11 outubro, 2012

As dificuldades de um futebol (aparentemente) à deriva

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


As duas últimas vitórias (PSG e Sporting) vieram embelezar um início de época que não apelido de tão bem conseguido como tenho lido um pouco por todo o lado.

Não, isto não é uma crítica e muito menos uma exigência despropositada, querendo ter mais olhos do que barriga. É só uma análise franca e objectiva de quem deposita confiança na massa humana que temos e acredita que é capaz sempre de mais e melhor.

É verdade que na Champions estamos a ter um início seguro e 100% vitorioso (porque não aproveitar os €2.000.000,00 das duas vitórias para acertar dívidas em alguns sectores??!!), o que nos abre excelentes perspectivas de apuramento para os oitavos de final, patamar mínimo de exigência no nosso clube. No entanto, este não é nem pode ser considerado um comportamento de excepção! Comportamento de excepção pela negativa, foi o apresentado na época transacta, com derrotas e exibições horríveis, pelo que apenas pelo termo comparativo mais recente é que nos podemos alegrar especialmente pela performance obtida, quando na realidade as duas vitórias são, em meu entendimento, absolutamente normais.

No campeonato, com percurso totalmente vitorioso em casa e goal average interessante (3 jogos, 3 vitórias, 10 golos marcados, 0 golos sofridos), fora de casa não me parece que o percurso seja brilhante. Ter em 3 jogos apenas uma vitória e já 4 golos sofridos (média superior a 1), é pecúlio aquém do que se exige ao FC Porto, e nem o facto de termos jogado no terreno onde tivemos a única derrota da época passada, abrilhanta este começo.

Ou seja, um começo normal para o que são as nossas expectativas, sem brilhantismos adicionais como alguns querem fazer parecer e que deixa em aberto o que possa vir a acontecer, sem preocupações adicionais mas também sem confianças exacerbadas.

No entanto, há um factor que em meu entendimento é absolutamente decisivo em tudo isto que tem a ver com os “soluços” com que esta época tem começado.

Começamos por receber os jogadores a conta gotas por força dos trabalhos das selecções.

Seguidamente, depois de termos estado até 31 de Agosto à espera de podermos definir o plantel (recordo que o primeiro jogo oficial da época foi 20 dias antes, a 11 de Agosto), ficamos a saber que apenas dia 6 de Setembro é que todos os mercados fechavam, e nesse entretanto partiu o Incrível.

É um facto que partiu após dar o seu contributo em 3 jornadas, tendo a última delas sido a 01-09-2012. Nessa data, parou o campeonato, apenas tendo regressado 21 dias depois, a 22-09-2012.

Após isso, mais 3 jogos realizados, e nova paragem no campeonato, primeiro para compromissos da selecção, depois para taça de Portugal.

Serve este retrato para dizer que não tem existido sequência de competição capaz de permitir a Vítor Pereira a inclusão dos novos atletas e das novas dinâmicas na equipa.

Em meu entendimento, jogamos actualmente com uma defesa praticamente nova (estes laterais praticamente não existiam na época passada, e a dupla de centrais deixou de ter Rolando, que era somente o central mais utilizado) e um ataque quase totalmente remodelado (Jackson Martinez em adaptação ao futebol europeu, um Varela com responsabilidades de “substituir” Hulk, e sobrando apenas James). Restam apenas meio campo e guarda redes inalterados, sendo que ainda por cima no meio campo, temos tido Fernando muito tempo lesionado.

Ou seja, as mudanças são muito mais do que podem parecer e o tempo de trabalho do técnico com todo o conjunto tem sido manifestamente pouco.

Apetece-me perguntar:

Quem foi o(s) iluminado(s) que definiu este calendário?
Quem foram os responsáveis por permitir esta total ausência de sequência competitiva?
A quem interessam estas dinâmicas (ou falta delas)?
Não será isto um atentado ao futebol, lançando-o à deriva?

É por tudo isto que me mantenho intransigentemente ao lado do treinador, pois ele tem superado todas e quaisquer dificuldades que lhe têm sido colocadas.

Acho que já chega de dramatismos exagerados nos maus resultados, culpando sempre o mesmo, e excessos de confiança nas vitórias, quando as mesmas são perfeitamente naturais para um clube da nossa dimensão.

Ao mesmo tempo, desejo ardentemente que os Senhores do Futebol não boicotem os clubes, principalmente aqueles que mais apostam na imaginação, buscando os talentos onde quer que eles estejam, sendo como tal necessário trabalhá-los e desenvolvê-los com vista a atingir o sucesso.

Um abraço!

2 comentários:

  1. Tem toda a razão!
    Simplesmente isto não é fácil... à paret a questão do fecho do mercado que penso não há ninguém que veja vantagens nisso, a agenda internacional é muito complicada de gerir... há que agradar a gregos e troianos, no norte sul, este e oeste... com temperaturas de 0º e de 40º ... esta época do ano ainda assim é a menos má para conjugar todos os itens. Depois há os jogos das competições de clubes europeus que têm de ser ao mesmo tempo que os campeonatos nacionais...
    Faltam talvez competições mais interessantes a meio da semana para os jogadores que não são titulares evoluirem e o treinador poder ter uma segunda equipe ± tão competitiva como a primeira...
    mas aí, já começam outros problemas - p.ex. onde há dinheiro e tempo para ir ver esses jogos? quem subsidia... (ainda outro dia fomos à noite de domingo para o estádio porque real e barça jogavam às 18.30h... isto diz tudo...)
    It's complicated!

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira11 outubro, 2012

    Boa tarde,

    Se for verdade que existe assalariados do FCP com ordenados em atraso fico triste e não se pode esperar que sejam liquidados com a verba referida, pois penso que ela só é paga após o fim da 1ª fase.
    Penso que o prémio de entrada na LC esse sim é recebido em Outubro e deveria ser aproveitado para por contas em dia.
    Quanto à comparação das 2 épocas vale o que vale pois como dizia a loura dos chifrudos não interessa com se começa mas sim como acaba, no entanto como diz o ditado popular candeia que vai na frente ilumina 2 vezes. Sendo assim, a comparação é extremamente positiva, na liga a comparação diz-nos que temos mais 1 ponto ganho, no ano passado empatamos em Olhão, derrota em Barcelos e vitória no RA por isso 4 pontos ganhos contra 5 este ano. Na LC nem sequer há comparações possíveis (para já).
    Quanto às paragens para as seleções elas são impostas pela FIFA e UEFA e parece que o mafioso do Platini pretende dar mais uma machadada aos clubes, quer a final do campeonato do mundo se realize em Outubro.
    No que diz respeito ao período de transferências também já não existe dúvidas a quem interessa – empresários/intermediários/jogadores e aos clubes com muito dinheiro.
    Já agora uma palavra para o horário do jogo do FCP obviamente que foi do interesse da SPORTV e como os média macrocéfalos não transmitem jogos da nossa liga e como não estava em evidência um afilhado, preferem falar do RM e do Barcelona não percebendo que estão a matar o seu negócio

    ResponderEliminar