18 dezembro, 2011

Cristian Rodríguez desbloqueou o jogo

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 2-0 SC Marítimo

Liga 2011/12, 13ª jornada
17 de Dezembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.312 espectadores.


Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Venâncio Tomé e Pedro Garcia
Quarto árbitro: Pedro Ferreira

FC PORTO: Helton (cap.); Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Djalma, Hulk e James
Substituições: James por Kléber (46), Maicon por Rodríguez (57) e Djalma por Iturbe (73)
Não utilizados: Bracali, Mangala, Souza e Alex Sandro
Treinador: Vítor Pereira

MARÍTIMO: Peçanha; Briguel, João Guilherme, Igor Rossi e Luís Olim; João Luiz, Roberge e Benachour; Heldon, Diawara e Sami
Substituições: Heldon por Danilo (63), Sami por Hassan (88) e Benachour por Tchô (90+2)
Não utilizados: Salin, João Diogo, Fidélis e Fábio Felício
Treinador: Pedro Martins

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Rodríguez (80), Otamendi (83).

Cartão amarelo: Fernando (37), Heldon (38), Roberge (40 e 41), Iturbe (86)
Cartão vermelho: Roberge (41).

À semelhança do que sucede na noite de Natal, a família Portista teve de esperar até à última pelos presentes, ou seja, os golos da vitória.

O clube da cidade do Porto entrava para este desafio com a missão de vencer para recuperar a liderança. Vítor Pereira manteve o mesmo "onze" inicial que utilizou contra o Beira-Mar, na jornada anterior, com Maicon do lado direito da defesa e Djalma no ataque.

A primeira parte do encontro foi completamente dominada pelo FC Porto, com Belluschi a ser o primeiro a ameaçar as redes defendidas por Peçanha.

Peçanha e Belluschi travaram outro duelo no relvado do Estádio do Dragão minutos mais tarde. O guardião dos insulares entregou a bola ao médio argentino e este, cara a cara com Peçanha, na hora do remate, permitiu a recuperação de bola do guardião do Marítimo. Os portistas não queriam acreditar.

Depois do sucedido, Hulk contou ainda com duas boas oportunidades para inaugurar o marcador no Dragão, numa altura em que o Marítimo não conseguia criar perigo junto da baliza de Helton.

Os primeiros 45 minutos ficaram também marcados por uma grande penalidade que ficou por marcar a favor dos Dragões, pelo menos assim entenderam todos os jogadores, equipa técnica e adeptos do FC Porto. Mas Duarte Gomes assim não entendeu.

Perto do intervalo, o Marítimo ficou reduzido a dez jogadores depois da expulsão de Roberge, que viu o segundo amarelo, e consequente cartão vermelho.

O segundo tempo, já com Kléber no lugar de James no campo, contou novamente com uma entrada forte dos portistas mas o caminho para o golo teimava em não aparecer. Vítor Pereira, decidido a terminar o ano 2011 em primeiro lugar, apostou em tudo com a saída do defesa Maicon e entrada do avançado Cristian Rodríguez.

Numa altura em que o FC Porto praticamente morava no campo do Marítimo, enquanto este se limitava a defender e a (tentar) surpreender com contra-ataques, o treinador portista apostou na entrada do jovem avançado Iturbe para o lugar de Djalma.

Os golos portistas surgiram nos últimos 10 minutos do desafio, com Cristian Rodríguez a marcar aos 81 e, três minutos mais tarde, Briguel a marcar na própria baliza (ou Otamendi!?), confirmando a vitória do FC Porto para um Natal portista mais alegre.

Terminado o encontro, FC Porto termina 2011 na primeira posição com 33 pontos, em igualdade pontual com o clube de Carnide.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Este é o melhor FC Porto da época?
Temos vindo a crescer de produtividade, a jogar com mais qualidade, de forma consistente. Demos sequência a essa série de jogos. Penso que fizemos um belíssimo jogo, forte, com muitas oportunidades de golo e com grande carácter, e é isso que quero registar. Foi um bom jogo, em que tivemos os adeptos connosco e esta vitória é dedicada inteiramente a eles.

Foi noticiada uma discussão, ou confronto de ideias, com o Cristian Rodríguez durante a semana. Qual foi a importância desse momento?
Aquilo que disse traduz aquilo que foi: um confronto de ideias em que esclareci aquilo que pretendia ao Cristian. Ele está a treinar bem, com qualidade e provou pela forma como entrou que posso contar com ele.

Podem dizer que o FC Porto tem dificuldades em marcar, mas é o melhor ataque e defesa do campeonato...
Isso traduz equilíbrio. Hoje fizemos 33 remates à baliza, tivemos oito ou nove ocasiões claras para marcar e houve uma grande penalidade que ficou por assinalar. Acho que estamos a produzir futebol de qualidade.

Esta paragem de Natal é boa para a equipa?
Neste momento preferia continuar a jogar.

Porque é que o FC Porto sofre tanto para marcar?
Há jogos em que se atira duas vezes à baliza e se faz dois golos. Fizemos 33 remates, devíamos ter tido um penálti… A nosso favor começo a achar que é complicado marcar penáltis. Para além disso, cada vez que o Hulk sofre uma falta ela é transformada contra nós. As equipas de arbitragem parecem ter um juízo de valor: ele pode ser placado em qualquer circunstância e a falta não é marcada, talvez por ser corpulento.

O FC Porto vai começar a defender a conquista da Liga Europa frente ao Manchester City. O que lhe parece?
É um grande adversário, temos dois grandes jogos em perspectiva e esperamos estar num bom momento para poder passar a eliminatória.



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. O resultado justo não era 2 0,mas sim 4 ou 5...pk ekipas k apresentam a mediocridade k o marítimo apresentou merecem um enchovalho como resultado final. o FCP justificou por inteiro a vitória mas apresentou falhas na finalização.somos líderes com o melhor ataque e melhor defesa...

    ResponderEliminar
  2. Vitória brilhante arrancada com muito esforço e vontade. Comovente, linda, linda homenagem do FC Porto à nossa grande e imortal Cesária Évora. Dedico-lhe, dedicamos-lhe esta vitória. Estás nos nossos corações, Cesária. Jamais te esqueceremos. Descansa em paz.

    52 JOGOS!

    Com a brilhante vitória sobre o Marítimo, o FC Porto atingiu os 52 jogos sem perder no Campeonato! Está muito perto o recorde de Bobby Robson, no Clube: 53 jogos seguidos sem derrotas! Só falta um!

    2009-2010: 8 vitórias, 1 empate (total 9 jogos);
    2010-2011: 27 vitórias, 3 empates (total 30 jogos);
    2011-2012: 10 vitórias, 3 empates (total 13 jogos);
    TOTAIS: 45 vitórias, 7 empates; 52 JOGOS SEM PERDER!!!

    bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  3. O F.C.Porto fez ontem, num Dragão com o espírito correcto no apoio à sua equipa, uma exibição de muita qualidade e em que apenas pecou na finalização. Umas vezes por aselhice - ai aquele lance do Belluschi!... -, outras, porque Peçanha fez, seguramente, uma exibição das melhores da sua carreira. Foi um Campeão com a atitude correcta, empenhado, dinâmico, de ritmo forte, contundente e esmagador no domínio. Um Porto que procurou todas as soluções para destruir o autocarro de 3 andares que Pedro Martins trouxe da Madeira.
    O conjunto de Vítor Pereira esteve sempre ao ataque e foi variando, umas vezes tentando pela direita, outras pela esquerda, ora em tabelas pelo meio, com todos os jogadores, com a óbvia excepção de Helton envolvidos nas manobras da equipa. E foi assim durante 90 minutos. Mas convenhamos, é muito complicado jogar frente a uma equipa que só defendia, que só dava chutões para tirar a bola da zona de perigo; é muito difícil construir e encontrar espaços, os caminhos da baliza, quando se encontram 21 jogadores em apenas meio-campo.

    Resumindo e usando uma terminologia própria da época que estamos a atravessar: tanto cacete só deu duas rabanadas. Não merecia sofrer tanto e ter de esperar tanto para festejar, quem, equipa, treinador e público, esteve tão bem nesta fria noite de Dezembro.
    As melhorias são notórias e só por má-fé não serão reconhecidas. Estamos em primeiro, temos mais golos marcados, menos sofridos, já vamos em 52 jogos sem perder para o campeonato.
    Temos todas as razões para encararmos 2012 com optimismo e confiança... apesar de algumas poucas vergonhas que abordarei mais à frente.

    Notas finais:
    Hoje ficou claro porque, a partir do momento que parece não contar com Fucile e Sapunaru - não vou especular sobre as razões... -, Vítor Pereira coloca Maicon a lateral, em detrimento de Otamendi. O argentino é muito mais lento e isso ficou bem à vista no único lance de perigo do Marítimo e que nos podia ter custado caro.

    Gostei da forma determinada e ousada como Iturbe entrou no jogo. Gostei de ver Rodríguez abrir o caminho para a vitória. Gostei de ver o apoio que os Super deram a Belluschi depois daquela perdida incrível. Concordo: Moutinho fez um jogão e Fernando não lhe ficou atrás....

    Duarte Gomes e o seu auxiliar do lado dos bancos, Venâncio Tomé, mais uma vez, prejudicaram claramente o F.C.Porto. Não vou fazer referência a outras arbitragens, em que o Campeão tem muitas razões de queixa, protagonizadas por este moranguito sem açúcar, mas não posso deixar de lembrar que este Venâncio Tomé é um ex-compincha do árbitro vermelho, felizmente já reformado, SLB - senhor Lucílio Baptista - e, foi este auxiliar que deixou passar aquele vergonhoso fora-de-jogo que deu origem ao golo da vitória do clube do regime, no famigerado jogo do túnel. Pergunto: como é possível este cavalheiro deixar passar um fora-de-jogo daqueles e hoje cortar lances em que jogadores portistas estavam em jogo? Como é possível Tomé não ver, a poucos metros dele, um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande Porto, qualidade e parece que estamos de volta aquilo que éramos a época passada!

    PS - Parece que o Barcelona goleou o Santos por 4-0 no Mundial de Clubes, isto quer dizer que numa final esta época, a única equipa que fez frente ao Barcelona foi o FCPorto na Supertaça Europeia!

    ResponderEliminar
  5. O penaltie não foi do tamanho da Torre dos Clérigos, mas sim do tamanho da torre Eiffel….
    E não foi marcado por má-fé, porque o lance é claríssimo e o árbitro estava perto!
    Fico à espera de conferências de imprensa do sr. da comissão de arbitragem… O ano passado quanto houve a gritaria habitual, o sr. veio logo muito célere explicar detalhadamente os lances de certos jogos…
    Este ano estão todos muito bem calados que nem ratos…

    “As melhorias são notórias e só por má-fé não serão reconhecidas.”
    Concordo inteiramente com esta frase… E digo que não está nada mal, para uma época que já se antevia ser igual à do Octávio Machado, não está nada mal…

    ResponderEliminar
  6. É vergonhoso ver numa Liga prinicpal entre profissionais do mesmo oficio, uma equipa atracar o porta aviões em frente á baliza, abdicando de atacar, abdicando de jogar futebol e sobretudo abdicnado de dar espetaculo a quem paga o seu bilhete. Se calhar o Carlinhos presidente deste vergonhoso maritimo ainda vai achar que foi prejudicado...
    É por estas performances que os estádios portugueses estão vazios...

    ResponderEliminar
  7. caríssimos,

    nada como um cheirinho a Cebola para fazer chorar quem já se preparava para comemorar algo em que terá que colocar mais empenho do que campos inclinados, arbitragens tendenciosas, mergulhos para a piscina transformados em penalidades máximas «e que assim»...
    foi ouro sobre azul, onde até o sôr Vítor esteve bem :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  8. Ouvi dizer que o madeirense adepto do clube do regime que apitou o jogo de ontem contra o maritimo,já veio reconhecer que errou,pois tá bem, este gajo também reconheceu que errou na amadora quando marcou um penaltie inexistente a favor do
    clube do regime e que valeu a não eliminação dos vermelhos da luz,pelos vistos a táctica é roubar a favor do clube do regime e depois dizer que errou,e qual é o castigo dele? Apitar jogos do porto para poder fazer novamente o trabalho dele que é prejudicar o porto.Já chega de roubos de igreja por parte destes gatunos.Os tais de lisboa que dizem que são jornais e jornalistas,nem um pio acerca desta arbitragem,grandes porcos,ainda há portistas que compram aquela merda.

    ResponderEliminar
  9. Ora bem, os tiros de esquina ao 1º pau tambem entram, tudo está no toquezinho!
    E, olé Cebolla, sai da casca rapaz !

    ResponderEliminar
  10. PS: Porra. o bLuE, tira-me o logo da TVI dalí!!! Fosga-se, tudo bem que até eu reconheço que ontem o Baldemar até parecia terem-lhe acertado o passo por aí algures, tamanho anjinho que estava a comentar o jogo, praquilo que era...

    Agora pores tal logo badalhoco, ainda pra mais ao lado de outro tão ilustre, é que nem lembra ao menino Jesus!

    Vá, da-me esta prenda de natal.
    oh, oh, oh!

    ResponderEliminar