01 novembro, 2013

Pronúncia de Norte... o pobo mais forte!!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Uma semana, dois grandes jogos no estádio do Dragão, um para a Liga dos Campeões e outro, um clássico para o campeonato nacional.

Na terça-feira da semana passada foi dia de recebermos os russos do Zenit. Sair das aulas/trabalho e rumar ao nosso palco das emoções, o que já uma tradição! Uma boa casa para assistir ao jogo e cerca de 1000 russos que se deslocaram até ao Porto para apoiar a sua equipa. Menos do que na deslocação que cá fizeram em 2011, mas ainda assim em grande número, se avaliarmos a distância percorrida e a fase em que o jogo é disputado.

Nova derrota em casa, desta vez por 0-1. Um resultado injusto mas o futebol também é isto mesmo. Seja como fôr lá estivemos a puxar pela nossa rapaziada, foram mais 90 minutos de muito apoio à equipa, tanto na Curva Norte como na Sul. O destaque, em termos de adeptos, vai para a pirotecnia usada pelos russos, curiosamente, segundos antes do golo que lhes deu a vitória.

Estamos sempre desejosos que chegue rápido o próximo jogo, mas quando perdemos (felizmente de lés a lés) a vontade de rectificar o último resultado ainda é maior! Antes do clássico de Domingo, tivemos trabalho no Sábado! Depois na semana anterior termos tido presença em Coimbra, na Supertaça de Hóquei em Patins, no último Sábado deslocámo-nos a Braga para apoiar os campeões nacionais, no primeiro jogo do campeonato 13/14. Rompemos por um pavilhão praticamente cheio, fomos para um canto da única bancada que existe e lá estivemos, juntos da nossa equipa, a puxar por ela. O resultado foi um esclarecedor 1-13!!! Mais uma tarde “à Porto” muito bem passada com a malta!

Dia seguinte, dia de clássico. Não vou entrar em muitos detalhes, acho que já ouviram falar o suficiente do sucedido duas horas antes do jogo. Aquilo que eu acho mais engraçado no meio desta história toda, é sem dúvida o facto de todos comentarem o assunto!! Isto é, ninguém fala de claques durante quase todo o ano, para a maioria somos um bando de arruaceiros, delinquentes, vândalos, etc. Mas quando acontecem este tipo de situações, todos se chegam à frente para prestar opinião de um tema para o qual estão tão habilitados, como eu para falar de lagares de azeite.

É divertidíssimo ouvir que eram adeptos da Académica, que faziam parte de um movimento político, que estavam de preto, portanto não eram adeptos do sporting, uma barbaridade completa. Claro, não eram adeptos do sporting, eram portistas que andavam à mocada uns com os outros, meus senhores!

Os meninos do Campo Grande acordaram para a vida. Decidiram fazer uma surpresa que não lhes correu da forma que eles queriam. Por um ou outro motivo, a verdade é que foram corridos pelos tripeiros, que estavam em muito menor número na Alameda, pois também não estavam organizados, ao contrário do nosso rival.

Foi algo que já não presenciava há algum tempo mas do qual não se podem gabar, pois se é verdade que apareceram de surpresa, fugindo ao controlo sem ninguém se aperceber, também é verdade que levaram mais uma história para contar. Literalmente.

Em relação ao jogo dentro das quatro linhas, grande exibição e a vitória no clássico, que acima de tudo é o que me interessa. Um clássico chama sempre muita gente ao estádio, devido ao momento menos mau dos lagartos, contámos com mais de 48 mil nas bancadas. Da parte deles mais de 2500, algo que, sinceramente e sem ponta de ironia, não me lembro de ter algo vez visto no Dragão. Só para relembrar os mais esquecidos que nós todos os anos levamos a Alvalade esse número ou ainda mais até, portanto o que para eles é uma deslocação histórica, para nós é uma banalidade.

Super Dragões e Colectivo em grande!! Sectores ultra completamente cheios e grandes coreografias à entrada das equipas! Destaque para a ”inovação” na Sul com pequenas bandeiras azuis e brancas por toda a bancada, o que deu um efeito visual excelente, fazendo lembrar uma curva italiana. No Colectivo o destaque é para uma bandeira conquistada à JuveLeo, ainda antes do jogo começar e em plena bancada!! Vieram à aldeia e ficar sem bandeira! Era uma vez...

Durante o jogo, bom duelo de parte a parte. Todos os grupos tiveram os seus bons momentos sendo que, aquilo que mais gostei e saúdo, é o facto das frases terem ”regressado”. Lembro-me muito bem de, ainda em pequena idade, passar os clássicos a ler as frases das curvas, tanto do nosso lado como dos rivais. É um duelo espectacular e só quem vive isto desta forma sabe o que estou a dizer.

Houve pirotecnia, cânticos de apoio e cânticos provocatórios. A vitória deu-nos uma alegria imensa e no final cantámos para o Presidente, demos ”olés” ao Bruninho e entoámos em tom de gozo, como também já é hábito, o “só eu sei porque não fico em casa.”

Com ou sem ameaças, ou esperinhas, amanhã... TODOS A BELÉM!!!!

Aqui vai, invasão, dos ultras do campeão!!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário