15 outubro, 2012

Primeiras impressões

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Decorridas que estão 6 jornadas do campeonato e 2 jornadas da fase de grupos da champions, já é possível fazer um balanço inicial do desempenho do FC Porto nas duas principais provas em que concorre. É já habitual que os bons começos de época do FC Porto sustentem depois uma época positiva, cheia de sucessos nacionais e internacionais.

Do meu ponto de vista, as probabilidades de turbulência no FC Porto 12/13 seriam teoricamente menores que em 11/12, época em que o treinador que tanto sucesso tinha tido (e tanto amor ao clube tinha jurado) desertou em busca de mais dinheiro. Este ano, apesar da perda de um grande jogador, que na minha opinião deveria ter sido suprida, a estabilidade no seio do grupo parece-me incomparavelmente superior à da época passada. Talvez porque o treinador não é o inexperiente ex-adjunto de há um ano atrás, e já tem 3 títulos no currículo (campeão nacional e 2 supertaças), talvez porque algumas das “ervas daninhas” já saíram do clube e sobretudo porque cada vez mais quem joga no FC Porto já percebeu que quem manda no balneário não são os jogadores, mas sim o presidente e o treinador. É muito mau, quando um balneário depende exclusivamente da boa-disposição dos jogadores. Há que haver hierarquia e respeito por quem manda, e no FC Porto isto é por demais evidente. Quem manda é o presidente, e quem pensa que poderá através dos seus humores ou más-disposições, despedir ou contratar treinadores à velocidade da luz, está redondamente enganado! Olhem para os lagartos e vejam o exemplo acabado de má gestão de um clube completamente governado de “fora para dentro”!

Por tudo isto, é com razoável satisfação que olho para este início de época. Se em termos internos a liderança no campeonato com 4 vitórias e 2 empates é similar ao pecúlio da época passada, em termos europeus o grande jogo com o multimilionário PSG (uma espécie de “Manchester City francês”), bem como a vitória em Zagreb, fazem com que até ao momento a campanha europeia tenha melhorado significativamente face à época anterior. É muito importante que o próximo jogo no Dragão frente ao Kiev seja a confirmação do apuramento para os oitavos, para que depois os últimos 3 jogos sejam uma mera formalidade rumo ao 1º lugar do grupo e consequente apuramento para os oitavos-final. Para além de tudo isso, parece-me também que apesar de um ou outro percalço, o nível exibicional apresentado esta época é razoavelmente superior àquele que vimos na época em passada!

Agora, resta esperar que os bons indícios do início de época se mantenham no que resta da mesma. Que se confirme mesmo que temos um GRANDE ponta-de-lança chamado Jackson Martinez, que se confirme em campo que temos claramente o melhor plantel de todos e que se confirme também uma boa campanha europeia que iniciou da melhor forma. É tão só isto que espero.

OFF-TOPIC: Achei imensa piada à gritaria dos lagartos a propósito dos 2 penalties assinalados no Dragão como se fosse uma coisa do outro mundo. Ao ouvir a gritaria, logo me lembrei de algo que se calhar muita gente já se esqueceu e que tanta outra nunca chegou a saber (tipo as crianças com menos de 10 anos): este mesmo clube que agora se queixa de 2 penalties no Dragão, da última vez que foi campeão (2001/2002) teve a módica quantia de 16 (SIM DEZASSEIS!) penalties assinalados a seu favor, a maior parte deles marcados por um senhor chamado Mário Jardel! Nunca uma equipa teve tantos penalties assinalados a seu favor num campeonato! Nos últimos 15 anos, são os que mais penalties a seu favor têm e ainda se queixam... É preciso uma lata!

PS: O cúmulo da incompetência e da burrice é mesmo um senhor brasileiro, cujo nome me recuso pronunciar. É obra ser despedido 3 vezes consecutivas, a última das quais por um tal de Palmeiras. É preciso ser-se muito burro para ser despedido 3 vezes consecutivas, tal como é preciso ser-se muito burro (e também ordinário) para um dia ter escolhido para GR da selecção uma “voz fininha” em vez do maior GR português de todos os tempos! Burro! Bem burro, graças a Deus!

0 comentários:

Enviar um comentário