20 março, 2015

SORTEIO DE SONHO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ao momento em que escrevo este texto ainda não sabemos, nós, os Portistas, o resultado do sorteio para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

A caminhada até este sorteio foi, sem dúvida, extremamente positiva. A equipa ainda não perdeu um jogo e, nos dois confrontos com o Basileia, ficou uma sensação de domínio tão avassaladora que legitima qualquer um a sonhar.

Atrevo-me a dizer que foi a maior derrota da época para o maior clube português – o Anti-Porto.

E é mesmo de sonhar que se trata. A Liga dos Campeões separa o trigo do joio. É uma competição que congrega históricos do futebol europeu, novas potências, clubes movidos a petrodólares ou a petroeuros, enfim, o melhor que a Europa do futebol tem para oferecer nos dias que correm.

É por isso especialmente reconfortante, para um adepto, ver este FCPorto disputar o acesso a uma meia-final da Liga dos Campeões, ou seja, um lugar nas quatro melhores equipas europeias. Este FCPorto que tinha sido abatido na época passada, que vivia o fim de ciclo, que caminhava a passos rápidos para o fim, que soçobraria perante a hegemonia total e absoluta do clube do regime.

Pois é.

Esse FCPorto tem a melhor defesa da Europa, é uma das oito melhores equipas europeias e, penso, lutará até ao fim pelo campeonato nacional (que só não lidera por motivos externos à qualidade das equipas e do futebol praticado).

Tudo isto permite sonhar. Mas não é só uma questão de fé. É uma obrigação. Temos de sonhar. Temos uma equipa e praticamos um futebol que impõe o sonho e obriga a encarar a próxima eliminatória sem receios. Com responsabilidade e consciência das nossas limitações, mas sem medos.

É claro que um sorteio amigo ajudava.

No actual momento de forma das restantes sete melhores equipas da Europa, penso que estamos todos de acordo com a necessidade absolutamente imperiosa de evitar Barcelona e Bayern de Munique. Numa segunda linha, porque, em qualquer caso, jogando bem ou jogando mal, têm jogadores que fazem a diferença, penso que seria de evitar Real Madrid e PSG. No último “pote”, coloco Atlético de Madrid, Juventus e Mónaco, equipas a quem não devemos nada.

Em qualquer cenário, o FCPorto está de volta às enormes noites europeias e, a jogar como tem jogado nos últimos dois meses, penso que, num dia bom, poderá ganhar a qualquer equipa.

É este o nosso sonho.

A nossa obrigação é sonhar.

Venha daí o sorteio!

Pedro Ferreira de Sousa

1 comentário:

  1. "Esse FCPorto tem a melhor defesa da Europa, é uma das oito melhores equipas portuguesas"- presumo que o que queria dizer é que é uma das 8 melhores equipas EUROPEIAS.

    ResponderEliminar