31 agosto, 2007

A europa do futebol está de regresso

Realizou-se ontem no Principado do Mónaco, o sorteio da fase de grupos da edição 2007/08 da Liga dos Campeões, tendo ao FC Porto calhado em sorteio integrar o grupo A, conjuntamente com: Liverpool (Inglaterra), Marselha (França) e Besitkas (Turquia). Assim de relance, mas obviamente nunca confiando, parece-me um grupo perfeitamente ao alcance do FC Porto para a passagem à fase seguinte.

Se o Liverpool dispensa qualquer tipo de apresentação e os 2 jogos a realizar serão de tripla obrigatória, haverá que olhar muito positivamente quanto aos jogos a disputar com os franceses do Marselha, mas principalmente, e porque entendo estar aqui a “chave da passagem”, os jogos a realizar com os turcos do Besitkas terão obrigatoriamente que ser encarados com muito rigor e profissionalismo por parte dos nossos jogadores, caso contrário, e conhecendo-se a mais que garantida e ‘incansável bravura turca’, poderemos sofrer amargos dissabores.

Eu acredito que estamos já com um pé... a caminho dos oitavos. A ver vamos como os ‘nossos meninos’ agora se portam e encaram os 90 minutos de cada um destes 6 jogos. Como sempre, eu aposto todas as minhas fichas nos nossos 'fazedores de sonhos'.

Aqui está o nosso calendário de jogos:

18.09.2007 - FC Porto vs Liverpool
03.10.2007 - Besiktas vs FC Porto
24.10.2007 - Marselha vs FC Porto
06.11.2007 - FC Porto vs Marselha
28.11.2007 - Liverpool vs FC Porto
11.12.2007 - FC Porto vs Besiktas

10 comentários:

  1. Como já disse no pdb, o Porto tem que encarar todos os jogos para vencer. Mesmos os jogos com o Liverpool,espero que o Professor não caia outra vez nos erros que cometeu em Londres o ano passado.

    Acho que temos à partida todas as condições para passar,e é bom que os jogadores e treinador ambicionem o 1º lugar e não andem a fazer contas desde cedo para o 2ºlugar!

    Passar em 1ºlugar pode fazer toda a diferença nos oitavos.
    Só se pede que a equipa dê o máximo por isso!

    Força Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Só espero que Jesualdo não se encolha nos jogos contra o Liverpool conforme fez o ano passado contra o Chelsea e já voltou a fazer este ano contra o Sporting. Que se deixe de sacrificar avançados de forma a marcar jogadores da equipa adversária, pois sempre ouvi dizer que o ataque é a melhor defesa.

    Marselha e Besiktas não podem ser descurados ou encarados como adversários de menor valia. Já sabemos como são os turcos, e mesmo os franceses têm sempre muitas surpresas.

    Abraço.

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta o panorama geral de equipas que se apresentavam neste sorteio como possíveis adversários do FC Porto, acho que poderia ter sido bem pior!Havia equipas de maior valia...
    Agora, uma coisa é certa:este não vai ser um grupo fácil na medida em que Marselha e Besiktas são equipas com alguma qualidade e o Liverpool dispensa apresentações!
    Acima de tudo, acho muito importante aquilo que foi dito anteriromente pelos 2 colegas anteriores,isto é,não temer o Liverpool e jogar com a equipa inglesa encarando-a de frente!
    Resumindo, acredito muito na passsagem aos oitavos mas...todo o cuidado é pouco...
    Força FCPORTO!!!CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    O jornal fracês "l'Equipe" apresenta o Liverpool como o favorito do grupo. Deixa, todavia, entender que o segundo lugar está ao alcance do Marselha, embora não despreze nem o Porto nem os Turcos. Assim, lembra que em 2004 o Porto ganhou ao Marselha duas vezes ( 3-2 / 2-0 ) . É de realçar que a notícia é apresentada com uma foto do Porto a entrar em campo num dos jogos contra o Marselha.

    O jornal "Sofoot" apresenta o grupo do Porto como o mais difícil, focando que tem dois campeões rececentes : Porto ( 2004) e Liverpool ( 2005 ).

    O muito sério diário "Le Monde" apresenta, sobriamente, sem comentários a composição dos grupos. Existe, contudo, um comentário dum leitor que escreve que , quando as equipas francesas jogarem, se puderão ver muitos golos nas balizas do Lyon e do Marselha. Estes dois clubes estão, actualmente, no fim da tabela.

    Creio que nada significa, visto o campeonato Francês estar no começo.

    Para a pequena anedota : O treinador do Marselha ainda pensa ( pensava )que o Anderson joga ( jogava ) no Porto.

    Quanto a mim, eu penso que é preciso não esquecer o Besiktas. Acho que é sempre árduo jogar contra uma equipa Turca, sobretudo, na Turquia.

    Um Até Logo Portista !

    ResponderEliminar
  5. Acho que temos boas possibilidades, embora com alguma dificuldade.
    No entanto temos de ganhar os jogos em casa ao Marselha e Besiktas e um fora, além de um empate.
    Quanto ao Liverpool, mesmo perdendo lá, temos de continuar a tradição ... não perder em casa com uma equipa Inglesa.
    Se fizermos isto, estamos nos oitavos.

    ResponderEliminar
  6. Saindo do assunto do post ressalta algum tardio arrumar da casa, Jorginho em definitivo no Braga, empréstimo de Pitbul ( pena não ter sido também em definitivo) e finalmente Bruno Vale ...
    Não entendo como um guarda redes desta categoria que no ultimo ano deu um passo atrás na carreira, demorou uma eternidade a arranjar clube!!!
    Foi para o Varzim, oxalá possa jogar regularmente, adquirir de novo a forma e confiança para em breve poder regressar em pleno. Seria pena perder um talento destes.

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Para terminar a minha missiva precedente : O " Le Parisien" , um dos diários mais lidos em França , só cita o nome do FC Porto.

    Considera o Marselha candidato "natural" ao segundo lugar. Refere o Besiktas por este ter comprado, este ano, um jogador do PSG.

    Para apontamento , o "Le Parisien" é o único diário Francês, salvo erro, a não permitir a leitura gratuita dos seus artigos on line.

    É um diário pouco idóneo que procura, essencialmente, o sensacionalismo e o dia-à-dia. Lembra um pouco "O Correio da Manhã", ou seja, um jornal em que os artigos de fundo não existem.

    É uma opinião subjectiva.

    Como recuso comprar o "Le Parisien", só o leio ( de graça) quando vou ao café para beber um café ou à Brasserie (Snack) para almoçar. O que acaba de acontecer.

    Um Até Logo Portista,

    Nuno

    Caso hajam mais informações sobre o Porto, continuarei a mandar.

    ResponderEliminar
  8. O Porto tem condições para passar esta fase de grupos mas vamos com calma porque o que parece facil pode tornar-se dififil e temos que ganhar os 3 jogos em casa sem medo de nenhuma equipe.

    Um aviso aos jogadores e treinador.... a Liga dos Campeões é para ganhar, estou a espera disso, por isso tratem disso.

    ResponderEliminar
  9. Foram estes os adversários que nos calharam,é com estes que temos de jogar!Se podia ser melhor ou pior isso não interessa para nada!Temos de jogar à Porto e mais nada,para irmos o mais longe possivel!Sempre foi assim na liga dos campeões,e o tentar ir o mais longe possivel já nos rendeu dois titulos!Portanto...

    ResponderEliminar
  10. Equipas tinham de nos calhar sempre 4. Podiam ser melhores, podiam ser piores, é como tudo na vida.
    Só temos é de nos mentalizar que se quisermos criamos ambientes muito mais intimidantes do que noutros campos, basta querermos.
    Abraços azuis

    ResponderEliminar