota infeliz, na qual apenas nos podemos queixar de incompetência própria. Contra o que é costume, não concordo que os árbitros nos tenham prejudicado. Cometeram erros, mas foi para ambos os lados, e não me pareceram tendenciosos.
    Estou isso sim, perfeitamente de acordo em relação a Ogirri. Continuamos com muitas dificuldades na posição de base. Este americano não é opção para uma equipa que se quer campeã. José Costa é um bom suplente, mas com a idade que tem já não pode ser primeira opção. O lesionado João Figueiredo também não é o que precisamos. Não sei o que levou á saída de Jeremy Hunt, mas esse era daqueles que fazem a diferença, e é isso que se espera dos americanos...que façam a diferença! Estando bem apetrechados nos outros postos específicos (na posição 5 precisávamos de outro jogador de banco para dar mais descanso a Julian Terrel), a posição de base precisa claramente de qualidade adicional.
    Tendo começado bem o campeonato, espero que não se deixem afectar pela derrota, e dêem continuidade no Barreiro ao tal bom arranque.

    NOTA FINAL - Na passada quinta-feira, ainda que com atraso, foi liquidado um mês de salários ás modalidades (basket, hóquei e andebol). No basket e andebol, continua a existir um mês de atraso. No hóquei ficou tudo em dia. Espero ardentemente que este "cancro" seja definitivamente erradicado, e que daqui até dia 15 de Novembro, andebol e basket recebam o mês em falta, bem como nessa data não existam atrasos no pagamento do respectivo mês.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. que rico fds, c'um carago... isto é que vai ser estourar «neles» ;D

    no hÒQUEI, nova vitória, ao que me constou tb, como significativas melhorias, mas ainda assim, muito perros... a ver vamos se agora, com os patins melhor «oleados» a coisa encarreira... obviamente que sim, ora essa!!!

    no aNDEBOL, de selecção não percebo nada, nem quero tão pouco saber... a minha selecção, joga de «azul-e-branco», sempre!!!

    No entanto, neste regresso da liga principal, é ir lá, chegar, ver... e vencer... confiança cega!!!

    por fim, no bASQUETEBOL, se já me estava a surpreender os bons resultados de inicio de época, que não esperava mesmo (ainda não vi um único jogo neste ano, a não ser aquela pobreza franciscana da apresentação), mesmo perdendo hoje defronte do clube de ciclistas com nome de freguesia, demos luta e vendemos cara, muito cara esta perca da supertaça, daí que teremos se calhar, boas razões para aguardar por boas noticias ao longo desta época desportiva.

    Ainda dizer que já ouvi muitos e muito falar que o tal Ogirri não é de todo (mto boa) solução para a posição base... e então, esperam o quê afinal, para aumentar a qualidade naquela zona especifica do campo?

    ResponderEliminar
  3. É, vem aí um fim-de-semana longo, começa no sábado e só acaba para lá das 10 horas de domingo. Esperemos que nessa altura consigamos a maior de todas as alegrias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Vão ser 3 em 3!

    E eu vou ver os 3!

    ResponderEliminar
  5. Queria aqui deixar um abraço ao André (leitor deste blog) que tive o prazer de conhecer pessoalmente na sexta feira no dragão caixa. Já o conhecia de vista mas apresentou-se e confirmo que é mais um Portista exemplar, mais um q vai a todas!

    ResponderEliminar
  6. Esta foi a 26ª supertaça Nacional de basquetebol.

    O FC Porto venceu 4 vezes, a última das quais em 2004. Ganhamos em 1987 (79-69 ao Benfica), em 1997 (77-70 à Ovarense), em 1999 (85-81 à Ovarense) e finalmente em 2004 (97-69 à Ovarense). Estivemos em 12 finais (já com a de ontem) e ganhamos 4 delas. O Benfica com a vitória de ontem passou a ter 9 vitórias contra 8 da Ovarense, 4 do FC Porto, 2 do Queluz e 1 de Illiabum, Oliveirense e P.Telecom.

    ResponderEliminar
  7. Lucho!

    Obrigado pelas palavras!
    Eu gosto muito de ir ver as modalidades, se calhar até mais que o futebol.

    A 1ºvez que fui ver um jogo para a vossa beira foi um Porto-Sporting no ano passado na fase final em andebol. Foi o tripeiro que me falou de vocês, esse meu grande amigo que já o conheço á muito tempo. E gostei muito de lá estar.

    São um grupo de pessoas muito simpáticas que tem como objectivo apoiar tudo que nos representa a nível nacional e internacional.

    Lá continuarei a ir!

    A próxima vez julgo que é dia 26 de Novembro - Porto-Dunaffer.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. No basquetebol tava com esperança de conquistar mais um caneco, mas este ano, parece que tirando o futebol, estava escrito que a as supertaças iriam para o bairro de benfica...Espero que os campeonatos sejam festejados no nosso burgo :-) Precisamos de um base que faça efectivamente a diferença...será que virá a tempo ?

    Continuo é sem perceber porque marcam um jogo deste calibre para o algarve...ainda para mais penso que essa região não é das que mais aprecia basquetebol no nosso país...

    Quanto ao andebol vi o jogo na tv e é um daqueles em que o resultado final deixa um travo amargo...roguei pragas ao olson quando vi que o laurentino não era o gr, mas julgo que o figueira acabou por ser o melhor jogador da selecção e lá foi injectando confiança em que seria possível atingir uma vitória importante...ficou o pontinho...pode ser que se revele importante para a qualificação...

    abraço

    ResponderEliminar
  9. No Hóquei mais uma vitória,embora sem uma exibiçao de luxo.Mas eu estou convicto que exibição de luxo iremos ter no sábado para levar de vencida aqueles que nós tão bem conhecemos.

    No basket,fiquei triste pela derrota, como é obvio, mas confiante para o resto da temporada.Se calhar se tivessemos jogado em "campo neutro" a coisa seria diferente.Também me parece que o Sean não é grande solução para a posição 1.

    No Andebol estou muito confiante na vitória no domingo.
    A unica coisa que me atromenta são os 2 senhores que costumam ter a missão de ser imparciais mas que naquele pavilhão são tudo menos isso.

    Lucho infelizmente não tive o prazer de te conhecer na sexta.
    Eu tive lá no sitio do costume ao lado de um senhor que tinha um colarinho no pescoço (não sei se reparaste).
    Ainda falei com o Pedro,que disse-me que me dizia quem tu eras mas depois passou-se.
    Espero para a próxima vir a conhecer-te.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Está a chegar "o" fim de semana! Espera-nos grandes emoções, mas que todos tenhamos a consciência que vamos ter muito que sofrer para conseguirmos as vitórias que tanto ansiamos. Não será nada fácil...

    Hóquei - ganhámos que era o que mais importava antes da deslocação ao galinheiro.
    Que as forças estejam connosco no sábado à noite!

    Andebol - depois da paragem do campeonato, nada melhor que ir à Luz ganhar! É esse o meu desejo para a tarde de sábado!

    Basquetebol - estive em Albufeira e sofri imenso naquele pavilhão...
    Perdemos uma excelente oportunidade para vencer a Supertaça. Falta-nos um base que faça a diferença.
    De qualquer forma, acredito que podemos lutar pelo título de campeão.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Pedro:
    Acho que estava muito perto desse senhor que referiste...Mas já não estou assim muito bem recordado, da px falo com o Pedro (estás a falar do pedro pereira dos resultados do futebol jovem, certo?) e ele apresenta-te:)

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Qt ao PORTUENSE VERDADEIRO tenho ideia que é tb um Portista assíduo nas modalidades. Espero conhecê-lo num dos px jogos das modalidades.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. O Sporting no andebol contratou o melhor treinador q alguma vez passou pelo Andebol Nacional, o Sr.Branislav Pokrajac, bicampeão pelo FCP em 2002 e 2003.

    ResponderEliminar
  14. Podem ver a crónica de hoje de Miguel Sousa Tavares aqui:

    http://dragaodoente.blogspot.com/


    ou aqui:

    http://2.bp.blogspot.com/_GP5C0yOzGSM/TM_g5CIoEKI/AAAAAAAALfI/VOZ6I5UwjtU/s1600/Digitalizar0003.jpg

    ResponderEliminar
  15. Exactamente Lucho. Ele disse-me para eu depois lhe dar o meu mail para me inscrever no forum dos dragões,pois ainda não estou inscrito lá.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Excelente treinador o Sr. Pokrajac.

    Mas penso que o Sporting ainda não tem equipa para discutir o titulo até ao fim,mas é uma equipa sempre a ter em conta.

    Já agora uma nota para a selecção nacional que com 8 atletas do F.C.Porto(Laurentino,Filipe Mota,R.Moreira,Dario Andrade,Inácio Carmo,Wilson Davyes,Nuno Grilo e Tiago Rocha)conseguiu um empate que até soube a pouco contra a poderosa Polónia

    ResponderEliminar
  17. @Lucho
    Sou mais assíduo no caixa que no dragão lá isso é verdade…Tento ir mais ou menos 2/3 vezes por mês ao caixa…Mas ser considerado assíduo é uma honra que não mereço…os merecedores desse epíteto são vocês que literalmente vão a todas :-) Eu sempre que posso, lá estou a apoiar as modalidades…

    Pelo calendário, assim a curto prazo, estarei dia 10 frente ao Colégio 7 Fontes e espero também estar dia 13 frente aos mouros em basket…Antes disso, já tenho o meu bilhete para 5ª feira carimbar a passagem à próxima fase da Liga Europa… Gostava igualmente de ir ver contra os choramingas mas os bilhetes só são para sócios e ainda não o sou :-(

    Por isso dia 10, é combinarmos para me apresentar à malta ;-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Dia 10 faço anos, e acho q contra o colégio 7fontes (andebol) o FCP não precisa que faça uma desfeita à família, por isso a esse jogo não vou;)

    mas dia 13 aparece no basket:) e falamos!

    ResponderEliminar
  19. Já sei quem é o caro amigo Pedro;)
    Estava mesmo na fila atrás da tua e até trocamos impressões sobre o jogo q os mouros estavam a realizar no futebol.:)

    No dia 12 no hóquei ou 13 no basket vou ter ctg, grande abraço

    ResponderEliminar
  20. Sim Lucho eu lembro-me de ter falado ctgo do jogo da mourada.
    Não fazia a minima é que eras tu.

    Mas para a próxima já nos conhecemos.

    Em principio estarei nos 2 jogos como o costume.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Ao basquetebol levantar a cabeça que ainda falta muita batalha para se conquistar.

    Eu acredito.

    O resto anda tudo normal. :)

    ResponderEliminar