19 julho, 2018

PROBLEMA CENTRAL.


Uma semana se passou sobre a minha última crónica, e igual marasmo continua pelo reino do Dragão. Entre avanços e recuos em contratações e renovações, é o jovem André Pereira que vai brilhando nos jogos-treino, estatisticamente seguido de... Adrian Lopez!

Neste período tão embrionário da época, dados destes valem o que valem, não sendo contudo despiciente que, mantendo este nível de eficácia, André Pereira possa agarrar o lugar de Gonçalo Paciência, entretanto exportado para a Bundesliga.

Sendo sempre benvindos reforços para a frente de ataque, de preferência tendo qualidade, neste momento que escrevo, essa não me parece ser a zona mais deficitária da equipa. Saiu o jovem Paciência, cuja intervenção na última época foi mais de reforço de portismo no banco, do que propriamente grandes feitos no relvado. Dos pesos-pesados propriamente ditos, para além dos boatos típicos do mês em questão, certo é que todos continuam de azul e branco vestidos.

Como tal, se na passada semana era já tarde para avançar na questão "centrais", hoje começa já a entrar em modo de alarme. Confesso que não acompanhei com a devida proximidade a época de Chidozie no Nantes contudo, a não ser que tenha duplicado a sua maturidade, do que lhe conhecemos por épocas passadas, é um central esforçado e rápido, mas com muitas lacunas a nível do posicionamento. Se juntarmos esta relativa inexperiência, a um jogador pujante como Felipe, mas por vezes emocionalmente instável, não nego algumas (muitas) reservas sobre a intransponibilidade do nosso último reduto. Ao momento, sublinho, são estes os nomes mais fortes para dupla central. Diogo Leite, precisa ainda de mais rodagem a um nível competitivo mais elevado, pelo que seria injusto para o jogador lançá-lo já às feras. De Osório, já nem sequer mora no Dragão.

Este desleixo no centro da defesa poderia, deveria, e tinha de ser tratado bem mais cedo. Quer com a renovação atempada de Marcano ou mesmo com o "desempregado" Reyes (?). Sendo esses valores proibitivos como se constou, deveria ter sido prioritária a aquisição de um jogador já na época passada, para ser trabalhado com tempo, e agora estar em condições de ser uma alternativa válida. É incompreensível que quem tem facilidade de gastar milhões em jogadores de duvidosa valia, negoceie com intransigência de tostões, jogadores com algumas provas dadas, como o são por exemplo, Militão ou Mbemba.

Num campeonato como o português, de fraca competitividade nos lugares cimeiros, qualquer perda de pontos pode ser fatal na renovação do título. A solidez defensiva tem sido invariavelmente uma imagem de marca dos vários "Portos" campeões. Colocar esta premissa em causa, é dar pontos de avanço ao nosso principal rival. 
 
Eu espero, vocês esperam, Sérgio Conceição espera, que a SAD acorde para esta realidade, e bem rápido. A conjugação quase "milagrosa" de factores que permitiu o título do ano passado, foi uma excepção, não a regra.

Cumprimentos Portistas

1 comentário:

  1. tudo bem, agora para satisfazer SC e o seu tipo de futebol um pouco unico quase ninguem serve, repare se no meio campo ninguem serve, por acaso sergio oliveira la encaixou e herrera deu muito jeito, na defesa o proprio ricardo tambem nao era titularissimo, Filipe e bom mas tem muitas falhas, marcano deu a taça e so nao deu o campeonato porque casillas nao deixou, Reyes caramba ja estava no clube ha anos e nao percebiam que nao servia? ele percebeu e nao renovou. Os jogadores ja nao alinham no esquema do porto de ir renovando para ver se da daqui a tres anos, isso esta acabar ate na formaçao. O QUE ACONTECEU NA EPOCA PASSADA , JA NAO SE REPETE ,MAIS, NEM MAREGA FAZ OUTRA EPOCA IGUAL, NEM OS PRESSUPOSTOS DE GANHAR SO NA RAÇA SERAO VALIDOS, MAREGA MAIS DEZ ACABOU e SC tem de perceber isso mesmo, nenhuma aquisiçao lhe serve, ninguem da B lhe serve, no entanto adora fabianos, hernanis, otavios, warris e coisas do genero. PRECISAMOS DE DOIS MEDIOS A SERIO MESMO, PRECISAMOS DE UM DEF CENTRAL DE CLASSE EXTRA, TEMOS O OLEG, O LEITE, E O ANDRE PEREIRA QUE TEVE A SORTE DE SAIR DA FORMAÇAO DO PORTO E APRENDER A MARCAR GOLOS E NAO SO A DEFENDER E A JOGAR COMO ANDRE SILVA E PACIENCIA. Existe ainda muitos equivocos na estrutura do porto que nao se quer adaptar aos tempos de hoje, a sportinguisaçao do clube continua ben viva, Pinto da costa foi realmente unico mas estara na hora de sair e rejuvenescer o clube e a estrutura, ja chega e tudo tem o seu tempo, alguem lhe tera de dizer isso a ele e aos restantes. FOMOS CAMPEOES MAS PERDEMOS PONTOS COM EQUIPAS DO FUNDO POR NAO SABERMOS JOGAR A BOLA, NA LUZ UM PONTAPE SAFOU NOS E O TONDELA QUEM DIRIA DEU UM EMPURRAOSITO. Este ano sera o ano de afirmaçao de SC como treinador e o porto tem de confirmar o seu poderio , o escrutinio aos padres, bispos e afins tem de continuar sem falhas e descanso.

    ResponderEliminar