02 junho, 2010

Tribunal das Antas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Como primeiro post, faço habitual gesto dos jogadores entrar com o pé direito e vou começar por agradecer a oportunidade e o convite que me deram para poder contribuir para um grande blog como o BiBó PoRtO, carago!!, mas acima de tudo, poder estar entre aqueles que considero como uma segunda família.

Agora passo a uma apresentação e começo logo a dizer que nasci em 1980, mal eu sabia que era a partir daqui que íamos mudar o rumo da História do nosso clube, sou natural de Espinho (terra de grandes Dragões e do meu ídolo de sempre Vitor Hugo), muitos me conhecem não pelo nick Antas, mas pelo nome Frederico, nasci num ambiente totalmente Portista (exceptuando um Tio que quase de certeza que foi adoptado pelo meu avô) por isso ser ou não ser Portista não se colocava, ali era uma questão de legado e de paixão, fui habituado desde pequeno ao culto de ir às Antas ver jogos e ao Américo de Sá acompanhar as modalidades e se possível dar uma olhadela pelos campos número 1 e 2 para ver como estavam a correr os jogos dos miúdos.

Acordei para o futebol, quando vejo o meu Pai de lágrimas nos olhos a chegar a casa depois de ter estado na Suíça a ver uma final do FC Porto, já com 3 ou 4 anos não conseguia compreender o que levava o meu Pai a chorar por causa do nosso clube e só anos mais tarde percebi o porquê desta Paixão, a cada jogo que via do nosso FC Porto, aquela loucura aumentava, mas faltava aquele jogo, aquela chama que só em 1987 é que experimentei e nunca mais larguei.

Entrei pela primeira vez no mítico estádio das Antas em 1987 pela mão do meu pai no jogo em que defrontamos o Ajax na segunda mão da supertaça Europeia, até esta data chorava como um desalmado para o meu Pai me levar ao Futebol mas lá em casa havia um regra de “maioridade” para se ir ao Futebol, mas neste dia ao conquistarmos este Troféu e ver tudo aos saltos num ambiente indescritível senti que a partir desta altura algo tinha mudado na forma de eu ser Portista, verdade seja dita nunca mais fiquei em casa e tenho recordações que vou levar para sempre que só o FC Porto me conseguiu proporcionar.

Resumindo e porque já começa a ser chato, sou um jovem normal que dedica 100% do seu tempo livre ao FC Porto e só não faz mais porque a vida Profissional/Económica não permite, sou um apaixonado pelo Hóquei Patins, mesmo assim continuo a marcar presença assídua no Futebol, Basquetebol e Andebol, confesso que não sou lá grande amante da Formação, embora haja sempre curiosidade de saber como se estão a portar.

Quanto à parte mais importante do post “Tribunal das Antas”, podem esperar uma defesa Inextremis ao nosso clube, e como a melhor defesa é o ataque, podem esperar que não darei descanso a todos aqueles que nos querem mal.



Tribunal das Antas

Como na passada Quinta-Feira, os nossos Guerreiros do Hóquei em Patins fizeram história conseguindo bater o pé ao Gigante Barcelona, ainda me conseguiram levar às lágrimas, vocês nem imaginam a quantidade de vezes que vi o FC Porto perder contra o Barcelona, decidi nesse dia que fosse qual fosse o resultado, eu estaria presente no Aeroporto para os receber.

Gostava como é claro de os receber só na Segunda-Feira, mas por motivos de força maior (sim porque o FC Porto foi eliminado de uma prova sem ter perdido qualquer jogo), o grande atacante do Barça, o Rêgo Lamela, fez 11 golos e quando assim é, torna-se difícil o FC Porto ganhar.

Passando à frente, saímos tristes, porque cheguei a pensar que ia ser mesmo este ano, lá procurei saber a que horas chegavam os nossos Guerreiros e lá fomos para o Aeroporto, alguns Tripeiros que foram comigo pareciam que não tinham ido à cama (mas aí perdoa-se, porque no dia anterior tinha sido dia de Festa).

Eis então que chegam os nossos Guerreiros ao som do Cântico “Campeões alleezz, Campeões alleezz...”, senti que tínhamos dado algum alento a uma comitiva que vinha revoltada e muito triste pelo que se tinha passado em Itália, depois de falarmos com cada um deles e das palavras de apoio, ficou a promessa de para o ano que vem, se vai tentar outra vez com muito esforço, trabalho e dedicação conquistar um troféu que nos foge há muitos anos.

Bom, e com o tema do hóquei despeço-me, mandando um grande abraço a todos os Portistas e espero que tenham gostado do meu primeiro post.

Deixo só mais uma prenda a todos... um pequeno (GRANDE) vídeo.

31 comentários:

  1. Muito bom começo, na verdade. Gostei. E revi-me em muitas circunstâncias, incluindo quando comecei a levar meu filho às Antas, não nesse dia (em que infelizmente então faleceu minha mãe, ficando gravado na minha memória por motivos totalmente opostos...), mas noutros naturalmente.

    Abraço
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. GRANDE FRED!

    Bem-vindo a este espaço enquanto colaborador, tu, grande amigo, sempre na defesa intrasigente do FC Porto e ao ataque a quem nos tenta combater!

    Excelente primeiro post (já sabia que escrevias muito bem) e que agora seja sempre a somar!

    Tu sabe-lo muito bem, mas nunca é demais dizer, que és um exemplo de portismo e admiro imenso a foma como vives o nosso clube!

    Os Ultras, aqueles que pensam 24h por dia no que podem fazer pelo clube do coração, estavam lá no Domingo de manhã.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo Fred...

    Ainda bem que muitos adeptos puderam estar presentes no domingo de manhã, pois eles mereceram..
    Fui um dos que estive em Itália e custou-me imenso ver a equipa a ser eliminada como foi..

    ResponderEliminar
  4. Belo 1º post, gostei imenso.

    Só os mais fortes sobrevivem, nós seremos eternos!

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar, quero lamentar não ter o meu blog disponibilidades para contratar uma estrela desta dimensão, mas como o BiBó-PoRtO é um blog amigo, fico contente e feliz, pois com esta aquisição vai ser vender lugares anuais que nunca mais acaba - espero que o F.C.Porto siga este exemplo e contrate alguém que levante a moral às tropas e crie uma nova dinâmica.

    Depois quero dizer ao Fredy ( Antas ) que ele cabia bem no antigo Tribunal, pois tem a paixão, o entusiasmo e a dedicação de todos aqueles que, no antigo Estádio, funcionavam como referências de portismo praticado.

    O F.C.Porto perdeu muito com a ida para o Dragão e com o centro de estágio no Olival, já que isso afastou muitos portistas da proximidade que existia com a equipa. Perdeu alma, mística e paixão, que urge recuperar.
    É com malta como Fredy e todos aqueles que normalmente o acompanham que temos de recuperar aquela alegria que havia e aos poucos se foi perdendo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Grande amigo:

    É um prazer para mim ter-te aqui neste espaço de culto ao FCP.

    UMa mais valia, claramente ou não fosses tu um adepto com o qual me identifico plenamente. Um adepto do PORTO e não só do futebol CLUBE do PORTO.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Excelente post, fantastico começo.
    Valeu a pena ter estado la junto desta malta fantastica no domingo.
    Hoje começa mais um ciclo de apoio ao Porto que vai durar ate domingo, um grande abraço a todos.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  8. Que entres neste espaço onde se pratica o Portismo nao com o pé direito mas com a Mão direita ( a nao ser que escrevas com os Pes), e que os braços nunca te doam e de pena em riste faça esse Tribunal debitar leis e justiça em prol de um FCP sempre melhor!!!
    Benvindo!!!

    ResponderEliminar
  9. Grande Frederico, uma autêntica entrada à DRAGÃO.

    Quando se nasce em bons e grandes ambientes, o resultado só pode ser este.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Bem-vindo Amigo! :)

    Tenho a certeza que o teu portismo e força se vão fazer sentir, e todos os que nos atacam vão ter de "levar" com o teu contra-ataque!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. "Hoje começa mais um ciclo de apoio ao Porto que vai durar ate domingo..."

    É verdade amigo... 5 dias "NON-STOP" de apoio ao mágico azul e branco:

    Hoje invasão a Gulpilhares, amanhã temos os juniores com os lagartos no Dragão, sexta recebemos os lampiões em basket, sábado recebemos o física em hóquei e domingo novamente os lampiões em basket!

    TODOS COM O PORTO!!

    ResponderEliminar
  12. Bem-vindo Amigo Fred :
    Já te disse varias vezes que adoro os teus comentários mas isto agora de ser colaborador !!!! fantástico ...já disse varias vezes que o segredo deste blog é ter grandes colaboradores como tu!
    Conto contigo e com o resto da Malta para logo fazermos a invasão a Gulpilhares......
    Um Grande Abraço Amigo

    ResponderEliminar
  13. Realmente uma bela contratação para o blogue... Não sei nem quero saber as verbas envolvidas mas... se o Presidente decidiu, está decidido!

    É com "torcedores" deste calibre, com conhecimento de causa, e que nunca deixam os seus créditos por mãos alheias, que nos devemos rever e que tanto o nosso Clube necessita no seu apoio, seja no Estádio seja no Pavilhão.

    É um prazer conhecer-te pessoalmente e só tenho pena de não poder privar contigo e com os restantes elementos do "Tribunal" mais assiduamente...

    Por falar nisso, em princípio estarei Sexta-feira no Basket...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Desejo boas crónicas ao novo participante neste Blog e ao ver a imagem que ilustra o post, não posso deixar de exprimir a minha saudade pelo antigo complexo desportivo...

    ResponderEliminar
  15. Inclua-me no rol de leitores dos seus “posts”, pois é sempre um prazer ler o que escreve um Portista apaixonado pelo nosso clube de sempre.

    ResponderEliminar
  16. Caro Antas,

    A tua entrada neste blog só vem enriquecer ainda mais a imensa qualidade que o painel de comentadores deste blog já detinha...
    Boa sorte para esta nova etapa em que passas de comentador de posts, a autor desses mesmos posts...Boas escritas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Regressado de terras caribenhas não podia deixar de saudar esta ENORME aquisição! Bem-vindo Antas e que este teu espaço perdure por muitos e muitos anos, eu por cá estarei sempre atento!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  18. Caro Antas: Pela amostra, será um prazer ler os seus futuros post. Sabe, passou-me um arrepio pela “espinha” quando falou do Estádio das Antas! Lembrei-me do 1.º jogo que aí vi (um FC Porto – Académica), com apenas 7 anos de idade, empoleirado no meu Pai. Lembro-me das inúmeras jornadas gloriosas do nosso FCP, das enchentes e do enérgico apoio à equipa; lembro-me de ter visto um jogo no topo sul, o famoso Tribunal das Antas; lembro-me daquele fantástico jogo com o Dínamo de Kiev onde Artur Jorge foi… assobiado (!). Ainda guardo, como recordação, dezenas de bilhetes de ingresso e lamento ter perdido um – o de um jogo FC Porto vs Sporting em que o André marcou um golo; é que apanhei tamanha carga de água que o “papelinho” dissolveu-se. Mas memorável foi a valente chuvada do mais recente FCP-Lázio: que grande molha e que grande jogo! Memorável!
    Bem-vindo a este blogue, referência do mundo azul-e-branco. Um abraço.
    F. Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  19. És bem vindo Antas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. leportista;
    Bravo Fredy, quero que saibas que com 58 anos ainda choro pelo meu azul e branco. Por isso nos somos diferentes de toda a escumalha.
    Um ganda abraço Dragao.

    ResponderEliminar
  21. Amigos Portistas um muito obrigado pelas palavras de apoio que dão outra moral para prosseguir.

    Estou seguro que a minha estadia aqui vai ser como o Futuro do FC Porto, cheio de alegrias e vitórias.

    Mais uma vez um obrigado a todos.

    ResponderEliminar
  22. Tragam este de volta

    http://www.youtube.com/watch?v=8ovTiLKNTXg

    ResponderEliminar
  23. Boa Fred (ANTAS)
    Coninua que estás no bom caminho e sempre é mais um Grandíssimo Portista que terei todo o prazer em ler as crónicas aqui postadas.
    Abraço
    JC

    ResponderEliminar
  24. No maisfutebol já da o Villas Boas como oficial.
    Esperemos que nos traga aquilo que faltou este ano.
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Villas Boas que sejas bem-vindo e que nos traga mais alegrias que o teu mentor!

    ResponderEliminar
  26. Confirmado... Bem-vindo e boa sorte!
    A Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicou esta quarta-feira que chegou a acordo com André Villas-Boas para as próximas duas temporadas. O treinador e restante equipa técnica serão apresentados na sexta-feira, às 13h00, na Sala VIP do Estádio do Dragão.

    COMUNICADO

    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o André Villas-Boas, para a celebração de um contrato de trabalho, como treinador da sua equipa principal de futebol, para as épocas desportivas 2010/2011 e 2011/2012

    ResponderEliminar
  27. Boas Antas.

    Bem-vindo a este blog de referência no universo azul e branco. Com a coincidência de te apresentares ao mesmo tempo que o Villas Boas no comando do nosso Porto desejo-te a ti (como ao André) muitas felicidades e muitas vitórias (crónicas). De certeza que vou ter um enorme prazer em ler os teus escritos. Abraço

    ResponderEliminar
  28. Se já aqui vinha todos os dias, agora há mais um pretexto!
    conheci-te em deslocações difíceis, principalmente pelo resultado dentro do campo, mas logo deu para ver que te destacas. tanto pela simpatia como pelo amor ao nosso clube!
    tenho pena de não poder seguir mais as modalidades, vou a alguns jogos decisivos e ocasionalmente num ou outro independentemente da modalidade, mas por outro lado é reconfortante e fico muito contente por ver que estão muito bem entregues a ti e aos outros verdadeiros juizes deste grande tribunal!
    Tenho a certeza que com os teus posts vais criar muita nostalgia entre todos, tal é a tua apetência para recordar momentos mágicos!
    Um grande abraço e seguimos lutando por esta linda e única cor, que nos une para sempre: O AZUL e BRANCO!!!
    Um abraço também para o meu companheiro de cartolinas ;), e para o grande blue que inteligentemente nao perdeu tempo e fez a contratação do defeso, logo no início das inscrições!
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  29. Ora então bem vindo sejas, Antas!

    ResponderEliminar
  30. Olá Antas, muito bem vindo, mas como diz o nosso amigo Estilhaço, tudo sempre estives-te aqui, e muito bem!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  31. @ Amigo ANtas,

    não tens que agradecer nada, pá... nós é que temos todos a agradecer a tua disponibilidade para a partir desta data, fazeres parte da equipa, seres um dos nossos e enriquecer ainda mais este espaço com a tua sabedoria, o teu conhecimento e a tua paixão louca e intensa por estas mágicas cores do FC Porto.

    Boa entrada, como era já de esperar... venham lá mais destas.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar