26 dezembro, 2011

Dois mil e onze

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1/janeiro/2011: Começa o ano e o FC Porto encontra-se destacadíssimo na frente do campeonato, melhor ataque, melhor defesa e um futebol absurdamente superior a todos os outros. Cerca de 5 meses antes bastaria ver qualquer capa de jornal para antever que um novo ciclo no futebol português iria começar: o FC Porto liderado por um inexperiente treinador acabaria por ser naturalmente cilindrado pelo “clube do regime”, que ainda vivia a euforia de um raro título obtido na época anterior.

2/fevereiro/2011: Depois de um janeiro tranquilo com vitórias frente a equipas de menor dimensão, o FC Porto tem o primeiro embate do ano com o “clube do regime” em pleno Dragão, num jogo da Taça Portugal. Surge aí o primeiro murro no estômago da época, uma derrota por 2-0 e vida difícil para a 2ª mão no galinheiro. Seria o primeiro e único murro no estômago, a partir daí nada falhou!

13/fevereiro/2011: Jogo fundamental em Braga, estádio muito difícil e uma equipa de qualidade. Vitória indiscutível por 2-0 com um improvável bis de Otamendi. Um jogo em que se viu claramente a fibra de campeão do conjunto portista!

17/fevereiro/2011: 16-avos-final da Liga Europa (LE) e logo um adversário bem difícil, o Sevilha de Fabiano, Kanouté, Navas e companhia. O teste ideal para um FC Porto excelente em termos internos, mas que em termos europeus ainda não tinha sido verdadeiramente testado. No difícil ambiente de Sevilha, o FC Porto passou com distinção, batendo os sevilhanos por 2-1 e garantindo uma boa vantagem, que depois seria confirmada no Dragão.

10/março/2011: Novo obstáculo difícil na LE, desta vez o CSKA Moscovo equipa que habitualmente participa na champions. Nova demonstração de categoria e consistência do FC Porto. A sucessão de vitórias, o futebol praticado, a capacidade goleadora, aliada à consistência defensiva, tudo isso espantava a Europa do futebol e granjeava elogios vindos de todas as partes do mundo. Só neste pequeno “quintal” chamado Portugal é que muitos ainda teimavam em querer ter os olhos fechado e desesperadamente lançar poeira para o mérito do FC Porto. Como sempre aliás…

3/abril/2011: A vida tem coisas verdadeiramente inacreditáveis, coincidências dirão uns, justiça divina dirão outros. Então não é que por capricho de calendário este magnifico FC Porto teve a possibilidade de arrumar a questão do título no estádio de um clube que há vários anos tenta derrubar o FC Porto através de meios execráveis, arranjando processos judiciais patéticos contra o nosso clube, difundido uma propaganda vermelha incrivelmente nojenta e cultivando um ódio anti-portista doentio que até chegou ao ponto de desejos de morte ao nosso PRESIDENTE em pleno canal de tv da propaganda vermelha. Confesso que há vários anos esperava por isso. Espetar-lhes uma faca nas costas em pleno galinheiro, enfiar-lhes uns bons murros naquela boca e festejar o título em plena casa deles. Ganhámos 2-1, sofrendo um golo de um penaltie incrivelmente falso. Ganhamos com classe, categoria e muito suor no terreno mais hostil possível. Apagamos literalmente a luz. Um dia que jamais esquecerei!

7/abril/2011: Goleada ao Spartak Moscovo por 5-1 e selada passagem às meias-finais. Em todas as casas de apostas o favorito a ganhar a LE é apenas um: FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

20/abril/2011: Se a vitória no campeonato em pleno galinheiro já parecia um autêntico “conto de fadas”, a possibilidade de eliminá-los da taça em sua casa depois da derrota no Dragão por 2-0, já parecia ser bom demais! Precisávamos de espetar 3 batatas no galinheiro. Então não é que ganhamos, marcamos 3 golos e selamos de forma brilhante a passagem à final da Taça!

28/abril/2011: Vitória por 5-1 ao Villarreal nas meias-finais da LE. 4 golos de Falcao e uma máquina demolidora em velocidade cruzeiro.

18/maio/2011: Mais uma Liga Europa para o currículo, desta vez em Dublin. Depois de Viena, Gelsenkirchen e Sevilha, Dublin era palco de uma final inédita entre clubes portugueses, o valoroso Braga e o grande FC Porto! 2 Taças dos Campeões, 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia. Não há muitos clubes europeus que se podem gabar disso!

22/maio/2011: O culminar de uma época fantástica. 0 derrotas no campeonato, vantagem de 21 pontos para o 2º classificado, uma máquina de fazer golos. Um espectáculo memorável. Desde que me lembro nunca vi um FC Porto tão avassalador, humilhando os adversários mais difíceis, limpando tudo o que havia para limpar. Foi épico!!

NOTA FINAL: A todos vocês, votos de um excelente 2012, com as maiores felicidades pessoais, profissionais e desportivas. Que o nosso FC Porto tenha um excelente 2012. Esperam-nos dificuldades é certo, mas somos PORTO, e estou certo que todos vão responder à altura nos momentos decisivos!

1 comentário:

  1. 2011 foi um ano fabuloso...

    Que em 2012 se consiga (pelo menos) os 4 campeonatos das 4 modalidades, pelo 2ºano consecutivo já era um feito extraordinário...

    mas no futebol vai ser bem mais renhido...

    ResponderEliminar