26 março, 2015

QUASE 33.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Foi já no algo distante 16 de Setembro de 2010 que iniciei a minha colaboração com este espaço, do qual continuo orgulhosamente a fazer parte, lançando os meus bitaites que nem sempre são especialmente bem aceites por uns e outros, mas que transpiram Porto.
Nesse meu primeiro dia de BiBó PoRtO, aludi ao dia 23-04-1982 como o dia que havia mudado o Mundo, havia mudado o nosso Mundo, havia mudado o nosso Porto.
O dia em que Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a liderança da Direção é o marco histórico de mudança, ambição e o início de muitas e gloriosas vitórias.

A verdade é que vamos vivendo estes últimos anos um pouco com o “fantasma” da sucessão, a qual vai ter forçosamente que ocorrer, pois há vida para além de Pinto da Costa, e quero acreditar que vão existir também vitórias e sucesso.
Mas essas vitórias, esses sucessos, inclusivamente essa sucessão, não podem jamais estar longe dos nossos pensamentos, nomeadamente quando tomamos decisões para o futuro, as quais envolvem posicionamentos que podem colocar em causa o nosso futuro e conferir “carta branca” a quem vem a seguir.
As duas últimas Assembleias Gerais Extraordinárias do Clube foram um bom exemplo disso, com decisões associadas a Estatutos e Participação na SAD. É importante que cada vez mais sejamos capazes de perceber que aquilo que actualmente consideramos pacífico, natural e inquestionável, pode não o ser depois. A cultura actual pode não ser posteriormente seguida, e é portanto fundamental que não fiquem espaços cinzentos que possam dar azo a que um qualquer parasita se possa apoderar daquilo que é de todos nós, e que teve em José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa os seus principais pensadores e executivos.

Na antecâmara de se completarem os 33 anos de presidência, todos sabemos que por muito que possamos aqui ou acolá concordar ou discordar, revermo-nos mais ou menos nesta ou naquela decisão, perceber melhor ou pior alguma opção, há algo de absolutamente indesmentível e inabalável: este Homem fez de nós o melhor clube português, e um dos melhores e mais respeitados clubes europeus e mundiais. E meus amigos, isto não é pouco... é gigantesco, tendo em conta a dimensão pouco menos que regional com que PC se deparou no princípio da década de 80.

Há 2 anos atrás, escreveu um livro a identificar 31 decisões que teve tomar no seu percurso. Claro está que a grande maioria das mesmas se vieram a revelar acertadas, mas todas, sem excepção, tiveram como foco aquilo que aparentemente defendia os interesses do FC Porto. E este ponto que parece tão natural e tão inquestionável, é um ponto a sublinhar, num mundo desportivo cada vez mais marcado pelos interesses económicos dos empresários, das marcas e patrocínios, das SAD's e dos “profissionais” dos clubes.

Mas Pinto da Costa continua a não fazer o seu próprio culto da personalidade. Prova disso, é que numa data tão “redonda” e tão grandiosamente relevante, ao invés de chamar a si os holofotes, vai desviá-los para o dr.º Sardoeira Pinto, inaugurando nesse o auditório do museu com o nome do falecido mas para sempre presidente da mesa da assembleia geral do FC Porto.

Em mais de 3 décadas, seria possível recolher unanimismo de todos os quadrantes.
Diz-se hoje à boca cheia que já não se envolve nos assuntos como antes... não sei se sim ou se não, mas que fico com a sensação de que existem cada vez mais coisas que acontecem sem seu conhecimento, lá isso fico.
Mas independentemente de tudo, há algo que terei sempre que dizer: Obrigado presidente por tanta dedicação áquele que todos amamos, mas que só o senhor abdicou de toda a sua vida por ele!

Um abraço,


1 comentário:

  1. @ norte,

    meu caro, mais que repetir larga maioria do que aqui descreves, e ao qual me associo inteiramente, ainda que com ligeiras nuances de apreciação sobre determinados acontecimentos e/ou posturas dos últimos anos, é da mais elementar justiça admitir sem qq tipo de bajulamento que é de Homens e Portistas como TU que o NOSSO clube precisa para um futuro mais que presente.

    uma vez mais, como sempre acontece em todas as ocasiões, tenham elas o carácter que tiverem, há posturas que são sempre fiéis a si próprias... voltou a acontecer... e essas, representam-me com natural agrado... o meu obrigado!

    um dia, regressarei, e o "meu voto" já tem destinatário d'eleição.

    até breve, num qualquer sítio dos do costume... aBraço

    ResponderEliminar