28 agosto, 2007

Ingratidão

Jorge Nuno Pinto da Costa, na entrevista dada à SIC Notícias em 9 de Agosto, afirmou que a Cidade do Porto está mais passiva que nunca. De facto, o Porto está silenciado, amordaçado, conformado, subserviente e sem reacção. Os bancos e entidades seguradoras, entre outros exemplos, passaram as suas sedes para Lisboa e a nossa Câmara Municipal parece ser cada vez mais inócua e inexistente. A imprensa é cada vez mais sulista e centralista. Todos estamos de acordo quando se diz que a única voz de reacção ao centralismo exacerbado de Lisboa provém de Pinto da Costa e do FC Porto.

Em 2001, quando o actual Presidente da Câmara ganhou as eleições estava eu longe de imaginar os conflitos que desde logo procurou que existissem com a Direcção do FCPorto. Dificultou a construção do Estádio, chegou mesmo a colocá-la em risco, fechou as portas da Câmara aos festejos habituais do clube após cada vitória. Ignorou a maior Instituição da Cidade e do País, procurou com isso, nas palavras de Pinto da Costa, obter simpatias em Lisboa que lhe poderão ser úteis quando se candidatar à Presidência do Partido em 2009. Quando se chega ao cúmulo de nem sequer homenagear os heróis de Sevilha e Gelsenkirchen...

Há cerca de 2 meses na RTP, o Presidente da Câmara disse que o FC Porto não precisava dele para nada pois tem ganho quase tudo, ano após ano. É verdade. Mas a Cidade gosta de reconhecer os méritos dos seus. Ou não? E o que faz o Porto? Reconhece? O Porto Câmara não reconhece, o Porto Povo esse sim, está de alma e coração com os seus heróis. Já estive algumas vezes na Avenida dos Aliados a festejar os feitos e glórias do meu FC Porto e apreciei a atitude de outros Autarcas (ver foto de 1993 com uma enorme multidão azul e branca). Este não se quer misturar com o futebol. Obrigou-nos a festejar na Alameda do Dragão. O impacto não é o mesmo. A Cidade tem o seu coração nos Aliados. E o FC Porto, têm de admitir, é o grande baluarte desta Cidade que em tempos foi imponente mas que continua a ser bela e apaixonante. Será que em 2008 festejaremos o título nos Aliados? É a pergunta que fica.


Quem vem e atravessa o rio
junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar.

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério
dum rosto e cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa.

(letra de uma canção lindíssima dedicada à Cidade Invicta, Porto Sentido de Rui Veloso)

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

ps - Esta crónica não tem qualquer interesse político subjacente e serve tão só para falarmos um pouco sobre a relação entre o Porto Cidade e o Porto Clube. A propósito, quando estiverem a ler este texto, este vosso amigo «Lucho» estará em Barcelona, outra fantástica Cidade, que tentarei explorar e ao mesmo tempo dar um mergulho no Mediterrâneo. E se vir o Deco, prometo que vou tentar convencê-lo a voltar para o Porto :)

pps - Quando escrevi esta crónica não tinha ainda decorrido o Porto-Sporting da 2ª jornada da BwinLiga. Espero que não me estraguem as férias. [nota do administrador: não Lucho, não estragou nadinha carago!!]

ppps - desde o passado fim de semana, apenas e só bloggers registados poderão aqui comentar, pelo que caso pretendas registar-te (e se ainda não o és), contacta-nos via email que explicaremos na volta o modo de o fazer... é fácil, grátis, mas infelizmente não dá milhões.

pppps - o Gil mudou-se de armas e bagagens com as mesmas cores para o Durus Caladh, portanto é favor passar lá para o cumprimentar, tá certo?

15 comentários:

  1. De facto Lucho, é uma vergonha, para não dizer pior, que a CM Porto esteja de costas voltadas para o nosso FC Porto (responsável? unicamente o seu Presidente), mas como dizes e muito bem, tudo não passa de uma estratégia de granjear simpatias a sul do Mondego (e foi conseguido!)com objectivos futuros em termos partidários.
    Pela minha parte, já me incomodou muito mais do que incomoda actualmente, porque o FC Porto é como se diz no Norte, "é muito maior grande" que esse metro e quinze de gente!
    E obviamente que em 2008 vamos comemorar o TRI... no Dragão ou nos Aliados, pouco importa... porque o vamos é festejar na mesma!
    Ahhh, e achas que "os nossos meninos" alguma vez iriam te estragar as férias? no way! os lagartos levaram com que contar e mai'nada!
    aKele aBrAço e continuação de boas férias,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com o lucho e considero pertinentes, como é habitual, os seus comentários.
    Devemos, no entanto, pensar que todas estas questões não se entrepõem no nosso inexorável caminho para o(s) título(s). Deixem-nos levar a bicicleta … que nós levamos as taças!
    Deixem-se comentar a famosa questão “Foi passe ou corte?”
    Eu examino isto como uma falsa questão. A Lei determina que o árbitro tem o poder discricionário de avaliar a intenção do jogador quando atrasa a bola. Ou seja, o árbitro NÃO ERROU. Podemos não concordar com a avaliação que ele fez da situação mas ele fê-lo no estrito cumprimento da Lei.
    Não temos que opinar sobre o ERRO do jogador (g.redes dos meninos Verde Eufémia). É problema deles e do Paulo Bento…

    ResponderEliminar
  3. O Estado Português através da PJ persegue e "orienta" perseguições(!?!?)a um CLUBE que ainda é PORTUGUÊS ou não?????
    Sobre a rescisão da Agência de Comunicação de LPM

    GRAVE MUITO GRAVE!!!

    Distracções judiciárias

    Na véspera do atentado da ETA com matrícula portuguesa, o porta-voz da Polícia Judiciária estava ocupado a fazer publicar no "Crime" uma entrevista em que se me refere. Não mereço tantas atenções.

    Diz no essencial duas coisas. Em primeiro lugar, anuncia que SLB e FCP têm agências de comunicação. Ora, como é do domínio público, SLB recorre aos serviços de uma agência de comunicação há mais de 2 anos e só agora FCP decidiu proceder do mesmo modo. E só agora é que o porta-voz da PJ parece preocupado com o assunto.

    Em segundo lugar, avisa que "não é por muito dizer mal do processo que ele é desacreditado, isto da parte do FCP", acrescentando: "O que constatamos é que se criou um caso nacional em redor do Apito Dourado e que essa discussão acalorada está a deixar marcas no processo".

    Como dizia um amigo que me telefonou preocupado, o porta-voz da PJ esforça-se por me posicionar como uma espécie de Maria José Morgado ao contrário. A procuradora consegue fazer do nada um processo terrível. Eu conseguiria (na visão PJ) tornar em nada um processo terrível. Haja paciência.



    LPM, 25-08-2007

    ResponderEliminar
  4. Lucho, antes demais, boas vacaciones, em terras de nuestros hermanos:)
    E não, de certeza não festejaremos o título nos Aliados, com a recepção na Câmara aos heróis de azul vestidos. É pena, mas é a política encetada pelo Scolari do burgo. Esta associação ao brasileiro k gere os destinos da selecção das quinas não é gratuita. Ambos sabiam, de antemão, k os braços-de-ferro com o FCP lhes grangearia a simpatia da imprensa e do resto do País, como se fosse algum feito ostracizar um clube k se habituou a ser o maior embaixador do País. Vergonhosa situação essa, calada mais uma vez por uma comunicação social de entediante parcialidade. Como foi bonito ver, na Corunha, aquando da 2ª mão da Champions, toda uma cidade engalanada de azul, com a bandeira gigante do Corunha a decorar os Paços do Município. Que diferença de tratamento, k orgulho para aquela cidade ver o clube da terra, o seu principal símbolo, a discutir um jogo tão importante. E k tristeza eu senti, ao ver os feitos do clube k amo a serem esquecidos, menosprezados, por um político da treta, cheio de pudores de antanho, como se não fosse o Porto clube k eleva o nome da cidade por ele gerida.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. O "COLONIALISMO DA CAPITAL" por incrivel que pareça começa dentro da cidade do Porto com interesses pessoais por parte do presidente da camara... quando um presidente de camara não abre as portas a instituição que nos ultimos anos levou o nome da cidade e de PortOgal a todo o mundo, quem fica a perder não é a instituição F. C. Porto mas sim a cidade do Porto e o Norte porque se o F. C. porto não precisa da camara para continuar a ganhar, o Norte e a cidade poderia ter ganho muito noutras actividades que não o desporto.
    O F. C. Porto é forte por isso ganha muitos titulos, o mesmo já nao posso dizer em relação a força que a Cidade e o Distrito do Porto têm e que leva o Norte a não ter força nenhuma.
    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  6. Eu creio que a falta de regionalização é um desastre para Portugal. Não diz só respeito ao Porto, mas também ao interior !

    Creio que muita gente, no passado, confundiu abertura de novas estradas e novas vias ( que são necessárias) com regionalização.

    Não sei se o FCPorto continua a ser considerado como uma instituição de utilidade pública.

    Mas quanto a mim :

    Caso sim, é, humana e moralmente, escandaloso que o presidente da Câmara do Porto não abra os Aliados aos sócios e adeptos portistas.

    Caso não, é porque não gosta da cidade que preside !

    Nunca vi, quer em Paris quer em Marselha, os respectivos presidentes destas duas cidades, independentemente das suas opções políticas, não abrirem os lugares simbólicos das suas cidades aos adeptos dos clubes que representam as suas cidades. (Campos Elísios e Porto de Marselha )

    ResponderEliminar
  7. Um aparte, ninguem arranja a cronica MST de hoje?

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas amigos,

    eu penso que enquanto estiver na camara o rio nunca mais será feita a festa á moda antiga....mas penso tb que a alameda é um exelente sitio para fazermos a festa.

    eu quero é fazer a festa todos os anos nem que ela se fosse feita no cerco.....heheehhe


    ass: CAXANA

    www.dragoesdeazemeis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. ola presidente e amigos blues;

    LUCHO, bom post, retratas bem actualidade do porto,igualmente do país,isto esta uma m.e.r.d.a....mas ate e bom,pq eu agora pra festejar titulos nao tenho que me cansar muito,na vez de olhar pra cima(aliados),olho pra baixo(alameda),tb somos "superiores",so olhamos pra baixo ,acima de nós nao a ninguem....

    boas ferias e um abraço pros blues

    ResponderEliminar
  10. nao é por nada, mas adoro a parte da canção "e lampioes tristes e sos" ... reflecte muitissimo bem os dias de hoje , sem duvida!
    um bj

    ResponderEliminar
  11. Lucho, além do desejo de boas férias numa fantástica cidade que tem muito a ver cá com a gente, no seu bater o pé ao poder central e afirmar a importância da sua região, parabéns pelo post acerca de um assunto que me dói muito, sendo eu um Portuense ( e Portista ) de alma e coração..
    De facto, desde que este homenzinho tomou sem saber como o destino da Cidade, esta estagnou em todos os sectores e acabou alguma da pujança que vinha demonstrando, sobretudo com Fernando Gomes.Agora é um deserto cada vez pior. É confrangedor ver o que se passa aqui, vamos perdendo em toda a linha.
    Em relação às festas, até nem me importo que as mesmas sejam feitas na alameda, é o nosso sítiuo de eleição... Para mais, agora, muito me custa ir à Avenida e vê-la descaracterizada, fria,feia, depois da reconversão que sofreu, mesmo contra a vontade dos portuenses. Mais uma deste triste coitado... que se aproveita do FCP para ter notoriedade.
    Quie saudades dos tempos da antiga Avenida, a que sempre conheci, dos festejos das nossas vitórias... Por isso, é na Alameda e bem, enquanto este tipo lá estiver ... Depois se verá.
    Concordo com o Paulo Pereira, também fiquei fascinado na Corunha, uma Cidade a apoiar por inteiro o seu Clube. O riacho nem a Sevilha foi!!!!

    ResponderEliminar
  12. LUCHO :

    Os homens passam...

    A CIDADE e o CLUBE ficam !

    Mas, lá que não se entende e é pena...lá isso é !

    ResponderEliminar
  13. Para memória futura

    Uma das regras da minha vida é não dar importância às imbecilidades que se me atravessam no caminho. É por não perder tempo com essas matérias que consigo fazer tanta coisa e andar para a frente. Mas, por vezes, sou forçado a abrir uma ou outra excepção - não vá alguém pensar que existe algum pó de inteligência onde só se encontra imbecilidade.

    A imbecilidade para aqui chamada começou no sábado passado no Correio da Manhã.

    A propósito de um documento que fora apresentado na SIC sob a referência "Apito encarnado", fonte anónima da Polícia Judiciária anuncia que "as investigações desenvolvidas levaram já à identificação de uma agência de comunicação que é "suspeita" de ter participado, ou fornecido conteúdos para a redacção do referido documento".

    No dia seguinte, no mesmo jornal, a fonte passou a ter direito a foto e declara o seguinte: "Existem clubes que contratam agências de comunicação para descredibilizar a investigação".

    Na 2ª feira, no Record, um jornalista reformado que sempre se deu bem com todas as polícias acrescenta o pormenor de a agência de comunicação ter sido "recentemente contratada".

    Ora, perante esta sucessão de imbecilidades, esclareço o seguinte:

    1. Sim, a LPM tem um contrato – que se pode considerar recente – com o Futebol Clube do Porto (o que não é segredo, como se pode constatar na Carteira de Clientes da LPM aqui);

    2. Não, a LPM não tem nada a ver com o documento em causa, nem seria eticamente aceitável que algum dos seus colaboradores produzisse ou contribuisse para produzir um documento que foi divulgado pelos media como sendo anónimo embora com o timbre da Polícia Judiciária (Código de Ética da Disciplina de Assessoria Mediática aqui);

    3. A LPM não o fez porque tal violaria, como disse, os seus princípios éticos e nunca o faria porque, adicionalmente, nenhum dos seus clientes – nomeadamente o Futebol Clube do Porto – lhe solicitaria tal prática (os Valores da LPM aqui).

    Há pessoas que, em função da sua actividade profissional, passam a vida a conviver com marginais. Talvez por isso acabem por julgar todos os outros, mesmo os que nada têm a ver com esses ambientes, à luz dos critérios com que avaliam os marginais. E isso, como é bom de ver, não contribui para o discernimento, o rigor da análise e a prudência de quem vem para os media falar em nome de uma instituição tão importante como a Polícia Judiciária.

    Porque será que, de repente, há jornalistas que julgam que passaram a saber o que eu digo ao telefone?



    LPM, 21-08-2007
    in blog LPM

    ResponderEliminar
  14. Eu não concordo, totalmente, com o que foi dito acima . E, isto, sem querer ofender. Festejar numa alameda sem estória é uma coisa. Festejar numa avenida com História é outro Mundo.

    A Avenida dos Aliados tem uma memória ! A Avenida dos Aliados está ligada à história de Portugal e à do Porto.

    A alameda do Dragão está ligada a quê ? Qual é o seu fio condutor ?

    Eu creio que há uma enorme vontade política em cortar o FCPorto da memória da cidade do Porto.

    Porquê ?

    Não vamos cair na armadilha, não é ?

    Como fazer viver um dragão ? É simples : Basta perguntar ao Harry Potter !

    Não vamos aceitar que o FCPORTO se torne ficção, não é ?

    Considero o texto de Rui Veloso, acima escrito, como um S.O.S !

    Que me perdoem ! Eu não sou por o dragão : Eu Sou por o FCPORTO !

    Vivo longe, por isso, talvez estas críticas sejam faceis.

    Não levem a mal !

    Saudações Portistas,

    Nuno

    ResponderEliminar