18 março, 2015

A SORTE DE UM E O AZAR DE OUTROS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Tenho vindo a afirmar que Julen Lopetegui é, cada vez mais, o homem certo no lugar certo. Nas últimas conferências de imprensa, o Mister não tem afirmado mais do que a grande maioria do Portistas pensa. Lopetegui tem sido a nossa voz! Não só quando fala de uma pessoa que fez parte de um governo de Portugal (alguém se admira que o país esteja no estado em que está?), mas também quando vai denunciando as constantes decisões das arbitragens que, jornada após jornada, beneficiam um e prejudicam os outros.

De facto, este é um ano negro na arbitragem portuguesa. Nunca um campeonato foi tão adulterado pela... sorte de um e pelo azar de outros!

Na jornada passada, o Futebol Clube do Porto defrontou o Arouca com a arbitragem de Jorge Tavares. Esse brilhante árbitro, digno de uma classificação, na época anterior, que o deve orgulhar imenso, foi rigoroso no cumprimento das regras de jogo aos 11 minutos de jogo. Contudo, esqueceu-se de marcar uma grande penalidade com 0-0 no marcador, viu os seus assistentes ajuizarem mal dois lances que podiam ser cruciais no desfecho do jogo – offside não assinalado no lance do remate de André Claro (e da defesa do outro mundo de Hélton) e offside mal assinalado a Brahimi. Azar, puro azar na forma como a equipa de arbitragem decidiu. Curiosamente, para fechar este capítulo da arbitragem do Porto x Arouca, é com estranheza que vejo dois ex-árbitros, no Tribunal d’O Jogo, referirem-se ao lance sobre Ricardo Quaresma como um lance onde ficou por marcar um livre indirecto. Ora, é com espanto que vejo que as leis do jogo estão esquecidas. Azar, puro azar.

Depois de mais uma brilhante demonstração de classe e de categoria de Hélton, creio que não há razão para os Portistas estarem preocupados. Relativamente a isto, já escrevi o que penso sobre a posição de guarda-redes em vários textos, principalmente desde Março do ano passado.

O Futebol Clube do Porto tem vindo a jogar um futebol de nível mundial. Essa qualidade de jogo tem vindo a ser traduzida em vitórias.

Na próxima jornada, temos mais uma final. Um jogo de grau de dificuldade máxima num campo sempre difícil. Relativamente à arbitragem, sabemos que o árbitro nomeado para o jogo é Manuel Oliveira, um portuense. Ora, assim de cabeça, este nome traz-me algumas recordações. Em primeiro lugar, Manuel Oliveira é o nome de um dos professores que mais me marcou no meu percurso escolar. Por isso, uma recordação positiva. Contudo, é um homónimo do referido professor que vai arbitrar o jogo do Futebol Clube do Porto. E quem é ele? Pois, o responsável da arbitragem, que tão escondido tem andando ao longo da época achou por bem escolher um árbitro que teve o azar de decidir contra o FC Porto B num clássico disputado no início de Janeiro, no Centro de Estágio do Seixal, contra os sortudos do costume. Expulsou Rafa aos 12 minutos, tendo assinalado grande penalidade e, para completar a maré de azar, não viu a grande penalidade cometida sobre Pité, que poderia ter dado o empate ao FC Porto B. Azar, puro azar.

Como não gosto de ser negativo e há tanto tempo que estou a falar em azar, vou passar a olhar para a questão pelo lado positivo. No dia 15 de Fevereiro de 2015, o sortudo do costume disputou um jogo contra o Vitória de Setúbal. Logo no início do jogo, quando um jogador visitante seguia isolado e foi derrubado dentro da grande área, o senhor Manuel Oliveira decidiu nada assinalar, perdoando assim uma grande penalidade e a consequente expulsão. Curiosamente, no lance do 2º golo da equipa da casa, há um empurrão nítido de um tal Ola Jonas ao defesa vitoriano que o árbitro decidiu ignorar, para espanto até dos comentadores da televisão do clube sortudo! Depois de, no jogo da primeira volta, os vitorianos terem visto um golo limpo anulado (que daria o empate a 1) e uma grande penalidade por assinalar, o senhor árbitro Manuel Oliveira decidiu premiar novamente o clube sortudo com mais umas decisões erradas a seu favor.

Como podem ver, nem tudo na vida é mau. Sorte de um... azar de outros!

Para sábado, vai ser preciso um Porto à imagem do seu treinador, dos seus adeptos, da sua história. Faltam 9 jogos, 27 pontos. É tempo de dar TUDO POR TODOS!

Um grande abraço a todos os Dragões.

BAMBORA Fê Cê Pê!!!

1 comentário:

  1. Liga dos Campeões – No sorteio de sexta-feira: Real Madrid e Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Catalunha…), Paris SG e Mónaco (França), Juventus (Itália), Bayern Munique (Alemanha) e FC Porto (Douro Litoral…)…
    7 equipas latinas! A Península Ibérica com 4! O nosso Douro muito bem representado, como é habitual, pelo grande FC Porto! Onde está o representante da “mouraria”? FORÇA, PORTO!

    ResponderEliminar