http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
Estabelecer um relacionamento mais próximo com os seu sócios, adeptos e simpatizantes, oferecer produtos e serviços que podem ser vendidos a qualquer momento, participar das Redes Sociais, criar campanhas que terão impacto sobre uma grande audiência e trabalhar o seu Marketing de maneira mais actualizada e dinâmica são algumas entre as inúmeras possibilidades que vêm sendo cada vez mais exploradas a partir da internet pelo FC Porto.
No entanto, e apesar das notórias e evidentes melhorias dos tempos mais recentes, muito principalmente no que ao site oficial do clube diz respeito, se a estrutura não estiver preparada para oferecer conteúdos interessantes e sempre actualizados, se ela não estiver disposta a dialogar e a lançar acções inovadoras e interactivas que explorem as várias Mídias Digitais e que façam de sua marca um “entretenimento”, então é melhor que ela não vá para a internet, onde tudo assume uma proporção maior.
Em resumo, oportunidades para o Marketing Digital não faltam. Agora, é preciso estar preparado, porque está-se sempre ainda muito a tempo para aproveitar esta oportunidade.
E tu, que opinião tens para a pergunta aqui colocada em discussão?
No entanto, e apesar das notórias e evidentes melhorias dos tempos mais recentes, muito principalmente no que ao site oficial do clube diz respeito, se a estrutura não estiver preparada para oferecer conteúdos interessantes e sempre actualizados, se ela não estiver disposta a dialogar e a lançar acções inovadoras e interactivas que explorem as várias Mídias Digitais e que façam de sua marca um “entretenimento”, então é melhor que ela não vá para a internet, onde tudo assume uma proporção maior.
Em resumo, oportunidades para o Marketing Digital não faltam. Agora, é preciso estar preparado, porque está-se sempre ainda muito a tempo para aproveitar esta oportunidade.
E tu, que opinião tens para a pergunta aqui colocada em discussão?
Ainda este fim de semana tive a conversar com amigos portistas sobre este tema.
ResponderEliminar1º - Jogadores e as redes sociais:
Acho que o FCPorto deveria divulgar no site quais são as paginas oficiais dos jogadores (twitter, facebook, ou mesmo site) isto aproximava os adeptos aos jogadores e evitava que houvessem mal entendidos como houveram no passado recente!
2º também para evitar mal entendidos, no site do clube deveria estar revelado quem é o empresário de cada jogador!
3º tal como fez por exemplo o Man.city, poderia ser criado um canal no youtube e os videos serem disponibilizados no site do clube (agora com o porto canal, poderiam ser disponibilizados os videos dos programas relativos ao FCP)
4º Bilheteira electrónica:
deveria ser diferente a compra do bilhete. Por exemplo eu como sócio com lugar anual se for ao jogo contra o Estoril tenho que estar numa fila para comprar bilhete e depois vou utilizar o cartão para entrar no estádio...seria mais fácil activar o cartão online, sem precisar de ir para uma fila para trocar um recibo por um bilhete e depois utilizar o cartão para abrir o torniquete um bilhete. Digo isto para todas as modalidades.
4º Uma dica para o merchandising: eu gostaria de comprar a camisola do Madjer, é possível? acho que não!!! Era interessante o FCP colocar a preços muito mais acessíveis camisolas históricas do clube!
E é isto...para já!!
Abraço!
A internet só serve para unir ainda mais os Adeptos do Porto, para os aproximar mais. Numa conjuntura em que estamos as redes sociais tornam-se um motor importantíssimo para a divulgação da Marca FCPorto.
ResponderEliminarO Nosso clube com a criação do somosporto.com consegui que as pessoas se unissem e procurassem saber mais sobre o Porto, apesar de achar que o site oficial do FCPorto, esteja um pouco aquém de informações necessárias para a dimensão do nosso clube.
No que diz respeito a paginas não oficiais, estas tem um poder importantíssimo para que os adeptos possam comentar o estado do clube, outra matéria é o facto de podermos marcar encontros para ir ver os jogos, ou ate mesmo marcar convívios. O Exemplo disso é este blog, que ao longo dos anos tem mostrado a muitos que para ai ando o que é ser Porto, pois como diz o Helton ser Porto é diferente de ser do Porto… Muitos não percebem isso é que apoiar o Porto no futebol é muito fácil mas apoiar as Modalidades para o BPc lhes parece melhor… Trocar um jogo de Futebol para ir ver um de hóquei, ou um de Basket é normalíssimo para estas pessoas.
Como estou dentro da área e já trabalhei em algumas funções que se focavam em assuntos similares, a minha opinião é a seguinte:
ResponderEliminarO enfoque para uma pessoa como eu que não liga tanto à parte estética e mais à funcional está mesmo na quantidade de informação e na forma como ela é apresentada. No site actual, não sei se por incapacidade, decisão superior ou puro desinteresse, há muitas pequenas coisas que se transformam em pormaiores para quem gosta de encarar o site oficial do clube exactamente como ele deve ser: o ÚNICO portal online fidedigno para notícias sobre o clube. Especialmente quando falamos de um site oficial em 2011, com a informação a fluir minuto a minuto, com jogadores em permanente actividade tanto pelo clube como pelas selecções, e creio que falta ali uma ligação mais estreita entre o comum adepto que abre a página para ver o que se passa e a informação que lá está. Não sou um jovem purista da geração 2.0 e é por isso que digo que pouco me interessam as ligações a Facebook, Twitter e afins a não ser para fins puramente publicitários mas compreendo que o site tenha de apelar um pouco a todos. Deixem-me ser "old school" e alinhar por tópicos algumas ideias que já fui escrevendo no Porta19 e que acho que deviam ser implementadas. Foco-me no futebol porque sobre as outras actividades não estou tão atento, mas as ideias são válidas para todos os sectores:
- Perfis dos jogadores mais informativos, actualizados e personalizados
Basta olhar para sites ingleses. Cada um dos rapazes têm um pequeno resumo da carreira, estatísticas no clube e na selecção, fotografias, videos, declarações...todo um histórico do homem e do jogador. Cria empatia com as pessoas e providencia informação *oficial* (não consigo enfatizar esta noção o suficiente, que o que está no site tem de ser verdadeiro) sobre os "heróis". Tanto os jogadores da equipa sénior como os miúdos dos escalões de formação.
- Acompanhamento dos jogadores emprestados
O site do Arsenal é muito bom nisto: http://www.arsenal.com/news/reserves-news/loan-watch-frimpong-makes-wolves-debut
- Transmissão de notícias importantes de uma forma visível e digna
Este ano, tanto Kelvin como Atsu foram emprestados ao Rio Ave. Todos souberam pelos jornais. No site oficial, foi semi-escondido numa notícia banal sobre um treino da equipa...o empréstimo de Sereno foi tratado da mesma forma.
- Estatísticas actualizadas sobre a época em curso (pelo menos)
Não quero ter de ir ao Zero-Zero ou ao site da Liga para saber quantos minutos jogou o Moutinho este ano.
- Ênfase na história do clube
Seja com videos históricos, galerias de equipamentos (como o próprio BibóPorto está a fazer com grande nível) ou entrevistas a antigos jogadores.
- Informações sobre deslocações do clube a estádios portugueses e estrangeiros
Para que as pessoas possam saber informações sobre o estádio, a cidade, como ir, onde ficar...por outros sítios que não os sites dos adversários, os jornais ou os amigos.
É o que me vem à cabeça. Há tanto mais que se pode fazer com o site para lá da estética e é essencial a criação de um nível de empatia que faça com que um adepto normal vá ao site para mais que saber a que hora é o próximo jogo ou ler o próximo comunicado a bater no Benfica.
Um abraço,
Jorge
Porta19.com
Muitas e avalizadas opiniões serão dadas por adeptos, sócios e gente de muitos quadrantes ligada ao FC Porto. Pelo que me cinjo a estas sugestões:
ResponderEliminar- O sítio do FC Porto poderia interagir com a blogosfera portista. Há blogues de apaniguados do Clube que têm feito um trabalho valiosíssimo de recolha de informação que é transmitida pelos quatro cantos do Mundo espalhando, assim, o nome do FC Porto. A história, a actualidade, a notícia são divulgadas como nenhum outro meio de comunicação consegue efectivar. Arrisco-me a dizer que os blogues azuis-e-brancos têm desempenhado um papel que ninguém tem assumido, nem o próprio Clube. É um desperdício não se aproveitar esta mais-valia. Com o critério de qualidade sempre presente, torna-se imperativo que o Departamento que gere a comunicação do FC Porto estabeleça uma interacção que aproveite todas as potencialidades.
- Com o advento de um Canal de Televisão ao serviço do Clube, deve o sítio oficial potenciar uma ligação profícua nos dois sentidos.
Fernando Moreira (Vila Real)
Acho que o Jorge já identificou os aspectos mais importantes, e eu acrescentava que a actualidade em notícia é importantíssima - porque não haver um "ticker" com os resultados dos jogos todos (incluindo a formação ) de todas as modalidades e futebol... não faz sentido a gente ter de andar a correr a net, para saber p.ex. se naquele jogo de hóquei em Itália estamos a perder ou a ganhar... ?
ResponderEliminarCheguei tarde, para também participar. Por motivos particulares não me tem sido possível nos últimos dias uma maior frequência por estes locais onde passo grande parte das minhas atenções.Mas de qualquer forma o que tenho colocado no meu blogue reflecte o que penso sobre estes temas e a linha que (per)sigo mental e intimamente...
ResponderEliminarAbraço.