29 novembro, 2010

Verdades inquestionáveis

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Esta semana foi divulgado o ranking elaborado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol) com a classificação das melhores equipas europeias da primeira década do século 21. A IFFHS é uma instituição estatística reconhecida pela FIFA, que tem como principal finalidade estabelecer uma documentação cronológica, estatística e científica do futebol a nível mundial, através de critérios objectivos e mensuráveis.

Segundo esta instituição o FC Porto é a 14ª melhor equipa europeia da década, batendo claramente Sporting (26ª) e benfica (43º). Como é óbvio esta classificação incorpora nos seus critérios a dificuldade de cada campeonato, bem como a performance desportiva, e talvez por isso, clubes como a Roma, Lyon, Valência ou Juventus estejam à frente do FC Porto. A liderar o ranking está o Barcelona seguido de perto pelo Manchester Utd.

No fundo este é mais um reconhecimento do fantástico trabalho feito pelo melhor clube português dos últimos 30 anos. Competência, esforço e mentalidade vencedora são alguns dos muitos ingredientes que levaram o FC Porto ao patamar que neste momento ocupa. Fora de Portugal, em que a mesquinhez, a maledicência e a intriga proliferam acerca do mérito azul e branco, no estrangeiro e pelas mais variadas formas (última das quais pela “isenta” IFFHS) o mérito e sucesso do FC Porto são elevados e elogiados de forma bem evidente. É claramente uma verdade inquestionável que o FC Porto figura entre os 15 melhores clubes europeus da última década, verdade comprovada pela excelente consistência de resultados na Liga dos Campeões.

Verdade inquestionável é também a embaraçosa participação na Liga dos Campeões do clube que, finda a época passada, iria iniciar um terrível ciclo vitorioso temido por todos os seus adversários. Ora bem, os “discípulos de Jesus” perderam com o colosso israelita Hapoel, depois de terem sido derrotados por Schalke 04 e Lyon, duas equipas que “vegetam” a meio da tabela de ambos os campeonatos. Por muito que se desculpem com arbitragens, apitos dourados ou escutas, a grande verdade é que a incompetência é a grande causadora das humilhações que os “discípulos” estão a sofrer neste ano e nos últimos 15 ou 20. O verdadeiro “acidente de percurso” é ganharem algum título, isto sim é a raridade. No início desta época tanto que ouvi falar em novos ciclos vitoriosos, no fim da hegemonia portista e em brilhantes participações europeias, para depois tudo se esfumar, numa primeira fase, com um conjunto de desculpas e comunicados ridículos como justificação dos insucessos em campo, e agora, num silencio sepulcral que indicia claramente outra verdade inquestionável: à falta de desculpas esfarrapadas, vergam-se à superioridade do FC Porto!

Este fim-de-semana pode dizer-se que saímos de Alvalade com mais uma prova difícil superada. Ambiente hostil, arbitragem caseira e muitas incidências negativas acabam por fazer deste empate um bom resultado, mantendo uma confortável distancia para o 2º lugar, que agora é de 8 pontos. Os jogos da Liga até final do ano têm de, necessariamente, ser encarados como fundamentais, sem lugar a descompressões ou excessos de confiança. É urgente que já no próximo jogo do campeonato o FC Porto volte a níveis exibicionais bons e esmague o seu adversário. Numa época longa, qualquer equipa tem, obrigatoriamente, altos e baixos, excessos de confiança, baixas de forma ou nervos inusitados. No entanto, parece-me que 225 minutos de descompressão, excesso de confiança ou o que o queiram chamar já bastaram. Em Viena para a Liga Europa e depois no Dragão frente ao Setúbal quero ver um FC Porto goleador, autoritário e esmagador!

PS: Obviamente que os 225 minutos de descompressão incluem os 2 jogos com Portimonense e Moreirense, mais a 1ª parte de Alvalade. Digamos que posso considerar estes 225 minutos como um pequeno intervalo na fantástica e esmagadora época azul e branca. Já não acharei muita piada se mais minutos de descompressão se seguirem nos próximos jogos…

4 comentários:

  1. Quanto ao ranking da década, factos são factos e esses ninguém os consegue mudar. O PORTO é o maior.

    Qt ao campeonato há q ganhar os px 2 jogos, ao setubal em casa e em paços de ferreira para q o Natal seja mesmo todo ele cheio de estrelas azuis e brancas...

    ResponderEliminar
  2. 5 <> 5!
    Catalunha <> Norte de Portugal
    Barcelona <> Porto
    Barça <> FCP
    O Melhor do Mundo <> O Melhor do País

    0 <> 0
    R. Madrid <> Benfas
    Clube do “regime” <> Clube do “regime”
    Galácticos <> Encornados
    Copos de leite <> Pasteis de merda

    Viva a Catalunha! Viva o Norte de Portugal!
    Viva o Barça! Bibó Porto!

    Parabéns a “nostros hermanos” da Catalunha!

    ResponderEliminar
  3. Verdades e Factos indesmentiveis, algo que não se pode apagar.

    Mas a malta em Portugal não gosta de ouvir verdades gosta de ouvir histórias de embalar e venda de kits da uva mijona aos pinguins da Gronelândia.

    Um grande abraço para o Açores.

    ResponderEliminar
  4. Contra factos, não há argumentos...

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar