12 dezembro, 2011

Ponto de viragem?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O jogo deste fim-de-semana em Aveiro revestia-se de enorme relevância depois dos últimos acontecimentos no nosso clube. Para além de ser um terreno muito difícil, o Beira-Mar é actualmente, a par do FC Porto, a melhor defesa do campeonato, uma equipa que pouco ou nada ataca, mas que defende muito e bem, um mérito que também se tem que atribuir a quem de direito.

A grande verdade, e disso todos os portistas estarão de acordo, é que a época do FC Porto tem sido atribulada, muito atribulada. Começou tudo na pré-época com uma saída inesperada do anterior treinador, depois da fantástica época passada, o imenso assédio a vários jogadores do plantel, a escolha do novo treinador e muitas dúvidas acerca de novos sucessos na presente época.

A grande verdade é que têm acontecido muitos episódios anormais para aquilo que é o FC Porto. Com períodos de menor fulgor exibicional no campeonato, as péssimas exibições com os cipriotas (em casa e fora) e com os russos do “cão rafeiro” resultaram em algo muito raro: o FC Porto fora dos oitavos da champions! Não é normal, não é habitual, nem tão pouco está de acordo com o imenso sucesso europeu do FC Porto dos últimos anos. Foi por isso um sentimento muito estranho o que senti na 3ªF, quando depois de um jogo a “malhar” no GR russo, e sem que a equipa do “cãozinho rafeiro” sequer incomodasse Helton uma única vez, o FC Porto acabou eliminado aos pés de uma equipa teoricamente inferior.

O culminar de todos estes acontecimentos atribulados teve o seu epicentro em Coimbra. Um jogo que será sempre para lembrar, de modo a que nunca mais se repita. Um jogo que foi o ponto mais baixo desta equipa, um ponto que é desejável que nunca mais seja atingido, porque se for as consequências serão irreversíveis, e muito graves desportiva e financeiramente.

Depois disso, e pelo que tenho visto, houve mudanças, não sei exactamente em quê e de que forma (cabe à SAD, treinador, jogadores e restante staff) mas a verdade é que o FC Porto pós-Coimbra tem sido um FC Porto combativo, solidário, esforçado e competente em vários momentos. Tem havido erros, tem sim sr, mas tem havido esforço e luta, algo a que eu me habituei a ver no FC Porto desde sempre, e algo que não admito não ver nos jogadores.

Bem sei que muita gente não comunga da minha ideia, mas pessoalmente tenho gostado e muito do que tenho visto nos últimos 4 jogos. Gostei da vitória e atitude de Donetsk, uma vitória que pelo menos nos garantiu a possibilidade de defendermos o título da LE, juntamente com Manchester Utd, City, Valencia, Ajax, PSV e outras boas equipas. Gostei da vitoria frente ao Braga porque foi conseguida perante uma boa equipa e já se viram momentos de grande dinâmica na equipa. Gostei da atitude combativa, esforçada e competente até ao momento da finalização no jogo com o Zenit. Tivéssemos tido 30% da atitude e qualidade do jogo com o Zenit nos jogos anteriores e tínhamos feito seguramente 6 pontos com o Apoel, sendo o jogo com o Zenit do “rafeiro” uma mera formalidade. Assim deixamos tudo para o fim e correu mal. E por fim, ao arrepio de tantas e tantas análises negativas que tenho visto ao jogo de Aveiro, gostei mesmo daquilo que vi em Aveiro. Vi um FC Porto dinâmico, ofensivo e mexido, com várias oportunidades de golo e uma exibição bem agradável. O FC Porto virou um resultado negativo frente a uma equipa ultra-defensiva, teve calma e boa capacidade de reacção. O Beira-Mar num autêntico bambúrrio marcou um golo de bola parada e nada mais fez, senão tentar aproveitar um clamoroso erro de Maicon quando já passava do tempo. Foi isto que eu vi, mas se calhar vi mal e com os meus óculos azuis e brancos.

De uma coisa estou certo, o futuro apenas se poderá construir numa base solida e frutuosa, se a atitude se mantiver a mesma para o resto da época. Já está decorrido 40% do campeonato e somos líderes (com melhor ataque e melhor defesa), temos a LE e uma competição menor como a taça da Liga, mas que até tinha piada se a ganhássemos. Temos tudo para ainda ter uma época boa, sem grandes feitos, mas com títulos e a manutenção de uma base sólida de sucesso para o futuro!

NOTA FINAL: O que se tem passado nos campos dos nossos pseudo grandes rivais, aqueles que ganham algo de 10 em 10 anos, e que por muito que custe aos bandalhos da comunicação social ainda jogam menos que um FC Porto em crise de resultados, é digno de um post detalhado com vários factos muito curiosos acerca de arbitragem. Este ano não há palermas a gritar contra a arbitragem, não há o chefe dos árbitros a dar conferências de imprensa ajoelhando-se ao clube do regime, nem há gritarias contra o sistema. E não há, porque as coisas devem estar a “ser feitas por outro lado”, e porque “pode ser” que o sistema este ano até seja um gajo porreiro. Enfim, se a palermice dos anti-portistas deste país pagasse imposto, teríamos o problema do défice resolvido.

6 comentários:

  1. "um clamoroso erro de Maicon"

    Para mim há corte deficiente de maicon mas há uma muito mais grave saída precipitada de helton!

    ResponderEliminar
  2. http://www.yfrog.com/ntmvmzp

    http://yfrog.com/hwppwxp

    passem mensagem sobre este jornalista da tsf. Pode ser que lhe aconteça o mesmo que o Valdemar

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas,

    Pobre coitado esse mouro da tsf deve ter para aí 30 anos se viu o clube com nome de freguesia ser campeão 3 vezes foi muito, duas das quais muito claras, uma foi o estoril gate, outra o campeonato dos túneis com ameaças aos árbitros, para esses chega só isto, 2 ligas Europa e uma Champions nos ultimos 8 anos. A esses só lhes digo o seguinte nunca vais ganhar na tua vida inteira o que nós ganha-mos num ano e para terminar em 18 presenças na CL só 3 vezes não passamos aos 8os, são tão pequeninos que nem vale a pena.


    SEMPRE MELHORES, SEMPRE SUPERIORES

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  4. Unknown,

    Não vale a pena sujar as mãos com porcarias daquelas... A melhor reacção a ter para esse tipo de anti-portistas é a indiferença, porque essa gente padece de uma doença mental grave, são obcecados com o FC Porto e com tudo o que se relaciona...

    E como este anormal há muitos, tantos e tantos... Eu vejo diariamente... São uns tristes mas não há que ligar muito... São doentes mentais autenticamente...

    ResponderEliminar
  5. Lucho,

    Parece-me que o erro de Maicon é clamoroso e depois precipita a saída (que também concordo que é precipitada) do Helton...

    A questão é que esse erro de Maicon é mais um entre muitos... Sinceramente continuo a não perceber a opção pelo Maicon... Acho que é um jogador sem categoria para jogar no FC Porto... Que venha o Danilo e rapidamente...

    ResponderEliminar