09 março, 2015

UMA VERDADEIRA EQUIPA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Olhando para o FC Porto de hoje e reavivando a memória recente de há cerca de um mês atrás, só alguém desonesto intelectualmente ou então um qualquer porco encornado, é que não admitem duas coisas muito simples: a evolução do FC Porto ao longo desta época tem sido evidente e neste momento (e mesmo considerando o global da época) a equipa que apresenta futebol de maior qualidade é o FC Porto.

E quando digo a equipa que apresenta futebol de maior qualidade não me refiro a notas artísticas, malabarismos ou goleadas por 6/0 a uma qualquer equipa de fundo da tabela. Neste momento o FC Porto é sim uma verdadeira Equipa, a que pratica melhor futebol em todas as suas vertentes, quer a nível tático, quer a nível técnico. Uma equipa com um modelo de jogo bem definido, algo que não tivemos durante toda a época passada, um modelo de jogo que goste-se ou não, tem vindo a ser implementado e pensado por Lopetegui desde o início da época e que se calhar agora começa a dar grandes frutos, nomeadamente a questão da rotatividade tão criticada, mas que agora vai dando frutos para responder a situações de lesões em peças fundamentais da equipa como Jackson Martinez e Oliver.

O jogo de Braga demonstrou que neste momento mais do que meras individualidades, que diga-se muitas vezes não funcionam como coletivo, o FC Porto é uma verdadeira Equipa, com um modelo de jogo bem definido, uma clarividência tática que se percebe, com os jogadores a perceberem o que têm de fazer em cada momento de jogo, sem fazerem constantemente erros individuais (como por exemplo no ano passado havia jogo sim, jogo sim!), com a cabeça no lugar e concentrados naquilo que têm de fazer em prol do coletivo. Repito a ideia, pode discordar-se do sistema de jogo, apontar-lhe defeitos na saída de bola, na lentidão que por vezes existe, MAS É INEGÁVEL que existe um modelo pensado, uma ideia bem definida, e que os jogadores estão cada vez mais adaptados às ideias do treinador. Existe trabalho de casa, sendo que nos últimos jogos praticamente não permitimos situações de golo aos adversários, o que revela um grande crescimento tático.

Não, nada disto do que acabei de escrever significa que tenha qualquer grau de certeza em relação à conquista do campeonato, da taça da cerveja ou da obtenção de grandes feitos na Champions League (CL). Se há desporto imprevisível, esse desporto é o futebol, talvez pela sua imprevisibilidade tantos milhões sofram por este desporto como em nenhum outro. Mas uma coisa posso-vos garantir, depois do que se viu neste difícil ciclo de jogos que se iniciou em fevereiro (e em condições difíceis na tabela classificativa), tenho a certeza de que temos uma verdadeira Equipa, um grupo coeso e unido que lutará até ao final das suas forças para reconquistar um título que é muito importante para o clube. Depois se no final vamos ganhar ou não, logo veremos porque dependerá de muitos fatores, nomeadamente, dependerá se a pouca vergonha das arbitragens continuará, se o clube do regime continuará a beneficiar de erros evidentes da arbitragem em jogos menos conseguidos, como tem continuamente acontecido ao longo desta época.

Para terminar em beleza este difícil e intenso ciclo de jogos em que o grau de dificuldade se elevou face ao que vinha acontecendo, é necessário selar a passagem aos quartos-final da CL, algo que nos últimos 10 anos apenas aconteceu por uma vez (08/09). As coisas no campeonato já estiveram piores, já estivemos a 6 pontos, muito perto de estar a 9 e agora estamos a 4 pontos, temos de continuar a pressionar o líder e permitir que o jogo do galinheiro se torne uma final, em que tudo pode acontecer, inclusivamente a nossa vitória e consequente aproximação ao título nacional. Acredito que é possível!!!

Primeira nota final: existe a ideia geral de que temos o melhor plantel dos últimos 30 anos. Só alguém doido é que não vê de facto imensa qualidade no atual plantel do FC Porto. Mas insisto num ponto que me parece importante e justo salientar: ontem em Braga jogaram 7 jogadores que transitaram da época passada, jogou Ruben Neves que tem 17 anos, jogou Marcano que custou 3M€, não jogou Oliver uma das peças fundamentais do onze e lesionou-se Jackson a meio da 2ª parte. Na minha modesta opinião, a grande mais valia de tudo isto é haver um modelo de jogo com pés e cabeça, um treinador com inteligência e jogadores com a cabeça no lugar. A qualidade faz o resto, mas essa nunca me lembro de não ter visto num plantel do FC Porto. Quando existe um modelo com cabeça, tronco e membros, quando os jogadores estão com a cabeça no lugar e quando o treinador não é uma barata tonta que nem o nome dos adversários sabe, tudo se torna mais fácil. A qualidade do plantel não explica tudo, porque se tal acontecesse em 04/05 com um plantel de luxo não teríamos feito a péssima época que fizemos. A qualidade do plantel é o início de algo, mas por si só nada resolve.

Segunda nota final: alguns “orgulhosos”, mais uns quantos encornados ressabiados, mais uns quantos especialistas em comentário de futebol têm batido insistentemente na tecla da fraqueza de alguns adversários do FC Porto. O Braga é fraco mas arrumou os encornados por duas vezes esta época, o scp é fraco mas apenas empataram com uma sorte desgraçada a segundos do fim, o Bilbau era fraco mas chegou à final da Taça do Rei e este fim-de-semana venceu o todo-poderoso Real Madrid... Adoro ver a azia desses gajos.

5 comentários:

  1. Bravo, bravissimo!!

    Clap, clap, clap!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar

  2. Ao menos os espanhóis não dormem e continuam a mostrar as vergonhas que se passam em Portugal, mais uma vez o jornal AS não dorme...


    PORTUGAL

    El Benfica remonta con la 13ª expulsión a favor en 31 partidos

    El conjunto de Jorge Jesus mantiene los cuatro puntos sobre el Oporto. Otra expulsión a favor, ya con 1-2, evitó cualquier atisbo de reacción local.

    Se habla de:
    Benfica
    Oporto FC
    Equipos
    Fútbol


    8 de marzo de 2015 18:49

    El Benfica remonta con la 13ª expulsión a favor en 31 partidos
    Ampliar

    Jonas, Rodrigo Lima y Pizzi se abrazan celebrando uno de los goles del Benfica en Arouca. | MIGUEL RIOPA


    El Benfica le dio la vuelta al marcador en Arouca (1-3) y mantuvo la distancia de cuatro puntos sobre el Oporto en lo alto de la clasificación de la liga portuguesa. El conjunto lisboeta remontó en los instantes iniciales del segundo tiempo gracias a los goles de Jonas y Rodrigo Lima, justo cuando el partido más se le había complicado por el tanto tempranero de Medeiros. El árbitro, vigilado con lupa por las quejas de favoritismo hacia el Benfica que desde Oporto se han vertido, volvió a expulsar a un rival del cuadro benfiquista. En esta ocasión fue Bastos en el minuto 62, ya con 1-2 en el marcador, por un agarrón siendo el último hombre, aunque quedaban muchos metros desde el punto de la infracción hasta la portería. Con esta roja, ya son 10 en 24 partidos de liga y 13 en 31 en todas las competiciones las veces en las que el Benfica se ha visto con un jugador más sobre el campo. Desde Oporto se critica la excesiva vehemencia con la que se sanciona a los rivales del Benfica y en Arouca volvió a ocurrir.

    Antes de la expulsión, el Benfica había reclamado dos penaltis que no fueron concedidos y que enfadaron al técnico Jorge Jesus y a sus jugadores. Los goles benfiquistas y la roja a Bastos hicieron imposible cualquier atisbo de sorpresa del conjunto local. Es más, en un contragolpe Lima marcó el 1-3 y sentenció un encuentro que mantiene en cuatro la distancia con respecto al Oporto y engrosa la lista de expulsiones a favor del líder Benfica en lo que va de temporada

    ResponderEliminar
  3. Link do joranl As:

    http://futbol.as.com/futbol/2015/03/08/internacional/1425836962_960875.html

    ResponderEliminar


  4. @ rcbc

    f-a-n-t-á-s-t-i-c-o!

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. Caro RCBC.
    Ali na primeira nota final falta acrescentar algo importante.
    E esse algo é o sentir o Clube.
    Com isso tem-se todos os ingredientes necessários para atacar qualquer competição

    Abraço.

    ResponderEliminar