08 dezembro, 2011

CHAMPIONS - Causas e Efeitos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A terça e quarta feira desta semana,foram dias bem difíceis para todos os portistas que amam o seu clube.
Na terça-feira, o nervosismo de se aproximar um grande e decisivo jogo, aquele friozinho na barriga que parece não fugir, e que apenas se vai desvanecendo com o decorrer dos 90 minutos. Depois, a frustração de quem merecia ganhar, de quem sabe que é melhor, mas que acaba arredado da mais importante competição de clubes do Mundo.
Na quarta-feira, ter que suportar aquele sorriso mais ou menos disfarçado daquele lampião do trabalho ou do café, que vive na estupidez de nunca ter visto o seu clube ganhar nada digno de registo com televisão a cores, mas que gosta sempre de mandar a sua piada “seca”.
E tudo isto escusadamente....

Quem assistiu ao jogo que o FC Porto fez contra o Zenit, automaticamente colocou a questão: Onde andou este Porto? Um Porto determinado, com garra, ambição, vontade de ganhar e espírito colectivo?
Enfim, não andou por estas bandas nos momentos devidos, pois temos que ser pragmáticos e perceber que,mesmo sendo um mau resultado empatar em casa com os russos, se a atitude “à Porto” como a que vimos na terça-feira, tivesse estado presente nos 6 jogos desta fase de grupos, certamente teríamos chegado ao último jogo com o apuramento garantido.
E esta é sem dúvida a grande ilação que deve ser retirada: as competições ganham-se em todos os jogos e não apenas nos últimos. Quem quer fazer boa figura em qualquer competição, deve alcançar os pontos necessários ao longo da mesma, e não esperar pela recta final, pois 3 pontos alcançados na primeira jornada, valem tanto como os conquistados na última.
Não podemos também fugir ao facto de sermos neste momento uma equipa mais madura do que há 2 meses atrás,e isso também se reflecte no treinador.
Esta equipa não teria perdido o jogo do Chipre depois de empatar aos 89 minutos... foi de uma infantilidade tremenda.
Esta equipa não ficaria a jogar com 10 homens no último minuto da primeira parte na Rússia, quando o jogo até estava equilibrado.
Esta equipa não teria deixado “correr tanto o marfim” como fez em casa com o Apoel.
Também o treinador mostrou estar mais maduro, pois hoje teria inscrito Walter.
O mesmo treinador que finalmente colocou James a 10, quando manifestamente é lá que ele mais rende.
O mesmo treinador que deixou de ser brando e passou a ser exigente para com todos os atletas.

Tudo isto levou-nos a voltar para a Liga Europa, onde temos legítimas aspirações, apesar de alguns“tubarões” por lá andarem.
A vida continua, e temos muito pela frente... temos 6 meses de época que ainda nos podem levar à glória, pois convém não esquecer que o verdadeiro objectivo é sempre o Campeonato.
Ainda assim, não podemos ficar indiferentes aos efeitos nefastos que esta eliminação acarreta, nomeadamente do ponto de vista financeiro, pois desportivamente só tem que nos reforçar enquanto grupo, renovando ambições e fazendo “acordar” algumas “donzelas” que iniciaram a época a dormir.
Mas a verdade à qual não podemos fugir, é que financeiramente, este desempenho é ruinoso.
Acredito que Pinto da Costa e seus pares, especialmente Angelino Ferreira, não tenham passado muito bem a noite, pois devem estar a fazer contas à vida, e a reinventar formas de fazer face aos compromissos diários e mensais que o FC Porto tem pela frente.
A solução mais fácil será vender algum dos jogadores com mais mercado, se bem que tal acarreta igualmente consequências sobre a parte desportiva. A alternativa poderá passa por vender jogadores com menos mercado, certamente com valores mais baixos, mas ao invés de se vender um, vender três ou quatro. Dentro desse lote, incluo Varela, Fucile, Cristian Rodriguez, Sapunaru ou Souza ou até mesmo Prediger. Ou seja, jogadores cujas ofertas possam sempre ser simpáticas, não mexendo na estrutura base da equipa.
A ver vamos...

Quem mostrou o que mostramos, não pode nem deve ter medo de nada nem de ninguém.
Não pode nem deve temer qualquer adversário ou desafio.
E isso passa já por sábado em Aveiro.
Só a vitória interessa, só esse resultado poderá dar sequência ao que de mais positivo temos feito ultimamente.
Outro resultado que não este, pode fazer ruir o castelo.
Manter a atitude e concentração é mais de meio caminho percorrido.
Cabe aos atletas e aos técnicos saber manter essa atitude.

Uma última palavra para o público.
Num estádio cheio, certamente estavam lá os famosos “pipoqueiros”, aqueles para quem um jogo ao domingo às 20h é muito complicado porque está frio e no dia seguinte é dia de trabalho, mas quando se trata de uma partida deste género, não há problemas em sair a correr do emprego e enfrentar um trânsito tremendo, sem jantar devidamente e sem se lembrar que no dia seguinte se volta ao batente.
Mas a verdade é que o Dragão de terça-feira me fez lembrar o nosso mítico palco alguns metros mais acima.
A garra demonstrada por todos os adeptos, a intimidação que sempre tentaram provocar no adversário, a paciência mesmo quando as coisas não estavam a correr bem, não recorrendo ao assobio fácil, foi para mim muito importante e um facto a registar.
E claro, a despedida à equipa ao som de uma estrondosa ovação, demonstra que mesmo não ganhando, aquilo que todos os portistas exigem, e têm direito para tal, é que honrem as nossas cores. O amor ao clube sobrepõem-se a tudo o resto!
Parabéns a todos, isto é ser Porto... equipa e adeptos!

Preciso é agora que os atletas percebam este tremendo voto de confiança que todos quiseram dar no final daqueles penosos 90 minutos.

Um abraço cheio de esperança no futuro.

6 comentários:

  1. Concordo plenamente. Quanto à parte financeira, nestas alturas é que se vê quem tem ou não tem capacidade... gerir em tempos de vacas gordas, qualquer gere...

    Mas isso fica mais para a frente, agora é preciso chegar à pausa do Natal com duas vitórias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. pois, a mim tb m custa ver as galinhas todas empinadas, apesar do futebol miseravel k jogam, a conjugar a cagada d ekipas k tem a liga dos campeoes.
    agr na liga europa, com a entrada d mais ekipas reputadas, o porto tem tudo pa ganhar mais motivaçao, n podendo haver desculpas. tms um titulo pa defender!!!!
    xala, repitams o feito do sevilha, que vence 2x seguidas a taça uefa.
    kanto ao nosso treinador, consta agr k anda em problemas com o cr10.
    oxala isto n prejudique a ekipa. doulhe o beneficio da duvida ate ao final do ano.

    ResponderEliminar
  3. Concordo no computo geral,discordo nalguns pormenores,por exemplo concordo que não foi neste jogo que o nosso clube foi eliminado da LC e passou para a LE,mas a verdade pura é que foi neste jogo que não conseguiu ser o 1º,nem 2º do Grupo,e como diz a "outra" "contra factos não há argumentos",mas há mais,Fizemos uma exibição de carácter,raça,talvez o melhor jogo da época,resultado?Um empate,contra o Apoel fizemos um jogo,miserável,displicente,resultado?Um empate,quer dizer jogar muito bem ou mal o resultado foi igual e mais uma vez "contra factos não há argumentos".Resumindo,o futebol é um jogo e não uma ciência exacta.Fomos vitimas de nós próprios,sim,talvez,quem pode garantir?Penso que entendem o meu raciocínio,agora outro assunto,nas vendas,discordo das saídas do Sousa e do Sapuranu embora pense que as suas saídas não iriam fazer baixar o nível do conjunto,mas acho que são bons suplentes.Sobre o caso Walter,todos parecem esquecidos que à data ainda estava em aberto o Walter regressar ao Brasil por motivos diversos e estava em vias de contratação de outro PL que afinal não se concretizou.Mas é um excelente artigo,com opinião pessoal sem aquela normal queda para a razão absoluta!Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Caros portistas
    O futebol é assim mesmo, ganha-se umas vezes e perde-se outras, felizmente no Porto estamos habituados a ganhar quase sempre. Isto de ficar fora da Champions não é um drama. Agora drama é não retirar os devidos ensinamentos desta eliminação e resumir tudo ao treinador. Embora entenda que o Victor Pereira não seja o treinador indicado para o Porto, não acho justo que seja ele a arcar com todas as responsabilidades. Na minha opinião a SAD do Porto falhou na política de investimentos, pois este ano com 50 milhões de euros gastos em contratações ( o maior até hoje) era possível dispor de um plantel mais equilibrado e com melhores soluções. Chegamos a um jogo decisivo, mais do que uma final, era preciso ganhar nos 90 minutos, não havia prolongamento ou penaltys, e jogamos com duas adaptações: uma a ponta de lança e outra a lateral e não foi por castigos ou lesões. Ora com o investimento efectuado creio que era possível melhor. Outro aspecto que me parece relevante é o excesso de sul americanos no plantel, com visíveis inconvenientes das frequentes deslocações para os compromissos das selecções, longas viagens, mudanças horárias etc. Chegamos a ter 7 titulares em simultâneo na América do Sul : Kleber , Hulk, Guarim,Otamendi, Álvaro Pereira, Fucile e James ,mais de meia equipe.
    Na minha opinião temos que ser muito mais criteriosos nos investimentos e na selecção do plantel e repensar o número de sul americanos, mas atenção, isto não é nenhuma manifestação de xenofobia da minha parte, é apenas uma constatação do efeito negativo das constantes e longas deslocações e sobretudo em momentos importantes, grande parte destes compromissos com as selecções sul americanas aconteceram numa fase crucial da liga dos campeões e sem esquecer a chegada tardia no início da época. Não foi certamente na última terça –feira que fomos eliminados.
    Estou convencido que a nível interno da SAD, esta situação vai ser devidamente avaliada e que vai ser corrigido o que tiver que ser corrigido e que voltaremos em grande à Champions na próxima época.
    Saudações portistas.
    Jorge Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Os bons juntam-se aos bons porque o belo atrai o belo. Então não é que de repente a Liga Europa ficou mais charmosa, mais glamorosa, mais competitiva e sobretudo MUITO mais interessante que a Champions? Chamem-me demagogo, louco ou surrealista mas não me chamem estupido. Vai dar gosto ver uma liga com os vizinhos de Manchester, Valência, Olimpiakos, PSV, At. Madrid, Braga, Sporting, Ajax, Lazio... e por aí fora.

    ResponderEliminar