19 dezembro, 2011

No Pinheiro do Dragão... Corre Seiva de Campeão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Havia, algures, uma linda floresta de pinheiros, num país chamado de Portugal. Alguns conversavam entre si e eis que por entre os sussurros, um pinheiro dizia ao outro:

-Estou cansado da floresta. Gostaria que alguém me cortasse e me levasse para ser mais um, ou o tal majestoso pinheiro de Alvalade. Como adoro ser mais um! Como queria conhecer esse lugar, habitado por terceiros de natureza. Deve ser contagiante!

Outro pinheiro já pensava assim:

Ai eu não! Eu gostaria de ser levado para o outro lado da circular. Ser transformado, a partir da minha madeira, num bonito e indetectável obstáculo. Uma armadilha por exemplo…onde um artista sensível se fizesse cair sobre mim e com suavidade ver sua manha e mestria ser aplaudida e atendida...

Havia ainda, um lindo e pequenino pinheiro que suspirando dizia: Ah! Quem me dera ser uma árvore de Natal, em uma residência com grandes salas, de grandes façanhas e histórias, onde brotam homens de carácter e ambição e a glória ecoa pelos corredores. Finos cristais de festa todas as semanas. Muitas crianças, adultos, velhos e novos, pobres e ricos, todos a minha volta. E entre meus ramos, ricos presentinhos de aroma a Janeiro, bolas coloridas e atitudes renovadas. Que alegria, que felicidade! Nada poderia ser igual.

No entanto na floresta a estranha beleza da natureza não apreciava este último pinheiro. A corja e a passarada ciumenta todas as manhãs vinha bicar-lhe o tronco, rígido e forte e de raízes seguras, que não quebrava nem por nada. Todos zumbiam de falsidade.

Um dia, um lenhador, cortou-os e foram levados separadamente. O destino dos dois primeiros era sabido à partida, o lugar que lhes estava destinado era para os mercenários de ocasião. Porém acompanhamos o mais pequenino que desejava ser árvore de Natal duma verdadeira Família. Fomos encontra-lo, engalanado de enfeites e guloseimas, assim mesmo como houvera sonhado. Estava radiante! Que alegria, como estava bonito! Todos estavam ao seu redor. Tantos presentes em caixas estavam colocados aos seus pés. A festa foi maravilhosa: porém o contentamento não durou muito. Lá pela meia-noite todos só queriam saber de si próprios e os “meninos”, arrancaram-lhe todas as bolas e uma vela acesa caiu; começou a queimar-lhe um galho - ai, ai, ai, gemeu o pobre pinheiro.

No outro dia, puseram-no em um porão junto a outras coisas velhas, e ali ficou, esquecido de todos. Seus ramos e folhas antes tão vivos e viçosos estavam agora amarelecidos e murchos. Estava triste e infeliz, arrependido de seu sonho. Sentia saudades da floresta agora. O seu inimigo agora, era os seus…Estava só, perdido mas sabia do que era capaz…

Passou o tempo, foi-se o Verão, o Outono, novos meninos tinham chegado e já vinha o inverno e o nosso pinheiro estava velho e seco.

Um dia o “dono” da casa resolveu fazer uma limpeza no porão e tirou o pobre pinheiro para o quintal, mandando o jardineiro cortá-lo para o fogo. Feito em pedaços foi aproveitado para uma fogueira, e de seu tronco e poucas ramagens, restou apenas um punhado de cinzas e uma semente, prontamente plantada.

As crianças estiveram ao seu redor e aproveitaram o calor das chamas para o se aquecerem, estava, porém, ali a alma do pinheiro presente.

O pinheiro era matéria que, agora, se transformava em energia. Ensinava o menino maior que já conhecia a ciência. Assim era de ano para ano, de geração em geração. Naquela casa, os mais “novos” aprendiam com ao mais “velhos” e lá iam percebendo que quando tudo parece perdido e acabado isso é a força para novas aventuras e onde espírito é sempre o mesmo.

Nos anos seguintes, a semente plantada, crescia e dava lugar a um imponente pinheiro, sempre mais alto que tudo e todos, o único que via sempre melhor que os outros os títulos, as taças e as festas do São João!

Assim era cada Natal.

Moral: Na Família FCP, casa de valores e de História, nada se perde, tudo se transforma é por isso que todos os anos provamos porque ganhamos mais… muito mais que os outros…

FIM

Abraço e fiquem por ai…que eu fico!

1 comentário:

  1. "...nada se perde, tudo se transforma..."

    É isso, a seiva de Campeão corre nas nossas veias. Os vindouros acolhem a mística, aceitam e revigoram a vontade. Sem a qual nada se faz. Os escolhos são ultrapassados com maior ou menor dificuldade... QUERER PARA CRER num FC PORTO CAMPEÃO! SEMPRE!

    Parabéns, João, pelo teu bonito "conto".

    Abraço AZUL FORTE.

    ResponderEliminar