28 março, 2015

O PERCURSO E O MOMENTO DAS NOSSAS MODALIDADES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Depois de um resultado prometedor conquistado em território inimigo, empate a 3 golos perante o clube do alto dos moínhos, era com grande nervosismo que se aguardava pelo jogo da 2ª mão no Dragãozinho. As equipas entraram a estudar-se já que um golo daria uma vantagem a essa equipa mas o FC Porto esteve sempre mais em busca do golo e do apuramento para a Final 4. Foi com surpresa, que o pavilhão bem lotado, assistiu ao golo dos visitantes num remate com alguma sorte em que a bola ainda bate no poste antes de se alojar na baliza defendida por Edo Bosch. Podem considerar-se com sorte pelo facto da dupla de arbitragem não ter sancionado um corte com o patim no início da jogada que levaria ao 0-1. Foi com tranquilidade que o FC Porto partiu em busca da vitória e que com a ajuda de 3 golos de um predestinado da modalidade, Hélder Nunes, que o FC Porto venceu por 3-2. Foi um jogo que dignificou a modalidade em que os visitantes se devem ter lamentado da ausência do seu mais influente elemento neste jogo.

Este aqui (Miguel Guilherme, árbitro de hóquei em patins) é muito capaz na “arte” de empurrar os do clube com o nome do bairro que nas marchas populares de 2010 foi último classificado nos jogos a nível interno e para eles lamentavelmente não pode dar o seu contributo nas competições europeias.

Agora que está ultrapassado este adversário vamos concentrar-nos, no próximo mês, na principal competição interna para aproveitarmos um possível deslize ou então efectuarmos uma remontada no confronto directo no pavilhão deles. Depois, no 1º fim de semana de Maio, esperemos ser capazes de nos focarmos exclusivamente nesta Liga Europeia e superar os 2 obstáculos que nos separam do título alcançado pela última vez em 1990. Neste momento, com as equipas apuradas para a Final 4, se conseguirmos alcançar esse tão almejado troféu teremos um reviver de uma das 2 conquistas anteriores. Se na Final 4 defrontarmos Vic e Barcelona teremos um reviver da última conquista em 1990 onde defrontamos os igualmente catalães Igualada e Noia. Se os jogos ditarem Vic e Breganze teremos um reviver do primeiro título em 1986 onde defrontamos nas meias-finais os catalães do Barcelona e na final os italianos do Novara. Vamos acreditar que 25 anos depois poderemos trazer novamente o título para a cidade invicta, título que parece um pouco amaldiçoado.

No andebol terminada a participação na taça EHF onde conseguimos 2 vitórias em 6 jogos temos agora 2 troféus importantes pelos quais lutar. Já este fim de semana iremos lutar pela conquista da taça de Portugal numa Final 4 disputada, mais uma vez, a 600 km da nossa terra. O FC Porto tem sempre muito azar pois quando se apura para a Final 4 da Taça (5 vezes nos últimos 6 anos) disputa a prova no Algarve. No ano em que teve a infelicidade de não chegar a esta fase da prova a mesma foi disputada às portas da cidade Invicta no pavilhão da AA Águas Santas. Estamos habituados a defrontar os nossos adversários em territórios hostis e com arbitragens, por vezes, bastante infelizes mas confio que iremos reconquistar este título 8 anos depois, última vitória remonta 2007. A outra competição importante, o campeonato nacional, entra agora na fase decisiva com o arranque das meias-finais do play-off marcado para 3 de Abril com a recepção aos do alto dos moinhos. Precisamos de 3 vitórias para alcançarmos a final do play-off e podermos lutar pelo inédito 7º título consecutivo.

O basquetebol já garantiu a vitória na fase regular e consequente direito a subir de divisão. Até dia 12 de Abril iremos disputar os 2 últimos jogos da fase regular e lutar por mais 2 vitórias para alcançarmos a meta de 20 vitórias em 20 jogos. Depois iremos entrar nos play-off de apuramento de campeão onde iremos lutar bravamente por defender o título alcançado a 9 de Maio de 2014.

Estas equipas merecem o nosso apoio agora que entram nos momentos decisivos das suas épocas desportivas e que poderão culminar com troféus para encher, ainda mais, as vitrines do nosso museu e engrandecer o nome do clube. Quando terminar a época de todas as modalidades irei fazer uma análise das mesmas.

Até Breve,
Delindro

2 comentários:


  1. de facto, esta final da Taça de Portugal em andebol foi, para lá de mais uma pouca vergonha, uma filha da putice sem igual.

    marcação da fase final para o reino dos Algarves quando estão presentes dois clubes do Norte do país. dois jogos em que passámos a maior parte do tempo a jogar em inferioridade numérica. dois jogos com a mesma dupla de árbitros, com uma gritante dualidade de critérios.
    de facto, o nosso sucessodesportivo incomoda...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. https://pbs.twimg.com/media/CAi4_tMWcAEloTa.png

    E o que dizer sobre esta notícia?

    Penso que o basket português ficava a ganhar, mas agora já há dinheiro para 6 estrangeiros? É no mínimo um pouco estranho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar