05 novembro, 2010

Garantir a qualificação em piloto automático

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 34.139 espectadores.

árbitro: Paolo Tagliavento; assistentes: Massimiliano Grilli e Gianluca Cariolato; 4º árbitro: Carmine Russo; assistentes adicionais: Christian Brighi e Gabriele Gava.

FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Hulk por João Moutinho (63m), Belluschi por Souza (73m) e Falcao por Walter (79m).
Não utilizados: Beto, Sereno, Varela e Castro.
Treinador: André Villas-Boas.

BESIKTAS: Arikan; Hilbert, Toraman, Gülüm e Üzülmez «cap»; Ernst, Mehmet Aurélio e Guti; Nihat, Bobô e Tabata.
Substituições: Tabata por Holosko (46m), Bobo por Uysal (84m) e Nihat por Güven (92m).
Não utilizados: Kaya, Köybasi, Zápotocny e Tekke.
Treinador: Bernd Schuster.

Marcadores: Falcao (36m) e Nihat (62m).

Disciplina: cartão amarelo para Toraman (29m e 66m), Rodríguez (39m e 59m), Hilbert (44m), Üzülmez (59m) e Gülüm (87m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Rodríguez (59m) e Toraman (66m).

Tudo corria bem ao FC Porto, que dominou o primeiro tempo no Estádio do Dragão, até Cristián Rodríguez ser expulso ao minuto 61. Depois a equipa de Villas-Boas viu-se a jogar com mais espaço no relvado e a formação turca aproveitou da melhor forma para empatar o encontro. Falcao marcou no primeiro tempo e Nihat impediu a vitória dos azuis e brancos na seguda parte.

O FC Porto foi a primeira equipa a criar perigo, quando, ao minuto 17, Hulk isolou na perfeição o seu companheiro Falcao mas o colombiano foi interceptado por Toraman na pequena área da formação turca.

Depois deste lance, o FC Porto pressionou mais e daí resultou o primeiro golo do encontro da quarta jornada do Grupo L.

Ao minuto 34, o árbitro italiano Paolo Tagliavento entendeu que o guardião Harikan derrubou Falcao dentro da grande área e assinalou penálti a favor dos azuis e brancos. Na conversão, o colombiano não falhou.

Na segunda parte, ao minuto 57, deu-se a melhor jogada de todo o encontro. Numa combinação entre Falcao e Hulk, o colombiano ficou isolado perante Arikan mas o guardião dos turcos conseguiu desviar a bola para canto.

Um minuto depois a equipa portuguesa viu-se reduzida a dez elementos, com o juíz a mostrar o segundo amarelo a Rodríguez por protestos.

O FC Porto ressentiu-se com a expulsão do extremo uruguaio, com a equipa a ficar momentaneamente desconcertada. Daí, ou não, resultou o golo turco da autoria de Nihat ao minuto 61. O extremo marcou um grande golo do meio da rua, bem colocado, para um canto superior da baliza, sem hipótese para Helton.

Com o empate, os turcos começaram a dominar o Dragão e beneficiaram das melhores oportunidades de golo no segundo tempo. Nem a entrada em campo do mestre João Moutinho animou a formação orientada por André Villas-Boas.

Ao minuto 75, Rúben Micael isolado, picou a bola sobre Arikan e quando a bola se preparava para entrar dentro da baliza, apareceu Gulum a cortar. O FC Porto comemorou mas o árbitro de baliza anulou o lance.

Mesmo com o empate, o primeiro do FC Porto na Liga Europa, os Dragões (com dez pontos) garantem já a qualificação para os 16 avos-de-final, mas não o primeiro lugar do Grupo L.

No outro encontro do grupo, o CSKA Sófia foi a Viena vencer o Rapid Viena por 2-1.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Ficar em inferioridade numérica pode acontecer a qualquer equipa e o descontrolo emocional pode acontecer a qualquer jogador. Reconheço, no entanto, que a expulsão do Rodríguez poderá até ter marcado a mudança no jogo. Encontrarmo-nos com menos um jogador poderá ter sido decisivo para o Besiktas chegar ao golo, mas nós continuamos a dispor de oportunidades para chegar à vitória, o que não aconteceu por capricho e por decisão do árbitro. Apesar do acréscimo de árbitros, que deveria acrescentar maior grau de certeza nas decisões da equipa de arbitragem, continuamos na dúvida em relação ao facto de a bola poder ter entrado ou não naquele lance do Rúben Micael. Tendo em conta as dificuldades crescentes e a capacidade de continuarmos a criar oportunidades, creio que é de valorizar o facto de termos conseguido o apuramento para a fase seguinte ainda com dois jogos para disputar. A verdade é que a vitória nos escapou por detalhe. O empate talvez deixe um sabor amargo, mas, tendo em conta o que fizemos, acho que é de sublinhar o desfecho e o esforço de todos os jogadores.»

17 comentários:

  1. Objectivo cumprido: Apuramento garantido.

    ResponderEliminar
  2. Jogo fraquinho, árbitro inda mais fraquinho... mas apuramento carimbado.

    Agora, venha dia 7 ;)

    ResponderEliminar
  3. Um jogo que me irritou bastante...

    Mas, cumprimos o nosso objectivo!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas, mesmo que pela primeira vez não tenha ganho em casa, o F.C. Porto apurou-se para a próxima fase da Liga Europa, É mais que justo, por tudo o que os dragões fizeram ao longo da prova. Agora que venha o clássico pois alguém tem que pagar a frustração deste empate. :)

    Cumprimentos,
    Ultrasfcporto

    ResponderEliminar
  5. Uma 1ª parte de bom nível, alguma falta de eficácia, golos falhados por falcao e hulk. Depois o golo de falcao de penalty, a expulsão de rodriguez, o golaço dos Turcos, algum nervosismo, o golo de Ruben Micael que 6 (!) árbitros não viram numa fase em q AVB precindiu dos melhores a gerir claramente para domingo. O empate era suficiente até pq o rapid perdeu.

    E o apuramento confirmado! Pq isso era mesmo o mais importante.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Ontem o FC Porto rubricou uma exibição pobre.
    Valeu a conjugação de resultados que nos permitiram já o apuramento.

    O nosso meio campo não carburou como habitual. Belluschi e Ruben não são compatíveis.

    Rolando arrisca-se a perder o lugar para Otamendi. Ontem o argentino foi um patrão da defesa, rubricando uma excelente actuação.

    Fucile e Alvaro em jogos contra equipas com algum poder ofensivo, tornam a equipa menos sólida defensivamente. São dois laterais ofensivos, o que obriga a que um dos médios feche, e neste sistema táctico de Villas Boas, não existe um cabeça de área fixo.

    Falcao e Hulk estiveram ao nível do que nos habituaram esta época, sempre bem no entendimento e a causar desequilíbrios na defensiva turca.

    Nota negativa para Cebola. O veterano capitão turco, conseguiu a expulsão imatura de Rodriguez. Podia ter comprometido em muito a nossa qualificação, pois com a sua saída a equipa desequilibrou-se momentaneamente, e os turcos podiam ter dado a volta ao resultado.

    Nota negativa para a equipa de arbitragem. Muito mal no capitulo disciplinar, não entendo como o capitão turco consegue terminar o jogo.

    O penalti sobre Falcao na minha opinião é inexistente, pois Falcao já vai em queda, embora haja toque do defesa turco.
    Os turcos são muito duros na abordagem aos lances, daí AVB ter substituído Hulk e Falcao.
    Um golo mal invalidado a Ruben, também marcou a prestação negativa do árbitro. A bola esta completamente dentro da baliza, e se o golo tivesse sido validado teríamos vencido os turcos.

    O mais positivo do jogo foi mesmo o público que acorreu em bom número ao Dragão em vésperas de clássico, para apoiar a equipa.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. O mais importante foi conseguido: o apuramento para os 16 avos da LE.

    No entanto, percebeu-se claramente que o principal objectivo era não acelerar mto tendo em conta o jogo de domingo, fundamental para as contas do título.

    Do meu ponto de vista, a rotação de jogadores deveria ter sido mais efectivo, abrangendo mesmo Hulk e Falcao, que acabaram por ser substituidos. O apuramento nunca esteve em causa e o proximo jogo em casa com o CSKA selaria de kk forma o mesmo.

    Talvez por isso, quisesse ver jogadores como Walter, Castro, James ou Sereno até para aferir da real mais valia dessas opções, porque a época é longa e tem desafios muito exigentes.

    Agora é pensar no jogo de domingo, descansar, ter a cabeça no lugar e depoiis tentar aplicar um correctivo ao adversario. Ter respeito pelo adversario e trabalhar arduamente (tal como fizemos para o jogo da supertaça) são a chave para um bom resultado.

    ResponderEliminar
  8. Jogo bastante pobre, apesar das cinco alterações implementadas por AVB. Os jogadores que entraram já mostraram possuir qualidade para garantir um nível exibicional mais elevado.

    Ontem, a primeira parte do jogo ainda foi regular. Nesse período, podíamos e devíamos ter arrumado a questão, não fosse a pontaria estar tão desafinada.

    Depois da estúpida expulsão do Cebola, que originou um período de completa e inexplicável desconcentração, relembro que em Istambul, tal não aconteceu e foram dois os jogadores portistas expulsos, os turcos criaram situações perigosas que podiam ter comprometido um resultado positivo.

    O resultado acaba por ser o mais justo, permitindo desde já a qualificação para a fase seguinte.

    Quanto ao golo anulado, fica a dúvida para ser discutida, tal como foi a defesa do Vítor Baía contra as «papoilas saltitantes». As imagens não são esclarecedoras, dando aso às especulações mais convenientes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Começo pelo fim: se este Paolo Tagliavento, foi o árbitro do ano em Itália, muita mal vai a arbitragem italiana... Tantos erros grosseiros, com o F.C.Porto a ser a equipa mais prejudicada...


    Com um jogo importante no Domingo frente ao clube do regime e tendo menos 48 horas de descanso que o seu próximo adversário, que jogou na terça-feira, o F.C.Porto partiu para confronto com os turcos do Besiktas, com alguns objectivos bem definidos: em primeiro lugar ganhar para conseguir o apuramento; depois, em função do desenrolar da partida, ir gerindo de forma que o desgaste não fosse muito e para isso, fazendo as substituições necessárias para que ninguém ficasse demasiado desgastado para o jogo da Liga Zon Sagres; se no final, conjugando os resultados dos dois jogos, desse para, matematicamente, conseguir o primeiro lugar no Grupo L, óptimo, ficaria tudo resolvido a duas jornadas do fim. Conseguimos o apuramento, a gestão dos recursos humanos foi conseguida - para isso contribuiu que passado pouco tempo depois da expulsão de Rodríguez, também um jogador turco foi para a rua... -, mas não ganhamos e ao deixar escapar a vitória, não conseguimos garantir o primeiro lugar. Porquê?, tenho para mim que a saída de "Cebola" foi determinante.

    Vamos lá a ver: sem ser exuberante na exibição, alternando bons períodos, com períodos em que foi pouco brilhante, a equipa portista ganhava, controlava, geria e apenas pecava na finalização. Era assim que estava o jogo, até ao momento, em que uma atitude irrefletida do internacional uruguaio, alterou tudo. Acusando a saída do seu nº 10, demorando a organizar-se, o conjunto de Villas-Boas sofreu um golo, passou um mau bocado e teve alguma sorte, ao ver bater duas bolas bater na trave da baliza de Helton. Passado esse mau bocado - durou cerca de 15 minutos -, o F.C.Porto, é verdade, voltou a estar por cima, teve lances de golo - acho que até marcou um, mas o robot que está junto à linha não viu -, mas já não foi capaz de voltar à qualidade que tinha demonstrado antes da saída de "Cebola". Faltou esclarecimento, foi mais coração que cabeça.


    Resumindo: não foi mau, mas podia ter sido bem melhor, bastando para isso maior indíce de aproveitamento e mais cabeça fria da parte de um jogador que tarda em encontrar-se e ainda por cima, ferve em pouca água. Certo, o primeiro amarelo é absurdo, mas Rodríguez é um jogador experiente e tinha obrigação de não reagir a provocações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. http://overdadeiroportugal.blogspot.com/2010/10/movimento-dos-cravos-receber-o-benfica.html

    ResponderEliminar
  11. Resultado possivel num jogo atipico.

    Claramente o AVB ja tinha em mente o jogo de domingo porque em condições normais nunca tiraria o Hulk e o Falcao com o jogo empatado.

    Objectivo conseguido e...só faltam 3 pontos para o primeiro lugar também ser alcançado.

    Agora sim venham eles!

    Podem levar para recordação flores,esqueiros,pedras,bolas de golfe...

    Só não podem é levar pontos!

    Força Grande Porto!

    ResponderEliminar
  12. 6 árbitros para quê?
    Só na cabeça daquele fóssil das UEFA's, acolitado pelos chicos-espertos como os Platinis da Europa do futebol, é que tal opção será eficaz.
    O senhor colocado na linha, exactamente para ver estes casos, não consegue descortinar a bola dentro da baliza. Estou na bancada, no enfiamento da jogada, e não tenho dúvidas, tão clara foi a situação. Valha-nos Deus, que estes dirigentes (?) acham que o erro faz parte do jogo! Haja paciência...

    ResponderEliminar
  13. O objectivo principal foi conseguido, felizmente, venha agora o jogo que mais queremos ganhar!
    No jogo contra os turcos, afinal de contas, só não ganhamos porque nos foi negado um golo, apesar da bola ter estado dentro da baliza. Mas também podia ter sido pior, com as duas bolas aos ferros, como se diz, e sobretudo algumas asneiras cometidas. Está visto que a equipa tem de manter bem a concentração, porque quando encara os jogos com vontade de vencer, vence mesmo.
    Vamos lá agora ao grande jogo, contra os mouros vermelhos - de cujas memórias tenho umas recordações visuais e documentais no meu "Lôngara..."
    Abraço
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Não gosto de falar de arbitragem, no entanto mais uma vez os arbitros dos nossos jogos são imcompetentes.
    Quanto ao jogo foi fraquinho, o que era de prever dado a alteração em meia equipa. No entanto e como nos jogos de pre-epoca é necessário gerir esforços, mentalidades e personalidades ... por falar em mentalidades o cebola não pode cometer um erro daqueles tão infantil.
    No domingo so espero uma coisa ... garra, entrega, determinação ... e a vitoria !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. FC Porto claramente prejudicado! E adorei ver o comentador da xic a espumar com o penalty sobre o Falcao, repetindo várias vezes que não era penalty! Quanto ao rolar da bolinha, bem, jogo fraquito! E nunca mais chega Domingo

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente não vi o jogo, só apanhei as repetições de alguns lances.

    Na minha opinião há falta para penalti sobre o Falcao. É verdade que ele provavelmente não chegava à bola, é verdade que já ía a cair, mas que eu saiba isso não dá o direito ao guarda-redes de o abalroar. Aqui o grande erro foi do redes que podia ter deixado passar o jogador e a bola.

    Já no suposto golo do Rúben Micael, tenho as minhas dúvidas. Tenho a impressão que a bola está de facto dentro da baliza, mas se há um árbitro de baliza, em vez de assumirmos que é um incompetente, podemos considerar que talvez tenha visto o lance bem e a bola nunca tenha entrado na totalidade.

    ResponderEliminar
  17. Desde o início q se percebeu que ia ser um jogo de pouco ritmo. Estava toda a gente mais preocupada com os gayvotas.

    Apesar de tudo, podíamos e devíamos ter ganho mas o 1º objectivo que era o apuramento foi conseguido.

    A expulsão de Rodriguez foi determinante até porque o André não teve tempo de refazer o meio campo antes do golo turco (grande remate de Nihat) precisamente no sítio do Cebola. Só com a entrada de Sousa a equipa voltou a ganhar a bola e a dominar o jogo. Mas falharam-se golos fáceis.

    André Villas-Boas estava mais preocupado com domingo e mostrou isso ao tirar Hulk, Falcão e ainda Belluschi para os poupar.

    Apenas uma constatação: com Belluschi e Ruben no meio campo e ainda por cima sem Fernando (Guarin não se aproxima do Polvo) o meio campo perde consistência e tem muitas dificuldades em roubar bolas.

    ResponderEliminar