12 novembro, 2010

José SEMEDO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Recordo hoje um jogador muitas vezes injustiçado pela massa associativa do Porto mas que foi sempre um exemplo de profissionalismo e grande entrega ao clube onde conquistou tudo o que havia para conquistar.

José Orlando Vinha da Rocha Semedo nasceu em Ovar em 5 de Março de 1965 e começou a dar os primeiros pontapés na bola a sério no Esmoriz passando depois pelo Feirense e chegando ao Porto aos 15 anos na época 1980/81. Passou pelos juvenis, juniores (onde os seus treinadores lhe foram aprimorando os seus talentos ao mesmo tempo que ia sendo imbuído do estilo e do espírito do grande clube que o recebeu) tendo chegado à primeira equipa do clube na época 1983/84 pela mão do Mestre José Maria Pedroto.

Jogador de uma qualidade técnica acima da média, Semedo era, além disso, um jogador muito rápido movimentando-se de uma forma graciosa parecendo por vezes que pairava acima do terreno de jogo tendo ganho por isso a alcunha de "Gazela de Ovar". Mas Semedo era muito mais do que um jogador rápido e habilidoso. Era um profissional de corpo inteiro, um jogador muito inteligente que podia jogar em qualquer posição do campo pois tinha uma característica que qualquer treinador gostava: era tacticamente fabuloso.

Talvez por isso, Semedo foi sempre um jogador que teve de "lutar" muitas vezes contra a própria massa associativa do Futebol Clube do Porto que o transformou no seu alvo preferido dos assobios. Mas a verdade é que, depois de ganhar experiência, a partir da época 87/88 passa a ser opção regular para todos os técnicos que chegavam ao Porto e que, pese as críticas, maior parte das vezes injustas, dos adeptos, não abdicaram da sua presença fosse como defesa lateral, médio centro ou extremo e até como avançado.

Até à época de 1993/94, apesar de algumas lesões complicadas, Semedo foi sempre um jogador fundamental no plantel azul e branco com um comportamento anti-vedeta sempre pautado pela modéstia e profissionalismo. Em 1994 sofre uma lesão grave que faz com que jogue muito pouco nas 2 épocas seguintes aparecendo envolvido num estranho caso de doping ainda hoje mal explicado. Na época 1996/97, depois de 16 anos ao serviço do Porto, assina pelo vizinho Salgueiros onde permanece durante 3 épocas arrumando as chuteiras no fim da época 1998/99. Durante a sua carreira no Futebol Clube do Porto conquistou 8 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 7 Supertaças, 1 Taça dos Campeões, 1 Taça Intercontinental e 1 Supertaça Europeia (tendo alinhado no jogo da 2ª mão, nas Antas). Vestiu por 21 vezes a camisola da Selecção Nacional tendo marcado 2 golos.

Semedo fez parte de grandes equipas do Porto nas décadas de 80 e 90 que, definitivamente, transformaram o clube naquilo que hoje existe: o clube mais ganhador de Portugal. Hoje faz parte do quadro de técnicos da formação do clube sendo adjunto de outro antigo jogador, Nuno Capucho, nos sub17.

Como curiosidade acrescento que conheci o Semedo pessoalmente há cerca de 20 anos por intermédio de uma amiga comum e, para além de uma pessoa extremamente simpática e afável, não teve problema nenhum em me dizer que o clube da sua preferência (de nascença) era o SL Gayvotas e que não havia problema nenhum pois era profissional e deu-me como exemplo o António Sousa que era "lagarto". Não acredito que hoje ainda seja "encornado" mas, acima de tudo, sempre admirei o Semedo como grande jogador e grande profissional do Porto.

P.S. Muitos adeptos do Porto comparam Semedo com o Mariano Gonzalez mas, em minha opinião, Semedo foi muito melhor jogador do que é Mariano Gonzalez.

10 comentários:

  1. comparar o Semedo com o mariano???
    o Semedo foi um Senhor, a seguir ao Domingos o jogador que mais gostava, tinha classe, jogava sempre de cabeça levantada, abnegado, humilde.
    por vezes deviamos era mostrar videos dele a alguns que se acham craques e são só putos mimados.
    Este foi, é e será DRAGÂO 200%
    ObriGado SEMEDO

    ResponderEliminar
  2. Excelente jogador, o SEMEDO, e como tu dizes mt melhor q Mariano, nem se compara. sÓ se for pelos assobios;)

    A gazela de Ovar era tacticamente fabuloso e foi sempre um dos jogadores q mais admirei na década de 80/90 das equipas do FCPorto.

    ResponderEliminar
  3. Acompanhei Semedo desde 1984. Um dos meus preferidos. Muitas lesões e muitas vezes injustamente incompreendido pela massa adepta. Recordo um episódio na arquibancada nas Antas, num jogo contra o E. Amadora, para a Supertaça, em 1990. Ao que percebi, o Pai dele estava sentado a dois metros de mim, na fila de baixo, sendo que os assobios eram constantes para o Semedo. Uma tristeza para Pai e filho. A dez minutos do final, Semedo, que já estava a fazer um excelente jogo, faz o 3-0. Quanta alegria a minha ao festejar esse golo e o meu ar de felicidade ao olhar seu Pai, também ele esfusiante pelo golo obtido.

    ResponderEliminar
  4. Como nunca fui de assobiar nem Semedo nem outro qualquer da minha parte estou bem descansado.

    Um jogador com técnica, um jogador que foi muito útil quando era chamado, infelizmente no nosso clube havia que escolher um patinho feio e Semedo não foi diferente.

    Teve um final de carreira onde merecia melhor e talvez mais respeito, embrulhado e atirado para um canto depois de um caso de doping que nunca foi explicado, a juntar a uma lesão que vinha de algum tempo atrás também não ajudou a final mais pacífico.

    Um autêntico bombeiro, nunca se recusou a fazer nenhuma posição e eu lembro-me que fez algumas bem estranhas.

    Foi esta fibra que para mim o transformou num jogador "À Porto".

    Seja Mariano, Semedo, Gomes ou Rodolfo todos merecem o mesmo respeito por parte dos adeptos, eles defendem/defenderam com unhas e dentes a nossa camisola.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente nunca o vi jogar ao vivo, mas lembro-me bem dele. Sem favor, um dos melhores futebolistas portugueses do final do século XX.

    Faço minhas as palavras do primeiro comentador: "o Semedo foi um Senhor, a seguir ao Domingos o jogador que mais gostava, tinha classe, jogava sempre de cabeça levantada, abnegado, humilde."

    ResponderEliminar
  6. "Como nunca fui de assobiar nem Semedo nem outro qualquer da minha parte estou bem descansado"

    Antas, a minha postura é exactamente igual á tua, eu até tenho por costume dizer, para assobiar, mais valia terem ficado em casa...

    Semedo, o Dragão66 disse tudo, estou completamente de acordo, um grande jogador!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. Ainda contra o Besiktas ia a minha frente no Dolce Vita, os anos parece que nao passam por ele, lembro-me dele ainda junior em que era um extremo direito fabuloso com um velocidade incrivel, com o passar dos anos refinou-se, tornou-se menos explosivo mas o seu futebol não ficou nada a perder, tornou-se um polivalente chegando até a jogar a trinco ou defesa esquerdo e com excelente nivel, eu tb não sou de assobiar, posso até jurar nunca ter assobiado ninguem e esse nunca tem um motivo, nao sei assobiar o que para o caso é uma mais valia, assim não caio em tentação... :)

    ResponderEliminar
  8. Enormíssimo jogador, de classe e de espírito de missão! Um verdadeiro jogador à Porto!

    ResponderEliminar
  9. Se(m)edo... hummmmm, pá, este rapaz tirava-me do sério naqueles tempos... vá-se lá saber porquê, nunca me caiu nem um pouco no goto.

    não deixava de cumprir bem a sua missão, mas olhava pra ele, e era daquelas coisas sem sal, parece que nem f.... nem saia de cima ;)

    mas conheço muitos e tantos que o apreciavam à brava... eu, infelizmente, não o apreciava nem um pouco, mas nunca, como desde sempre até aqui, jamais assobiaria algum jogador nosso. gostamos ou não podemos gostar, mas assobiar, nunca!

    ResponderEliminar
  10. Grande Semedo, um "carregador de pianos", grande raça, grande sem ser grande jogador... Um bem haja para ti Semedo e que a vida tenha sido boa para ti, seja lá por onde andares nestes tempos...

    Em relação aos assobios, meus caros, temos que ter em conta duas situações... Em situações de 1 para 1, jogadas individuais que podem causar perigo, remates em zonas perigosas, por menos perigo que estas situações causem, nunca se devem assobiar os jogadores! Lembro por ex. com saudade o Lisandro, que por mais bolas que pudesse perder, nunca seria assobiado, e porquê? Porque tinha raça, perdia uma bola e recuperava duas, nunca dava um lançe por perdido...

    Mas temos também o outro lado... O lado "Quaresma" como eu chamo: o lado de o Porto ter 10 cantos em cada jogo e o Quaresma desperdiçá-los a todos por querer marcar canto directo... O querer fintar meia equipa quando se tem opções melhor para finalizar a jogada... Como já devem ter reparado o Hulk nunca é assobiado quando tenta uma jogada um para um e perde a bola, nunca é assobiado por tentar rematar, ele é(ou talvez era) assobiado quando tentava fintar 5 jogadores a meio campo e perdia a bola)... Nesse caso até eu assobio e chamo nomes à Mãe... (Desculpa lá Hulk...)

    Mas retomando ao Semedo, naquele tempo jogadores como ele e o nosso caro André, eram assobiados pois os adeptos não compreendiam bem um jogador "tosco" daqueles... Eles queriam 10 Madjer, 10 Futre, hoje em dia a compreensão do futebol é diferente, ninguém assobia um Fernando, um Makelele, jogadores importantes para manter o equilibrio da equipa...

    Cump para todos e até breve...

    ResponderEliminar