31 outubro, 2014

AS COISAS ESTÃO A MUDAR...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


PARA MELHOR:

Sinal disso mesmo, é o facto de os pasquins desportivos de lisboa terem decretado, de há dias a esta parte, o início da época de saldos de Inverno no FC Porto.

É ver Herrera no Manchester City e Brahimi no Nápoles, Rúben Neves no Arsenal e Casemiro de regresso ao Real Madrid.

Mas a coisa não fica por aqui: em Janeiro, o FC Porto prepara-se para receber um conjunto alargado de novos jogadores, os quais visam colmatar as evidentes falhas de um plantel curto e que, afinal, não correspondeu às expectativas que os milhões investidos (mais do que o investimento por SCP e SLB juntos) inculcaram nas mentes dos profissionais do meio.

É o caso de Illaramendi (mais propriamente a segunda vida de Illaramendi no FC Porto sem nunca ter posto os pés na Invicta) e de Douglas Coutinho.

A manobra é clássica e vem em todos os livros.

Quando as arbitragens não ajudam, designadamente na Europa, e a equipa do regime começa a dar sinais de fadiga (física e mental), cumpre telefonar aos suspeitos do costume, os quais se encontram, há semanas, juntos ao dito aparelho, aguardando apenas a luz verde e/ou vermelha para disparar (ou, melhor, disparatar) as tolices acima identificadas.

De resto, já se tinha percebido que a personalidade de JL havia causado algum mal-estar nos jornaleiros do sul. Talvez por se ter apresentado, desde o primeiro momento, com uma personalidade forte, com educação e saber-estar, com carisma e capacidade oratória, o que não só contrasta fortemente com outras personagens do futebol português, como, por isso mesmo, coloca em extrema e ostensiva evidência as fragilidades desses auto-intitulados magos da bola.

A vergonha do que se tem em casa é tanta que leva a uma desesperada fuga para a frente, maxime a apelidar JL de Flopetegui.

Ou seja, as coisas estão claramente a mudar para melhor.

Não temos dúvidas, porque sempre assim o foi, que estas manobras relativamente toscas, de mau gosto e, em certos casos, verdadeiramente grosseiras (Herrera no Manchester City?!) servirão apenas para unir o grupo e cerrar fileiras.

Aliás, particular alegria me deu a última conferência de imprensa de JL, na qual se ouviu a primeira referência à história e à mística do FC Porto registada na época 2014/2015.
    «Todos juntos somos mais fortes, contra tudo e todos».
E isto porque daqui parece resultar que JL tem o balneário consigo (só profere uma frase daquelas naquele concreto contexto quem tem uma equipa na mão) e, talvez mais importante ainda, que JL já compreendeu e interiorizou os pergaminhos do FC Porto, a sua tradição e o seu modo de vida.

Se assim for, não tenho dúvidas: seremos vencedores.

Se a derrota com o SCP tiver tido esse condão, então, meus amigos, atrevo-me a dizer que essa derrota nos fez ganhar a época e, nesse caso, tudo terá valido a pena.

PARA PIOR:

Analisados os documentos oficiais do FC Porto, e fazendo contas de merceeiro, cheguei à conclusão que os jogadores do clube (equipas A e B, ou seja, mais de 50 atletas) recebem, em média, mais de € 50.000,00/mês.

É um número extremamente impressivo e preocupante.

Em face dos resultados da época passada, percebe-se o investimento feito na época 2014/2015 e o consequente aumento do peso das despesas com pessoal nas contas.

Havia que encontrar uma solução rápida e eficaz que permitisse ao clube, já nesta época, discutir o campeonato, impedindo, assim, que o SLB pudesse iniciar uma trajectória consolidada de vitórias.

E a melhor solução é, sem dúvida, recrutar vários jogadores de valor indesmentível, diminuindo, dessa forma, o risco de inadaptação ou de puros fiascos, mas, concomitantemente, incrementando fortemente a folha salarial.

É algo que, após a estabilização da equipa, deverá ser devidamente corrigido, porque penso que, no actual cenário económico, a manutenção de tal encargo se tornará inviável no curto/médio prazo.

E aqui parece-me que a reestruturação da equipa B, designadamente a contenção de excessos na contratação de jovens jogadores estrangeiros que, historicamente, não têm sido minimamente rentabilizados, poderá libertar meios financeiros para suportar o peso dos vencimentos dos jogadores da equipa A.

Pedro Ferreira de Sousa

3 comentários:

  1. É com bons olhos que vejo esta (possível) alteração na forma de comunicar. Recentemente já tinha eu próprio apelado ao mesmo, por isso foi bom ver a resposta ao Record, a mensagem aos assobiadores e o recado de Lopetegui acontecerem no mesmo dia. http://portistasanonimos.blogspot.pt/2014/10/a-importancia-da-comunicacao.html

    Também realizei um exercício onde me propus idealizar a melhor maneira de reduzir os custos de cada época para o clube. http://portistasanonimos.blogspot.pt/2014/10/como-continuar-vencer-sem-gastar-tanto.html

    ResponderEliminar
  2. Só uma achega.

    "não correspondeu às expectativas que os milhões investidos (mais do que o investimento por SCP e SLB juntos) inculcaram nas mentes dos profissionais do meio".

    Errado.

    O FC Porto gastou perto de 40 milhões;
    O Benfica gastou perto de 35 milhões;
    O Sporting gastou perto de 20 milhões;

    Veja no futebol365.

    ResponderEliminar
  3. Caro FuJiMoRi,

    Obrigado pela achega. Tenho perfeita noção disso.

    Essa passagem que cita foi escrita como sendo dita pelos jornaleiros do sul.

    Um abraço,

    PFS

    ResponderEliminar