13 dezembro, 2011

Porto Sentido e muita fé em Moncho e nos seus pupilos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Estive no Dragão Caixa na tarde de domingo a assistir aos jogos de andebol e hóquei do nosso clube, mas sem deixar de estar também (neste caso, apenas em pensamento) no pavilhão dos encarnados com a nossa equipa de basquetebol, que acabou derrotada pela 1ª vez esta época, e relegada assim para o 2º lugar, do qual (tenho esperança nisso) sairemos em breve.

Confesso que tenho uma admiração tremenda por Moncho Lopéz, nosso treinador, e que a minha adoração pelo basquetebol tem subido exponencialmente nestas últimas 3 temporadas.

Acredito que vai conseguir dar a volta, que vai recuperar o comando da fase regular e guiar-nos ao bicampeonato. Sei que os novos Americanos vão aparecer mais regulares e decisivos, aspecto que Moncho está já a trabalhar. Tal como ele, ouço muitas vezes o “Porto Sentido”, e ontem, apesar das duas vitórias que presenciei, saí triste do Dragão Caixa. TRISTE, MAS NÃO DERROTADO. E sempre, mas sempre mesmo, com um orgulho imenso cada vez que “atravesso o Rio junto à serra do Pilar”. Temos um grande treinador. Deixo aqui este elogio após uma derrota. É do coração e ele merece.



ANDEBOL
  • FC Porto 32-22 São Bernardo

No jogo de quarta-feira, onde estive presente, o FC Porto venceu tranquilamente os Aveirenses do São Bernardo, com Gilberto Duarte em grande plano, apontando 11 golos! Tiago Rocha com 5 golos e Nenad Malencic com 4, também se evidenciaram num jogo decidido aos 22-15, ainda com vinte minutos por se jogar.

O FC Porto continua líder isolado, com mais 1 ponto que A.Santas e Sporting, e mais 3 que Benfica.

Esta quarta-feira, dia 14, às 21 horas, jogamos em casa do Ismai (Maia), e no sábado (dia 17) defrontamos no Dragão Caixa, o Belenenses, pelas 18h30. Devo marcar presença em ambos os jogos (pelo menos, o jogo de sábado passa no Porto Canal).

  • FC Porto 34-26 Sp.Horta

No jogo dos oitavos da taça de Portugal frente ao Horta (o sorteio dos quartos é hoje às 17h), o FC Porto voltou a registar várias ausências por lesão (lá estive novamente), mas conseguiu mais uma vitória tranquila, num jogo que se decidiu com quase 15 minutos ainda por se jogar.

Filipe Mota e Tiago Rocha, foram os melhores marcadores com 5 golos, seguidos por Daymaro Salina e Gilberto Duarte com 4. O jogo dos quartos será a 21 de Janeiro e a final four a 31/3 e 1/4, em local a designar.

A supertaça que deveria ser jogada em Portimão de 26 a 29/1, foi cancelada por limitações financeiras da Autarquia, sendo esta uma situação caricata, porque haveriam, por certo, outras Cidades que não se importariam de receber a prova. Não se percebe. Parece que a lei no andebol Luso, é Algarve ou anulação da prova! Nos próximos anos, a prova terá provavelmente um novo formato (que deixem de inventar e façam da supertaça uma prova com as regras que todas as outras modalidades têm), mas tudo indica que esta época, a supertaça já era.



HÓQUEI EM PATINS
  • FC Porto 8-4 Ac.Espinho

No jogo deste domingo, o FC Porto teve, porventura, talvez o desafio mais exigente da época frente a uma Académica de Espinho que só baixou a guarda a 7 minutos do fim, após o 7-4 por Reinaldo Ventura. Ao intervalo, havia 4-3 para os dragões, e os quase 1000 espectadores (eu incluído), deliciavam-se com o jogo praticado por ambas as equipas. Destaque para Pedro Moreira e Gonçalo Suissas que bisaram, sobrando os outros golos para Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Caio e Tiago Santos.

O Porto joga agora a 2ª ronda da liga europeia este sábado em Genéve, na Suiça, no Centre Sportif de la Queue d’Arve, jogo que se inicia às 17 horas de Portugal (arbitragem a cargo dos Espanhóis, Francisco Garcia e Juan Melero).

O campeonato regressa na quarta-feira seguinte (dia 21), com um Infante Sagres/FC Porto às 21 horas.



BASQUETEBOL
  • Benfica 79-69 FC Porto
  • Illiabum 62-73 FC Porto

No jogo entre os 2 primeiros classificados e ainda invictos na prova, o FC Porto começou bem e acabou o 1º período na frente, situação que já não conseguiu repetir no intervalo, pois perdia por um ponto (42-41). No 3º período, os dragões continuaram sempre muito unidos e corajosos, perante um adversário com 5 Americanos (Reed, Evans, Doliboa, Scott e Gentry) e conseguiram chegar ao período decisivo com 52-52. A 8 minutos do fim do jogo, com 55-54, José Costa falha 3 lances livres consecutivos e o Porto parece ter ficado afectado. As faltas junto à tabela deixaram de ser marcadas por pressão do público e o rival embalou para a vitória por 10 pontos (tantos quanto os lances livres falhados pelos dragões).

Stempin, com 18 pontos, foi o nosso melhor jogador, sendo seguido por João Santos com 12, Carlos Andrade com 11 e Rob Johnson com 10.

Os Dragões têm agora de vencer os 2 jogos de um fim de semana complicado, 1º na Madeira diante do CAB (esta sexta pelas 20h30), e depois no Barreiro, jogo no domingo pelas 17h05 (sporttv3).

Ganhando estes 2 jogos, ficamos com o caminho aberto para discutirmos o “título” da fase regular no jogo que os encarnados terão que disputar na Invicta.

Antes do jogo da Luz jogamos para os oitavos da taça de Portugal em Ilhavo vencendo por 73-62 numa partida equilibrada e que só começou a cair para o nosso lado no 3º período. O melhor marcador foi Miguel Miranda com 20 pontos seguido de Stempin, Andrade e J.Costa com 11. A final eight será disputada em local a designar de 8 a 11 de Março. Antes temos a taça Hugo Santos a 21 e 22 de Janeiro com os 4 primeiros da 1ª volta da fase regular.



Saudações Portistas,
Lucho.

6 comentários:

  1. Ainda há possibilidade do jogo na Suiça passar na plurisports. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  2. Estive ontem a ver o jogo gravado na luz (basquetebol).

    Inacreditável a transmissão do canal dos apagados que a cada ataque nosso cortavam para dar a repetição do lance do ataque deles. Gente sem escrúpulos. Um nojo de clube. E depois ver o Carlos Lisboa aos saltos para dentro do ringue constantemente nas barbas dos árbitros deixa qq um assim sem mais nada para acrescentar... Vale tudo lá em baixo. Ainda vens cá Lisboa!

    ResponderEliminar
  3. Hóquei e andebol, dentro da normalidade.
    Basquetebol, tendo em conta que dificilmente os dois principais candidatos ao título perderão jogos, pena que a diferença tivesse disparado para os dez pontos. Mas com o Super-Ambiente do Dragãozinho, podemos reverter a situação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Lucho!

    Neste fim-de-semana tive a oportunidade de ir ver os pupilos do Tó Neves e fiquei satisfeito com o jogo empolgante a que assisti. Para além da boa réplica do Espinho, vi jogadas da nossa equipa que muito me deliciaram.

    Infelizmente não pude ir a nenhum dos dois jogos da andebol, mas a equipa fez aquilo que sabe fazer melhor: Vencer! A situação da Supertaça é ridícula. Que Portimão esteja com dificuldades financeiras não me custa a acreditar, mas não existe mais nenhum local no nosso país capaz de acolher a prova????

    Em basket, foi com tristeza que acolhi a notícia da nossa derrota com os apagados, mas na 2ª volta é no nosso templo desportivo onde os adversários saem por norma vergados ao peso da derrota...e com as orelhas quentes :-D
    A passagem à próxima fase da Taça foi o resultado normal da diferença de potencial entre nós e o nosso adversário.
    Força FC Porto e força Moncho!

    Espero que a ERC mande fechar aquele canal(?) televisivo...O que li no teu comentário sobre a transmissão do jogo de basket, revela uma atitude terceiro mundista dos atrasados mentais que lideram esse canal(?), que não pode deixar de ser punida.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Vindo lá debaixo já nada me admira!

    Acredito que vamos ser campeões novamente nas 4 modalidades! Ah, e os salários parece que já foram pagos!

    ResponderEliminar
  6. Essa televisão de porcos é mesmo… só para porcos.

    Lamento que a derrota no basquete tenha sido por 10. É que, perdido o jogo, parece que houve um certo relaxar no fim como que “está perdido, não interessa se por mais…” De facto a diferença de pontos pode ser decisiva no fim do campeonato.

    Abraço.

    ResponderEliminar