20 outubro, 2012

Vencer, sem direito a passeio

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Santa Eulália 0-1 FC Porto

Taça de Portugal, terceira eliminatória.
20 de Outubro de 2012.
Estádio do FC Vizela, em Vizela.
Assistência: cerca de 6.000 espectadores.


Árbitro: Rui Costa (Porto).
Assistentes: Nuno Manso e Bruno Rodrigues.
Quarto árbitro: Ivan Vigário.

SANTA EULÁLIA: São Bento; Inácio, Basílio, Filipe Alves e Armando; Hélio, Rui Costa, André Cunha e Nélson (cap.); Carlitos e Zézé.
Substituições: Filipe Alves por Benício (65m), Carlitos por Tiago Monteiro (74m) e Zézé por Filipe Magalhães (80m).
Não utilizados: Espinha, Chico, André Monteiro e Tiago.
Treinador: João Fernando.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye, Mangala e Quiño; Rolando, Castro (cap.) e Kelvin; Atsu, Kleber e Iturbe.
Substituições: Kelvin por Miguel Lopes (61m), Quiño por Varela (61m) e Iturbe por Sebá (72m).
Não utilizados: Kadú, Lucho, James e Fernando.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-1.
Marcador: Danilo (31m).
Cartões amarelos: nada a registar.
Cartões vermelhos: nada a registar.

O FC Porto venceu pela margem mínima o CCD Santa Eulália, equipa que milita na III Divisão.

Para este desafio, Vítor Pereira decidiu alterar completamente o seu “onze” habitual, dando tempo e espaço aos jogadores menos rodados do plantel azul e branco.

O encontro realizou-se no Estádio do FC Vizela, uma vez que a “casa” do Santa Eulália não reunia condições para receber um jogo desta envergadura. Num recinto lotado, onde estavam cerca de 6 mil pessoas, o FC Porto demorou 30 minutos para abrir o marcador. Antes, os campeões nacionais já tinham surgido na grande área adversária várias vezes. Danilo rematou forte à entrada da área, sem hipóteses de defesa para São Bento, após uma boa jogada de envolvimento entre Atsu e Castro.

O “pequeno” Santa Eulália defendia o melhor que podia, tendo beneficiado da pouca rotatividade dos jogadores portistas em campo. O desentendimento entre os Dragões era visível e “facilitou” a tarefa da equipa da vila de Santa Eulália. No entanto, a formação orientada por João Fernando teve duas boas oportunidades para assustar a baliza de Fabiano na primeira parte.

Aos 42 minutos, os jogadores do Santa Eulália pediram mão na bola de Abdoulaye à entrada da área, mas o árbitro Rui Costa mandou seguir.

Na etapa complementar, o Santa Eulália ganhou mais coragem e atrevimento, até porque, na antevisão, o técnico João Fernando disse que o mais importante desta "festa" era que os jogadores conseguissem desfrutar do momento e causar dificuldades à equipa da cidade do Porto. Destaque para o número 10, Nélson, que já jogou na I Liga ao serviço do Paços de Ferreira, onde se mostrou um “maestro” no meio-campo. Ele que tem o argentino Lucho como referência.

Varela e Miguel Lopes ainda entraram em campo mas não conseguiram ajudar a equipa portista a dilatar a vantagem.

Como seria de esperar, até pela estrutura do clube do concelho de Vizela, o CCD Santa Eulália despede-se da Taça de Portugal mas de cabeça erguida, com o feito de não ter sido espezinhado pelos Dragões.

O FC Porto, segue para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira:

Depois da vitória, por 1-0, frente ao Santa Eulália, que garantiu o apuramento do FC Porto para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, Vítor Pereira preferiu ser breve, reconhecendo, numa curta declaração, que esperava um desempenho superior da equipa e assumindo, sem qualquer reserva, a sua quota de responsabilidade pela exibição e pelo resultado.

“Assumo completamente as minhas decisões e reconheço que, com tantas mexidas e adaptações na equipa, descaracterizámos o nosso jogo”, disse o treinador dos bicampeões nacionais, admitindo que o FC Porto não apresentou em Vizela a qualidade habitual.

Para valorizar, continuou Vítor Pereira, sobrou-lhe apenas “a passagem à próxima eliminatória” e “o apoio dos adeptos”, que “mereciam outra exibição”. Sem se esquecer de dar os parabéns ao adversário, “que fez um belíssimo jogo e foi ambicioso”, o treinador assumiu ainda que “a conquista da Taça de Portugal é um objectivo da equipa” e que, para o conseguir, terá que se apresentar “muito mais forte já na próxima eliminatória”.

Já Danilo, o autor do único golo da partida, não estranhou a escassez do resultado. “É natural que tenha sido assim, porque temos um jogo grande na quarta-feira [n.d.r.: FC Porto-Dínamo de Kiev]”, argumentou o lateral direito, que marcou, aos 31 minutos, com o pé esquerdo. “Mas o Santa Eulália também fez um grande trabalho”, prosseguiu. “Dificultou ao máximo, mas acabámos por sair daqui com a vitória e garantir a passagem à próxima eliminatória”.



RESUMO DO JOGO

4 comentários:

  1. Santa quê?

    Santa é a minha paciência para resistir a assistir a um jogo destes que mais parecia daqueles amadores do género solteiros contra casados!

    Estes profissionais, pagos a peso de ouro não terão vergonha?

    Onde ficou a responsabilidade de envergar a camisola do FC Porto? E o respeito por quem pagou para assistir a este deprimente espectáculo?

    Agora que continuem a chorar porque não são convocados para jogos contra equipas mais fortes que esta do Sta. Eulália!

    Tenham vergonha na cara e comportem-se como profissionais briosos.

    Desculpem-me este desabafo, mas é preciso ter pachorra!

    ResponderEliminar
  2. Estou como os jogadores, que hoje entraram em campo para jogar pelo FCP, não me apetece fazer nada, que é como quem diz, não me apetece falar daquele que devia ter sido um jogo de futebol,mas que foi uma chatice,se eu mandasse, aqueles meninos mimados,este mês, só recebiam metade do ordenado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A culpa não é dos jogadores, mas sim do treinador que mercia era estar a treinar uma equipa da 3 divisão e não o GRANDE PORTO! Se ele fosse apostando durante a epoca nestes mesmos nada disto acontecia! Fiquei envergonhado!

    ResponderEliminar
  4. Olá Portistas!

    Acho que não se deve dar muita importância a este jogo. Vale tanto este 1-0 como os 8 ao Pêro Pinheiro. Este jogo serve aliás para os nossos inimigos na Comunicação social carregar nos adjetivos para dizer o quanto somos maus.

    Critica-se o Vítor Pereira mas nos 8 De P Pinheiro ninguém disse que ele era um génio.

    Ontem o treinador assumiu as culpas de ter escolhido aquela equipa.
    O Plantel é bom , os jovens jogadores tem talento , mas tantas mudanças nunca resulta , mas uma ou outra mudança na equipa base o comportamento de qualquer um pode melhorar.
    No entanto deu para ver que por vezes um jogador demora a entrar nas contas da equipa A , não é por birra do treinador é porque ainda não está preparado para isso, e na equipa de ontem à vários .
    Não basta reclamar mais oportunidades é preciso merecer.

    O mais importante é mesmo o próximo jogo , aí estou curioso qual Porto vamos ter.
    Um Porto próximo ou até a superar o que jogou contra o PSG , ou ainda um Porto longe disso. Isso é que é importante .
    Uma vitória coloca o Porto quase nos 8/os de final.

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar