07 março, 2015

TELLO OUTRA VEZ.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

braga-FC PORTO, 0-1

Primeira Liga, 24ª jornada
Sexta-feira, 6 Março 2015 - 20:30
Estádio: Municipal de Braga
Assistência: - espectadores


Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Assistentes: Álvaro Mesquita e Bruno Trindade.
4º Árbitro: Manuel Oliveira.

BRAGA: Matheus, Baiano, Aderlan Santos, André Pinto, Tiago Gomes, Danilo, Pedro Tiba, Rúben Micael, Pedro Santos, Zé Luís, Rafa.
Suplentes: Kritciuk, Sasso, Salvador Agra (67' Rafa), Éder (59' Zé Luís), Alan, Mauro, Pardo (75' Pedro Santos).
Treinador: Sérgio Conceição.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Evandro, Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Helton, Martins Indi, Quaresma (61' Evandro), Quintero, Hernâni, Rúben Neves (78' Brahimi), Aboubakar (65' Jackson Martínez).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Tello (73').
Disciplina: cartão amarelo a Danilo (38'), Rúben Micael (60'), Alex Sandro (61'), Fabiano (89'), Danilo (90+4').

O FC Porto, em Braga, tinha à partida um jogo terrivelmente complicado. Talvez o jogo mais complicado deste ciclo difícil que termina na 3ª feira frente ao Basileia. O FC Porto teve de ter doses extras de paciência, como se esperava, para levar de vencida uma equipa que deixou a desejar em termos ofensivos. A equipa da cidade dos arcebispos fez um remate à baliza em 90 minutos. O FC Porto lutou pela vitória e conseguiu-a com toda a justiça.

A noite foi de Tello. E de quem havia de ser? Depois de abrir a porta do autocarro de dois andares do Bessa, de ter fulminado o lagarto com um hat-trick, o espanhol foi decisivo na noite de ontem com um golo. Tello está em grande forma e no frente-a-frente com os guarda-redes não perdoa.

O FC Porto assumiu as despesas do jogo, não deu quaisquer veleidades ao adversário, excepto num lance aos 5 minutos de jogo quando criou algum frisson na defensiva portista. Depois o Braga desapareceu. Fabiano não fez qualquer defesa durante o jogo e nem sequer sujou o equipamento.

Na primeira parte viu-se um jogo muito táctico. O Braga com blocos muito baixos e a dar a iniciativa ao FC Porto e este com muito dose de paciência e muita circulação de bola. Essa circulação nem sempre foi bem feita. Maicon e Alex Sandro falharam alguns passes em zonas proibidas mas perante um Braga que abdicou de atacar, o Dragão esteve sossegado na defensiva.

Em cima do intervalo, o FC Porto carregou e esteve, por duas vezes, para inaugurar o marcador. E por intermédio de quem? Tello, obviamente. Primeiro num cruzamento-remate que passou junto ao poste e depois numa oportunidade flagrante por cima da baliza.

O segundo tempo foi mais do mesmo. O Braga só jogava no seu meio-campo e o FC Porto continuava a dominar o jogo mas sabia que tinha de correr mais riscos para levar de vencida o jogo. Lopetegui lançou Quaresma para o lugar de Evandro e Brahimi passou para o miolo.

O golo tardava em aparecer e as coisas pareceram complicar-se quando Jackson, aos 60 minutos, se lesionou sozinho num sprint. O colombiano cedeu o lugar a Aboubakar e foi este jogador que ajudou a resolver o encontro. O camaronês fez a assistência que deixou Tello na cara do guarda-redes Matheus. Estavam decorridos 72 minutos.

A partir daí o FC Porto só tinha que gerir o jogo e o tempo. E foi o que fez. Lopetegui colocou Rúben Neves no lugar do apagado (mais uma vez) Brahimi e ao FC Porto restava manter e circular a bola como tão bem sabe fazer.

Por sua vez, o Braga, com as entradas de Eder, Salvador Agra e Pardo (grande artista e especialista em saltos para a piscina), lembrou-se, então que havia mais meio-campo para jogar mas não criou uma oportunidade de registo.

Apenas houve tempo para um artista de nome Parvo, perdão, Pardo fazer o que nenhum profissional de futebol deve fazer: enganar. Este artista tem o dom de enganar. Tentou por duas vezes enganar o árbitro, tentando arrancar duas grandes penalidades. O estádio de Braga tem todas as condições para instalar uma piscina e uma prancha ou duas bem cravadas na pedreira. Assim, o artista pode treinar melhor os mergulhos.

Voltando ao jogo e ao que verdadeiramente interessa, o FC Porto geriu muito bem a parte final do encontro e somou 3 pontos importantíssimos na perseguição ao líder forjado. A pressão está agora do lado do benfica que joga amanhã à tarde em Arouca.

Os Dragões preparam a partir de agora o decisivo jogo frente ao Basileia que poderá carimbar o passaporte para os quartos-de-final da Champions League, agendado para a próxima 3ª feira no Estádio do Dragão.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “A equipa está de parabéns”

​Um jogo com um grau de dificuldade máxima, como previu Julen Lopetegui na antevisão, exigia o máximo do FC Porto para sair do Minho com os três pontos. O recado estava dado e o objectivo foi cumprido no campo. Para o técnico espanhol, os Dragões foram superiores ao Sporting de Braga durante quase toda a partida e foram, por isso, merecedores dos três pontos.

“Foi uma vitória absolutamente merecida pelo futebol que jogámos, pelas ocasiões que criámos frente a uma boa equipa, que teve apenas uma oportunidade de golo, logo no início do jogo. O Braga praticamente não atacou, creio que só rematou duas vezes e nós 16. Isso é mérito dos jogadores, do trabalho defensivo e ofensivo que fizeram e que foi capaz de neutralizar o adversário”, salientou o treinador portista, no final do encontro.

Julen Lopetegui, admitiu que esperava “um Braga um pouco mais ambicioso”, mas o que encontrou foi um adversário que “só quis defender e contra-atacar”, mas que esbarrou na solidez defensiva dos portistas. “Não cometemos erros. Estivemos bem defensivamente, concentrados. Tivemos ocasiões muito claras para marcar na primeira parte. Não há nenhuma dúvida em relação ao mérito do FC Porto. A equipa está de parabéns, foi merecedora dos três pontos, inclusive sem necessidade de sofrer tanto”, acrescentou.

Com esta vitória, os azuis e brancos alargaram para seis o número de jogos consecutivos a ganhar no campeonato. É o melhor FC Porto da época? “É um bom FC Porto, que está a trabalhar constantemente para melhorar, para crescer, atacando e defendendo melhor”, respondeu Lopetegui na conferência de imprensa, em que estiveram presentes o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, assim como Antero Henrique, CEO da FC Porto Desporto.

A lesão de Jackson Martínez foi a “única notícia triste” da noite no Minho, admitiu o treinador espanhol: “Suspeita-se de uma lesão muscular, ainda não sei a dimensão, mas conheço o Jackson e se ele sai do campo é porque se passa alguma coisa. É um exemplo para todos. Vamos ver o que tem e tentar contar com ele o quanto antes, porque é um jogador importante não só pelos golos que marca, mas por muitas outras coisas que nos dá".



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

3 comentários:

  1. Na pedreira, foi uma muralha montada por Sérgio que, ciente da categoria do adversário, adiou, até onde pôde, o golo do FC Porto. Tello desbloqueou o resultado e derrubou o muro após excelente assistência de Aboubakar que havia substituído o lesionado Jackson.
    Vitória sofrida mas merecida e muito importante – num estádio onde o líder forjado do campeonato não teve o “colinho” e perdeu…
    FC Porto – 6 vitórias consecutivas no campeonato, 598 minutos sem sofrer qualquer golo!
    Tello – 4 golo seguido! TELLOgo, amigo.
    Equipa – os meus destaques para Marcano, Danilo e Casemiro.
    Não gostei – do adormecimento da equipa azul-e-branca nos minutos finais do jogo. Pode ser perigoso!
    Detestei – a lesão de Jackson Martinez. Se for impeditiva de ir a jogo é uma grande perda para os próximos duelos.

    ResponderEliminar
  2. Odiei a atitude do S. Conceição! O Porto foi superior em tudo sem dúvida nenhuma. O Braga só quis defender o empate! E depois vem esse a comentar sempre o mesmo, o árbitro. Apetece me dizer FODES! Apanhaste e apanhaste como deve ser. Querias mais? Mandasses os teus jogadores avançar mais no terreno. E depois vem com insinuações de arbitragem unilateral! O Alex sandro encostou o pé ao Pardo que deu o mergulho monumental que podia valer talvez uma medalha de prata nos J.O. Fomos e somos melhores e mais nada. Um conselho Sérgio: passa a mensagem aos teus jogadores que existe um meio campo ofensivo. E que arrogância foi essa na conferência de imprensa???! Os jornalistas só não entendiam porque falavas de arbitragem quando a tua equipa do tematou duas vezes a baliza!!!! Pronto era só uma desabafo sobre um ex jogador do nosso clube e que tentou sujar as nossos cores através alguns comentários indignos....saudações portistas. Mário

    ResponderEliminar
  3. missão cumprida

    ResponderEliminar