04 novembro, 2010

A técnica do rato de esgoto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Qualquer um de nós tem animais, plantas, objectos ou imagens que nos provocam repulsa, nojo ou simplesmente desprezo.

Não estarei muito longe da verdade se disser que um rato é por ventura dos animais que mais se enquadra naquilo que atrás descrevi. Poucos são aqueles que nutrem especial simpatia pelo animal em questão. Pessoalmente, sou dos tais que quanto mais longe eles estiverem de mim, melhor.

Por consulta a um dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, RATO é: “nome vulgar extensivo a uns pequenos mamíferos roedores, alguns dos quais cosmopolitas, que, por vezes, constituem pragas…” e prossegue a descrição com expressões muitos giras para os meninos da primária se entreterem.

Ora vem isto a propósito de uma “teoria” que defendo há já alguns anos sobre uma raça que efectivamente é uma praga, mas que ainda não a atacamos com o veneno mais mortal que possa existir, apesar das muitas e bem sucedidas incursões.

A lampionagem que por aí existe é sem dúvida comparável aos ratos, aos ratos de esgoto! Senão vejamos: quantos de nós não tem um familiar, um amigo, um colega de trabalho ou um mero conhecido, que ao ser confrontado com as repetidas vitórias do FCP e os repetidos desastres vermelhos, responde naquele tom: “Ah, eu nem ligo muito a isso”, ou melhor “Ah, eu só simpatizo por causa do Eusébio”, ou melhor ainda “Ah, vocês são uns doentes, há coisas mais importantes na vida”, ou ainda então “Eu gosto é de pesca, ou de caça, ou de carros”, ou a mais actual “O futsal é que é um espectáculo”. Digam lá, quantos de vocês não tiveram já uma resposta destas de um qualquer lampião? Muitos de certeza absoluta!

Pois meus amigos, o rato lampião é igual em toda a parte. Após as repetidas humilhações de que tem sido alvo, desaparece sempre de cena, não aborda o tema desporto (sim, porque as humilhações não se resumem a futebol) e ainda nega o interesse.
No entanto, é vê-los nos cafés, nas ruas e nos empregos “cheios de peito” mal ganham 2 jogos seguidos, e mais ainda quando nós lhes damos a esmola de ganhar um campeonato. Lá está, enquanto o tempo está mau, o rato lampião anda escondido e ninguém o vê ou ouve. Mal o tempo melhora um pouco, é vê-lo de cabeça de fora a mandar os seus bitaites parolos. Também o rato de esgoto assim é!

Se repararmos, os tais “mamíferos roedores” estão sempre escondidos, preferencialmente nos esgotos das cidades, aguardando os dias de sol. Sempre que o tempo está chuvoso ninguém os vê, apesar de sabermos da sua existência. Já quando o sol começa a surgir, os mesmos aparecem á rua, e quantas vezes não nos deparamos com um a atravessar mesmo á nossa frente.

Das premissas atrás enumeras, fica a conclusão lógica de que o lampião utiliza a técnica do rato de esgoto, pois ele próprio mais não é do que um pequeno mamífero apenas comparável a uma verdadeira praga.
As repetidas vitórias azuis, os repetidos “flops” vermelhos, forçam-no efectivamente a ter um dia a dia de esgoto.

A nós que sempre nos afirma-mos nas vitórias e nas derrotas, que ama-mos incondicionalmente o nosso clube, que o seguimos e apoia-mos independentemente do seu desempenho, esses ratos de esgoto provocam-nos repulsa, nojo ou simplesmente desprezo.
Fico enojado com o seu aparente distanciamento quando as coisas não correm bem, e a sua posterior satisfação quando ganham qualquer coisa.

Após esta minha primeira apresentação pública da teoria do “rato de esgoto”, peço a todos que, em caso de com ela concordarem, que a espalhem, que a divulguem, que a façam passar de boca em boca, pois tudo o que possa-mos fazer para humilhar cada vez mais essa raça, nunca será suficiente para conseguirmos apagar os anos e anos de roubo descarado, de gozo permanente de que fomos alvo até á implantação da democracia em Portugal.

Por vezes somos levados pelo nosso sentido de responsabilidade cívica a não irmos mais além no ataque cerrado ao clube do regime. Somos brandos e tolerantes.
Esquecemo-nos que foi apenas porque alguém ousou ir contra os poderes instituídos na capital que hoje estamos onde estamos. Se tal não tivesse acontecido, se calhar ainda hoje não passaríamos de uma equipa simpática que já estava a perder 3-0 quando atravessava a ponte, e em que os seus adeptos eram enxovalhados e mal tratados em qualquer lado. Nunca por nunca se esqueçam daquilo que eles já nos fizeram! Nunca se esqueçam que foi por causa dessa raça, por causa desses ratos de esgoto que muitos de nós, dos nossos pais e até dos nossos avós, passaram anos a fio sem ver o nosso clube campeão.

Avizinha-se a visita dessa raça impura. Não sei incentivar á violência, até porque não faz parte da minha forma de estar. Mas quem está a "agitar" os ânimos não sou eu e muito menos o FCP. Já muita tinta foi correndo graças aos donos da verdade desportiva e do fair-play.
Assim sendo, vamos reagir á provocação como eles merecem...recebendo-os como quem recebe um inimigo! Eles são os inimigos e cada um sabe como tratar o inimigo. Eu tenho a minha forma, que não é melhor ou pior que nenhuma outra... é a minha! Não a divulgo porque não quero influenciar ninguém. Mas não venham ao Porto pensar que vão visitar "os parolos do norte", passeando a sua arrogância e sobranceria.

Façamos honra aos nossos antepassados, pois daqui nasceu Portugal, tratando os mouros como eles merecem. É apenas a história...

Perante tudo isto, perante o permanente panorama de tratamento dispar por parte da comunicação social, perante os ataques que diariamente tentam fazer á nossa equipa, aos nossos atletas, ao nosso presidente e ao nosso clube, exorto-vos a que apoiem sem cessar a nossa equipa, “combatendo” no dia a dia os ratos de esgoto que por aí andam.

Até á próxima!

14 comentários:

  1. Norte, obrigado!

    Tudo o acabei de ler, te apoio a 101%, mais uma vez obrigado, está excelente!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Domingo, menos de 4 é derrota. Correr com a lampionagem de volta para o esconderijo por alguns anos.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa-me, mas este tipo de raciocíneos nao se distancia muito daqueles em que os ditos "ratos" sao mestres. E é óbvio que este tipo de mensagem por mais que se tente dar um tom humorístico nao deixa de apelar a diversos tipos de violência do genero. Alias por momentos pareceu-me estar a ler uma transcricao de algum programa da Benfica Tv. Apoio o FC Porto desde sempre e execro as atitudes que da outra banda se têm vindo a multiplicar mas recuso-me a emula-las. Cumps e BIbó Porto Carago

    ResponderEliminar
  4. Que são ratos de esgoto é uma evidência. Que são arrogantes também. Que aparecem de peito feito sempre q ganham 2 jogos seguidos, uma verdade. Que qd as coisas correm mal começam logo a dizer q há coisas + importantes na vida e q nós é q somos os fanáticos, tb me parece óbvio.

    Espero um ambiente no dragão igual ao do jogo da final da época transacta. Com um ambiente daqueles e uma atitude q tem sido imagem de marca desta (nossa) equipa de AVB julgo q estão reunidas as condições para q essa gente se dedique de vez à casa dos segredos e às telenovelas da sic até ao final da época.


    grande abraço e viva o PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Quando falas em ratos que só aparecem de peito feito quando as coisas lhes correm bem, concordo plenamente. Eu próprio presenciei isso com amigos no ano passado.

    Agora quando escreves:

    Ora vem isto a propósito de uma “teoria” que defendo há já alguns anos sobre uma raça que efectivamente é uma praga, mas que ainda não a atacamos com o veneno mais mortal que possa existir, apesar das muitas e bem sucedidas incursões.

    Tenho de concordar com o Anónimo. Isto mais parece o tal programa da Benfica TV em que o gajo falava em vir bater nos portistas. E por muito pouco que respeite as escolhas dos meus amigos em termos desportivos, não deixam de ser meus amigos e nunca os considerarei uma "raça" diferente ou, como a consideras neste caso, inferior.

    ResponderEliminar
  6. Norte vamos receber os ratos como eles merecem.

    Embora já se saiba e como tão bem exemplificas eles este ano não ligam muito ao futebol.

    Dia 7 espero que o meu clube e os nossos adeptos mostrem daquilo que somos feitos.

    Norte um Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Agora compreendo a indignação da direcção do CDR perante a comissão de arbitragem.

    Então eles dizem que não querem sócios nem adeptos nos jogos fora e o Vitor Pereira nomeia o Pedro Proença?

    É mesmo provocar isto!

    Acho que vão ter que tomar novas medidas porque estão mesmo a ser perseguidos.

    ResponderEliminar
  8. Ainda tenho os cabelos eriçados pela revolta ao que acabo de ler neste Post.
    Como ousa o escriba cibernético, tratar os ratos de esgoto de maneira tão desonesta?
    Não ocorreu ao autor de tamanha vilania, que os pobres roedores são apenas o seu subterfúgio retórico para escamotear a verdade de todos conhecida, que apenas se tratam de “humanos” cegos pelo seu sectarismo vermelho e permanentemente entorpecidos pelas balelas dos escribas dos pasquins da mesma cor?
    Ai…aiai…aiai! Vamos lá ter mais um pouco de maneiras, senão sou capaz de nem sei o que.

    ResponderEliminar
  9. se preciso fosse dizê-lo, repito-o com todas as letras: assino por baixo todos os considerandos que o Norte aqui deixou explicito.

    com essas figurinhas de presépio, não há volta a dar, senão, lutar com as mesma armas, ou seja, olho por olho, dente por dente... sem recuar nunca!!!

    nos tempos que correm, não querer admitir isto, é viver numa outra galáxia, que não a real... ou será caso para perguntar onde têm andado nos últimos anos, os que não comungam, no sentimento, do aqui descrito?

    afinal, o que tem o cú a ver com as calças, melhor dizendo, o que tem a ver as amizades de cada um, com o tema aqui em questão?

    amigos benfas, todos o têm, eu próprio os tenho, mas não é por isso que os deixo de considerar gentinha inferior... desportivamente falando, é óbvio... ou este espaço de tertúlia do fcPORTO virou agora outra coisa que não o tema desde sempre central desde o 1º dia? que eu saiba, não!!!

    não depreendo daqui nenhum incitamente a nada... depreendo apenas um sentimento que, volto a repeti-lo, desportivamente, está na mente de qualquer Portista que se preze e o demontre orgulhosamente.

    onde está o mal em dizê-lo, sem falsos rodeios, emprestando até algum belicismo à palavra, que o clube de ciclistas com nome de freguesia, é um odioso inimigo? adversários são todos os outros... este, é tão só, o inimigo público do poBo Portista, que tem que combatido de toda a maneira e feitio.

    ou esperam o quê afinal, que os vamos receber com abraços e beijinhos, como mandam as boas regras da etiqueta?

    serão recebidos da forma que bem merecem... não com desprezo, mas com repulsa e nojo.

    se não sabem o que isso é, percam um pouco do vosso tempo, e leiam os jornais desportivos, ouçam e vejam os programas desportivos, atentem na perseguição que diariamente nos movem, sem tréguas e sem prazos... cego não é aquele que não vê, mas sim aquele que não quer ver!!!

    esta, já parece aquela filha-da-putice do Público da penúltima jornada... as manchetes, os maus da fita, os odiosos, são os azuis e as suas ameaças, bolas de golfe e afins... do outro lado, é tudo uma cambada de cornos mansos, totós e virgens... é caso para dizer, fiem-se na virgem e não corram, não!!!

    falo por mim particularmente... se essa gentinha, agora e sempre, pensam que me apanham «manso», desenganem-se... olho por olho, dente por dente!!!

    domingo, cá os esperamos... o dia está a chegar!!!

    ResponderEliminar
  10. É com admiração que leio alguns comentários. Sou um democrata, e como tal, respeito todas as opiniões, podendo naturalmente discordar delas.

    Que me lembre, foi Jesus Cristo que levou um estalo e deu a outra face. Quer-me fazer parecer que algumas pessoas estão esquecidas da ordem cronológica de alguns factos, a recordar:

    - Filipe Santos, nosso jogador de hóquei, fica gravemente ferido, após uma EMBOSCADA ao autocarro dos jogadores do nosso clube, AINDA DENTRO DO RECINTO DO ESTÁDIO DA LUZ;
    - é incendiado um autocarro dos super dragões em lisboa, enquanto assistiam a um jogo de hóquei em patins;
    - tentativa de agressão ao nosso presidente á saída do hotel Altis;
    - nesse mesmo dia, ocorrências no famoso túnel da Luz;
    - apedrejamento do autocarro do FCP, bem como do carro de Pinto da Costa a caminho do Estoril;
    - isto para além da tentativa diária de diminuir o mérito das nossas vitórias, dos ataques constantes á vida desportiva e privada do nosso presidente, das badalhoquices recorrentes da comunicação social controlada pelo slb, etc, etc, etc;

    Bom, muitos podem dizer que não devemos ligar a isso e sermos "superiores"...eu respeito tudo!
    Oh meus amigos, essa tanga de que somos diferentes, superiores e com outro nível, é a tanga do sporting que está onde está. Se em finais de 70, Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto tivessem essa mentalidade, hoje via-mos todos o FCP a ser campeão na play station!!!

    Comparar este artigo aos comunicados da benficatv, onde a nossa imagem é denegrida, onde o nosso presidente é achincalhado, onde as nossas vitórias são gozadas, onde se indica o caminho das armas como o caminho a seguir, deixa-me desde logo a ideia que vocês querem combater os canhões com fisgas.

    Amigos lampiões, também eu tenho...não deixam de ser ratos de esgoto por causa disso!

    Não estou arrependido de uma frase sequer que escrevi!! ODEIO O BENFICA, e se calhar não odeio mais, porque não vivi o que o meu pai, o meu avô e os meus tios viveram...é o que vos falta, para depois não virem atacar discursos tão "radicais".

    Domingo, é uma "guerra" (desportiva, como é óbvio) onde não podemos levar fisgas quando os outros têm estado sempre de canhões. Ou então, levem as fisgas e depois queixem-se!

    Daqui nasceu Portugal e vamos fazer honra a isso mesmo! Cantar, apoiar, lutar pelo FCP até não poder mais!

    AMO-TE PORTO!
    ODEIO-TE slm!

    ResponderEliminar
  11. Ningém defendeu que repudiar violência verbal manifesta qualquer tipo de superioridade em relacao aos nossos adversários, trata-se simplesmente de apelar ao senso comum. E sinceramente já ando farto da ligeireza como o velho testamento é citado para justificar o extravasar de frustacoes que nao tenho dúvidas vao muito para além daquelas que o futebol possa originar. Violência verbal inevitavelmente conduz a outros tipos de violência e nenhum jogo de futebol as justifica. Energúmenos existem de ambos os lados da barricada ambos convencidos que estao numa espécie de cruzada.É triste que estes "cruzados" sejam cada vez mais numerosos. Repudiar manifestas diferencas de tratamento e o inexistente profissionalismo dos media é em Portugal e para qualquer portista um dever cívico. A demonizacao do Porto pelos pasquins lisboetas é uma clara manifestacao de fanatismo doentio que me custa imenso ver reproduzido por quem tao apaixonadamente grita Bibó Porto Carago

    ResponderEliminar
  12. Tinha a esperanca que nenhum portista se orgulharia caso existisse uma Porto Tv nos moldes da Benfica Tv, no entanto parece-me que há quem nao se importasse de usar um "canhao televisivo" desse calibre para combater os dislates que emanam da capital.
    Se sim prefiro continuar a usar as minhas "fisgas" e manter a minha dignidade. Cumprimentos portistas

    ResponderEliminar
  13. Jorge da Silva05 novembro, 2010

    Boas ...
    Não posso estar mais de acordo com o que disse aqui o nosso "Norte"!
    Não me vou alongar aquém daquilo q
    já foi dito acerca desses ratos de
    esgoto,badalhocos e imundos !!!
    Parabens "Blue" pela coragem que
    teve no seu comentário!Concordo de
    todo com o seu conteudo!!!
    Ora bem,Domingo lá estamos no sitio
    do costume para receber esses ratos
    como deve ser ... Mal e Porcamente!

    18Abraço93

    ResponderEliminar
  14. Se fico contente quando o benfas perde, seja no campeonato ou em qualquer outro lugar? Claro que sim. Não sei se sou como os touros, se a cor me faz qualquer coisa, mas é a verdade.

    Mas mais importante que isso, e como o disse o Anónimo, existem pessoas dos dois lados convencidos que são cruzados a lutar contra as forças do mal. E quem tem mais razão que o outro? Neste site, e na minha opinião como portista, é claro que todos acham que nós somos sempre os prejudicados, os roubados, gozados, etc. Se perguntarem a um benfiquista é óbvio para ele que eles é que são roubados, etc. Pelo caminho fechamos os olhos aos argumentos que não nos interessam e que vão contra o nosso clube.

    ResponderEliminar