05 março, 2015

SOLUÇÕES NO PLANTEL VS. SOLUÇÕES NA LIGA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Julen Lopetegui, o homem certo no lugar certo, como várias vezes já aqui referi, a última das quais no post anterior, foi muito criticado por ter demorado a estabilizar um 11 base num plantel com mais de uma dezena de jogadores novos. Actualmente, vemos Casemiro fora e Rúben Neves no 11, Alex fora e Angel no 11, Oliver fora e Evandro no 11, Brahimi fora e Quaresma no 11, Indi fora e Marcano no 11... e ninguém fala na rotatividade ou nas ausências. Ninguém se espanta por o adversário do último ter tido uma grande quebra física e os nossos jogadores continuarem em grande ritmo. Ninguém quer dar valor às declarações do nosso adversário nos oitavos-de-final da Champions: “Real Madrid é incrível, mas o FC Porto é mais impressionante”, as quais são justificadas com a grande capacidade de movimentação e preenchimento de espaço por parte dos jogadores do FC Porto. A verdade é que, qualquer jogador do plantel, está capacitado para ser chamado à titularidade se assim o treinador entender.

Por falar em treinador, Julen Lopetegui conseguiu que o meu “efeito conferências de imprensa” voltasse. Isto é, não perco uma. Julen é, cada vez mais, o homem certo no lugar certo. Voltamos a ter um treinador a fazer a defesa do Futebol Clube do Porto, a ser a voz dos adeptos. Gosto que assim seja, que o treinador seja uma extensão da nossa voz perante uma dualidade de tratamento gritante por parte da nossa comunicação social. Mas... será isto novidade? Não tem sido isto a nossa gasolina das últimas décadas? O que mudou para a mudança de postura do Futebol Clube do Porto perante todos os ataques que tem sido alvo?

A opinião dos adeptos é unânime: a nossa mística, o nosso ADN revê-se num Porto activo e assertivo, a falar no momento certo e a uma só voz. Faz sentido o clube fazer comunicados a criticar jornais por mentirem sobre o custo de um atleta? Faz sentido o clube fazer comunicados a atacar um pasquim por não estar no seu top semanal? (ou o que quer que seja, não consumo o referido pasquim nem sequer faço ideia a que se refere o teor do comunicado).

Há mais de 10 anos, o presidente das papoilas saltitantes afirmou que não estava preocupado com a então contratação de Jankauskas porque, “são mais imporantes os lugares na Liga do que contratar bons jogadores”. Actualmente, é claro e unânime que esse clube controla e domina, não só os lugares na Liga mas também a arbitragem. De facto, este campeonato tem sido absolutamente surreal. Golos em fora-de-jogo, golos sofridos mal anulados, penalties contra por assinalar, as clássicas expulsões sempre que o jogo está equilibrado e, ultimamente, a variante dos amarelos cirúrgicos aos adversários em risco de suspensão. Tudo isto tem um prémio. Artur Soares Dias fez o favor de amarelar os centrais do Estoril e apitou o clássico do fim-de-semana passado, onde tudo tentou fazer para evitar a vitória do FC Porto (ainda se lembram do jogo na luz em Janeiro de 2014, onde não assinalou duas grandes penalidades a favor do Porto – numa delas expulsou mal Danilo –, parou uma jogada em que Jackson seguia isolado para marcar uma falta a meio campo e permitiu forçou a que fosse Helton a disputar uma bola ao solo fora de grande área?). Jorge Sousa, que amarelou 4 jogadores do Arouca na última jornada, é o premiado desta jornada, pois vai arbitrar o jogo do FC Porto. Curiosamente, contra uma equipa que tinha 4 jogadores em risco de suspensão e nenhum deles foi admoestado. Coincidências...

Relativamente aos escândalos que temos visto semana após semana, não posso deixar de citar o brilhante post do blog Tribunal do Dragão. Está tudo aqui! Perante isto, fique claro que eu não quero que o Porto ande a chorar todas as semanas. Contudo, quero que o Porto seja activo e assertivo, como sempre foi, a falar a uma só voz. Ou não nos arrepiamos todos a ver vídeos como o que está em baixo?


Meus amigos, eles vão falhar. Vamos continuar a fazer bem a nossa parte, nós nas bancadas e os jogadores no relvado que eles vão falhar!

Um grande abraço a todo o universo FC Porto

P.S. – Não posso terminar sem dar uma palavra aos nossos rapazes do basquetebol que, apesar da derrota, mostraram que há ali muito talento e todos sentimos que o vosso potencial é maior do que aquele demonstrado neste último jogo. Continuar a trabalhar e os bons resultados continuarão a aparecer. Malta do andebol, a fase decisiva está aí! TUDO POR TODOS!

4 comentários:

  1. O que os pasquins se esqueçem é que hoje em dia tudo se sabe e além fronteiras também já se sabe dos roubos à descarada dos carneiros fica o link e a transcrição

    http://futbol.as.com/futbol/2015/03/01/internacional/1425185891_486750.html

    En Oporto protestan por los arbitrajes hechos al Benfica
    Ampliar

    MOLESTO. Lopetegui no entiende los favores arbitrales al Benfica. | AFP


    El viento sopla a favor del Benfica en Portugal. También el arbitral. Las constantes decisiones beneficiosas para los benfiquistas tienen a los de Jorge Jesus con siete puntos de ventaja sobre el Oporto y un partido más (ayer goleó al Estoril por 6-0), que asiste impotente al habitual ejercicio de errores arbitrales en Portugal. Lo malo es que siempre tienen una misma dirección, sobre todo este curso.

    Hay datos para refutarlo. Hasta en 13 partidos de los 27 disputados ha jugado el Benfica en superioridad numérica; ocho de ellos, además, durante un tiempo superior a la media hora. Demasiada ventaja con respecto al Oporto. Los de Lopetegui sólo se han visto cuatro veces en esa situación de ventaja, mientras que en otras dos estuvieron en inferioridad.

    Ante Moreirense hace una semana volvió a ocurrir. El Benfica remontó un 1-0 con otra rigurosa expulsión de uno de sus rivales. Según el acta, la roja fue por protestar: “¡Pero qué estás diciendo!”. El resultado final (1-3) dejó en nada cualquier atisbo de recortar puntos por parte del Oporto.

    La polémica televisiva también refuerza esta teoría. En un conocido programa futbolístico que se edita en Lisboa se analizaron favores y perjuicios del líder benfiquista y del segundo portuense. El veredicto no pudo ser más esclarecedor: al Benfica le han dado cuatro puntos y al Oporto le han quitado otros cuatro. Es decir, el Oporto debería tener un punto más que el conjunto de Lisboa.

    Quizá por eso, la prensa de Lisboa tampoco se hace mucho eco del asunto. Los diarios deportivos con más tirada del país (Record y A Bola) son de la capital y no quieren definirse. Tampoco se ve demasiado bien que Lopetegui y su elenco de españoles, hasta siete jugadores en la primera plantilla, más cuerpo técnico y demás, discuta la hegemonía de un Benfica entrenado por un portugués y con más lusos en la plantilla.

    Además, hay que recordar que el presidente del Oporto, Pinto da Costa, ya tuvo problemas en el pasado con los dirigentes federativos por rencillas producidas muchas veces como consecuencia de arbitrajes...

    ResponderEliminar
  2. Viva.
    Eu não tenho competências ou conhecimentos suficientes para aferir da qualidade do treinador, nem para treinador de bancada sirvo. Se joga este ou aquele, eles lá saberão melhor que eu.
    Quanto ao que se diz já tenho opinião. Falar das arbitragens, prefiro que sejam os outros, è sinal que estão atrás. Mas aquilo que me deixa seriamente FODIDO, é que mesmo com o andor ao regime, se o Porto tem ganho à mourada estava em primeiro. Ainda está atravessado e vai estar muito tempo. A partir desse jogo deixei logo de gostar de muita gente (não pelas qualidades ou falta delas, pois como já referi não tenho competência para julgar). Incluíndo o treinador, principalmente pela conferência de imprensa a seguir.
    Mas como diz o outro, opiniões são como o olho do cu, toda a gente tem, e esta é a minha.
    Amanhã há mais, e independentemente do treinador / jogadores / dirigentes, o importante é que joga o Porto. E só isso importa.
    Abraço.
    Sérgio.

    ResponderEliminar


  3. @ Valadares

    parabéns! por mais uma prosa repleta de mística, de um portismo sem fim :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. Acho que a equipa atingiui o patamar que nos queriamos todos. Demorou tempo, talvez demasiado tempo mas acho que ainda vamos a tempo de conseguir algo. Nao podemos esquecer a epoca anterior, e o trabalho enorme que o nosso treinador teve pela frente. Critiquei muito a atitude dos jogadores e do treinador que pareciam nao perceber onde estavam. Mas agora sim. Nota-se raça, exigência, compromisso com a vitoria...e grande amor ao clube dentro do campo. O resto (Facebook, twitter) nao me diz nada. O suor, a responsabilidade e a competência caralho. Que dêem tudo em campo, que correm mais que outros. Eu aplaudirei de pé independentemente do resultado!

    ResponderEliminar