11 março, 2014

A difícil missão de Luís…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Encerrado o assunto PF, neste momento todas as nossas forças devem centrar-se nos dificílimos desafios que se aproximam.

Não há dúvidas que Luís Castro (LC) assume o cargo técnico numa altura em que se aproxima um terrível ciclo de jogos, de elevado nível dificuldade e com consequências relevantes para o resto da época. Agora de pouco vale lamentar se a saída de PF foi tardia ou se LC assumiu tardiamente o comando, agora o importante é que a união entre todos contribua positivamente para que o clube atinja pelo menos alguns dos seus objectivos e acabe condignamente o campeonato nacional, em que neste momento apenas o 2º lugar é possível.

Nos próximos meses, LC terá várias e complexas "empreitadas" pela frente. Em primeiro lugar, terá a difícil tarefa de "limpar" muitas cabeças que andam em todos os sítios menos naquele em que deviam estar, ou seja, no Dragão. O estado psicológico em que se encontra a maior parte dos jogadores é deplorável, seja contra que adversário for, seja em que competição for. É urgente repor índices de confiança minimamente aceitáveis para que à primeira contrariedade todos não tremam como varas verdes.

Depois, terá obviamente que alterar a aberração táctica introduzida por PF. Aquilo que até o meu primo de 3 anos já percebeu: que Fernando tem de jogar sozinho, que em 95% dos jogos do campeonato nacional com equipas fechadinhos que apenas fazem anti-jogo, os médios de transição têm de aparecer muitas mais vezes em zona de finalização para aumentar o volume de jogo ofensivo e deste modo mais facilmente poder criar desequilíbrios nas densas defesas adversárias.

Por fim, terá também de cometer algumas "loucuras", como por exemplo, experimentar meter em jogo Quintero a fim de vermos o que realmente vale (eu por acaso penso que vai ser outro que daqui a 2 anos vendemos por 40M€!) o colombiano, porque no banco ninguém mostra o que quer que seja. Depois, experimentar meter um rapaz que no ano passado marcou 3 golos verdadeiramente decisivos na conquista do campeonato. E finalmente, estabilizar a estrutura de meio-campo, utilizando durante 3 jogos (3 joguinhos só!) o mesmo trio de jogadores para ver se surgem mais facilmente automatismos entre os jogadores e para que o jogo fique mais escorreito.

Como já devem ter percebido, hoje estou numa de treinador de bancada e diretor desportivo de sofá. Como é óbvio, estas 3 questões que vos falei (psicológica, tática e opções) são muito fáceis de diagnosticar na teoria, sendo bem mais difíceis de resolver na prática. No futebol, não é com um toque de magia que se resolvem problemas que se desenvolvem durante 8 meses. Não é de um momento para o outro que tudo muda só com a alteração de uma ou duas peças. Ainda assim, é necessário que pelo menos se diagnostiquem bem os problemas da equipa de modo a poder mais facilmente encontrar soluções para os resolver. Desejo, em suma, toda a sorte do mundo a LC, que o seu sucesso será sempre o nosso sucesso. Pode ser ingrato pedir-lhe isso, mas os Portistas esperam que LC corrija tudo aquilo que tanto se criticou em PF durante estes meses. É sempre com este intuito que se alteram treinadores, com a expetativa de que quem entra melhore o que está mal. Que Deus esteja connosco.

PS1: Constou-me que um monte de banha, um que já foi apanhado a festejar golos dos porcos em pleno canal público, grunhiu alto e bom som que o clube dos calimeros havia sido prejudicado pela arbitragem para beneficiar o FC Porto. Pois claro, consta também que cerca de 50 mil porcos grunhiram bem alto em pleno galinheiro aquando do golo do empate do Setúbal. Os porcos são mesmo nossos amigos, festejaram um golo que apenas beneficiou o FC Porto, segundo aquele porco monte de banha...

PS2: O FC Porto dos bons e velhos tempos, por exemplo aquele que venceu a taça de Portugal em pleno Jamor por entre garrafas e pedras em 1994, saberia bem dar a resposta no próximo domingo naquele WC gigante em que vamos jogar. O atual, não faço ideia se será capaz de responder em campo às muitas parvoíces que a "tia de cascais com voz grossa" tem vomitado ao longo destes meses em relação ao melhor clube português. Se a indiferença com que a SAD tem lidado com as parvoíces da "tia de cascais com voz grossa" tem sido perfeita, em campo, a equipa deveria calar um por um os calimeros que andam a ladrar tanto em relação ao FC Porto...

1 comentário:

  1. Portista em Lisboa11 março, 2014

    Boa tarde caros Portistas, a única forma de calar este cromo é uma vitoria no domingo, com ou sem espinhas, e os portistas levarem vários rolos de papel higiénico para lançarem no final.
    Cumprimentos:

    ResponderEliminar