28 junho, 2010

Ecletismo e sucesso

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

As várias secções desportivas do grande FC Porto estão de parabéns, agora que terminaram as épocas das principais modalidades desportivas!

O FC Porto foi Campeão Nacional no hóquei em patins e andebol, e vencedor da Taça de Portugal no futebol e basket. Considerando as principais competições de cada modalidade (Campeonato e Taça), conclui-se que o FC Porto foi o clube que arrecadou mais títulos (4) comprovando, mais uma vez, que é o clube que melhor alia ecletismo e sucesso. Do meu ponto de vista, é importante um clube participar nas várias modalidades desportivas, mas também não é menos importante ter sucesso nas competições onde entra. E neste particular, o FC Porto, ao contrário de outros que participam em todas as modalidades, consegue ter muito sucesso nas modalidades em que compete. Por tudo isto, estão de parabéns os responsáveis pelas várias modalidades do nosso clube, que com maior ou menor sucesso, contribuíram para aumentar o palmarés do grande FC Porto!

No futebol, e apesar da conquista de dois troféus, a época não trouxe o sucesso inicialmente ambicionado. Em qualquer clube português, uma época em que se conquistasse dois troféus, se obtivesse a final da Taça da Liga e se chegasse aos oitavos-final da Liga dos Campeões seria considerada uma época de razoável sucesso… para todos, menos um: o FC Porto. Porque no FC Porto o hábito de vencer é tão grande quanto natural. Um campeonato que não seja ganho pelo FC Porto é sempre causa de enorme estranheza quer em termos nacionais, quer em termos internacionais. Há muito que as pessoas se habituaram a olhar para o FC Porto como o CAMPEÃO PORTUGUÊS, e quando isto não acontece, há sempre um sentimento de enorme frustração de todos os portistas. É aquilo a que se pode chamar o “mau hábito de vencer”; e digo "mau", porque quando não se ganha, parece que o mundo acaba…

As explicações para o que aconteceu ao FC Porto 09-10 já foram mais que debatidas não só neste espaço, como também nos vários meios de comunicação social. Vários factores são mais do que conhecidos: a saída de jogadores importantes e a sua inadequada substituição, o desgaste de Jesualdo no comando técnico, a dificuldade de adaptação de alguns reforços, as muitas trapalhadas (sempre em prejuízo do FC Porto) de “Comissões” lideradas por justiceiros da verdade desportiva e também alguns erros de arbitragem cirúrgicos em fases cruciais da época…

Cada factor com o seu respectivo peso, teve influência no desempenho desportivo do FC Porto da pretérita temporada. No entanto, gostaria de fazer uma ressalva que me parece importante, bem como considero estar a ser aplicada pelo que tenho visto da preparação da nova temporada: o FC Porto não pode, em momento algum, na pessoa dos seus dirigentes, jogadores, técnicos, associados ou simpatizantes, “desculpabilizar” o insucesso interno com factores externos, sejam eles quais forem. Foi isto que fez dos nossos principais adversários, os medíocres e tristes clubes em que se transformaram nas últimas décadas de esmagador domínio do FC Porto. A culpa do insucesso dos clubes do Sul era sempre de tudo, menos deles próprios. Durante muito tempo, foram os árbitros os principais causadores do sucesso do FC Porto… depois era a sorte… e quando o FC Porto começou a ganhar na Europa e no Mundo, os argumentos gastos e ridículos dos nossos principais adversários transformaram-se na assunção (e não de toda a gente, porque há sempre uns tristes frustrados!) de que o FC Porto ganhava porque, simplesmente, era o melhor e mais bem organizado clube!

Em suma, alerto que é muito importante que a planificação da próxima época seja baseada nos problemas da anterior que terão de ser supridos, bem como nas virtudes que terão de ser ampliadas para que se obtenha o sucesso desejado. E digo-vos, muito sinceramente, que os sinais que tenho visto agradam-me e muito. Há um ditado de que gosto e que diz o seguinte: “quem não tem dinheiro, não tem vícios!”… acrescento eu, que além de não ter vícios, pode tirar muito bom proveito de não os ter!

7 comentários:

  1. Excelente post, uma boa reflexão e acabo por concordar com o teu ultimo parágrafo mesmo até no principal desejo quer no que tenho visto.

    RCBC um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. RCBC a falar das modalidades na introdução do post... Foi com um sorriso q hj li o teu post. Parabéns. Os rapazes bem merecem todo o destaque. Qt à nova época do futebol eu confio em 3 homens, PdC, AH e AVB. PORTO!

    ResponderEliminar
  3. A propósito das modalidades:
    Este fim de semana o FCP venceu 3 campeonatos nacionais nas camadas jovens:

    juvenis em futebol
    juniores em hoquei
    iniciados em hoquei

    :)

    ResponderEliminar
  4. Bela escrita RCBC!

    Na junção de ecletismo com sucesso, somos os melhores, concerteza!

    Abraço ao nosso açoreano ;)

    ResponderEliminar
  5. Os parabéns às mais diversas modalidades são mais do que merecidos!
    Para o ano, é voltar à normalidade no futebol e continuar a senda de vitórias no andebol e hóquei. No basket este ano melhoramos e estou certo de que para o ano ainda vamos fazer melhor!

    ResponderEliminar
  6. Relativamente ás modalidades, já emiti a minha opinião de forma detalhada num post recente, pelo que apenas sublinho a necessidade de reforço do investimento inteligente nas modalidades que temos, dado que o nome Futebol Clube do Porto tem que ser sinónimo de sucesso, ou pelo menos, luta incessante pelo mesmo.

    Mas relativamente a este post, gostava essencialmente de sublinhar o penúltimo parágrafo.
    Sim, porque julgo que ao longo do ano fomos sempre encontrando justificações externas para o nosso menor sucesso, quando os principais defeitos, em minha opinião, se encontravam dentro de casa.

    - Indefinição do plantel até muito próximo do início da época;
    - chegada tardia de reforços, o que fez com que os mesmos não fizessem pré época com o restante grupo;
    - "intoxicação" por parte da SAD da opinião pública azul, "forçando-a" a acreditar que todos os anos temos que vender os melhores jogadores (se o recordista de participações na champions e sempre campeão das vendas no defeso não tem estabilidade financeira, então onde está o dinheiro????);
    - inexistência de apoio público e defesa do grupo de trabalho (a jogadores e treinador) por parte da estrutura da SAD. E é escusado dizer que não o fizeram por causa do "apito dourado", dado que o director geral da SAD para o futebol Antero Henriques não esteve em momento algum com qualquer processo;
    - inequívoca falta de liderança no balneário. Deixaram o treinador fragilizado pela falta de apoio, o que permitiu que alguns abutres com ansia de ganhar mais dinheiro, jogassem apenas quando lhes apetecia;

    Meus amigos, e muito, muito mais que não vos quero cansar.

    Numa estrutura tão experiente como a nossa, foram demasiados erros para um só ano.

    Quem não se lembra de no final de uma época, já praticamente termos conhecimento de todos os reforços do ano seguinte?
    Isso sim era programar e preparar uma época.
    Isso sim era dar condições a um treinador para preparar e trabalhar a equipa á sua imagem.
    Isso sim era permitir aos reforços ambientarem-se ao novo grupo, aos novos métodos, á nova casa.

    Por isso é que ao contrário do último paragrafo, a minha preocupação não diminui, dado que não vejo sinais de melhoria.
    O que vejo é andarmos distraídos com o suposto 3.º guarda-redes.
    O que vejo é que a época começa sexta-feira e temos 2 reforços contratados (Sereno e Sousa), ou seja, mais uma vez os reforços não vão fazer pré época com o grupo.
    O que vejo são os meninos mimados a jogarem pela selecção o triplo do que fizeram pelo clube, e no final falarem sempre em eventuais propostas.

    Que se corrijam os erros depressa porque ainda há tempo...

    Mas há algo que não quero deixar de dizer: todos nós, todos os portistas, todos os amantes do FCP têm a sua quota de responsabilidade. E porquê? Porque não são exigentes como já foram, porque são activos como já foram, porque não são "loucos" pelo seu clube como já foram....
    Falamos dos jogadores que estão cansados de ganhar....e os sócios e adeptos?? Não estão aparentemente cansados de ganhar?? Não estão inebriados com tantas vitórias que se deixam adormecer?? Não enveredam pelo discurso "não se pode ganhar sempre" como sendo uma fatalidade??

    Cuidado...NÃO DEIXEMOS O SENTIMENTO PORTO MORRER.....

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  7. A questão de “não se poder ganhar sempre” não tem a ver com nenhuma fatalidade própria dos portistas…infelizmente tem a ver com o pequeno pormenor de quando um clube (seja qual for) entra num campeonato ter mais 15 concorrentes, alguns deles com os mesmos objectivos…

    Pela minha parte, e só posso falar por mim, as justificações para o que aconteceu na pretérita temporada tem muito mais a ver com factores internos do que externos.

    No entanto e independentemente disso, não podemos escamotear os factores externos que se precipitaram sempre em desfavor do nosso clube. Foram trapalhadas a mais e algumas delas bem vergonhosas.

    Relativamente à planificação da nova temporada os sinais parecem-me claros e de fácil interpretação:
    1) aproveitar ao máximo os jogadores jovens emprestados de modo a aferir da sua real valia e utilidade para o plantel;
    2) Não comprar camiões de jogadores vindos da América do Sul, por meia dúzia de patacos cada;
    3) Tentar reforçar os sectores mais débeis da equipa com jogadores que se possam assumir mesmo como reforços, e não apenas para fazer numero;
    4) Planificar os jogos de preparação com nível crescente de dificuldade, mas conciliando os proveitos económicos decorrentes das digressões que se possam fazer.

    A ver vamos no que dá… eu acredito e apoio incondicionalmente jogadores, equipa técnica e demais agentes desportivos do nosso clube!

    ResponderEliminar