14 março, 2015

VAI BOLA, VAI CHALANA, VAI TUDO CO CARAGO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há homens que causam arrepios quando falam. Um desses homens é João Pinto, eterno nº2 e eterno Capitão. Há qualquer coisa de inigualável na forma como o Senhor João Pinto fala do FC Porto, com uma simplicidade, um respeito, um brilho nos olhos, uma humildade, um saber estar. No fundo e para resumir: João Pinto sabe o que representa para o Porto, mas sabe também que é “apenas” uma gota (e que gota..!) no enorme oceano que é o FC Porto. É alguém que sabe de onde veio e para onde vai, que nunca se pôs em bicos de pés, pois sabe que não o precisa. À frente de tudo coloca sempre uma causa: defender o FC Porto.

Foi assim que o ouvi, uma vez mais, a ser brilhantemente entrevistado por Bernardino Barros (diga-se de passagem: que enorme trabalho – serviço público – está a fazer no Porto Canal), que revelou durante todo espaço televisivo um grande respeito e admiração pelo ex-atleta que interrogava. Vi um homem que sabe contar histórias, que tem piada, que tem sumo, que sabe a importância daquilo que transmite. Como se diz no Norte, um berdadeiro Sinhuore!

Com pena minha, visto que falo do maior ídolo da minha infância, a imagem e imponência de João Pinto contrastam com o ar ressabiado com que Vítor Baía se referiu recentemente às arbitragens com que o FC Porto tem sido brindado. Não me vou alongar muito sobre este tema, pois que colegas de comentário neste espaço já o fizeram melhor que eu. Apenas digo que fiquei triste, muito triste. Mas que ainda tenho esperança que o grande Baía, aquele que eu conheci e que tantas bolas impediu de entrar na nossa baliza, volte a ser quem um dia foi. Neste momento, é caso para cantarolar que 99 é o… Aboubakar!

Voltando a João Pinto, recordo uma das suas impagáveis histórias. Recordo-a e trago-a á actualidade porque ela tem que estar sempre presente, ainda para mais nesta recta final de tão grandes importantes decisões.

Os jogos contra o Benfica dos anos 80 eram sempre emotivos e renhidos. João Pinto enfrentou grandes extremos durante toda a sua carreira, mas Chalana era um dos que mais trabalho lhe dava. Como solucionava então o nosso Capitão esta ameaça? Simples. Primeiros minutos, ia Chalana entusiasmado em direcção à linha, a acelerar e a fintar, e primeira entrada de João Pinto era à sua moda: “vinha o Chalana direito a mim e eu a correr para cima dele e ia uma porrada daquelas…vai bola, vai chalana, vai tudo co carago”.

Chalana no chão. Jogadores a protestar e de mãos na cabeça. João Pinto ajoelha-se para se inteirar da condição de Chalana, pede desculpa, diz que foi sem querer, que já lá tinha o pé. O jogo está nos primeiros minutos e o árbitro não pode mostrar já o amarelo.

Jogada seguinte. Chalana recebe a bola, ainda meio combalido e parte para cima de João Pinto, mas já sem o mesmo entusiasmo. O Capitão não perdoa. Nova entrada a varrer, vai bola, vai Chalana, vai tudo co carago.

Chalana no chão, agarrado às pernas. Amarelo para João Pinto. Problema resolvido. Chalana não fazia mais nada o resto do jogo, afectado pelas entradas duras e com medo de uma próxima. A partir daí corredor livre para o Senhor João Pinto explorar a seu belo prazer.

A hora, meus amigos, é de aplicar esta máxima do João Pinto: vai bola, vai Chalana, vai tudo co carago! Jogar na raça, com manha, com cabeça, trincar a língua e ir à luta. Como alguém já o disse na bluegosfera, anda uma brisa de 87 no ar. Sonho? Claro. E desde quando se paga para sonhar?

Rodrigo de Almada Martins

7 comentários:

  1. Gomes da merda Vice presidente de qualquer clube continua com a mesma letra e mesmo discurso. Se vai ser castigo? Claro que não! Pode fazer alusões graves, mas claro pode-se dizer tudo. Estamos num país livre. Mas este senhor merda, esquece-se ou não que está a ofender, insultar uma instituição, um clube, uns atletas, os adeptos...enfim falo por mim! O senhor merda está cheio de medo tal como mt gente. E este medo chama-se FC PORTO caralho! Como uma conversa não resolve nada com burros, acontece o que aconteceu quando o senhor merda foi gentilmente agredido na nossa maravilhosa cidade. "Olá sr merda , e boa viagem " serão essas as minhas palavras se o cruzasse mas sem deixar de lhe dar as boas vindas com a minha mão direita e esquerda. É uma ameaça? Não! Só digo que se este senhor tem coragem para dizer aquilo que disse na televisão, terá com certeza absoluta a coragem de assumir as suas declarações frente a frente, de caras perante um adepto ofendido. EU....Mário

    ResponderEliminar
  2. Não é nada bonito tentar lesionar um adversário só para se ter mais facilidades. No desporto não vale tudo, há que ter respeito.

    ResponderEliminar
  3. Cada um tem o direito de apoiar a sua equipa. Mas a falta de respeito que esse homem tem é enorme.Não gosta de nós! Que pena, nós tb não gostamos dele. Mas quando uma pessoa é ofendida, defende-se. Ele só gosta espalhar ódio, que transcreve a frsutração de um homem que viu o clube dele ser literalmente "comido" por nós ao longo dessas últimas décadas. Gaba que eles são os maiores, que são isto é aquilo. Que nós somos corruptos! Que ele vá dar uma volta ao nosso museu. Poderá ver troféus europeus que nunca viu! Taça intercontinental , taça intercontinental, não é um erro amigo! Foram duas vezes:)! liga Europa, supertaça...... Enfim está tudo dito.

    ResponderEliminar
  4. É com cada anónimo "desportista"!!!

    RAM, bem lembrado,bem recordado, bem homenageado.

    Se alguém que envergou as nossas cores representa o que é ser Porto, é sem dúvida João Pinto.

    Daqui até final, tem que ir bola, tem que ir adversário, tem que ir tudo co CARALHO!!!

    ResponderEliminar
  5. Grande texto!
    Quando se fala de João Pinto é falar da Velha Guarda.
    É falar de Homens crus humildes e com raça.
    E vamos lá levar tudo cu carago este ano!!!

    Ps. Será que o Vítor Baía fez aquele comentário só porque o Aboubakar é o agora 99?
    Será que ficou tocado?

    ResponderEliminar
  6. esse idiota lá de cima, a falar de boniteza, se calhar não sabe que em pernas partidas já perdemos por 4! Mas suponho que é vermelho a fazer de infiltrado. Eles são assim.

    ResponderEliminar
  7. sendo o João Pinto, ou se fosse o Paulinho Santos ou o Bruno Alves tudo bem, são grandes jogadores, inteligentes, etc. Se fosse o Maxi Pereira ou o Javi Garcia ou se fosse o Bruno de Carvalho a entrar de pitons já eram uns assassinos, uns anti-desportistas, umas vergonhas nacionais.
    vocês não são nada fanáticos

    ResponderEliminar