16 outubro, 2008

Começam bem...

Boavista FC 1-0 FC Porto

Liga Intercalar 2008/09
15 de Outubro de 2008
2ª jornada do Campeonato de Inverno

Estádio do Bessa, no Porto

Boavista FC: Pedro Trigueira; Michel Baroni, Araújo, Bruno Pinheiro «cap.» e Pedrosa; François e Rodrigo; Diogo Fernandes, Márcio e Djibril; Benvindo
Jogaram ainda: Diogo Leite, Ivan e Rui Carvalho
Não utilizados: Nelo, Adriano, João Tomás e Sidnei
Treinador: Rui Bento

FC Porto: Ventura; Tengarrinha, Stepanov, Pedro Emanuel «cap.» e Benítez; Pelé e Bolatti; Chula, Tarik e Alex; Caetano
Jogaram ainda: Josué, Dias, Massari e Rafael
Não utilizados: Maia e Sérgio
Treinador: Rui Barros

Marcador: Djibril (28 min)

Disciplina: cartão amarelo a Araújo (43 min), Pelé (45 min), Dias (60 min), Bruno Pinheiro (73 min) e Benítez (87 min)


A estreia azul e branca na edição 2008/09 da Liga Intercalar, que ocorreu apenas à segunda jornada do Campeonato de Inverno depois da folga na ronda inaugural, ficou marcada pela estreia de Pelé ao serviço dos Dragões, pelo regresso de Tarik à competição e pelas notas promissoras deixadas por alguns dos jovens que integraram o onze do F.C. Porto. O triunfo caseiro, 1-0, não anula as boas indicações retiradas do encontro.

Foi com oito jogadores do plantel principal que a formação esta tarde orientada por Rui Barros iniciou a partida disputada no Estádio do Bessa. O equilíbrio reinou ao longo de grande parte do encontro, com as duas formações a procurarem superiorizar-se ao adversário, apesar das poucas veleidades concedidas de ambos os lados.

Da primeira parte, ficam na retina as boas investidas azuis e brancas, encetadas sobretudo pelas alas do ataque, com os sempre irrequietos Chula e Alex a darem muito trabalho ao sector defensivo dos anfitriões. Depois de uma primeira meia-hora de jogo repartida, a equipa da casa alcançou o golo da vantagem, que se revelaria decisivo no desfecho final da partida, sem que demonstrasse, porém, grande ascendente sobre os Dragões.

A reacção portista ficou reservada para o segundo tempo e contou com várias iniciativas de relevo, protagonizadas por Pelé, num bom remate à entrada da área, por Josué, que também atirou com perigo, por Benítez, que rematou ligeiramente por cima, ou por Caetano, que teve nos pés a melhor oportunidade de golo do F.C. Porto, rematando em zona privilegiada para uma boa defesa do guarda-redes axadrezado.

Aperfeiçoando rotinas competitivas e ganhando maior ritmo de jogo, a formação portista completou a etapa inicial da sua participação na Liga Intercalar com passada consistente, apesar do resultado desfavorável, que não apaga o meritório esforço azul e branco. O próximo desafio do F.C. Porto na competição diz respeito à terceira jornada da prova, frente ao CD Aves, e está marcado para 22 de Outubro, no CTFD PortoGaia.

fonte: FCPorto.pt

A Liga Intercalar de Futebol é uma competição complementar dos campeonatos nacionais e destina-se a equipas da Primeira Liga e Liga de Honra e em casos excepcionais, na Zona Sul, da II Divisão Nacional. Nesta edição, a prova é disputada por 15 equipas, nove da Zona Norte e seis da Zona Sul.

O modelo de competição intercalar não interfere com as restantes competições, com os jogos a disputarem-se às quartas-feiras à tarde, e favorece o ritmo competitivo dos plantéis, sobretudo junto dos jogadores mais jovens, que aguardam vingar nas equipas titulares.

A prova é disputada em dois campeonatos: Inverno (a disputar até Dezembro) e Primavera (disputa-se de Dezembro a Março). Cada uma das equipas joga com os adversários em casa e fora de forma alternada. Posteriormente é consagrado um campeão por cada campeonato.

Cada zona disputa um play-off, onde se incluem os Campeões de Inverno e Primavera e os segundos classificados nos mesmos campeonatos.

Posteriormente é apurado um campeão em cada zona. A finalíssima, para encontrar o Campeão Nacional 2008-2009, é disputada entre os vencedores das zonas Norte e Sul.

Confira aqui o calendário desta nova competição no seu site oficial.

3 comentários:

  1. Mas o que está ali o Tarik a fazer ?!!
    É favor trazer o homem para os jogos que ele merece.

    ResponderEliminar
  2. Espera-se melhor prestação dos azuis-e-brancos para a época da Intercalar que agora se inicia.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do 7 e do 10,ou seja,
    do Chula e do Alex ...

    ResponderEliminar