02 outubro, 2014

ETERNA SAUDADE.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Escrevo neste momento a crónica mais difícil desde que participo no BiBó-PoRtO, carago!!, em Agosto de 2009. Porque sei que leste todas as minhas crónicas desde a primeira, já lá vão mais de 5 anos.

15h59 da passada sexta-feira, estava eu entre Coimbra e Pombal, recebo a notícia da mãe do André Silva, que o seu filho tinha acabado de partir. O mundo caiu sobre mim. Tinha acabado de perder um amigo de infância, com quem falava diariamente. A amizade com o André não dá para uma crónica, só para um livro. Conheci-o com 7 ou 8 anos de idade. A doença maldita tirou mais uma pessoa do nosso meio, desta vez o André.

Portista ferrenho desde que me lembro, em crianças já comentávamos os jogos do FC Porto como gente adulta! Através da TV ou a ouvir o relato, tínhamos de estar sempre actualizados. Comprávamos o jornal e depois debatíamos as notícias. O André era um apaixonado por desporto em geral e pelo FC Porto em particular. Um portista a todos os níveis, que tão depressa estava no estádio do Dragão como em Pedroso, como no Dragão Caixa ou no Olival. As modalidades faziam parte da sua rotina, sendo o basquetebol a sua preferência. Vi vários jogos com ele em Matosinhos e quando o Dragão Caixa foi inaugurado as presenças aumentaram ainda mais. Nessa altura, em 2009, conheceu aqui o nosso grupo do blog, toda a nossa malta que acompanha o FC Porto semana após semana.

O André era presença assídua junto de nós e mesmo aqueles que não o conheciam pessoalmente, identificam-no como alguém que estava sempre ali a ver os jogos do FC Porto. Mesmo quando atravessou a fase mais complicada da doença, já debilitado, continuou sempre a marcar presença.

O seu desaparecimento abalou-nos e o jogo e aquela viagem na sexta a Alvalade acabou por ser um inferno. Desapareceste apenas fisicamente, pois acredita meu amigo que estarás sempre onde nós estivermos, onde o FC Porto estiver!!

O lucho já o homenageou na sua crónica de terça-feira, agora foi a minha vez de o fazer. Sensibiliza-me a onda de solidariedade que se criou à volta dele, nomeadamente no que diz respeito ao FC Porto. Adeptos e até jogadores já se pronunciaram, realmente eras alguém que não deixava ninguém indiferente.

Empatámos no Campo Grande 1-1 e na última terça houve novo empate, desta vez 2-2 na Ucrânia. Gritei por mim e por ti, estes 3 golos do FC Porto.

Em Alvalade cerca de 1500 portistas e até na Ucrânia estivemos representados.

Amigo André, descansa em paz que um dia vamos voltar a pôr a conversa em dia, acredita. Até já!

Um abraço ultra.

5 comentários:

  1. Uma crónica difícil, que merece a minha vénia.

    ResponderEliminar
  2. Momento difícil para todos os que conheciam o André...

    Até sábado no dragão caixa... Onde estará o André...

    ResponderEliminar
  3. RIP André Silva
    Texto muito sentido Tripeiro, bonita homenagem!
    Abc

    ResponderEliminar
  4. Uma Vénia ao André.
    Ninguém merece isto tão cedo na sua vida.
    Descansa em paz Caro André.

    ResponderEliminar
  5. Quando um PORTISTA parte, logo nascem uma centena.
    RIP.

    ResponderEliminar