23 outubro, 2008

No andebol e no hóquei... só deu empatas!

Sporting CP, 29 - FC Porto, 29

No pavilhão do Casal Vistoso, o FC Porto manteve-se invencível decorridas 7 jornadas. Com este empate (o 3º), a equipa azul e branca alcança a liderança mas tem mais 1 jogo que o Benfica que apenas joga amanhã na Madeira. Em 7 jogos, 4 vitórias e 3 empates dos Dragões num bom registo que poderia até ser melhor depois do jogo de ontem. É que os Dragões estiveram a ganhar por 18-12 ao intervalo e já na 2ª metade por 9 golos de diferença mas a reacção Leonina fez-se nos últimos 15 minutos e o empate acabou por suceder.

Dos 29 golos do Porto, 13 foram de Eduardo Filipe (melhor em campo), 5 de Inácio Carmo, 4 de Ricardo Moreira, 3 de Filipe Mota, 2 de Wilson Davyes e 1 de Sérgio Martins e Tiago Rocha.

Arbitragem com bastantes erros na parte final cedendo à pressão do público verde e branco chegando ao cúmulo de validarem um golo que nem sequer entrou na baliza Portista. Assim vai o nosso andebol...

O FC Porto assumiu a liderança com 18 pontos (7 jogos), mais um que o Benfica e mais 4 que o Belenenses, tendo ambos menos 1 jogo que os pupilos de Carlos Resende.

HC Braga, 4 - FC Porto, 4

O FC Porto empatou, também ontem, no hóquei em patins: 4-4 em Braga num jogo em que estivemos a perder até bem perto do fim. Com 2 golos na parte final, acabamos por conseguir manter a liderança com os mesmos 7 pontos de Viana e Oliveirense tendo este trio mais 1 ponto que o Benfica.

ps - Nesta temporada, os jogos (mais) importantes das modalidades voltam a ter destaque individual a meio da semana (post específico para cada jogo) sempre que se realizarem de 3ª a 5ª feira. Se calharem nos dias que mais se enquadram no fim de semana (de 6ª a 2ª feira) então aí serão «apenas» integrados na crónica semanal do «lucho» que se publica neste blog às 3ªs feiras. Assim, calhou então a este Sporting CP / FCPorto (que se jogou ontem) em andebol a estreia nesta temporada do tal post específico para cada jogo grande a meio da semana. No andebol, tal se repetirá se os jogos com o Benfica e ABC também calharem a meio da semana. No hóquei, tal acontecerá com o Benfica e o Viana; no basquetebol, com o Benfica e a Ovarense.

13 comentários:

  1. Um empate no hóquei é sempre surpreendente, dado estarmos habituados a que aquela máquina de jogar seja insensível à qualidade do adversário.

    Apesar disso, é um empate positivo, permitindo angariar um ponto, quando tudo indicava que a derrota seria o mais previsível. A capacidade de reacção dos Dragões, em desvantagem, é sempre notável.

    No andebol, o empate é claramente positivo. Num jogo frente a um candidato, empatar no reduto dele é sinal de que os azuis e brancos terãio também uma palavra a dizer na discussão do ceptro nacional.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário estava noutro post:

    Azuleiro disse...

    Empatámos esa noite a 29 com o sportem num jogo em que estivemos com 9 pontos de vantagem e em que a certo momento começou a ter uma tendencia na inclinação do campo em favor do sporting por erros sucessivos do arbrito... jogo passivo constante não assinalado contra a quipa dos viscondes, um golo do sporting que não chegou a existir visto a bola não entrar que foi validado como golo e a expulsão de wilson davyes no inicio da segunda parte, que fica por explicar, visto haver contacto mas não agressão nem sequer falta para amarelo, e que nos condicionou muito recuperando nos 5 minutos seguintes o sporting em 4 ou 5 golos na vantagem...

    ResponderEliminar
  3. (ojogo)

    Foi um verdadeiro clássico, aquele a que os poucos adeptos assistiram no pavilhão do Casal Vistoso. Sporting e FC Porto proporcionaram um grande espectáculo, pleno de emoção até aos derradeiros instantes da partida.

    Uma vitória dos portistas, no reduto de um adversário directo na luta pelo título, pareceu desenhar-se nos primeiros minutos, com Eduardo Filipe a comandar as tropas azuis e brancas para um triunfo que se perspectivava fácil e sem discussão. O conjunto de Carlos Resende dominava na defesa e, eficaz na zona de finalização, chegou ao intervalo com uma confortável vantagem de seis golos.

    Com o orgulho ferido, os leões encetaram uma recuperação fantástica na segunda parte. Depois de o FC Porto ter estado a vencer por nove golos (13-22), os pupilos de Paulo Faria conseguiram, paulatinamente, reduzir a desvantagem no marcador, aproveitando alguma desconcentração defensiva dos visitantes. À boleia dos golos de Bruno Moreira e Bolotskih, o Sporting finalmente logrou a igualdade no marcador, aos 56'. O FC Porto voltou a aumentar para dois golos a vantagem no resultado, mas a determinação leonina ditou o empate final, que se ajusta face ao domínio repartido em cada uma das partes.

    Paulo Faria
    "Com maior maturidade podíamos ter vencido"

    Satisfeito com o resultado, tendo em conta a desvantagem de nove golos vivida, mas descontente com a exibição - assim se sentia Paulo Faria, técnico do Sporting, no final do encontro ante o FC Porto. "Jogámos muito mal, mas conseguimos recuperar a desvantagem. Com maior maturidade, podíamos ter vencido. A alma do Sporting foi muito grande", realçou o técnico leonino, deixando uma palavra de incentivo para o futuro. "Mesmo com pouco tempo de trabalho, mostrámos que temos valor."

    Carlos Resende, Treinador do FC Porto
    "Fizemos uma segunda parte algo atrapalhada"

    O empate alcançado no reduto do Sporting, ainda que valha a liderança provisória do campeonato, não deixou Carlos Resende, técnico do FC Porto, satisfeito. "O empate foi uma estupidez. Fizemos uma primeira parte excelente, colocámos o Sporting em dificuldades, mas depois fizemos uma segunda parte algo atrapalhada. Alguma falta de lucidez e desconcentração depois do intervalo acabaram por nos castigar. Não soubemos controlar as exclusões, e isso também nos prejudicou", afirmou.

    CLASS:

    1º FC Porto 18 7
    2º SL Benfica 17 6
    3º Os Belenenses 14 6
    4º Sporting CP 12 7
    5º Madeira SAD 10 5
    6º SC Horta 10 7
    7º AA Águas Santas 9 6
    8º ABC Braga 9 5
    9º São Bernardo 9 5

    ResponderEliminar
  4. (JN)
    ~
    Andebol: Sporting empatou em casa com o F. C. Porto
    00h30m
    SÓNIA CRISTINA SANTOS

    Depois de terem estado a vencer, ao intervalo, por seis golos de diferença (12-18), os dragões não seguraram a vantagem e foram esta quarta-feira empatar a casa do Sporting (29-29), em jogo antecipado da oitava jornada da Liga de andebol.
    Com uma primeira parte segura defensivamente, após o forte equílibrio incial, o F. C. Porto foi mais forte e passou para a frente do marcador. Facto que não se manteve no segundo tempo, visto que o Sporting, apesar de ter uma desvantagem de seis golos, entrou em campo com uma atitude diferente, causando bastantes dificuldades ao adversário.
    O F. C. Porto, que até tinha dominado grande parte do encontro, acabou por contentar-se com o empate, que lhe permite liderar a classificação.
    No outro jogo realizado ontem, mas da sétima jornada, o Belenenses levou a melhor sobre o Sporting da Horta (37-31).

    Sporting 29
    F. C. Porto 29

    Local: Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa.
    Árbitros: António Goulão e Paulo Silva.

    Sporting: Humberto Gomes e Ricardo Correia; Vladimir Bolotskih (7), Pedro Portela, Bruno Moreira (8), Bosko Bjelanovic (1), Pedro Cruz (4), Andrey Vasyuk (1), Nuno Roque, Ricardo Dias (2), João Pinto (5), Fernando Nunes, Joel Rodrigues e Zarko Pejovic. Treinador: Paulo Faria.

    F. C. Porto: Hugo Laurentino e Hélder Oliveira;Gilberto Duarte, Sérgio Martins (1), Jorge Ribeiro, Filipe Mota (3), Manuel Arezes, Eduardo Filipe (13), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (4), Carlos Martingo, Wilson Davyes (2), Álvaro Rodrigues e Inácio Carmos (5). Treinador: Carlos Resende.
    Ao intervalo: 12-18.

    ResponderEliminar
  5. (hóquei)

    Jorge Silva empatou para o Porto a 44 segundos do fim! Emanuel Garcia marca 2 mas é expulso e não joga com o Viana (pelo menos), o outro golo foi de Caio.

    (JN)
    Hóquei: Dragão tropeça no Minho

    00h30mJOÃO QUEIROZ

    O F. C. Porto empatou (4-4), esta quarta-feira, fora com o Hóquei Clube de Braga, em jogo da terceira jornada, cedendo os primeiros pontos no Nacional da 1.ª Divisão.Um golo de Jorge Silva, a menos de um minuto do fim, impediu uma derrota que parecia certa e manteve os dragões na liderança, a par da Oliveirense, que ontem também empatou frente ao Portosantense (3-3). O jogo acabou por se realizar no penhorado pavilhão da equipa de Oliveira de Azeméis.Ainda sem Reinaldo Ventura, a recuperar de lesão, o F. C. Porto não teve vida fácil frente aos bracarenses, que lideraram sempre o marcador. Os minhotos criaram muitas dificuldades aos dragões, permissivos na defesa e complicativos a atacar. Valeu o golo de Jorge Silva, já depois de Emanuel Garcia ter sido expulso por agredir um adversário.

    H. C. Braga 4F. C. Porto 4

    Local: Pavilhão das Goladas, em Braga. Árbitros: João Rodrigues e Rui Torres.

    Hóquei Clube de Braga: Guilherme Silva; Rodrigo Sousa, André Centeno (1), Álvaro Pinto e Jorge Maceda - cinco inicial -, Johe Vieira (1), António Rodrigues, Fellini (1), Bruno Carvalho e Pedro Santiago. Treinador: Rui Teixeira.

    F. C. Porto: Edo Bosch; Filipe Santos, Ricardo Figueira, Emanuel Garcia (2) e Caio (1) - cinco inicial -, André Azevedo (1, na própria baliza), Pedro Moreira e Jorge Silva (1). Treinador: Franklim Pais.Ao intervalo: 4-2.

    ResponderEliminar
  6. (OJOGO)
    Empate tirado a ferros
    MIGUEL RIBEIRO

    Numa espécie de reedição da Supertaça de Portugal, disputada no passado mês de Setembro, o HC Braga recebeu o FC Porto tentando a desforra, desta vez em casa. Mas, apesar dos esforços que os deixaram em vantagem, o melhor que os bracarenses conseguiram foi um empate a quatro golos.

    O jogo começou irrequieto, com o FC Porto a assumir a posse de bola. No entanto, o HC Braga teve sempre no contra-ataque uma forma eficaz de chegar à baliza de Bosch e foi o primeiro a instalar-se na liderança. Durante toda a primeira parte, o jogo manteve as suas características, mas o FC Porto parecia surpreendido pela rapidez e acutilância ofensiva do Braga, que também conseguiu travar a organização do ataque dos campeões, que, sempre que reduziam a desvantagem, viam os minhotos restabelecê-la a seguir. Prova disso foi o final da primeira parte, quando o FC Porto reduziu para 3-2, mas o Hóquei repôs a bola em jogo e ainda conseguiu o 4-2.

    Na segunda parte, o FC Porto instalou-se na grande área do HC Braga e aos oito minutos voltou a reduzir, mostrando querer alterar o rumo dos acontecimentos, mas o adversário foi gerindo a vantagem e o relógio, nunca tendo abdicado do contra-ataque, apesar do sufoco que ia sofrendo. No entanto, ao cair do pano a insistência dos portistas, mesmo após verem Emanuel Garcia expulso por vermelho, acabou por resultar, e Jorge Silva arrancou o empate, um resultado que, acaba por ser penalizador para os minhotos, pelo que fizeram.

    Rui Teixeira
    "Acreditámos sempre"

    No final, Rui Teixeira, o técnico do HC Braga, estava naturalmente descontente pela forma como acabara por ceder o empate. "É uma pena. Estivemos sempre a ganhar, e, a 40 segundos do fim, um ressalto acabou por nos trair", disse, acrescentando que "os jogadores cumpriram com o que lhes foi pedido, deram tudo, não tiveram medo do FC Porto, mesmo com a pressão final, e por isso há motivos para satisfação". "Acreditámos sempre, mas, perante o campeão, nunca é fácil manter o mesmo ritmo e a mesma intensidade", explicou Rui Teixeira, lamentando que o Braga não tivesse alcançado a primeira e muito importante vitória.

    Franklim Pais
    "Má primeira parte"

    Franklim Pais não foi de meias-palavras quanto aos primeiros 25 minutos: "Fizemos uma péssima primeira parte, com muitos erros, e o Braga podia ter ficado a ganhar por mais." No entanto, para o treinador do FC Porto, "no segundo tempo tudo melhorou e a equipa acabou por merecer o empate". "Foi justo, visto que em casa o Braga tem feito boas exibições", sustentou o treinador, lembrando: "O objectivo de ganhar não foi atingido, mas queremos é ser regulares ao longo do campeonato, não esquecendo que o Pedro Moreira e o Reinaldo Ventura ainda não podem ajudar a equipa e, de alguma forma, também melhorá-la."

    CLASSIFICAÇÃO À 3ª JORNADA:

    1. FC Porto, 7 pontos;
    2.Juv. Viana 7;
    3. Oliveirense, 7;
    4. Benfica, 6;
    5. Gulpilhares, 5;
    6. Barcelos, 4;
    7. HA Cambra, 4;
    8. Nortecoope, 4;
    9. AD Valongo, 3;
    10. Portosantense, 3;
    11. HC Braga, 3;
    12. AD Oeiras, 1;
    13. Carvalhos, 1;
    14. Candelária, 0.

    ResponderEliminar
  7. No andebol, empatar no Casal (Ventoso) é sempre um mau resultado... se pensarmos que tivemos uma vantagem de 9 golos, repito, 9 golos. Por isso, repito, foi um mau resultado!

    No hóquei, perante um aguerrido HC Braga, que se tem mostrado agradavelmente nos últimos tempos nesta modalidade, empatar até que não foi um tão mau resultado, se atendermos a que Reinaldo Ventura está «out» por lesão... Emanuel Garcia levou com vermelho directo.

    ResponderEliminar
  8. Este Braga há 2 anos eliminou o FCP nas meias finais da Taça onde foi finalista vencido, no ano passado ganhou 2 vezes ao Benfica, 1 para o campeonato e outra para a taça (eliminando os lamps) onde acabou por perder a final da mesma para o fcp (dp na supertaça já esta época voltamos a ganhar aos bracarenses).

    ResponderEliminar
  9. no andebol só não aprecio muito é o exagerado desportivismo de Carlos Resende, caramba já cansa, na luz, ontem e em casa com o Belenenses o Porto foi sistematicamente prejudicado, acabando sempre os últimos 5 minutos com menos 1 /2 ou até 3 jogadores levando a q se perdesse a vantagem nessas 3 partidas.
    Era altura do mister pressionar um pouco pq quem não chora não mama.

    ResponderEliminar
  10. Calma meus amigos , no hóquei não sei o que se passou, mas no andebol é sempre a mesma( merda ) nus últimos minutos á esclusoes livres 7 metros e depois é só falinhas mansas. O nosso treinador tem que começar a dar ums valentes murros na mesa senão mais um ano a ver navios. Pessoalmente tenho grande simpatia por o CARLOS RESENDE e acho que é um grande treinador mas como quem vai ver os jogos pode ver não e só no futebol que somos GAMADOS, á árbitros que tem prazer em GAMAR O F C PORTO .Como sabem eu moro em penafiel sempre que posso vou ver os jogos , temos que dar todo o a nosso apoio nos jogos em casa para contrariar sertãs coisas que acontecem repetidamente


    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Calma meus amigos , no hóquei não sei o que se passou, mas no andebol é sempre a mesma( merda ) nus últimos minutos á esclusoes livres 7 metros e depois é só falinhas mansas. O nosso treinador tem que começar a dar ums valentes murros na mesa senão mais um ano a ver navios. Pessoalmente tenho grande simpatia por o CARLOS RESENDE e acho que é um grande treinador mas como quem vai ver os jogos pode ver não e só no futebol que somos GAMADOS, á árbitros que tem prazer em GAMAR O F C PORTO .Como sabem eu moro em penafiel sempre que posso vou ver os jogos , temos que dar todo o a nosso apoio nos jogos em casa para contrariar sertãs coisas que acontecem repetidamente


    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Casal Vistoso ou Ventoso?...Esclareçam-me!

    ResponderEliminar
  13. é casal vistoso... o carlos é tão tripeiro e ferrenho como nós e estava tão indignado como qualquer tripeiro que estivesse lá no fim do jogo.. ele apenas mede as palavras para não arranjar problemas com suspensões por parte da federação de andebol mas ele deixou um convite muito sugestivo ao arbrito da partida no final do encontro-- digno de um mourinho xD

    ResponderEliminar