14 novembro, 2013

Uma década, dez memórias

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


No próximo sábado o Estádio do Dragão estará de parabéns. Dez anos, uma década completa, muito tempo dirão uns, que passou rápido dirão outros, mas todos estarão de acordo que já vivemos muitas aventuras neste autêntico “Palco de Emoções”.

Acompanhado por 8 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 7 Supertaças, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental e 1 Liga Europa, o Estádio do Dragão aparece no mais profícuo período de sempre do FC Porto. No Estádio das Antas soubemos resistir ao jejum e encetar um processo de crescimento sem paralelo no futebol nacional e mundial, no Dragão consolidamos o domínio esmagador do FC Porto.

Num exercício pessoal vou fazer um flashback e recuperar os meus 10 momentos mais marcantes desta 1ª década, uns mais felizes e outros menos como não poderia deixar de ser, deixando-vos também o desafio para desfiarem as vossas memórias!

1 – 16 Novembro 2003: Inauguração FC Porto 2-0 FC Barcelona e o início de vida atribulado

Toda a história tem o seu início… E que dia este! Uma emoção especial invadiu os Portistas, que bem cedo encheram o seu novo anfiteatro repletos de expectativa. Mas não era fácil deixar para trás as Antas, algo que até se revelou bem mais difícil do que apenas uma “mera” questão emocional. Foram semanas marcadas pelo inesperado regresso ao velho palco por força de um relvado impraticável, o que acabou por ter a sua dose de romantismo. Hoje recordamos com um sorriso esses tempos de “Mas afinal hoje é nas Antas ou no Dragão?”. Até que teve piada!

2 – 25 Fevereiro 2004: FC Porto 2-1 Man. United

Era o primeiro jogo europeu e tínhamos logo um “osso” daqueles! A última época tinha sido incrível e o sonho de voltar a ganhar a “orelhuda” andava no ar…

Este jogo aparece numa fase em que não andávamos particularmente convincentes, apesar de termos passado incólumes pelas novas casas dos rivais. Mas o FC Porto versão 2002-04 era uma máquina extraordinária, que crescia nestes momentos e mesmo entrando a perder arrancou para uma grande exibição, parecida com outra realizada alguns meses antes com a Lazio. O resultado esse é que não foi o mesmo, deixando no ar a dúvida: será que sobreviveremos em Old Trafford? Como sabemos a resposta foi um claro “Sim” e só paramos com um desfecho mágico: Campeões Nacionais e Europeus, títulos partilhados entre as Antas e o Dragão. Que melhor despedida/início poderíamos querer?

3 – 11 Março 2005: FC Porto 0-4 Nacional da Madeira

Este jogo foi o símbolo de uma época completamente errante, que nem a Supertaça e a Taça Intercontinental conseguiram disfarçar. 24 pontos perdidos em casa (?!) para o Campeonato dizem tudo sobre este primeiro ano completo do Dragão. Depois de aprender a celebrar, o Dragão descobria como conviver com a desilusão.

4 – 26 Março 2006: FC Porto 1-1 (5-4 g.p.) Sporting

Depois do descalabro em 2004/05 as contas continuavam difíceis na nova casa, mesmo com o regresso da regularidade nos jogos ditos fáceis e a recuperação do título nacional. Tirando uma vitória que acabou por não servir para grande coisa contra o Inter de Milão, continuava uma malapata difícil de entender. Veio o Sporting para o campeonato e levou um empate, um jogo decisivo com o Glasgow Rangers e novo empate, antes o desconhecido Artmedia “saca” uma vitória incrível e, pecado dos pecados, o Benfica quebra um jejum que durava desde 1991, conseguindo ganhar no nosso terreno com relativa facilidade.

É natural que quando chega este jogo das meias-finais da Taça de Portugal andássemos meio desconfiados com o Dragão. “Nas Antas ganhávamos de certeza, agora aqui...”. Nisto, em pleno prolongamento, o Liedson marca e muitos deixam-se invadir pela descrença, “Outra vez a mesma m...!”. Mas logo responde o Benni e nos penalties o Vítor Baia mostra ao João Moutinho que felicidade no Dragão só mesmo de azul e branco!

E o nosso Dragão começou a ter outra cara...

5 – 20 Maio 2007: FC Porto 4-1 Desp. Aves

Apesar de um percalço à “Torreense” com o Atlético e uma derrota inesperada com o Sporting, o Dragão começava a ser mais estável, destacando-se aquela vitória com a assinatura do Bruno Moraes, em jeito de antecipação do que o Kelvin repetiria 6 anos e meio depois. Neste dia fechava-se um campeonato e só a vitória interessava. Depois de uma primeira parte complicada lá se desatou o nó e o Dragão viveu a primeira festa completa, com o título a ser carimbado em casa.

Para o dia ser ainda mais especial, aconteceu aquela que foi talvez a maior ovação de sempre no Dragão, com a despedida do mito que transportou o FC Porto de Viena a Gelsenkirchen, o inesquecível Vítor Baía.

6 – 5 Março 2008: FC Porto 1-0 (1-4 g.p.) Schalke 04

Já tivemos jogos em que tudo parecia estar contra nós, como por exemplo o massacre inócuo ao Zenit em 2011. Mas este dia foi mesmo aquele em que estava escrito que não era para nós...

Favoritos incontestáveis e com uma equipa que nos fazia acreditar num percurso mais longo na Champions, recebemos os alemães após uma visita pouco feliz à “nossa” Arena de Gelsenkirchen. Quando todos acreditávamos que com maior ou menor facilidade acabaríamos por dar a volta, surgiu-nos no caminho o nascimento de uma estrela, Manuel Neuer de seu nome. Foi talvez a maior exibição que assistimos a um guarda-redes em 10 anos de Dragão e o golo do Lisandro só serviu para aumentar a lenda do Gigante Neuer, durante o prolongamento e os penalties que se seguiram.

7 - 15 Abril 2009: FC Porto 0-1 Man. United

Cinco anos depois da magia do Costinha em Old Trafford tivemos o momento Mariano González e Roma parecia cada vez mais ao nosso alcance. O Dragão fervia como nunca e vestiu-se de gala para receber o Campeão Europeu em título. Tudo parecia pronto para uma nova página de glória azul e branca, mas o destino acabou por ser cruel.

Ainda mal o jogo tinha começado e o Cristiano Ronaldo lembrou-se de marcar o golo do ano, num pontapé que não me lembro de o ver repetir, ele que é uma máquina de fazer golos. Aos 30 minutos El Comandante Lucho González cai no relvado e, se tudo estava difícil, depois da lesão do cérebro da equipa pior ficou… Até ao final o FC Porto lutou até à exaustão mas o golo necessário nunca surgiu e o sonho acabou, na melhor aventura pela Champions pós 2004.

8 – 2 Maio 2010: FC Porto 3-1 Benfica

Foram semanas a ouvir que o Dragão estava reservado… Nós sabíamos que tínhamos feito uma época aquém do habitual, que estávamos quase condenados a um impensável 3º lugar, que tínhamos sido goleados no Algarve e que eles andavam nas nuvens, em plena era das capas de jornais com o “exterminador implacável” e o “rolo compressor”. Mas festejar no Dragão? Depois da armadilha do túnel e da vergonha de castigos que se seguiram? Não, não podia ser!

E não foi! Numa noite com o ambiente mais explosivo em 10 anos de Dragão, uma equipa que semanas atrás parecia a antítese da velha Raça Tripeira decidiu ir a jogo de corpo e alma e não permitir aos rivais o “simples” empate que lhes faltava. Mesmo sem Falcao ou Jesualdo e reduzidos a 10 por uma arbitragem absolutamente tendenciosa de Olegário Benquerença, nada nem ninguém foi suficiente para vergar o FC Porto. E um ano depois numa noite de escuridão a vingança serviu-se bem fria, porque nós não nos ficamos pelas ameaças...

9 – 7 Novembro 2010: FC Porto 5-0 Benfica

Depois da vitória categórica em Maio e após uma nova demostração de força na Supertaça, estava na hora de acertar contas em definitivo e mostrar quem manda onde mais interessa: dentro do campo.

Se havia clássico em que sabíamos que íamos ganhar era este e o Dragão foi um vulcão insaciável a empurrar a equipa para uma goleada histórica. “Nunca mais te esqueces desta grande humilhação”, um dos momentos gravados para a eternidade no Estádio do Dragão!

10 – 11 Maio 2013: FC Porto 2-1 Benfica

Chegados aqui quase que me apetecia escrever apenas “palavras para quê”?

Simplesmente “o” momento! Os anos passarão mas será impossível esquecer aquele instante e aquela festa, as lágrimas, a voz que de repente deixou de existir... Um momento mágico, único, por tudo o que o antecedeu, por tudo o que representou. Felizes daqueles que o viveram no Dragão ou em qualquer parte do Mundo!



Terminada esta viagem apenas me resta desejar uma nova década com ainda mais sucessos e fazer uma pergunta: O futuro ainda demora? Estamos prontos!

Parabéns ao Estádio do Dragão e a todos os Portistas!

Continuação de boa semana!

3 comentários:



  1. @ MM

    t-o-p!

    efectivamente são gratas recordações, com esse pormaior de serem a cores, semrecurso à rtp memória.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Feliz por ter estado em todos esse momentos na bancada. A rir, a gritar ou a desesperar, mas sempre com um grande sentimento: FC Porto!

    ResponderEliminar
  3. Grande viagem. E tão bem descrita, que mais faz parecer que estamos a viver tudo novamente...

    AP
    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar