03 dezembro, 2011

Super Dragões – Bodas de Prata

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Lembro-me de os ver e ouvir no estádio das Antas.

Lembro-me dos seus cânticos e das suas coreografias.

Lembro-me das bandeiras, dos estandartes e das frases no decorrer do jogo.

Lembro-me de pedir exaustivamente que me deixassem ver um jogo no meio deles.

Lembro-me da festa que faziam e do apoio que proporcionavam ao longo dos 90 minutos.


Lembro-me de, muito pequeno e sentado na bancada poente, o meu pai e o meu tio perguntarem-me porque razão estava eu a olhar para a direita (Superior Sul) quando a bola estava a ser disputada do lado esquerdo do relvado.

Lembro-me do primeiro jogo que vi na Superior Sul.

Lembro-me do primeiro jogo que vi fora do estádio das Antas e do primeiro jogo fora que vi no meio dos ultras do Porto.

Lembro agora as amizades que fiz ao longo já de alguns aninhos, amizades que certamente vou levar para a vida.

Os meus parabéns a todos os Super Dragões pelo vigésimo quinto aniversário. A todos aqueles que já lá estiveram e aos que estão, a todos os que fizeram com que esta claque fosse aquilo que é hoje. 30 de Novembro de 1986 já vai longe e muitas histórias podem agora ser contadas. Obrigado aos mais velhos que ensinam os verdadeiros valores da curva e a mentalidade ultra.

Só os mais fortes sobrevivem, nós seremos eternos!

Fim-de-semana passado com hóquei e basquetebol no Sábado no Dragão Caixa e futebol no Domingo no estádio do Dragão. Nota positiva para as assistências no nosso pavilhão, que este ano estão a aumentar. Presença de alguns ultras dos SD e do C95 na bancada sul, que embora poucos tentaram fazer-se ouvir ao longo da tarde.

Domingo, futebol à tarde, era bom que fosse sempre assim. Depois do encontro a 18 de Maio em Dublin, o FC Porto voltou a enfrentar o SC Braga, venceu por 3-2 e manteve o primeiro posto na Liga ZON Sagres. O tempo convidou a que os adeptos se deslocassem cedo para o palco das emoções. A partir das 16h, mais de duas horas antes do jogo, o movimento em redor do estádio já era de dia de jogo. Nos cafés e tascas das redondezas trocavam-se opiniões sobre o actual momento da equipa.

Entrei para a Sul a quinze minutos do início do encontro e o estádio já estava composto. Veio a registar mais de 38 mil espectadores. A bancada ocupada pelos Super Dragões esteve lotada, não se via uma cadeira vazia. As bandeiras a sobressaírem como habitualmente, mas também muitos estandartes espalhados pelo sector. Um reparo para as bandeiras dos diferentes países, que se vêem cada vez mais. Cada um tem os seus gostos, eu pessoalmente, acho desnecessário sobrecarregarmos aquela mítica bancada com tanta bandeira de tanto país diferente. Não faz o mínimo sentido quanto a mim. Mas é a minha opinião, não passa disso. Felizmente este jogo já vi a bandeira portuguesa. O apoio foi bom, com picos ao longo da partida. Razoável durante a primeira parte e muito bom após o segundo golo, quando se começou a cantar “o campeão voltou!!”, que pegou a outras bancadas do estádio. Por mais que haja grupos que não se calam os noventa minutos, isso não é perceptível para quem está noutros pontos do estádio, e até para os jogadores, por isso é bom que todos contribuam porque só assim se consegue criar um forte ambiente de apoio à equipa!

O sector do Colectivo esteve também muito bem composto. Em relação ao apoio mais uma vez extremamente positivo. A minha bancada não é a melhor para os ouvir, mas consegui fazê-lo em vários momentos do jogo. Sempre com a grande mentalidade que os identifica, não se calam também durante um minuto que seja.

O pessoal de Braga mais uma vez veio em peso, (os espanhóis que ponham os olhinhos que nos últimos anos nem metade têm trazido) nos últimos anos têm estado em grande no número de elementos nas deslocações ao Porto. Fizeram-se ouvir q.b. e trocaram algumas picardias com nossas claques, que responderam da melhor forma e mostraram que são as melhores a nível nacional.

Este fim-de-semana não há futebol mas há Porto, hóquei em patins às 15 horas em Valongo e de seguida no Dragão Caixa andebol com o Estrela Vermelha. Não faltes!!!

Um abraço ultra.

4 comentários:

  1. Associo-me aos votos de parabéns aos Super-dragões pela passagem do 25º aniversário. Venham outros tantos e nessa altura, quem sabe, o líder não é o Tripeiro?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caros Portistas,

    Depois de um penaltie daqueles vergonhosos ontem a favor do 5lb,
    agora deparo-me com mais esta vergonha:

    youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-NfnT5xDciI Boifica = Vergonha Nacional

    É a isto que eles chamam verdade desportiva.

    SEMPRE SUPERIORES, SEMPRE MELHORES
    CADA VEZ MAIS FORTES

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  3. Essa história das 1001 bandeiras de 1001 países é uma vergonha... Um Ultra estrangeiro que vir uma foto da curva nos dias de hoje deve achar que somos as Nações Unidas!

    Uruguai, Brasil, Argentina, Colômbia, ... Curva Sul ou Sambódromo Sul?

    ResponderEliminar
  4. Utra Colectivo9503 dezembro, 2011

    Parabéns caros amigos ultras. Lá vou eu ter que tocar num assunto que me deixa com imensas saudades.. O estádio das antas.. venha quem vier.. aquele estádio tinha uma mistica diferente, as pessoas puxavam pela equipa de uma maneira diferente, era como eu costumo dizer.. Old scholl.. Belos tempos, tempos que era super dragão, outros tempos..
    Um abraço
    Ultra colectivo95

    ResponderEliminar