30 junho, 2010

Marketing, Merchandising & Incomptetising

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Sempre disse que a minha forma de estar no clube é de defesa, hoje trago algo que para mim precisa de ser defendido mas desta vez não é algo relacionado com factores externos é um factor interno.

Em 30 anos, vimos o nosso FC Porto tornar-se um clube poderoso, com vitórias além-fronteiras que marcam e mudam para sempre a forma como muitos nos olham.

FC Porto tem um número invejável de títulos em variadíssimas modalidades, quer interna quer Internacionalmente, somos neste momento um Gigante/Colosso na Europa (se acharem que é marketing da minha parte, basta ver o nosso palmarés, o nosso palmarés não foi ganho em concursos de batatas-fritas).

Esta “forma de estar” do nosso clube deve-se a grande organização da direcção que olhou sempre para o Futuro (somos o clube fundador dos chamado G14 onde só entram os grandes) e principalmente porque nos diferentes departamentos tivemos sempre pessoas que vivem, respiram e alimentam-se de FC Porto 24 horas por dia.

Mas nem todos os sectores do nosso clube acompanhou o desenvolvimento e as vitórias, a relação com os sócios é quase nula para não dizer elitista, as campanhas de angariação de sócios é sempre a mesma com pouca/nenhuma informação, e ter de renovar o lugar com a simpatia daquelas pessoas que estão na loja do associado levou-me rapidamente desde o primeiro dia a renovar o meu lugar no Dragão através do Multibanco e continuo a receber mensagens no Telemóvel que posso renovar o lugar (de lembrar que tenho lugar anual desde 1997 e fico com a sensação que apenas sirvo para pagar).

Falando depois nas Lojas Azuis, reparo que pararam em 1998 continuo a ver os mesmo produtos já para não falar da diversidade dos mesmos, continuamos a ter preços das camisolas oficiais proibitivos já que a nossa camisola não é banhada a ouro, pela Europa fora é hábito meu ir às lojas dos adversários comprar umas recordações e qual não é o meu espanto quase sempre já para não dizer sempre, são melhores e mais baratas e até mais diversificadas, onde somos sempre atendidos com rapidez, simpatia e um preço de me fazer corar de vergonha comparativamente aos nossos.

Dou já um exemplo estive em Londres assistir ao Arsenal vs. FC Porto e no fim fomos todos à loja oficial comprar uma camisola ou uma recordação do jogo e fiquei maravilhado com a loja tinha produtos para tudo e para todos os gostos e ainda vendiam as míticas camisolas de outros tempos, lá trouxe uma com o patrocínio da JVC para oferecer e qual não é o meu espanto custava 38 Libras pouco mais de 46 euros, para quem naquele País recebe um ordenado mínimo de 1000 euros é “peanuts”, comparativamente aos 75 euros que temos de dar pela nossa camisola, já para não falar na rapidez com que atendem as pessoas e o número de staff que tinham apenas para estampar camisolas (não sei se alguma vez tentaram estampar um camisola nas nossas lojas, mas a ultima vez a mim não correu bem esperei perto de 10 minutos e não tinha ninguém à minha frente ou atrás de mim).

Continuamos sem poder admirar e mostrar os troféus, falta-nos um Museu é uma atracção que completa a visita ao estádio e ao Pavilhão, muitos de vocês podem dizer que já está prometido, bem para mim este museu vem com 5 anos de atraso, tinha de ser feito de raiz juntamente com o nosso estádio em vez de um Bingo que se tornou uma aposta desastrosa e sem futuro nenhum, hoje em dia os Bingos não têm a importância de outros tempos!

Todas estas pequenas queixas (pequenas, porque basta o FC Porto ter alguém nos departamentos de marketing como temos na direcção desportiva que tudo muda) vieram depois de ter lido o que li num jornal sobre uma saída de um dirigente do PortoComercial atentem às palavras deste homem:

    Henrique Pais sai da PortoComercial

    "Desde que cheguei ao grupo F.C. Porto no início da época de 1998/1999 até aos dias de hoje a Porto Comercial, como empresa comercial do F.C. Porto, tornou-se a referência nacional no marketing desportivo", diz num e-mail de despedida.

    fonte: correio da manhã, 23.06.2010
Bom depois do que acabei de ler das duas uma, ou eu ando a precisar de um monitor de braille ou então alguém nunca saiu da Alameda da Antas e viu o que se passa lá fora.

As funções e competências do PortoComercial são:

  • Comercialização de direitos de imagem, sponsorização e licenciamento de merchandising da marca F.C.Porto;

  • Camarotes de luxo, lugares Vip, acções promocionais nos jogos;

  • Publicidade estática no relvado, viagens com a equipa, utilização da imagem dos jogadores, concursos para quadros/clientes, spots no Estádio do Dragão, ou ofertas personalizadas de merchandise, são alguns dos benefícios dos parceiros do F.C. do Porto.
Vamos recapitular... relação com os sócios inexistente, promoção e divulgação de jogos quase nula (tenho sempre de saber pelos outros), um site e uma loja azul obsoleta e falta de um Museu, se isto é uma referência a nível nacional então estamos muito mal.

Não pretendo consumar inquisições aqui no Blogue, mas há coisas que me deixam doido, espero que vejam esta minha crítica como um aviso que muito tem de ser feito e é preciso dar mais atenção a quem paga, principalmente um sócio que nunca falhou um jogo no Dragão e continuamente recebia mensagens no telemóvel a dizer “caso não fosse ao jogo podia ceder o meu lugar”, pede-se mais atenção porque não somos todos iguais, eu não sou um pacote!

Deixo aqui sites de alguns clubes por essa Europa fora para verem como nós andamos no que ao Marketing diz respeito.

Um abraço do Antas a todos os Portistas.

26 comentários:

  1. Parabéns pelo post.

    Penso que é um assunto pertinente, e que devia começar a ser analisado pelos sócios, e, como é óbvio, pelos responsáveis do FC Porto.

    No seguimento deste assunto, acrescento que a nossa presença na Web também não é a melhor.

    Na minha opinião, o suposto "redesign" e "upgrade" do website antigo para o actual, pouco ou nada acrescentou..

    Pessoalmente, como designer, não gosto do site. Está demasiado antiquado, com pouca cor (azul muito escuro), logo, pouco apelativo. Por sua vez, os conteúdos também não estão dispostos da melhor forma, sendo que em certas partes do site a navegação é bastante confusa e pouco apelativa..

    Por fim, a título de "curiosidade", reflexão e referência, deixo aqui sites de 2 clubes Brasileiros.

    http://www.cearasc.com/ - CEARÁ

    http://www.gremio.net/home/ - GRÉMIO

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  2. P.S. - Recebi agora um e-mail do FC Porto, com esta RÍDICULA Newsletter..

    http://img97.imageshack.us/img97/2499/newsletterfcp.jpg

    O Link vai dar aqui: http://www.fcporto.pt/LojaAssociado/DragaoNet/dragaonet.asp

    Sinceramente..que coisa mais ridícula..simplesmente demasiado mau para ser verdade.

    Será que os Designers do FCP foram todos de férias?

    É que se for preciso posso dar-lhes uma ajuda..

    O meu mail é: andreol.. :)

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  3. Estás com a corda toda...

    O clube precisa de dar o salto tb nessa área.

    Críticas expostas dessa forma construtiva só tenho mesmo é q aplaudir.

    abraço

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  4. Perfeitamente de acordo com os meus caros amigos!

    Abraço
    JCastro/Jesuíta

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  5. Ter prazer e orgulho no seu trabalho não é tão comum como parece. Comparem o meu trabalho na final four de iniciados de hóquei em patins e o trabalho oficial do clube.

    http://www.youtube.com/watch?v=PEOX_bxhXzE

    http://www.youtube.com/watch?v=ifYMxAvSljA

    http://www.youtube.com/watch?v=e66W-AQ6DCE

    Vi muitas câmaras e fotógrafos, mas esses trabalhos são feitos na maioria por vaidade pessoal.

    Ninguém me pagou nada por este trabalho, recebi o prémio de ser campeão e sentir-me feliz por ser Portista. Cumprimentos

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  6. EXCELENTE trabalho Amadeu 2M. Grande qualidade de imagem e grande vitória dos miúdos do FCP:)

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  7. Não podia estar mais de acordo com todas as críticas lançadas.

    Só acho que antes de 1998 a loja azul que estava no antigo estádio das Antas conseguia ser melhor do que as existentes hoje em dia.

    O tratamento aos sócios é, regra geral, muito mau. O ano passado aquando da renovação do lugar anual quis mudar de lugar... parecia que me estavam a fazer um frete.

    O site é mau, o museu já lá devia estar há muito tempo... Enfim, muita coisa tem de ser feita pelo clube nesta área.

    Já agora, da última vez que fui estampar uma camisola (há poucas semanas), a rapariga que me atendeu pediu-me para ir buscar a camisola passados 30 minutos... Ah, e também estava sozinho!

    Abraço!

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  8. Só uma achega:

    Na semana passada liguei para a linha dragão (loja associado) de casa (chamadas grátis para rede fixa). Fiquei 50 minutos a ouvir música e não fui atendido. Desisti.

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  9. Estou plenamente de acordo. O nosso clube está demasiado elitista para meu gosto.

    reinododragao.blogspot.com

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  10. Todas as críticas são (muito) pertinentes. Bastante há a fazer no marketing e merchandising do clube. A grandeza do FC Porto não se compadece com falta de qualidade.

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  11. Em relação ao site não estará uma perfeição mas está bem melhor do aquele template onde, dos 3 grandes, só mudava a cor e o símbolo do cursor do rato.
    Continua, no entanto, confuso e a velocidade do acesso ou lá como lhe queiram chamar é que, apesar de estar em servidor nacional, peca pois existem alturas em que teima em não abrir.

    'ter de renovar o lugar com a simpatia daquelas pessoas que estão na loja do associado levou-me rapidamente desde o primeiro dia a renovar o meu lugar no Dragão através do Multibanco'
    O atendimento da loja faz lembrar uma qualquer repartição de finanças à antiga.
    Embora os empregados tenham que levar com alguns clientes que prezam pelo não entendimento do sitema de senhas pecam pela total falta de prazer, à mistura com uma antipatia q.b., no desempenho das suas funções.
    É como se estivessem a fazer um frete aos atender os sócios que pagam uma fatia do salário dos mesmos.

    A única vez que tive que ligar para uma linha de apoio foi na tal de renumeração para saber a quem se passava o cheque.
    Era um 22 qualquer coisa e aconteceu o mesmo que com o Lucho.

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  12. O mais ridiculo para mim é ser obrigada a mudar de cartão e ter que pagar 10 euros... e ainda estar à espera há dois meses pelo novo cartão.
    Este ano não vamos à liga dos campeões e o preço da renovação do lugar anual é igual ao do ano passado.

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  13. Muito interessante este post, mas a merecer uma abordagem mais profunda noutra ocasião. Há coisas que precisam de mudar e todos os contributos dados com objectividade, respeito e de forma construtiva, dados por portistas praticantes, são bem-vindos.
    É preciso trazer o portismo de volta e para isso é necessário haver mais proximidade entre o clube, os seus sócios, adeptos e simpatizantes.

    Um abraço de um dragão a fazer as malas...

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  14. Muito bem observado, sao aspectos como este que apesar das nossas mui nobres conquistas, faz os rivais apelidarem-nos de Andrades e de clube sem expressao...Por muito que se conquistem vitorias sobre um qualquer relvado ou espaço de competiçao, as vezes é fora deles que se consegue magnetizar o sucesso, e nao nao estou a falar dos tuneis!!!!

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  15. Carissimos não falei no caso do nosso site oficial porque quando vi o gestor era a sportinveste não sabia muito bem se isto era da competência do Porto Comercial, por isso para eu não dizer asneiras omiti o facto de o nosso site ser uma pobreza, já para não falar que muitas vezes enganam os associados como foi o caso da constituição do plantel tínhamos contratado um jogador de nome Moreno.

    Infelizmente a nossa marca é apenas conhecida e nos aparece à frente pelo nosso historial de vitórias, devíamos tirar 200% de proveito destas vitórias.

    Temos de começar a olhar para o Marketing e Merchandising de outra forma.

    Imaginem uma Loja azul com tudo o que de FC Porto existe, camisolas das modalidades, equipamentos exclusivos de épocas anteriores, secção para colecionadores com cachecois e réplicas de bilhetes, selos com a imagem do FC Porto, livros e biografias de jogadores, treinadores, etc , etc , etc...

    Imaginem um canal online para todos os Portistas poderem assistir a jogos da formação durante todo o ano, bem como das modalidades e não só nas fases finais.

    Imaginem vários cafés FC Porto espalhados pela cidade fora como acontece com alguns clubes que eu conheço.

    Paramos no projecto dos descontos na conta corrente em gastos nos parceiros do FC Porto, paramos por aqui e nunca mais andamos pela frente e já esta ideia tinha sido oferecida ao Sporting uns anos antes até aqui não fomos diferentes nem melhores.

    Muita coisa tem de ser feita, não custa nada perguntar o que os sócios gostariam de ver feito, acredito que muito boa ideia iria aparecer.

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  16. Obrigado Amadeu 2M pelos videos..

    Ainda deu para me ver no jogo contra o Cambra:)

    Excelente trabalho..

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  17. Excelente tema para discussão...
    Não é a primeira vez que o digo, depois de uma pequenas melhorias, continuamos um Clube de lápis atrás da orelha.
    Mal organizado, com produtos de fraca qualidade, deficiente informação, deficientes serviços prestados aos sócios,não aproveitamento da internet ou multibanco na venda de bilhetes que depois são entregues no dia de jogo no meio da confusão ou no Dolce Vita a horas complicadas,enfim, com mágoa o refiro, ainda estamos na era de uma agremiação de bairro mas "encadernada".
    É urgentíssimo mudar neste campo e nós sócios, debatermos melhor o assunto.
    Realmente ir lá fora, ao Barça, Bayern, ou clubes ingleses como Chelsea ou Manchester ( os que conheço), é uma diferença da água para o vinho.
    E venha de lá o Museu...

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  18. Estilhaço - "Em relação ao site não estará uma perfeição mas está bem melhor do aquele template onde, dos 3 grandes, só mudava a cor e o símbolo do cursor do rato."

    Tens razão. Isso era uma realidade.. mas para mudar para o que mudámos, não sei se o template não era preferível..pelo menos era mais colorido, mais atraente.

    Antas, isso que falaste no teu comentário também é uma questão pertinente.

    Não tenho a certeza, pois não trabalho no FC Porto nem tenho contacto com alguém que lá trabalhe, mas penso que tanto o site do FCP, como (pelo menos) algumas newsletters e publicidades são realizadas pela equipa da SportInvest e não por nenhum departamento de Comunicação do FC Porto.

    Penso que será essa a razão pela qual aparecem lá jogadores de nome "Moreno", entre outras gaffes que não são admissíveis num site de um clube do nível e do tamanho do FC Porto.

    As tuas ideias são excelentes. Era bom que alguém do FC Porto andasse por aqui a ler isto.

    Ah, e se o FCP não tiver mesmo um departamento de Comunicação, acho que deve criar um, o mais rápido possível..

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  19. Concordo plenamente mas saliento uma coisa: pode ter sido azar meu, mas nunca demorei tanto tempo numa loja como a do Camp Nou, Barcelona. E não era dia de jogo lá.

    :)

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  20. post mais do que pertinente e no qual estamos inteiramente de acordo!! E nem me fales da renovação do cartão de sócio este ano, parece-me indecente estar há 2 meses à espera que chegue, já depois de pagar cotas e respectivos 10 aéreos para a actualização de número.

    Como positivo no aspecto comercial parece-me o grafismo de algumas campanhas publicitárias, em especial a dos lugares anuais, com um bom aproveitamento do símbolo do Dragão!

    Saudações!

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  21. TB concordo. Depois de me enviarem o formulário já pedi nova entidade para pagamento de cotas ainda aguardo.
    Enviaram me duas facturas uma antes do cartão e agora outra. Que trapalhada. Num espaço de um mês,
    Agora nem cartão nem resposta que receberem nem entidade para pagar.

    Fantástico

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  22. O trabalho do Amadeu 2M é sempre de realçar o gosto que este homem tem pelo desporto.

    Não me canso de lhe dar os parabéns, tanto que sempre que posso lá vou eu dar uma espreitadela aos jogos.

    Isto é o Futuro, se existe e é de graça porque não apostar?

    André Oliveira o site é da responsabilidade da sportinveste mas não desresponsabiliza o Porto Comercial só porque passaram a bola a outros, devíamos exigir mais cuidados e mais qualidade bem como diversidade, é para isso que se paga.

    Maria compreendo o que diz em relação à loja do Barça, aí já me aconteceu de tudo, já lá cheguei em plenas 17h da tarde e levei com a loja fechada, já fui atendido bem, já fui atendido mal, já fui atendido rápido, essas coisas acontecem.

    Mesmo assim se o problema forem equipamentos acho que loja sim loja sim nas Ramblas vendem productos oficiais do Barça bem como uma "catrafainada" de productos diversos desde papel higiénico a resmas de papel com a marca do clube, essa loja do Camp Nou é mais um ponto turístico que um loja em si, mesmo assim não desculpabiliza o fraco atendimento.

    Acreditem como foi para mim chegar a uma loja como o Arsenal, e ter 17 postos de estampagens a funcionar, 21 caixas para pagar tudo em pleno funcionamento de forma a ser rápido e eficaz, em pleno dia de jogo.

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  23. ora cá está um post hiper-interessante para uma salutar e elevada discussão, sem entrar no brejeirimo habitual do bota abaixo só porque sim... quem mais o faria, senão o espalha-brasas do Antas? ;)

    falaste e descreveste tanto, e em pormenor, que quase não deixavas nada prós outros botar faladura... mas há sempre qq coisa mais para lançar achas pá fogueira.

    quanto ao aspecto COMERCIAL e de MARKETING, estamos mais que conversados. Basta pensarmos na famosa loja azul... NIKE... do Estádio do Dragão.

    se aquele espaço, que deveria ser a 'mãe' de todos os outros, é o que é, sem tirar nem pôr, uma loja NIKE em qq parte do mundo, é óbvio constatar que das duas, uma... ou o ex-responsável é algum iluminado que fala daquilo que só ele saberá, pensando que está a falar para alguma cambada de mentecaptos, o que não é de todo o caso, ou então, bem, aquele comentário, sem qualquer ofensa, já é um caso do foro clinico.

    para não dizer mais, aquela 'loja-mãe' no Dragão, é uma vergonha, é um espaço que envergonha qualquer Portista que se mostre orgulhoso do seu clube... aquele espaço, é uma ofensa, uma irresponsabilidade, o mais perfeito exemplo do que é vender a banha da cobra ao tal «produto» que eles pensam todos nós sermos.

    ainda há pouco, enunciaste uma série de artigos que poderiam ser comercializados pelo clube, numa forma de capitalização óbvia das conquistas das últimas 3 décadas, mas vá-se lá saber o porquê, devem andar entretidos com outras coisas que sabe-se lá o que possam ser.

    já os preços dos artigos, é o que é... esquecem-se que estão a etiquetar preço de Europa Dubaiana... mas a Portugas, finaceiramente, do Magrebe. Mas eles não entendem isso... é perca de tempo para os iluminados do sector. Preferem vender 1 camisola a 70 euros... do que 10 a 40 euros. Estamos conversados.

    do SITE, admito, gosto do template, gosto das tonalidades, gosto da organização dos temas... mas continua a pecar, como sempre, por falta de informação na hora, por falta de conteúdos mais completos do clube, é futebol sénior, futebol sénior, futebol sénior e pouco mais.

    se não há dinheiro para TV's PORTO, será assim tão dificil disponibilizar a visualização on-line contínua, semana após semana, das modalidades, das camadas jovens e mais uma ou outra? não há dinheiro?! ok, ok, ok... o que não falta por aqui, no mundo da net, são Portistas que até o faziam de borla, só pelo prazer, só pela paixão, com inteira e completa dedicação... há dúvidas? sabem quem é o Amadeu2M? e o Zinho? e o MrCosmos? mas isso, seria obrigá-los a baixar ao nível do pé de chinelo, e o novo-riquismo vigente, não se coaduna com esses vergastamentos públicos.

    muito mais haveria para dizer, mas mesmo com muitos aspectos positivos, os negativos, suplantam e de que maneira, os tais poucos positivos... em linhas gerais, quando olhamos para ontem em comparação com hoje, as diferenças são tão ridiculos, tão mínguas, tão superfulas, que estar a fazer propaganda da banha da cobra, já não cola.

    digo-o com imensa pena, mta mesma... actualmente, comercialmente e em termos de marketing, na indústria do que é hoje o futebol, somos um zero... à esquerda!!!

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  24. Ah, no seguimento dos meus comentários sobre o site do clube, fico espantado como o FCP não segue (ou pelo menos não dá sinais de ir seguir) a ideia que MILHARES de clubes espalhados por esse MUNDO fora, de colocar à disposição dos adeptos uma votação para a escolha 3º equipamento para a nova época..

    É que se isto ( http://www.football-shirts.co.uk/fans/fc-porto-away-shirt-1011-design_7512 ) se vier a confirmar, eu acho que vou ficar deprimido...

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  25. memoriaazul02 julho, 2010

    Muito bem. Alguém teria que falar neste assunto. Mais ainda; porquê que o emblema no cartão de sócio vem só pela metade? O Simplício deve estar arrependido de ter feito algo tão belo...

    MEMORIAAZUL

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  26. Para o Sr Antas, aqui vai a explicação de quem fez um estágio durante mais de 6 meses na PORTOCOMERCIAL e trabalhou directamente com um colaborador do Henrique Pais. O que parece que saiu na notícia, e que mereceu tantas criticas, é afirmar que a PORTOCOMERCIAL foi uma referência no marketing na última década. Muito bem esteve o Antas em ir buscar as funções da empresa e perguntar onde é que estão os sócios. Esqueceu-se foi é de falar exactamente do que escreveu. Dentro dessas funções temos que o F.C.PORTO foi o clube europeu com maior número de parceiros comerciais, teve sponsors como ninguém (mesmo quando não ganhou títulos como em 2000,2001,2002,2005..), teve todos os camarotes de luxo vendidos (todos!) como nunca nenhum clube teve, todas as tribunas vip (todas), criou produtos únicos como o opel corsa dragão (todas as unidades vendidas), criou o primeiro cartão de crédito de clubes em Portugal há dez anos (os mouros e os lagartos fizeram-no há três), publicidade toda vendida nas revistas, video screens, etc, etc, etc. Sucesso total e indescritivel como eu pude comprovar quando trabalhei com a sua equipa e fiz o meu trabalho de estágio sobre isto. Á frente e muito à frente da maioria dos grandes clubes da europa que perguntavam como é que era possível comprarem camarotes em Portugal a mais de 200.000 euros ano (muito, muito mais que os lagartos que têm a elite e dos vermelhos que são muitos). Tudo isto se deve à equipa do Henrique Pais.
    Agora porque não os sócios e a imagem não acompanham isto? Vou-lhe dizer e agora é que vem a surpresa... É que eram as pessoas do futebol que tratavam desta área. O Sr Antero, uma nulidade completa nesta área (do futebol nem falo porque sempre ganhamos com o nosso presidente e pelo menos antes deste senhora de tras os montes com a 4ªclasse nao existiam tantas compras mal feitas e tanto dinheiro mal gasto- vender é com empresários) e outros é que não permitiram que o marketing dirigido aos sócios e não às empresas (essa sim é que era, pelo menos quando fiz o meu trabalho há dois anos a responsabilidade da Portocomercial) se desenvolvesse. Na altura até existia um dep comercial de particulares à parte que demonstrava o caos que aquilo era. Agora quanto a patrocinadores, produtos referência, camarotes vendidos e publicidade que o nosso clube era a referência, não tenham dúvidas. Espero que o sr Anta tenha ficado esclarecido.

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