18 novembro, 2010

“Paokara” versão 5.0

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

“Paokara” é um cântico com um ritmo muito conhecido, adoptado por adeptos de vários clubes, um pouco por todo o lado. Tal como o próprio nome nos indica, a música original é dos fanáticos seguidores do PAOK de Salónica, da Grécia. Um pouco por toda a Europa, vemos vários grupos adoptaram este cântico. Em Portugal, os primeiros a fazê-lo não foram com certeza os lampiões, mas nos últimos anos o cântico tem sido associado a eles. E depois da humilhação de que foram alvo no dia 7 de Novembro, os Super Dragões decidiram alterar a letra e dedicar-lhes uma nova música que já foi estreada este fim-de-semana, tanto no Dragão Caixa no Sábado, como no estádio no Domingo. Para que o resultado histórico permaneça recordado, que bem merece. Aos nossos que ainda não ouviram, é provável que a ouçam num dos próximos jogos. Aos cabeçudos, já estou a imaginar eles ouvirem isto em Abril, em pleno galinheiro.

Este foi mais um fim-de-semana ultra, com o FC Porto a contar mais uma vez com os seus adeptos nos jogos que disputou. Com o andebol a jogar nos Açores com o Sp. Horta, Sábado foi dia de apoiar as modalidades de pavilhão no Dragão Caixa – basquetebol e hóquei em patins – e Domingo foi dia de futebol.

Sábado à tarde clássico do basquetebol nacional, recepção ao clube do regime. Longe de estar esgotado, Dragão Caixa muito bem composto. As claques do FC Porto compareceram em número razoável e não pararam de incentivar os nossos. Foi a vingança da Supertaça disputada recentemente no Algarve, a qual perdemos por três pontos de diferença. A nossa equipa provou que tem valor e que obviamente vai lutar pelo título. A vitória por 91-74 sorriu-nos. Mais uma vez passámos o jogo todo a ser provocados pelos porcos que têm mau perder. O cabecilha da escumalha, Ben Reed, dá-se mal com os ares do Norte. Durante o jogo, ao ir apanhar uma bola trás do cesto, cuspiu numa bandeira dos Super Dragões e no final (a cabeça não o deixava entrar no balneário) ficou em campo e insultar-nos. Um dos seguranças foi “convidá-lo” a sair e o porco reagiu mal, empurrando-o. Ao que se sabe, foi identificado pela PSP. Um sujeito bem-educado, não haja dúvidas. O próximo jogo de basquetebol é no terreno do Sampaense.

À noite foi a vez dos EneaCampeões entrarem em campo, numa recepção ao Candelária dos Açores. Foi o regresso de Jorge Silva a casa, jogador que acumulou sucesso com a nossa camisola nos últimos anos. O Tribunal do sector 4 fez questão de o receber com uma frase que dizia “Bem-vindo a casa Jorge”. A nossa equipa que ainda não atingiu o nível da temporada passada, cedeu os primeiros pontos este campeonato ao empatar 3-3. Sábado temos Liga Europeia.

Domingo, 11ª jornada da Liga ZON Sagres. O momento é bom, a nossa equipa conta apenas com dois empates e o resto é tudo vitórias desde Agosto. Acrescentando a isto o facto de no fim-de-semana anterior termos goleado os nossos rivais, e de o FC Porto elaborar uma campanha para o jogo com o Portimonense SC, em que na compra de dois bilhetes para sócio, o segundo teria o custo de 1 euro, seria de esperar uma grande casa, mesmo sendo o jogo num Domingo à noite. E foi o que aconteceu, mais de 40000 acorreram ao estádio. A chuva e o forte frio que se fez sentir não impediu a enchente, que viu mais uma vitória do nosso mágico clube rumo ao título.

Grande assistência como já referi e bom apoio dos nossos ultras. Os Super Dragões apresentaram o seu sector lotado enquanto no Colectivo ainda se verificaram várias cadeiras vazias. Em relação ao material esteve presente o do costume. Embora não tenha observado qualquer faixa da claque algarvia, é de assinalar a presença de alguns elementos que viajaram de Portimão, no apoio é sua equipa. É sempre de valor.

Neste jogo, o destaque na bancada foi à entrada do minuto noventa, durante os festejos do segundo golo, com o cântico dos 5-0: “Nunca mais esqueces essa grande humilhação, porque este ano é o Porto o campeão… Ohohoh Lampião… levaste cinco… no Dragão!”. Aqui fica um vídeo do momento:



No Domingo há festa da taça de Portugal, com o FC Porto a ir jogar a Moreira de Cónegos. Marcaremos presença obviamente. Como última nota digo que o nosso “Tribunal”, com mais de duas semanas de antecedência, já tem um autocarro de 60 lugares lotado para a deslocação à casa de banho da capital, no dia 27 de Novembro.

“A mim não me interessa onde tu vais jogar,
…seja onde for, sabes que eu vou lá estar…”


Um abraço ultra.

7 comentários:

  1. Tripeiro, o homem da bandeira sempre a bandeirar e a bombar.

    Aí grande Tripeiro!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo amigo

    Que fim-de-semana!

    Tudo começou por volta das 16:50, hora em que consegui adquirir bilhete e entrar para o interior do dragão caixa. Cá fora era o caos, grande confusão junto de alguns membros dos super pois a procura de ingressos junto deles era muita, mas ainda sobraram.

    O dragão caixa registou uma excelente casa, 1721 espectadores, mas um jogo destes merecia LOTAÇÃO ESGOTADA. Contam os que foram. Foi uma excelente exibição, sem mácula. Excelente % de triplos, que em certa parte foi decisivo. Lamentar a acção do mouro ben reed que perdeu a cabeça no fim. Odeio este gajo, é arruaceiro e provocador. Teve uma resposta á altura.

    Mal terminou o jogo, era tempo de fazer uma pausa nas emoções, pois á noite havia mais. Debaixo de uma chuva torrencial, lá foi o TRIBUNAL, incluindo eu, comer qualquer coisa ao Dolcevita, onde chegaram a aparecer alguns jogadores mouros, não o ben reed, senão era de partir a rir xd.

    O aparato policial para a saída do benfica era de rir. 5 polícias junto á garagem, mais 5 cá em cima, quando apenas 2 ou 3 adeptos espreitavam, mas que obviamente de perigosos não tinham nada.

    21H!

    Início do jogo em hóquei entre a nossa equipa e o Candelária. Facilmente se percebia que a assistência que esteve no basquetebol não era a mesma que ia ao hóquei, o que lamento.

    A 30m do início as bilheteiras estavam desertas. Estiveram pouco mais de 700 pessoas, os do costume.
    O jogo só veio provar aquilo que há muito venho afirmando. Esta equipa está muito longe do seu melhor, há jogadores que estão em crise de confiança: Reinaldo, na luz marcou praticamente todos os livres directos, no sábado falhou 2, o 1º muito mal marcado. Tenho que dar mérito ao candelária, não Calendária como alguém disse looooool, que provou ter uma excelente equipa e que luta pelas competições europeias.

    Ainda sobre este jogo duas notas que não posso deixar passar: a 1º para o gesto muito bonito do nosso grupo para com o JORGE SILVA. Estou certo de que ele jamais se esquecerá deste momento. Negativo para os excessos que ocorreram entre uns adeptos e a mãe do jogador. Porém tenho que dizer que estes incidentes NÃO TIVERAM NADA A HAVER COM O NOSSO GRUPO. Como dizia e muito bem o Lucho noutro dia, só prova que há adeptos que ainda não se sabem comportar num recinto desportivo.

    Domingo!

    Cheguei ao dragão com o meu amigo tripeiro por volta das 18:30.

    A romaria prevista chegou-se a confirmar. Mais de 40000 espectadores deslocaram-se ao estádio do dragão. Pena foi que o espectáculo em nada tivesse correspondido á aqueles que numa noite fria quase encheram o estádio.

    Se a 1ºparte até teve bons momentos de jogo, com algumas boa jogadas de envolvimento; a 2ºparte foi um espectáculo deprimente, muito mau mesmo. Uma palavra para o portimonense que tem uma boa equipa e estou certo de que vai atingir os objectivos a que se propôs. Por mais que lamente e que seja contra isso, os assobios na 2ºparte até eu cheguei a compreender.

    Sábado não sei se vou ao hóquei, uma vez que a quantidade de trabalhos que tenho que fazer para a faculdade é grande, quase todas as cadeiras. Mas vou tentar!

    UM grande abraço para todos, especialmente para o meu amigo tripeiro, a quem agradeço o transporte!

    ResponderEliminar
  3. Grande amigo mais batalhas viram, há que estar pronto para todas.

    Grande post um abraço a ti e à respectiva como é claro.

    ResponderEliminar
  4. outro daqueles posts já imagem de marca do «rebeld» tRIPEIRO ;), sempre naquela descrição tão própria de quem, aposto, até se arrepia a descrever aquele «estilo de vida» mto próprio.

    bendito o clube que tem um adepto como tu... o futuro, no que a apoio diz respeito, está assegurado!

    e ganda moca aquele ritmado:

    “Nunca mais esqueces essa grande humilhação, porque este ano é o Porto o campeão… Ohohoh Lampião… levaste cinco… no Dragão!”

    demora muito pró primeiro fds de Abril de 2011 ;) :D

    ResponderEliminar
  5. e nunca mais é dia 27Nov... quero «mundo ultra» ;)

    lotação esgotada no autocarro a caminho do WC XXI, mas antes disso, temos ainda uma ida a Moreira de Cónegos «em família» ;)

    ResponderEliminar
  6. Como sempre o Tripeirinho não deixa nada para nós contarmos, está tudo aqui...

    Excelente post, grande fim de semana!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. E parabéns ao fotógrafo, que eu não faço a mínima ideia de quem seja, mas a primira foto está um espectáculo :)

    ResponderEliminar