12 outubro, 2008

De bestiais a bestas... de bestas a bestiais

Seja qual for a equipa de futebol, seja em que país for, seja em que língua for, existem sempre criticas construtivas, criticas destrutivas, insultos e elogios. Ninguém foge à regra. Um dia são bestiais, outro dia são bestas. Noutro dia são bestas e no dia a seguir, bestiais.

Porque somos assim? Porque não conseguimos ser coerentes quer quando estamos irritados quer quando estamos num êxtase de alegria?

Eu não fujo à regra. Sempre que vejo um jogo de futebol (ou oiço) mesmo apesar de achar que um jogador é excelente mas se naquele minuto ou naquele jogo não está a fazer nada, para mim passa a ser o pior jogador de todos os tempos!

É verdade que todos os jogadores têm momentos bons, momentos menos bons e momentos péssimos, mas também nós nos nossos trabalhos temos dias fantásticos e temos outros dias que mais valia nem ter saído de casa. Para os nossos patrões tão depressa somos os melhores funcionários do mundo, considerados muitas vezes como imprescindíveis, como de um momento para o outro não valemos nada, somos só mais um funcionário e podemos ser substituíveis.

O mesmo se passa dentro das 4 linhas. Há dias em que a nossa equipa é perfeita, magnifica, espectacular, a melhor do mundo e há outros dias em que a nossa equipa parece que não vale nada e ainda questionamos o que os jogadores andam a fazer dentro de campo!

Será que as emoções humanas são tão contraditórias que não conseguimos passar um jogo sem insultar e elogiar ao mesmo tempo? Num minuto qualquer jogador é fantástico, faz uma excelente jogada é considerado magnifico, na jogada a seguir falha uma bola, falha um golo e é insultado.

Isto tudo a propósito do que se falou sobre Bruno Alves depois do jogo com os lagartos. Depois do jogo foi considerado o melhor jogador as criticas que se ouviram foram as melhores que alguma vez se podiam ouvir, mas o que irá acontecer a todos estes elogios num dia em que Bruno Alves falhar? Vamos insultá-lo? Vamos considerar que ele não vale nada? Ou simplesmente desculpamos por ter direito a um dia mau?

E como reagimos com outros jogadores que tiveram uma magnífica prestação na época passada e esta época ainda não fizeram nada de jeito? Falo por exemplo de Lisandro Lopez que no ano passado brilhou dentro das 4 linhas e este ano falha golos incríveis? Na época passada era bestial e agora é uma besta? Ou continua a ser bestial mas está a passar por uma fase difícil?

Coloco-me frequentemente estas questões porque quando estou a ver um jogo tenho contradições atrás de contradições, tão depressa elogio um jogador como o insulto. Tão depressa ele é o melhor jogador do mundo como é o pior jogador do mundo.

Porque será que somos assim contraditórios?

Saudações Azuis e Brancas
Sodani

16 comentários:

  1. "Porque será que somos assim contraditórios?"

    Porque somos humanos.

    "We, all, are fucking nuts!!!"

    ResponderEliminar
  2. O post da da sodani está excelente, concordo a 100 %, mas nos humanos somos assim !!!! para mais no F C PORTO que estamos estamos habituados a ganhar.......

    Parabéns equipa de hóquei mais uma grande vitoria 5-1




    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quem gosta de um clube normalmente não consegue ser muito racional.

    Primeiro: queremos que o nosso clube ganhe
    Segundo: se possível que jogue bem.

    Nunca se consegue fazer uma época em que se jogue sempre bem e se ganhe. Agora, é mais fácil ganhar se se jogar bem e tiver bons jogadores, bons treinadores, bons dirigentes. Mas tudo isso tem de ser provado dentro de campo.

    É por isso que os GAYvotas e lagartos ganham menos vezes; jogam muito na Comunicação Social mas pouco dentro do campo.

    Claro que todos os intervenientes passam de bestiais a bestas e vice-versa por ocasião de um falhanço imperdoável ou de uma jogada fabulosa. Mas também é verdade que se desculpam mais facilmente uns do que outros. É que o Jesualdo, por exemplo, está cá há 2 anos e tal e continua a cometer os mesmos erros mesmo quando só ele é que acha que está certo. Já o Bruno Alves, por exemplo, está cá há vários anos e, tirando aquela cabeçada ao Nulo Gomes, raramente comete grandes disparates e tem vindo a aprender com os erros que cometeu.

    Já o Lisandro, a não renovação (apesar de ainda ter + 2 anos de contrato) parece-me estranha e acredito que possa estar a criar algum desconforto e pressão.

    ResponderEliminar
  4. hurakatai, mas que comentário é esse?

    Como sabem, ontem jogou a nossa selecção, podiamos ter ganho, e eu não gostei nada da arbitragem, houve falta de penalti, etc...

    um abraço

    visitem

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Porque se vive o futebol com o coração e não com a razão. Tão só isto.

    ResponderEliminar
  6. Porque tudo isto mexe com as emoções. E as emoções meus amigos... :)

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Sodani, penso que o teu artigo é interessante.

    Indo a prolongamento : Visto tanto se falar de comparações entre o comportamento do adepto de rugbi, o comportamento do adepto de andebol... e o comportamento adepto de futebol.

    Para mim, mas talvez esteja enganado, o adepto de futebol é aquele que maior racionalidade exprime. É aquele que diz "não estou de acordo". Talvez lhe falte o discurso necessário, adequado, mas exprime-se.

    No rugbi não há sentenças : " Tout va bien Madame La Marquise !".

    O futebol não têm irracionalidades. Têm é, isso sim, expressão popular. Expressão popular que resiste ( e tenta resistir antes que tudo dê o berro com a crise da bolsa ).

    O adepto de futebol é sem dúvida o ser menos emotivo do mundo. Constrói e pensa o seu onze com antecedência.

    O adepto de futebol sabe analisar só por si.

    O adepto de futebol tem uma estória ( obrigado aos amigos Brasileiros por esta palavra que bem nos fazia falta )e memória, logo, racionalidade. Daí ele vai pensar o que é melhor para as suas cores. Em função da história ou percurso do seu clube.

    O adepto de futebol não é mudo, nem cego, nem surdo.

    Vi muitos jogos nas Antas. E muitos no Tribunal. E continuei continuo a ver futebol. Nunca vi um adepto de futebol, de hoje ou de ontem ,condenar um jogador de hoje para amanhã.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Sodani, nem de propósito....

    Já no post da Heliantia referi isso mesmo e agora assino por baixo do Lucho! ;)

    Sempre com o coração...e raramente com a razão :D

    ResponderEliminar
  9. Porque se não fosse assim, o futebol não tinha metade do interesse

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Apenas e só o puro exercicio do direito ao contraditório!!!!Só nao sou totalmente de acordo que se considere Lisandro uma "besta" por nao estar a marcar golos...porque para mim continua bestial na hora de lutar e tentar recuperar a bola..em espirito poucos de igualam a este jogador, por isso a minha racionalidade nao me permitem nunca passa-lo de bestial a besta....

    ResponderEliminar
  11. Dir-se-á que não há contraditório, nem meio contraditório... é tão só a força do futebol na sua velha máxima e que aqui já foi referenciado por mais do que uma vez:

    "com muito coração... e pouca ou nenhuma razão!"

    E não é que é mesmo assim, sem tirar nem pôr?

    ResponderEliminar
  12. O Lisandro deve estar a pagar a factura dos seus arrufos sentimentais...A Marta está a retirar-lhe toda a lucidez e nos momentos mais essenciais ele aponta mal! -Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  13. Meirelesportuense,

    Isso é que é ler revistas "cor-de-rosa" hein?!! ;)
    Mas concordo contigo... quando o coração vai mal, não há razão que lhe resista :D
    e até aparecer uma nova "paixão" la vamos ter que ver o nosso Licha a acertar... ao lado!!!

    ResponderEliminar
  14. Muito bonito, sim senhor... com que então as mulheres são as culpadas ;)

    Heliantia (não deu para registar).

    ResponderEliminar
  15. Pois é Lady Blue, é mesmo assim, Camilo é que sabia bem destas coisas -ou não soubesse e escrevesse ele d'o "Amor de salvação" e d'o "Amor de Perdição"- o coração dos homens tem destas coisas, exalta-se se a afeição esquenta, enlouquece por vezes até ao limite, se ela afugenta...-Eu que até estive a ver -na TV- a entrada para o "Liberdade 21" percebo bem o Lisandro, a Marta está mesmo a fim de partir a loiça, toda!...Aquele decote atrás, é mesmo de "registar a máxima curiosidade" -segundo e seguindo, palavras de Manuel Veiga, também ele, hoje, interveniente televisivo. -Mas eu sou da opinião, que o Amor está à nossa espera em cada vão de escada ou por cada janela com que nos cruzamos! Assim estejam, os nossos sentidos e olhos bem atentos!
    As mulheres são para nós -curiosos- a fonte de todos os bens e/ou de todos os males. Tenhamos sorte, é só o que podemos pedir a Deus e às Virgens!

    ResponderEliminar