18 dezembro, 2011

Morreu a nossa Cesária Évora

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Deixou-nos "a diva dos pés descalços", a rainha da morna, uma grande Senhora do "World Music", uma cabo-verdiana ímpar, vulto da cultura lusófona, uma ilustre portista, uma figura do Mundo que desapareceu. Amava o seu povo que lhe retribuía como só ele sabe. Adorava o FC Porto por quem sempre assumiu ser adepta apaixonada, tanto que em vários concertos que realizou por esse mundo fora exibiu orgulhosamente o cachecol do seu Clube.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, de 70 anos, morreu esta manhã no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira. A notícia foi confirmada pelo director clínico do hospital, que explicou que a morte ocorreu por volta das 11:20 de hoje por “insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada”. Durante o período de internamento, “ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada pelo seu empresário José da Silva”, acrescentou.

A “diva dos pés descalços”, nasceu há 70 anos (27 de Agosto de 1941) na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de S. Vicente, no seio de uma família de músicos. Numa das muitas entrevistas que deu, certa vez afirmou: “Tudo à minha volta era música”. O pai, Justiniano da Cruz, tocava cavaquinho, violão e violino, instrumentos que se tornaram característicos daquelas ilhas, o irmão, Lela, saxofone, e entre os amigos contava-se o mais emblemático compositor cabo-verdiano, B. Leza.

“Cise” como era carinhosamente tratada pelos amigos, tornou-se no nome mais internacional de Cabo Verde, país de onde o mundo conhecia já grandes músicos como Luís Moraes e Bana. Desde cedo que Cesária “cantava ao ar livre, nas praças da cidade, para afastar coisas tristes”. Aos 16 anos, canta nos bares da cidade e nos hotéis, começando a ganhar uma legião de fãs que a aclamavam já como “rainha da morna”.

Em 1985, a convite de Bana, proprietário de um restaurante e uma discoteca com música ao vivo em Lisboa, "Cise" vem a Portugal e grava um disco que passou despercebido à crítica, seguindo para Paris onde é “descoberta” e daqui, como aconteceu com outros cantores, partiu para os palcos do mundo.

Em 1988, grava “La diva aux pied nus”, álbum aclamado pela crítica. Nesta fase da sua carreira, tem um papel fundamental, que se manteve até ao final, o empresário francês José da Silva. Em 1992, Cesária Évora gravou “Miss Perfumado” e aos 47 anos torna-se uma “estrela” internacional no mundo da world music, fazendo parcerias com importantes músicos e pisando os mais prestigiados palcos. Uma carreira internacional que passou várias vezes por palcos portugueses cujas salas esgotavam para ouvir, entre outros êxitos, “Sodade”. Em 2004, recebeu um Grammy para o Melhor Álbum de world music contemporânea, pelo disco “Voz d’Amor”. "Cise" não pára e continua em sucessivas digressões, nunca deixando a sua terra natal: “eu preciso de quando em vez da minha terra, do povo que sou e desde marulhar das ondas”, confidenciou.

Em 2009, o Presidente francês Nicolas Sarkozy entrega-lhe a medalha da Legião de Honra, depois de uma intervenção cirúrgica que a levou a temer pela vida. Cesária voltou aos estúdios e anunciou não só uma digressão, como a gravação de um novo disco, que deveria sair no próximo ano.

No dia 24 de Setembro de 2011, numa entrevista ao Le Monde, a cantora afirma que tem de terminar a carreira por conselho médico. A sua promotora, Tumbao, emite um comunicado confirmando as declarações da “diva dos pés descalços” e dando conta da tristeza que sentia por ter de o fazer. Nesse mesmo dia, ao princípio da tarde, a cantora é internada no hospital parisiense de Pitie-Salpetriere, por ter sofrido mais um acidente vascular cerebral (AVC).

Recentemente esteve em Portugal, mas hoje (17 Dez.2011) Cesária Évora morreu em Cabo Verde. Deixou-nos um legado valiosíssimo, uma obra imortal. Jamais será esquecida pelo seu povo e por nós, portistas. Adoramos-te, Cesária! Descansa em paz.

Em baixo a letra (em crioulo) de uma das mais famosas canções de Cesária e o vídeo para a podermos ouvir.

Sodade

Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau

Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau



Veja o documentário "Nha Sentimento" (em crioulo e inglês)

6 comentários:

  1. O Dragão prestou-lhe uma bela e justa homenagem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, Vila Pouca, como tive oportunidade de realçar no post anterior, o FC Porto prestou uma comovente, linda, linda homenagem à nossa grande e imortal Cesária Évora. Dedico-lhe, dedicamos-lhe esta vitória. Está nos nossos corações e jamais a esqueceremos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Partiu uma das nossas,grande. Que Deus a guarde e felizmente estivemos à altura de a homenagear.

    ResponderEliminar
  4. Foi-se deste mundo mas deixou-nos o exemplo de um coração enorme e duma bondade incomparável. Orgulhamo-nos muito que esse grande coração seja azul-e-branco. Cesária ficará na nossa memória, para sempre.

    Neste momento estamos com todo o povo cabo-verdiano que adorava Cesária. Paz à sua alma.

    PS: gostei muito da homenagem no Estádio do Dragão. O FC Porto não esquece os seus.

    ResponderEliminar
  5. Bonita iniciativa, e sentida homenagem mais que merecida a uma grande Senhora e grande Portista, Cesária Evora, que sempre amou o FCPorto, uma cantora enorme, e ao mesmo tempo, uma mulher tão simples.

    Paz à sua alma!

    ResponderEliminar