22 junho, 2010

Recuar até 2002 e recordar a final da taça CERS...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Terminada a participação oficial nesta temporada das 3 modalidades (equipa sénior) de pavilhão do FC Porto, aproveito a crónica de hoje para vos fazer recuar até Abril de 2002. A nossa equipa de hóquei em patins encetava, por essa altura, uma recuperação extraordinária que a ia conduzir ao 1º título do actual eneacampeonato. Ao mesmo tempo, Franklim Pais geria o plantel na medida do possível, pois os Dragões também queriam ganhar a prova Europeia dessa temporada.

Na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o FC Porto fora afastado pelo Reus de Espanha e acabou “transferido” para a Taça CERSs que os Dragões já haviam ganho em 1994 (com António Vale a treinador) e em 1996 (com Vítor Hugo).

Nesta temporada 2001/02, o FC Porto chegou à final da CERS depois de eliminar Gulpilhares, Infante Sagres e Oliveirense (curiosamente apenas equipas Portuguesas). Nesta final, os Dragões tinham pela frente os Espanhóis do Voltregã, equipa sempre complicada, mas longe de assustar este Porto que Franklim recuperou das cinzas, depois de um início de época muito mau (com Mário Aguero ao leme).

O vídeo que vos trago (mais uma recuperação de uma VHS que tinha no meu arquivo), é o jogo da 1ª mão disputada em Fânzeres (imagens da RTP2), no dia 7 de Abril de 2002, o qual tive oportunidade de assistir ao vivo. O FC Porto teve sempre muitas dificuldades, e só Alberto Orlandi conseguia bater o inspirado redes Espanhol (Trabal). A meio da 2ª parte, o resultado apontava um 3-3 (com Orlandi a marcar os 3 do Porto) e estava tudo muito complicado para o nosso Porto que jogava em casa. No entanto, os Dragões souberam aproveitar dois penaltys cometidos pelos Espanhóis (golos de Reinaldo Ventura e Pedro Alves) e conseguiram acabar o jogo vencendo por 5-3. Pode ver os últimos 5 minutos desta partida (momentos vividos em directo na RTP2), que incluem o 5º golo do FC Porto (5-3 por Pedro Alves) num jogo que acabou por dar a vantagem final de 2 golos aos azuis e brancos, que depois se viriam a revelar insuficientes na 2ª mão jogada em Espanha (a duração total do vídeo é de 10 minutos).



Em Espanha na 2ª mão (dia 20 de Abril), o FC Porto chegou a estar a perder por 2-0, mas a cerca de 5 minutos do final, chegou ao empate com golos de Orlandi e Pedro Alves e parecia que a taça já não nos fugia. Mas a equipa desconcentrou-se e sofreu dois golos em 30 segundos (a 3 minutos do fim) e foi obrigada a um prolongamento que nada decidiu. Os Espanhóis tinham em Panadero (emprestado pelo Barcelona e autor do 4º golo) a sua estrela da equipa, mas no prolongamento, quem os salvou foi o redes Traval que evitou duas sérias ameaças de Pedro Alves.

Foi necessário chegar ao desempate por penaltys, tendo o Voltrega (por Casalí) concluído com êxito o seu 9º penalty da série contra nenhum golo obtido pelos Portistas nas 9 ocasiões (dois deles à trave). O Voltregã festejou a conquista perante 1500 eufóricos adeptos conforme pode verificar NESTE LINK.

Um mês depois (30 de Maio), o FC Porto festejou o título Nacional perante o Barcelos num jogo louco (6-5), e acabou por dar a alegria que tinha ficado a dever aos seus adeptos. Espero que tenham apreciado (mais) esta viagem ao passado.

Um abraço a todos.
LUCHO.

11 comentários:

  1. Só faltava estragares o resto da noite com o jogo do VIC.

    Estou a brincar, o video mostra a grande equipa que tínhamos, com o Enfant terrible (Tó Neves), o nosso Orlandi, Pedro e Paulo Alves, Ventura, etc, etc, etc...

    Ainda referes e bem o número 9 do Voltregá o senhor Panadero, que se revelou um belo panascal, ficou-me atravessado.

    Bom rever também foi o nosso Pavilhão de Fanzeres e claro o nosso Lucho na Bancada que dá para ver perfeitamente a festejar o 5º e ultimo golo do FC Porto naquela eliminatória.

    Lucho Obrigado e por favor nada de Vic para a próxima recordação.

    ResponderEliminar
  2. Nada de Vic pois essa cassete acho que a parti com um ataque de fúria.

    E sim, vês o Lucho na bancada e como se pode comprovar (a festejar o 5º golo e quase no final da gravação tb) houve um período da minha vida que não me vias a careca:)

    abraço

    ResponderEliminar
  3. O FC PORTO (ANDEBOL) organizará no dragão caixa a fase de pré-qualificação para a champions de andebol 2010/11 de 3 a 5 setembro 2010. O GRUPO DE PRÉ-APURAMENTO inclui FCPORTO, HC Metalurg (Macedónia), ZTR Zaporozhye (Ucrânia) e HC Dinamo-Minsk (Bielorússia)



    O vencedor deste grupo (que por sorteio será todo jogado no dragãozinho) passa à fase de grupos da champions league (10 jogos).

    ResponderEliminar
  4. Apesar da grande desilusão que foi não termos ganho a prova, foi bom recordar o fantástico grupo de jogadores que tinhamos.

    Obrigado Lucho por nos trazeres estas memórias da história do nosso clube. :)

    Um grande abraço!

    PS: Ainda não acredito que nos calhou em sorte a organização da fase de qualificação para a Liga dos Campeões de andebol... Fantástico! :)

    ResponderEliminar
  5. Belo jogo do Sr. Alberto Orlandi com quem tive o prazer de privar algumas vezes.

    Uma equipa excelente, que nessa mesma época venceu o primeiro da série de nove campeonatos que nos trouxe até ao ENEA, numa fase final fabulosa, iniciada muito atrás do primeiro classificado, marcada por uma épica tarde em Fanzeres frente ao Barcelos.

    Incrivel perceber como é que com Edo Bosh, Paulo Alves, Filipe Santos, Pedro Alves, Tó Neves, Orlandi, Reinaldo Ventura, Nuno Félix e Ricardo Figueira a aparecer, não fomos capazes de ultrapassar este adversário...é o desporto!
    Mais ainda, se nos lembrarmos que no ano seguinte chegou o Pedro Gil...como é que não vencemos uma liga europa???
    Curioso, ou talvez não, é perceber que os "sobreviventes" desta equipa, mantêm a mesma humildade e simplicidade, pese embora as inúmeras conquistas.

    Saudações 100% Azuis!

    PS - Excelente notícia a organização da prova de qualificação em andebol. Espero que todos os portistas saibam corresponder com o apoio devido, e que todos nós que habitualmente já acompanhámos a modalidade, também sejamos capazes de nos envolvermos nesta qualificação, "arrastando" connosco mais e mais público, mais e mais apoio.

    ResponderEliminar
  6. Lucho este post foi simplesmente maravilhoso, uma excelente recordação, apenas fica a tristeza da derrota no conjunto da final, mas enfim...
    Excelente pormenor em relação ao andebol, mais uns jogos para marcar presença, sempre que possível ;)

    Um grande abraço para todos

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me bem desse jogo em casa e, apesar de termos ganho, não prenunciava nada de muito bom. Foi pena. Mas vamos acreditar que parte desses jogadores que tínhamos nessa altura vão ser campeões portugueses no próximo ano e voltar a ser Campeões da Europa. Com a entrada do Gonçalo Suíssas e a saída do Jorge Silva, o plantel para o próximo ano dá todas as garantias.

    No andebol, é importante que cheguemos à fase de grupos e depois, quem sabe, ir longe.

    ResponderEliminar
  8. Em aditamento ao meu comentátio (o 6.º), e dado que estamos a falar das modalidades de pavilhão, gostaria de manifestar preocupação com a preparação da nova época de basket.

    Já havia referido que esperava que os "engravatados" não destruissem a equipa. Já havia igualmente manifestado reservas na competência do novo director Júlio Matos (grande atleta, péssimo treinador). Começo agora a perceber que é mesmo para dar cabo de tudo...

    Nos reforços, já deixamos fugir o Rodrigo Mascarenhas para o slb. BOA!!!

    Nas saídas, independentemente da qualidade dos jogadores, temos que ser profissionais e honrar o clube. Não se dispensam jogadores por telemovel e muito menos sem falar com eles.
    Se as saídas de Rui Mota e Jorge Coelho me parecem normais, a saída do Paulo Cunha faz-me confusão. A saída quase certa do Jeremy Hunt POR OPÇÃO DO CLUBE, toca o ridículo.

    Nas renovações, se Stempin e Nuno Marçal seguem a lógica, João Figueiredo é a garantia de que vamos passar mais um ano com um base pouco agressivo no ataque, que não cria um jogo fluído mas sim uma grande confusão.

    Espero não estar a ser demasiado pessimista, mas eu gosto é de gente do terreno, gente profissional mas apaixonada, e não muita "cagança" e muito estilo.

    Saudações 100% azuis

    ResponderEliminar
  9. quanto ao vIDEO, ganda joga, ganda equipa, ganda 'palácio' do hóquei que era fANZERES naquelas tardes mágicas... ainda hoje, não consigo perceber como é que, ano após ano, com equipas sólidas, e cada vez mais amadurecida, sempre aqui e acolá apimentada por rasgos de sangue novo, juventude, para dar continuidade... ainda não teve o seu momento épico na eUROPA... dasssee, que acredito, não acredito, mas que as há, há.

    depois, no aNDEBOL, fantástica essa noticia de em 'casa', jogarmos essa cartada decisiva pá entrada da fase de grupos da nata do aNDEBOL europeu... se preciso for, até entramos lá dentro pra fazer de 8º, 9º, 10º ou lá os que precisos forem para os levar alinhados no rumo do sucesso e da glória... bAMOS a eles!!!

    por fim, no bASQUETEBOL, excelente noticia as renovações do grande capitão, Nuno Marçal, bem como do Stempin... as saídas do Rui Mota e fiquei agora tb a saber, do Jorge Coelho, ok, tasse bem... agora a de Paulo Cunha, não compreendo, não aceito e nem adianta mais comentários, pois jamais pactuarei com este tipo de comportamentos de 'aprofissionalizados' que não respeitam os símbolos da casa... para no fim, dizer que a confirmar-se a saida do Bessinha para o Guimarães, deixar-me um amargo de boa, pois curtia à brava a raça daquele 'puto'.

    ps - uma nota adicional... não sei quem é, não faço a minima ideia de quem possa ser... mas lá que nos últimos tempos, um tal de 'anónimo' que por aqui tem comentado, cada qual deles até, o melhor deles em termos de conteúdo, conhecimento aprofundado e "amor claro pelo fcPOrto", bem, há que dizê-lo sem qq problema... tiro o meu chapéu e faço o óbvio gesto em sinal de respeito... clap clap clap... ora então, muito bem vindo às caixas de comentários... esperando apenas continuar a ler nas linhas, mas tb nas entrelinhas ;), os seus mta, mta bons comentários, plenos de oportunidade!!!

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de agradecer as simpáticas palavras que me foram dirigidas pelo bLuE bOy.

    Pode contar com o meu espírito crítico mas simultaneamente construtivo e essencialmente 100% portista.

    Por razões de ordem pessoal, continuarei como "anónimo", dado que não quero ser factor de instabilidade. No entanto, certamente continuarei activo, até porque já percebi que neste local se respira FCP.

    Não é que tenha acesso a informação "priveligiada", mas como na qualidade de amante do FCP já fiz muitos milhares de km's por esse mundo fora, vou criando um leque de conhecimentos vasto e simultaneamente conhecendo melhor a estrutura e forma como funciona o nosso clube. Porventura poderei estar mais alerta a alguns detalhes que grande parte das pessoas julgue "normais".

    Por vezes desiludo-me com muitas coisas que vejo, muitas atitudes que são tomadas, muitas decisões que na minha opinião não engrandecem o FCP...mas também quem nunca se desiludiu com aqueles que mais ama?

    Os meus melhores cumprimentos e certamente que em breve teremos possibilidade de pessoalmente trocarmos algumas impressões.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  11. "No entanto, certamente continuarei activo, até porque já percebi que neste local se respira FCP"

    É importante para quem escreve sentir que desse lado há sócios e adeptos interessados nestas matérias, que quase mais ninguém se esforça por promover. O PORTO CLUBE é a nossa paixão. Muito mais que um clube de futebol...

    Continue(m) activo (s). Para nós é importante este feedback.

    ResponderEliminar