http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/
O FC Porto venceu a 20.ª Supertaça em 35 edições (!!!), a quinta consecutiva, depois de ganhar ao V. Guimarães por 3-0, em Aveiro.
E assim o FC Porto arrecadou, com mais um Penta, o primeiro exemplar do novo troféu da Supertaça! Para juntar aos 19 exemplares no figurino anterior.
De realçar: o FC Porto consolidou a sua posição como clube mais titulado em Portugal: FC PORTO 74 títulos, contra 69 do 5LB e 45 do Sporting!
Considerando que a Supertaça é sempre relativa à época anterior àquela em que se disputa, o clube do Dragão apenas teve, desde 1977-78 (da grande “arrancada”), 6 épocas sem obter qualquer título em competições nacionais ou internacionais (em termos de Seniores, claro). Vejamos quais: 1979/80, 1981/82, 1986/87, 1988/89, 2001/02 e 2004/05.
Ah, é verdade. Visto que o director do pasquim “Rascord” deve continuar a sofrer da síndrome de “taça latrina”, o ranking do panfleto deve acrescentar 1 título aos da 2.ª circular…
Caros leitores, de seguida o fundamento deste post: o RANKING GERAL actualizado e o registo de todos os vencedores em todas as competições.
Abraço.
Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)
Discordo dos critérios de considerarem os troféus "Supertaça" e "Taça Intercontinental" como sendo da época anterior à qual é jogada. Sei que para se disputar a mesma, esta tem de significar a vitória (ou não) numa competição, mas é jogada numa época diferente e por vezes por jogadores completamente diferentes:
ResponderEliminarFCPorto - Campeão europeu:
V. Baía;
P.Ferreira; R. Carvalho; J. Costa; N. Valente;
Costinha;
Maniche; Deco;
Carlos Alberto; Derlei; Pedro Mendes.
Suplentes: Nuno; Pedro Emanuel; Ricardo Costa; Bosingwa; Alenitchev; Jankauskas; McCarthy
Taça Intercontinental:
V.Baía;
Seitaridis; J.Costa; Pedro emanuel; Ricardo Costa;
Costinha;
Diego; Maniche;
Luís Fabiano; Derlei; McCarthy
Suplentes: Nuno; Areias; Bosingwa; Quaresma; César Peixoto; Carlos Alberto; Postiga.
Acham que é a mesma "equipa"???
Outra questão da qual discordo é considerarem o mesmo valor à Liga dos Campeões e à Taça dos Campeões, sendo que o troféu seja o mesmo, a dificuldade de se sair vencedor é exponencialmente diferente!
Acontecendo o invés com a Liga Europa, sendo actualmente menos difícil de a vencer.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOs critérios não foram definidos por mim. Estou a seguir os critérios oficiais.
ResponderEliminarMas, ao contrário do que o Johnny Pedrosa evoca, o critério até tem muita lógica. Senão vejamos:
Em determinada época foram disputadas nada mais nada menos que 3 Supertaças nacionais!!! Era na altura em que se disputava o troféu em dois jogos (duas mãos) e a soma de golos não contava! De modo que, salvo erro, houve uma final em que se disputaram 5 jogos para determinar o vencedor.
Mas voltando aos 3 troféus disputados numa época (em finalíssimas): a considerar como o amigo pretendia, então nessa época ficariam registados os 3 troféus da mesma competição!
Abraço.
Ps. Lembro também o famoso caso da final da Taça de Portugal, entre FC Porto e benfas, adiada para o início da época seguinte à qual dizia respeito. Se o seu critério fosse considerado, essa Taça era da época em que, de facto, houve o jogo...
Quanto à valorização das competições. Onde viu aqui "valorização"? O que se pretende aqui é contabilizar títulos, definir o n.º de títulos ganhos em cada competição.
ResponderEliminarAbraço.
Só mais uma achega, caro Johnny Pedroso:
ResponderEliminarOs títulos são conquistados pelos jogadores que constituem uma equipa, mas não são deles (só...). São-o, primordialmente, do CLUBE cuja equipa ganhou. Portanto é (quase) irrelevante que teja sido a equipa A ou a equipa B. O que conta é o nome do CLUBE. E, felizmente, o nome do FC PORTO vê-se mais que o de outros...
Abraço.
Não pretendendo fazer desta resposta uma discussão sem nexo apenas registo:
ResponderEliminar- em caso algum afirmei que os critérios foram definidos pelo autor do post, obviamente que falei genericamente, vide "...de considerarem...";
- quanto à disputa de 3 troféus na mesma temporada, isso deveu-se a um tempo em que a mesma nem sempre se disputava em solo português, se bem me recordo até a possibilidade Macau, colocaram na altura, e a não disponibilidade de datas levou a essa disputa; em todas as regras existem excepções, e aquilo a que me refiro é a do jogo de abertura de época, ser a disputa de um troféu que em termos de palmarés deveria ser repercutida na temporada seguinte, sobre a qual a mesma é considerada actualmente - a lógica vale o que vale;
- valorização - .
.
3. atribuição de importância a algo ou alguém
.
Uma vez mais, falei de forma genérica, e justifiquei o porquê de não considerar correcto estar na mesma indicação: "Taça dos Campeões/Liga dos Campeões". O Benfica ganhou 2 Taças dos Campeões Europeus, e o FCPorto ganhou UMA Taça dos Campeões Europeus, E UMA Liga dos Campeões.
- Por fim, é claro que quem vence os troféus são os atletas em representação de um clube, e que também o tem feito os últimos anos, apenas referi que a "equipa" era diferente.
Só por curiosidade a Supertaça jogada a 10.Agosto 2013 vencida pelo FCPorto, orientada pelo treinador Paulo Fonseca, deverá ser creditada ao treinador Vitor Pereira? Nosso treinador em 2012/2013?
Que fique claro, que não sou ninguém para alterar critérios seja do que for (nem em minha casa mando, quanto mais fora...), apenas expressei a minha opinião, justificadamente, nada mais. E por mais rankings que veja, analiso sempre os dados, não só a nível quantitativo, mas principalmente a nível qualitativo.
Abraço
PS: Não quero com isto colocar minimamente em causa a qualidade dos seus post, principalmente no que a contabilidades diz respeito, até porque gosto de os ler.
Tudo bem, caro Pedrosa. "No problem".
ResponderEliminarOlhe essa a contabilização ao Vítor Pereira, faz-me lembrar os "trabalhos" que tenho em contabilizar títulos para jogadores e treinadores... Está a ver como era para mim mais fácil que o seu critério prevalecesse?
Abraço.
Não entendo qual é o problema com a Taça Latina. Se a tivessemos ganho também defenderiamos a sua validade. Foi um dos dois torneios pré-Taça dos Campeões mais importantes da história do futebol, um dos motivos pelo que se criou a competição. Todos os clubes que a ganharam foram campeões europeus ou finalistas vencidos nos primeiros seis anos da Taça dos Campeões.
ResponderEliminarA sua importância real é bastante superior à da charlatada que é a Taça da Liga!
"FIFA ignora Taça Latina e F. C. Porto é o clube português com mais títulos
ResponderEliminarO departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu que a Taça Latina de futebol, que o Benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo. Assim, F. C. Porto tem 69 títulos, contra 68 do Benfica.
foto Pedro Correia/Global Imagens
FIFA ignora Taça Latina e F. C. Porto é o clube português com mais títulos
Com a Taça de Portugal, F. C. Porto passou Benfica
O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", pelo que a FIFA "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações".
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o F. C. Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.
Com o triunfo por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, o F. C. Porto somou o 69.º título, mais um do que o total do Benfica, que esta temporada só ganhou a Taça da Liga, enquanto os "dragões" conquistaram campeonato, Taça, Supertaça e Liga Europa.
O F. C. Porto pode dilatar a vantagem para o Benfica já no início da próxima época, pois terá logo no arranque da temporada dois troféus para disputar: a Supertaça de Portugal, novamente diante o Guimarães, e a Supertaça Europeia, contra FC Barcelona ou Manchester United, que disputam no sábado a final da Liga dos Campeões.
Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo F. C. Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA "desde a sua criação", em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980"
in www.jn.pt 25/5/2011
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão há problema nenhum... A não ser o facto da taça Latina não ser reconhecida oficialmente pela FIFA (a entidade que por acaso regula o futebol mundial)...
ResponderEliminarA taça Latina apenas foi um pretexto dos encornados (por via do record) para em 2011, após o FC Porto ter ganho a taça, não admitirem que tinham sido ultrapassados pelo FC Porto em numero de títulos oficiais...
Tudo dito, RCBC! Obrigado. Abraço AZUL MUITO FORTE!
ResponderEliminarCaro Dragão Azul Forte,
ResponderEliminarRetribuo os agradecimentos, felicitando-o pelo seu excelente trabalho mais uma vez demonstrado neste post.
Abraço