11 dezembro, 2016

NO CAMINHO CERTO.


FEIRENSE-FC PORTO, 0-4

O FC Porto continua com as goleadas. Depois dos 5-0 da passada Quarta-feira, os Dragões golearam o Feirense por quatro bolas sem resposta no reduto deste. Assim vai o Dragão, com a consciência e a noção de que começa a trilhar os caminhos certos mas também, certamente, com a certeza de que há muito para pedalar e para evoluir.

Ainda há uma semana, o FC Porto estava no 4º lugar, ameaçando colocar-se no 5º posto da classificação e hoje encontra-se no 2º lugar a 4 pontos do 1º classificado.


Os Dragões foram a Santa Maria da Feira com o propósito de conquistar 3 pontos, de modo a beneficiar da escorregadela de, pelo menos, um dos dois rivais directos. E foi isso que aconteceu.

Uma entrada forte do FC Porto permitiu aos portistas chegar ao golo bastante cedo. Numa desmarcação em profundidade de Óliver, André Silva dominou a bola de peito na grande área e foi agarrado pelo braço por Ícaro. Penalti e expulsão ditaram o início de um jogo com um resultado mais ou menos previsível.

André Silva converteu a grande penalidade e colocou o FC Porto na frente. A jogar contra o 10, os azuis e brancos acentuaram o domínio mas não se livraram de um susto.

Alguns minutos volvidos, o Feirense, na sequência de um pontapé de canto, viu uma bola esbarrar no poste, num remate de fora da área de Tiago Silva que apanhou desprevenido I. Casillas.


Mas o FC Porto continuou a fazer o seu jogo com naturalidade. E foi com essa mesma naturalidade que chegou ao 2-0 pouco depois da meia hora de jogo. Na sequência de um lançamento de linha lateral efectuado por Maxi, Diogo Jota deixou para Brahimi e este voltou a faturar depois de o ter feito na última Quarta-feira.

Brahimi que tem substituído Otávio, parece estar de regresso ao que de melhor poderá fazer mas dois jogos é muito pouco para avaliar a actual condição do jogador argelino.

Na etapa complementar, os portistas fizeram o que tinham feito no início da partida: marcar cedo. Aos 49 minutos, Ivan Marcano confirmou em cima da linha um cabeceamento de Felipe para a baliza do Feirense.

O resultado e o destino do jogo estavam à vista. Com a etapa complementar quase toda para cumprir, coube ao FC Porto saber gerir da melhor forma o jogo e o resultado com vista aos dois jogos que se aproximam no espaço de uma semana.

Mas não se pense que o FC Porto teve uma tarde descansada. Até ao 3-0, a equipa da casa, apesar da inferioridade numérica, esteve em bom plano e tentou contrariar o favoritismo azul e branco.


Nuno Espírito Santo retirou Corona e Óliver e fez entrar Herrera e A. André. E mais tarde, logo a seguir ao 4º golo, Rui Pedro entrou para o lugar de André Silva.

O 4º golo surgiu, aos 69 minutos, num bonito de lance de Alex Telles e Brahimi, com um cruzamento do brasileiro para a cabeça de André Silva. O jovem ponta-de-lança fez o 9º golo no campeonato e está a um da liderança.

Com 20 minutos para jogar, o FC Porto jogava em modo de gestão mas antes de terminar o encontro houve dois lances de golo. Um para cada lado. Herrera, numa jogada individual atirou ao lado com tudo para fazer o golo e depois Platiny rematou à trave da baliza de Casillas.

Uma boa vitória portista que fez 10 golos nos últimos 3 jogos, depois de um jejum longo de 5 jogos sem abanar as redes.

Destaques finais para a grande exibição de Óliver Torres no miolo portista, o gesto altruísta de Marcano no golo que marcou, atribuindo a Felipe a autoria do mesmo e o maciço apoio da bancada que se fez sentir durante todo o jogo.


Aproxima-se o interregno de Natal mas antes o FC Porto tem dois jogos da Liga NOS para cumprir. Na Quinta-feira recebe o Marítimo em jogo antecipado da 15ª Jornada e quatro dias depois será a vez de receber o Desp. Chaves, jogo respeitante à 14ª Jornada da mesma prova. Dois jogos em que os 6 pontos são obrigatórios, de forma a continuar a perseguir o líder do campeonato.



DECLARAÇÕES

Nuno: “Soubemos como desbloquear o Feirense”

Marcar cedo?
“Foi mais fácil porque tornámos o jogo mais fácil. Conseguimos controlar totalmente o jogo, isso é o mais importante, independentemente da inferioridade numérica. Soubemos como desbloquear o Feirense nessa circunstância e chegar ao golo. O mais importante é manter sempre o equilíbrio, estar sempre dentro do jogo e conseguir uma vitória que é justa.”

Sete jogos sem sofrer golos
“É fruto de uma boa organização, um grande trabalho dos jogadores, determinados. Sabem que todos têm que defender e isso é um dos pilares que defendemos para esta equipa, é importante manter a nossa baliza a zero porque assim estamos muito mais perto de conseguir a vitória.”


As substituições
“Fizemos o que o jogo pedia. Os jogadores que entraram estiveram bem, tem sido sempre assim. É mais uma demonstração de que contamos com todos e de que todos são importantes.”

O apoio dos adeptos
“Queria deixar uma palavra aos nossos adeptos, que hoje nos fizeram sentir como se estivéssemos no Dragão. O seu apoio foi constante e isso é muito importante para nós.”

O resultado do dérbi
“O fundamental era hoje cumprirmos com a nossa obrigação, fazermos um bom jogo e consolidar o que vínhamos fazendo, crescendo mais. Agora tudo o que acontecer é positivo para nós porque cumprimos com a nossa obrigação.”

O futuro
“Ganhámos um jogo num campo difícil, com um rival necessitado de pontos, que conseguimos dominar. O futebol é momento, tivemos momento menos bons mas não perdemos o caminho que projetámos e vamos continuar a potenciar os jogadores, porque o talento existe. É nossa obrigação, como equipa técnica, trabalhá-lo. O resultado não invalida a necessidade de melhorar e a consciência de que queremos que a equipa seja sempre assim, que ganhe os jogos de forma contundente.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário