01 março, 2015

O TIMING DAS NOTICIAS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nos últimos dias, muitas notícias sobre a composição do plantel do FC Porto de hóquei em patins na próxima época têm aparecido na comunicação social. Quem me conhece e já falou comigo sobre este tema, sabe que a minha opinião é que o plantel precisava de uma forte remodelação, e que já no fim da época passada, apenas com a supertaça conquistada, teria sido o momento mais acertado da reformulação. A opção foi apenas pela substituição de 1 jogador (Losna por Rafa) e aparentemente não foi o suficiente para que a equipa invertesse o caminho de menor fulgor porque passa. Apesar de achar que esta reformulação é fundamental para que o hóquei do FC Porto volte a ser dominador, considero muito estranho o timing com que as notícias vão aparecendo. Também me custa muito ver no ar a hipótese de saída de um atleta como o capitão Reinaldo Ventura porque tem muitos anos de casa, qualidade para continuar a competir ao mais alto nível e podia ser muito importante na integração dos jovens atletas que deverão incorporar o plantel na próxima época, passando-lhes toda a sua experiência. Quando apenas se perdeu a hipótese de conquistar a Taça de Portugal, estando o campeonato a apenas uma vitória expressiva no terreno do actual líder ou no aproveitar de uma qualquer escorregadela deles e a Liga Europeia vamos disputar o acesso à Final 4 com o jogo decisivo na nossa casa. Pode este anúncio funcionar de forma tranquilizante sobre o plantel que vê a sua situação definida antes da entrada na fase decisiva das competições e poder mostrar a qualidade que tem para ainda dar alegrias aos adeptos. Por outro lado, esta comunicação de saídas pode levar a que os atletas estejam menos empenhados pelo facto de estarem de saída. Conheço o sentimento de portismo presente numa grande parte dos atletas e espero que a atitude perante o resto da época seja a primeira, ou seja, de depois de definida a situação de todos eles, queiram mostrar o seu valor e ainda enriquecer mais os seus curricula.

Não sei quem é o responsável ou responsáveis pela saída das notícias para a comunicação social, mas não gosto de ver no meu clube a forma como que todas as decisões passam rapidamente para fora. Sei que na nova era da informação instantânea, nem sempre é fácil controlar o fluxo da informação e podemos ser surpreendidos.

Durante anos, tínhamos na comunicação social tudo o que se passava dentro das portas do nosso maior rival e era com alegria que verificava que do nosso lado as coisas eram diferentes e as coisas só transpiravam cá para fora no momento-chave. Estas duas atitudes para com a comunicação social tinham o reflexo no sucesso desportivo que cada um dos clubes tinha. Hoje em dia, a nossa abertura a estes nossos inimigos alterou-se e a nossa hegemonia diminui e os nossos rivais conseguiram fechar-se um pouco mais e com isso passaram a ter algum sucesso. Está na altura de darmos um passo de recuo, voltando a fechar-nos sobre nós próprios.

2 comentários:

  1. Ora vamos lá por partes.

    Que precisávamos de uma mudança, é óbvio e nítido, pecando a mesma por tardia. O que vai acontecer na próxima época deveria ser um processo a 2 anos, com início na época em curso. Parece óbvio que depois da época passada, tudo ter ficado mais igual, foi uma péssima opção.

    Quanto ás mudanças, nós devemos ser o único clube de Mundo que quando as coisas estão mal o treinador não é o primeiro a sair.
    Tó Neves, pessoa por quem tenho uma inestimável consideração e admiração, deveria ter sido substituído no final da época passada, a bem de clube, equipa e do próprio treinador. Se tal tivesse ocorrido, e simultaneamente tivessem chegado Rafa e Gonçalo Alves, talvez hoje não estivéssemos com essa absoluta revolução.
    Quanto ao que se prevê ser o próximo plantel, penso ser uma aberração ficarmos com Helder, Rafa, Telmo, Gonçalo e Alvarinho, e ao mesmo tempo não termos um líder de balneário, um capitão, um homem da casa, enfim, uma referência....nitidamente quem incorpora todo este perfil é Reinaldo Ventura. Mas sobre Reinaldo Ventura, e como o seu passado e presente não ser apagado por nada nem ninguém, não me vou alongar por agora, pois fá-lo-ei eu próprio no meu momento.

    Por fim, o timing!
    É curioso, no mínimo. Noutras épocas, chegávamos a Julho com tudo por decidir, jogadores sem saber o seu futuro, opções aparentemente por tomar. Se esse cenário era criticável, este naturalmente também o é. Definir atempadamente o futuro, é uma opção legítima e para a qual o clube deve contribuir. Fazê-lo em Fevereiro é irreal! E mais irreal ainda, é as decisões serem tomadas e estarem no dia seguinte nos jornais.

    Antes de terminar, pergunto: infelizmente eu julgo que não acontecerá, mas e se agora fossemos campeões europeus e nacionais??? O que fazer a este plantel???

    ResponderEliminar
  2. Pois, nao percebo o timing, se deiva de haver uma renovação, devia ter acontecido no ano passado, e nao é agora mudar praticamente a equipa toda, que se deve fazer uma renovação, é preciso haver jogadores no plantel q transportem a mistica, q sejam o exemplo, e o Reinaldo era o elemento ideal para isso, e espero q nao se lembrem já agora de mandar o Edo embora. Só falta mais essa.

    Ainda estou em choque com esta noticia, é um simbolo do clube q nunca devia de sair do mesmo, tinha de ficar, não só pela grande qualidade q tem mas por tudo aquilo q representa, e sente pelo Porto.

    ResponderEliminar