10 dezembro, 2011

Falecimento de Lourenço

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Boa noite, venho por este meio informar a morte no dia de hoje (09.12.2011), pelas 16h30, do meu avô.

Ele chamava-se José Lourenço Ferreira Barbosa, conhecido no mundo da bola por Lourenço. Jogou no FC Porto de 1942 a 1948, fazendo parte da equipa que ganhou ao Arsenal em 1948 (até tenho aqui em casa a medalha que ele ganhou). Foi varias vezes campeão nacional e ultimamente mostrava-se desgostoso por ter sido abandonado pelo seu clube de sempre. Muitas vezes tentei alertar os responsáveis do clube para o facto do meu avô ser o ultimo jogador vivo daquela geração e nenhuma resposta obtive. Agora é tarde de mais.

O corpo estará Sábado e Domingo na capela da Igreja de Paranhos, sendo que na segunda feira haverá uma missa por volta as 10h30 e depois o corpo seguirá para o Tanatório de Sendim Matosinhos, pois o crematório do cemitério do Prado Repouso está em obras.

Pode ser que o vosso blog tenha mais sorte do que eu e consiga fazer chegar a informação à direcção do clube.

Muito obrigado
José Costa

PS: junto envio foto do meu avô juntamente com a restante equipa em 1948.

nota: O blog BPc agradece ao seu neto, Sr. José Costa, o alerta para esta triste noticia, aproveitando ao mesmo tempo para, e em nome de todo o staff do blog BPC, apresentar os mais sentidos pêsames a toda a sua família.

15 comentários:

  1. É com muito pesar que comento esta notícia e associo-me às condolências do Administrador do blogue ao Sr. José Costa e Exma. Família.

    Lourenço (José Lourenço Ferreira Barbosa) nasceu em 26-9-1922, portanto faleceu com 89 anos. Foi um excelente avançado do FC Porto e participou, como o seu neto afirma, na brilhante vitória sobre o Arsenal de Londres. Nesse jogo Lourenço teve um papel determinante. Ficou, também por via desse triunfo, na história do FC Porto. Só isso seria motivo para outra postura do nosso Clube, ante o apelo do seu familiar. Era de elementar justiça. Infelizmente não é o primeiro caso de desdém que conhecemos perante um leal servidor e glória do Clube. Esta atitude desgosta-nos profundamente e contrasta com o orgulho de sermos portistas. Tem o FC Porto a derradeira oportunidade de prestar homenagem ao Sr. José Lourenço Barbosa. Que não esqueça de acompanhá-lo à sua última morada.

    Lourenço, descansa em paz.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o malogrado Lourenço, a sua carreira e a fotografia (publicada num post referente a “FC Porto – Dragões de Azul Forte”), mais logo comentarei aqui de novo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Na pessoa do Blue, sentidos pêsames a toda a família e ao F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. In site do F.C.Porto:
    «Faleceu Lourenço

    Faleceu José Lourenço Ferreira Barbosa, conhecido no desporto e no FC Porto como Lourenço, avançado da principal equipa de futebol do nosso clube na década de 40 do século passado.

    Lourenço, que tinha 89 anos, sagrou-se campeão pelo FC Porto e integrou a famosa equipa que venceu o Arsenal, em 1948, num jogo que se tornou mítico na história do clube.

    O corpo de Lourenço estará sábado e domingo na capela da Igreja de Paranhos, realizando-se as cerimónias fúnebres na segunda-feira.»

    Coincidências...

    ResponderEliminar
  5. É com revolta e tristeza, que vejo a SAD (ou será o clube, ou será o presidente?) a esquecer-se dos pioneiros. O meu pai cujo numero de associado é ABAIXO da centena, tambem é desprezado pela atual direcção, que pomposamente declara sócios honorários, Blatter, Havelanges, quando DEVERIA honrar e glorificar estes sócios.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  6. As minhas mais sentidas condolências à família e amigos do Lourenço.

    ResponderEliminar
  7. Como adepto Portista, quero também manifestar: Meus sentidos pêsames, à família de Lourenço.
    Lourenço, que não é de meu tempo, tornou-se familiar a quem estuda e anda atento à História do F. C. Porto, e, assim sendo, apenas conheci pela sua ligação ao F. C. Porto noutros tempos, foi um nome que na verdade fica associado a esse grande momento do clube, como foi a vitória sobre o Arsenal, nas condições daquele tempo em que ocorreu...
    O que se deseja, agora, é que este caso sirva de exemplo, como entretanto se soube de outros antes, para que o clube retome sua tradição de honrar devidamente os que se lhe devotaram.

    ResponderEliminar
  8. Os meus pesames a toda a família.

    ResponderEliminar
  9. Sentidos pêsames à família enlutada. A hora é de luto para todos, mas não ofende falar de Lourenço porque fazê-lo é honrar a sua memória.

    1) Cabe referir que, sem desprimor para Lourenço, ele como muitos outros colegas contemporâneos no FC Porto, nunca foi campeão nacional. Esteve numa fase em que o clube do Dragão fez a travessia do deserto. O FC Porto ganhou o Campeonato Nacional em 1939/1940 e só voltou a conquistá-lo em 1955/1956. Este erro tem-se repercutido em vários sítios e blogues e, de certeza, vai repetir-se na imprensa escrita. Até no comunicado do FC Porto se caiu no erro… Lamentável A verdade histórica não deve ser ignorada. Nós, portistas, não reivindicamos vitórias inexistentes como… “Taças Latinas”. Lourenço ganhou sim 5 Campeonatos do Porto e esteve nesse jogo épico com o Arsenal de Londres, em 6 de Maio de 1948.

    2) A fotografia mostrada é da época 1945-46 e não da de 1947-48 (ver Parte V – Capítulo 5 de “FC Porto – Dragões de Azul Forte). Basta saber:
    a) Por exemplo, Pocas e Octaviano (presentes na foto) já não jogavam no FC Porto em 1947-48; ambos acabaram a carreira no clube na época anterior.
    b) O equipamento da fotografia, com cordões no colarinho, foi usado pela última vez nessa época de 1945-46 (ver último post de Manto Azul e Branco). Se virmos os equipamentos do jogo com o Arsenal (e outros da época 1947-48) não têm nada a ver com os da fotografia.
    c) Claro que há muitos jogadores na foto que jogaram contra o Arsenal e durante a época de 1947-48. No jogo do Lima (3-2) alinharam: Frederico Barrigana; Alfredo Pais, Francisco, Virgílio, Romão, Joaquim, Lourenço, Araújo (golo: 9’), Correia Dias (golos: 18’ e 20’), Gastão e Catolino.

    3) Graças à comunicação do Sr. José Costa (infelizmente por causa de um triste evento), identificámos um dos 4 jogadores n/identificados na nossa fotografia publicada no post acima referido e gentilmente cedida por Armando Pinto. Ao post já acrescentámos essa informação do saudoso Lourenço.

    ResponderEliminar
  10. Homenagem de eterna saudade a LOURENÇO – Grande futebolista do F. C. Porto dos anos 40…

    http://longara.blogspot.com/2011/12/homenagem-de-eterna-saudade-lourenco.html

    ResponderEliminar
  11. muito obrigado por tudo o que se disse aqui.Sou neto do grande Lourenço e responsável pela divulgação do triste acontecimento.A homenagem feita ao meu avô de certeza que o deixou muito feliz aonde quer que ele esteja.Agradeço em nome de toda a família

    ResponderEliminar
  12. Como eu previa ninguém do FCP compareceu no funeral do meu avô.Nem a titulo pessoal nem a titulo institucional.É de lamentar o esquecimento,a indiferença o desprezo que o clube demonstrou pelo meu avô.Limitando-se ao comunicado no site,que mais não é do que uma informação por mim prestada e divulgada neste blog e a quem a Srª. D. Fernanda passou ao clube.
    Pelo que sei apenas passou uma pequena noticia no Porto Canal no dia de ontem e que no jogo de juniores C foi feito um minuto de silencio em memória do meu avô.
    Mais uma vez obrigado a todos que demonstraram carinho pelo Lourenço e fico triste por ninguém do clube do coração do meu avô ter marcado presença.

    ResponderEliminar
  13. Sr. José Costa:
    Apenas vou repetir o que disse no primeiro comentário a este post (e está tudo dito...)- "Esta atitude desgosta-nos profundamente e contrasta com o orgulho de sermos portistas".

    Mais palavras para quê...

    Sr. José Costa, um abraço amigo.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigado Sr. Fernando, se na direção do FCP estivessem pessoas como o senhor nada disto teria acontecido.

    ResponderEliminar