06 janeiro, 2011

Não havia necessidade...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Ultrapassadas as festividades, estão de volta as emoções do futebol, estão de volta as emoções que nós bem gostamos e que nos fazem palpitar o coração.
Com elas vieram também a nossa primeira derrota do ano desportivo.
Muitos jogos depois, voltámos a conhecer o sabor amargo da derrota.
Como é habitual nestas ocasiões, muitas questões se levantam, pois quem não gosta nem está habituado a perder como nós, não se conforma facilmente.
Mas ora vamos lá desmistificar um pouco a questão e por os pontos nos is.

TERIA QUE MAIS TARDE OU MAIS CEDO ACONTECER??
Claro que tinha. Não há equipas invencíveis! Há equipas fortes, equipas compactas, equipas demolidoras, mas nunca invencíveis.

A ACONTECER, FOI NUMA BOA ALTURA??
Nunca é boa altura para perder. Mas após uma série de jogos nem sempre bem jogados, após um interregno competitivo, perder um jogo no regresso à competição pode ser um factor importante para despertar eventuais adormecimentos que pareciam estar a apoderar-se.

FOI MELHOR ACONTECER NA TAÇA DA LIGA DO QUE NOUTRA COMPETIÇÃO??
Claro que sim. Perder na taça da liga ou perder no campeonato é bem diferente e com repercussões absolutamente distintas. Ainda assim, quando as camisolas do nosso clube entram em campo, seja qual for a competição, apenas a vitória interessa. Se preferirmos, desistimos da taça da liga, e pelo andar repetido da nossa carruagem nesta competição, se calhar mais vale ponderar esta opção na próxima época.

HOUVE DESCOMPRESSÃO DA EQUIPA OU DO TREINADOR??
Na minha opinião, não! O treinador tomou as opções naturais, não tendo feito tantas poupanças quanto isso, senão vejamos: Kieszek (ok, poupança); Fucile (tem intercalado com Sapunaru); Rolando (titular); Sereno (outra poupança); Emídio (opção natural com a lesão de Álvaro); Guarin (titular desde a lesão de Fernando); Moutinho (titular); Rúben (tem intercalado com os outros 2 de meio-campo); Hulk (titular); Walter (opção natural com a lesão de Falcão); James (opção natural com as lesões de Varela e Rodriguez, além de ser titular há 3\4 jogos). Foram estas as poupanças! Quanto aos jogadores, foram bons profissionais, foram empenhados e dedicados. Simplesmente, alguns deles demonstraram que ainda não são maduros (Emídio Rafael, por exemplo) o suficiente para envergarem a nossa camisola, enquanto que outros manifestaram clara falta de qualidade (Sereno e Kieszek, por exemplo).

MAS AFINAL FIZEMOS UM JOGO ASSIM TÃO MAU, AO PONTO DE PERDERMOS PELA PRIMEIRA VEZ??
Não. Manifestamente não fizemos um grande jogo, mas também não foi assim tão mau ao ponto de merecermos a derrota. O que fez o nosso adversário para justificar a vitória? Agora, à imagem do que já havia acontecido antes, deixamos “rolar o marfim” após o 1-0 e como não podia deixar de ser, mais tarde ou mais cedo a coisa tinha que correr mal. Ainda assim, estou convencido de que já tínhamos feito jogos bem piores que este e com outro resultado.

MAS ENTÃO, O QUE CORREU PIOR DO QUE DAS OUTRAS VEZES??
Na verdade, e pese embora as derrotas como as vitórias não serem individuais, mas sempre colectivas, esta derrota tem claramente uma marca: Kieszek.
O jogo decorria morno e com um só sentido.
O futebol praticado não era o melhor que já se viu pelas nossas bandas, mas adivinhava-se um resto de jogo tranquilo, pois a bola raramente chegava à nossa baliza, e com maior ou menor fluidez, iam ocorrendo alguns lances de perigo junto à baliza do adversário.

De repente, num lance absolutamente inofensivo, sem nada que o fizesse prever, o guarda-redes polaco dá um verdadeiro frango e inverte completamente toda a tendência do jogo.
Qual o guarda-redes que nunca deu? Nenhum! Mas fazê-lo sem ter qualquer crédito, isto é, sem um passado de outros bons jogos, falhar redondamente à primeira oportunidade, não é bom sinal.
E eu diria que já se adivinhava qualquer coisa menos positiva em relação à sua actuação, tal era o número de vezes que o vimos a correr fora da área, aparentando alguma intranquilidade.

O que é facto, é que com o empate o adversário ganhou confiança e aproveitou-se de alguma intranquilidade no nosso sector recuado (o que sofreu mais alterações ao figurino habitual) para chegar ao segundo golo, após um livre que nasce de uma falta disparatada de Sereno.
Daquilo que não tenho dúvida, é que se o nosso guarda-redes não dá aquele frango do tamanho da torre dos Clérigos, o jogo ter-se-ia arrastado até ao final, provavelmente até com um segundo golo nosso, e todos falariam de mais uma exibição q.b. da nossa equipa.

Não quero fazer o “assassinato desportivo” de Kieszek, mas foi mau demais.
Aquando da sua contratação, manifestei desde logo estranheza pela mesma.
Um atleta sem quaisquer provas dadas e suplente na sua equipa.
Para a posição em causa, até considero que estamos a precisar de fazer uma boa contratação, pois acho que Beto não passa de um excelente suplente, enquanto que Helton, apesar da boa época que está a realizar, já não cumpre os requisitos para ser nosso titular indiscutível. Apesar disto, certamente nunca ninguém acreditou que fosse Kieszek “o tal” que assumiria as nossas redes.

Perante isto, questiono hoje o que questionei quando chegou: porque foi contratado?
E estou à vontade para o fazer porque no dia 02-07-2010 escrevi neste espaço o seguinte:
    “Lamentavelmente, o dia fica já marcado por mais um "desvario" da nossa SAD com a contratação do guarda-redes polaco Kieszek.
    Contratar um terceiro guarda-redes era uma das nossas prioridades? De certeza que não...
    Peço desculpa, mas há coisas que não se percebem e esta é uma delas...ou será que se percebe, tendo em conta o clube de origem???
    Quem é que beneficia com esta contratação?
    Não está em causa a pessoa nem o jogador, mas alguém acredita que este polaco vem acrescentar mais qualidade ao posto específico de guarda-redes?
    Os números da transferência ainda não foram divulgados, mas nem que seja a custo zero, vamos ter que lhe pagar os salários...não seria melhor aproveitar esse dinheiro para colmatar outras carências do nosso plantel?”
À data de hoje, nada mais tenho a acrescentar e nem tão pouco, uma vírgula a retirar. Cada um que pense nas respostas às questões colocadas.

Antes de terminar, deixem-me apenas dizer o seguinte: tenho lido de domingo para cá, grandes críticas ao nosso plantel. Rio-me!
É um facto que no futebol se passa de bestial a besta e vice versa, com uma velocidade tremenda.
Ainda assim, desculpem a minha opinião, mas o nosso plantel tem basicamente uma carência e “meia”.
Tem uma carência inequívoca que é um ponta de lança. Um jogador menos pesado que Walter, pois no nosso estilo de jogo é fundamental que se saiba sair da área, fazer tabelas a meio-campo, jogar de costas para a baliza.
A “meia” carência, seria ter um fantasista para o meio-campo. Um jogador rompedor, de drible, de rasgo individual, um desequilibrador no um para um, ou seja, um jogador de características distintas daqueles que temos. Já sei que me vão dizer que no estilo de jogo de AVB um puro “número dez” não tem lugar, mas por isso é que eu digo uma “meia” carência, pois dessa forma poderíamos variar mais frequentemente o estilo de jogo.
Quanto ao resto, não me lixem: nas alas temos os titulares Hulk e Varela, mais James, Ukra, Rodriguez e Mariano. Para o miolo, além de Fernando, Moutinho e Belluschi, temos Rúben Micael (titular em TODAS as outras equipas da 1.ª Liga), Guarin que confere robustez ao meio-campo e solução a Fernando, temos Souza que já mostrou valor e Castro um jovem prometedor. Na defesa, 3 bons centrais: Rolando e Otamendi, das selecções dos seus países e Maicon que já mostrou qualidade. Nas laterais, 3 internacionais: na direita Sapunaru da Roménia, na esquerda Álvaro do Uruguai, e para qualquer um dos lados Fucile do Uruguai.

Temos portanto matéria-prima capaz de superar os objectivos, se bem que a fasquia deve estar num lugar adequado e não no Olimpo nem no mais alto dos nossos sonhos. O sucesso ou insucesso da época, dependerá das exigências que fizermos, e quer-me parecer que depois de uma época onde fomos demasiado brandos e tolerantes, este ano estamos a pedir o Céu e a Terra.

Temos um treinador capaz, ambicioso e muito competente, que saberá dar a devida dimensão desta derrota dentro do balneário.
Temos público ao lado da equipa, pois vimos mais uma plateia bem composta, com alguns assobios naturais nestas ocasiões, mas que se despediu da equipa com palavras de incentivo, reveladoras de confiança no futuro.

Perante isto, não procuremos fantasmas.
Apoie-mos isso sim já no próximo sábado frente ao Marítimo, pois o regresso às vitórias é fundamental.

VAMOS PORTO... RUMO AO TÍTULO!!!!!!!!

5 comentários:

  1. uma linha de pensamento, sempre muito bem NORTEada ;)

    duas notinhas apenas em jeito de comentário:

    1- se é verdade que não há momentos melhores ou piores para se perder, já pelo que se andava a pressentir desde o jogo com o adversário dos 5 a 0, a termos que perder, este foi o momento certo... numa competição ainda sem qq nome, já manchada qb de demasiada polémica, e para mim, muito mais importante que a derrora, a consequência de tal... espero que finalmente acordem da letargia que se via há muito e a olhos vistos... o filme JF estava de volta e admito, nem um pouco me estava a agradar e ninguém pode dizer que até já poderia ter acontecido há bem mais tempo, e por mais que uma vez... a ver vamos qual a reacção já no próximo jogo. Como sempre, acredito na «revolta»!!!

    2- penso sinceramente que Kieszek não é tão mau quanto pareça, como tb acho que não é nada por aí além, digamos que é um GR porreirito e acabou imolodado em lume nada branco... mas penso sinceramente que a grande lacunca deste plantel não é ali, nem mais à frente, nem tão pouco ao centro, mas sim, na linha da frente: gostando-se ou não, e digo-o sem receios, ainda não me convenceu nem um pouco, Walter não é substituto à altura, a anos luz, para Falcao; pode vir a ser, não vou discutir, mas hoje, não é, e faz-me espécie como é que passado ainda todo este tempo, continua com aquele aspecto de intragável comedor de croissants de manhã, à tarde e à noite, pesado, pesadão... um avançado, essencialmente, mais leve, mais solto, mas já com alguma experiência, era capaz de dar um jeitaço do caraços para os tempos que se avizinham, pq se o Falcao se atrasa, duvido que sejam com «este» Walter que lá vamos.

    comungo, assino e ainda reforço:
    VAMOS PORTO... RUMO AO TÍTULO!!!!!!!!

    aBRAÇO e até sábado.

    ResponderEliminar
  2. Pois, lá vou eu meter-me com o Norte.

    O F.C.Porto tinha Helton, titular e para mim, bom guarda-redes. Tinha Beto, nº 2, internacional português e que legitimamente quer ser número 1 e tinha Nuno como terceiro guarda-redes. Nuno saiu e era preciso outro. Ou contratar alguém, sem encargos, que não tivesse um ordenado muito elevado, que à partida soubesse para o que vinha ou ter como terceiro o jovem Maia, dos juniores, que também seria uma possibilidade, mas que teria outros riscos. Por exemplo, uma barraca igual podia ser muito mais traumatizante para um jovem. Optou-se por Kieszek, tem 26 anos, muito tempo pela frente e se der, deu, se não der, não vem grande mal ao mundo. Tudo claro, tudo normal, mas o Norte, tem de vir logo com teorias da conspiração, deixando no ar esta e aquela insinuação. É pena, eu sobre o F.C.Porto ou digo tudo ou calo-me, deixar no ar insinuações disto e daquilo, não é bonito. Depois admiramo-nos que os adversários do F.C.Porto digam isto e aquilo a nosso respeito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo na generalidade com tudo o q escreveste mas qt ao Polaco julgo q nem merecia aquele azar. Considero-o até bom guarda redes.

    Enfim, há um outro jogador q merecia bem mais o reparo: Ruben.

    Uma verdadeira sombra do q era o ruben do Nacional. Acomodado?

    Temos q ganhar, mesmo contra xistra e afins...

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Norte concordo com tudo na generalidade, mesmo quando dizes que muitos dos comentários à derrota, se num eventual 1-0 e sem o frango do Polaco para desiquilibrar o jogo eram logo diferentes.

    Também não deixa de ser verdade que muitos já expressaram a sua insatisfação quanto a algumas exibições menos conseguidas, com um resultado negativo é normal haver sempre criticas.

    Um reparo só ao sonho, atenção e concordo contigo quando dizes que depois de uma época anterior onde se falhou o objectivo principal e foi logo um desastre de época, neste ano não se pode exigir mundos e fundos quando ainda nem sequer asseguramos a tranquilidade necessária para esta época.

    Mas como não sou de cobrar, embora não me conheças, já sabes que sonho com muito mas contento-me com a conquista do objectivo principal que é o Campeonato Nacional o que vier a mais é bonus.

    Norte mais uma vez um grande abraço e como é claro ainda faltam os dois finos. :)

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo Vila Pouca, é um gosto que se "meta" comigo, até porque estes espaços de tertúlia servem para debater-mos e expressar-mos opiniões que podem ser distintas, mas que na minha opinião, não devem ser cegamente seguidistas das ideias de quem lidera, sob pena de atrofiarmos a consciência crítica.

    Perante isto, os únicos valores que conheço, são os da defesa intransigente daqueles que considero serem os interesses do FC Porto, mesmo que na minha opinião choquem com a opinião de quem lidera.

    Assim sendo, manifesto-me livremente sobre todos os temas da ordem do dia "azul e branca", até porque foi nesse pressuposto que tive a honra de aceitar colaborar com este blog.

    Aliás, se há pessoa na qual tenho confiança cega, é no nosso presidente, e isso facilmente se comprova por todos os artigos que tenho escrito.
    Já em certas pessoas que o rodeiam, não confio nem quando eles estão a dormir, e esse é um direito que me assiste, desde que não faça afirmações danosas a seu respeito, sem ter como as comprovar.

    Sobre aquilo que considera serem insinuações, o que quer que lhe diga???
    Que cheira a jeito? Cada um que diga ao que lhe cheira!
    Que cheira a negociata? Cada um que diga ao que lhe cheira!
    Que por muitas explicações técnicas que apresente, continuo sem perceber minimamente o porquê de se pagar um salário a um suplente do Braga para ele vir para 3.º guarda-redes? Pois continuo...
    Que aquilo que o Sr. considera normal e claro, para mim é tudo menos isso?? Pois é...
    Que estou "escaldado" com contratações a clubes "amigos" ou então simplesmente para "picar" clubes "inimigos", e que normalmente isso dá barracada?? Pois estou...

    Agora, peço-lhe imensa desculpa, mas não me coloque ao nível daqueles que atacam o nosso clube pela via da blasfémia e da difamação barata. Isso não aceito a si nem a ninguém!

    Como nota final, sublinharia apenas o facto de, pelo que deduzo do seu comentário, apenas ter lido o meu artigo quando falei de Kieszek.
    Olhe que o artigo tinha muito mais para ler, tinha muitas outras ideias, provavelmente algumas delas bem mais relevantes para o futuro imediato do meu grande amor, sobre o qual não levo lições de respeito, empenhamento e dedicação de ninguém!

    Um abraço a todos, e em especial ao dragão vila pouca, que ao que julgo saber, é tal como eu um grande apaixonado do nosso clube.

    ResponderEliminar