29 dezembro, 2016

TÍPICO.


FC PORTO-FEIRENSE, 1-1

O FC Porto fez jus à sua tradição na Taça da Liga. Comprometer como é seu timbre sempre que joga esta prova. Típico!

Uma prova que não é mais do que promover interesses económicos, que nasceu torta, que beneficia uns clubes em detrimento de outros e que não faz sentido existir no calendário nacional.


Se calhar, se se investisse mais na melhoria do sector da arbitragem e em formas de promoção do campeonato português, talvez o futebol português estivesse melhor e com mais prestígio.

Não, não venham falar de que somos campeões europeus e que temos o melhor jogador do mundo. É preciso mais do que isso. É preciso perceber que a taça da Liga é apenas uma competição para encher chouriços, é preciso perceber porque é que se fizeram 10 estádios para um europeu, quando cerca de metade têm dado um prejuízo enorme ao país.

Não, não estou a iniciar esta crónica desta forma porque em 9 edições, o FC Porto não tem qualquer título e só foi a duas finais. Isso não me diz nada.

Por mim, o FC Porto faria falta de comparência ou então enviaria os juniores ou os juvenis para jogar esta "tacita". Mas como as penalizações seriam bastante grandes para o clube caso não participassem nesta "provazeca", lá temos que aturar as cervejas, os correios e promover os estádios que não passam de fantasmas durante o ano.


O FC Porto apresentou-se com algumas modificações no jogo desta noite frente ao Feirense. E bem! Algumas poupanças a pensar nos compromissos a sério que estão para vir e a aposta em jogadores que pouco ou nada têm jogado foi a aposta mais acertada de Nuno Espírito Santo.

O FC Porto entrou bem no jogo, à semelhança dos últimos jogos mas a falta de pontaria e a sorte impediram que o jogo fosse tranquilo e a vitória inatingida.

Brahimi, ao poste, Herrera por duas vezes e João Carlos Teixeira num remate que levava selo de golo poderiam ter sentenciado o jogo ainda no primeiro tempo mas o guarda-redes contrário também esteve em noite inspirada.

Aliás, o guarda-redes da equipa de Santa Maria da Feira defendeu tudo o que havia para defender, terminando a primeira parte a negar golos a Rúben Neves e a Marcano. O FC Porto poderia queixar-se de si próprio na primeira parte, mas... também, para não variar, da equipa de arbitragem.


Aliás, deveria ser decretado na FPF, na LPFP e no CA que os penalties a favor do FC Porto nunca existem. O senhor do apito, o mesmo que fechou os olhos a um penalty no estádio do Bonfim no jogo V. Setúbal-FC Porto, voltou a não ver duas grandes penalidades a favor do FC Porto, bem como uma grande penalidade a favor do Feirense na segunda parte.

17 (dezassete) grandes penalidades a favor dos Dragões não sancionadas pelos árbitros e ainda não atingimos o meio da época.

Se eu fosse treinador de alguma das equipas que jogam contra o FC Porto, as indicações que transmitiria aos meus jogadores seriam de usar e abusar das faltas e do jogo ilegal. Porque os árbitros permitem. E ao permitirem, estão a aumentar as hipóteses dos prevaricadores não sofrerem golos e pontuarem de uma forma ilegal e vergonhosa.

Continuando... O FC Porto veio do intervalo determinado em chegar ao golo. E ele chegou. Aos 49 minutos, Marcano à ponta-de-lança correspondeu a um cruzamento de Herrera, inaugurando o marcado e repondo um pouquinho de justiça no marcador.

O Feirense até então tinha sido uma equipa banal, preocupada em não jogar e abusando do jogo faltoso. Claro, o sr. Árbitro permite. Vamos lá prevaricar!


Após o golo, os Dragões recuaram e cometeram um erro que lhes viria a ser fatal. O Feirense subiu, arriscou sem ter nada a perder e começou a criar alguns embaraços aos portistas. Platiny teve uma oportunidade que José Sá sacudiu para canto mas aos 73 minutos Flávio, defesa central feirense, repôs o empate na sequência de um livre.

Nuno Espírito Santo colocou Óliver e Rui Pedro em campo, na tentativa de chegar ao 2-1 mas a grande oportunidade desta etapa surgiu pelos homens do Feirense que, na cobrança de um livre directo, permitiram a José Sá salvar a honra do convento.

O jogo terminou com um empate, o segundo do FC Porto na prova. Aos Dragões caberá vencer o Moreirense, de preferência por números gordos, e esperar que o Belenenses não faça igual ou melhor resultado que os Dragões na próxima jornada.



DECLARAÇÕES

Nuno: “Não fizemos um jogo muito conseguido”

Um resultado que o Dragão não merecia
“Não fizemos um jogo muito conseguido, aliás, no cômputo geral não foi um bom jogo. Vi uma primeira parte boa, com inúmeras oportunidades na primeira parte, mas após o golo não estivemos bem. Devíamos ter continuado com a mesma intensidade para dilatar o marcador. Faltou querer consolidar melhor o resultado, dilatar a vantagem, para que se traduzisse numa vitória, que era importante para nós. O Dragão merecia outro resultado pelo apoio que nos deu.”


Tudo em aberto
“O empate deixa as contas em aberto, temos de nos levantar rapidamente, refletir sobre este jogo e preparar o próximo jogo.”

Minutos para todos
“Há minutos para todos os jogadores, pela maneira como trabalham e pela confiança que nos dão. É nossa obrigação potenciar o seu talento e fazê-los crescer. É assim que fazemos sempre nosso dia a dia para que mais minutos surjam para todos.”

A reabertura do mercado
“Temos confiança máxima no plantel, todos os jogadores dão-nos totais garantias. Estou muito satisfeito com o plantel que tenho, acreditamos que podemos melhorar bastantes a nossa qualidade e talento.”



RESUMO DO JOGO

3 comentários:

  1. O grande culpado do empate de hoje: Chamam-lhe NES. Eu chamo-lhe o Necas. A equipa deixou de jogar a partir do golo, e o que fez o treinador? Nada!!! Fez a primeira substituição aos 75m, depois do adversário empatar. São erros de principiante como os de hoje que se compromete o estado anímico da equipa e do público ( estavam lá 40 mil) que existia antes do jogo.

    ResponderEliminar
  2. Até podia chamar-se a Taça da Merda mas...incomoda-me MUITO a falta de ambição da equipa hoje (nesta competição já enjoa...)!!!
    Com uma casa muito melhor do que seria esperado, tendo em conta o jogo, é inadmissível o enfado da equipa, a displicência gritante!

    Dito isto...se aquele FdP do pinheiro saiu tranquilo do Dragão hoje...então é pq merecemos levar com ele por ex...no próximo slb-Porto!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo na integra...

    Mais valia a AFP reactivar o campeonato de reservas. Sempre tinha mais interesse, também rodavam os jogadores que raramente jogam na 1ª equipa, e no final o vencedor, tinha tanto a ganhar como o vencedor desta taça dos correios: nicles!

    P.S. Nunca gostamos desta taça, mas que ela também noa está amaldiçoada, está! Pelos MIB (Men In Black).

    ResponderEliminar